Guitarrista de Rock Progressivo

    Autor Mensagem
    Artur Pendragon
    Veterano
    # abr/12


    E ai pessoal tudo bom?
    Galera, sou guitarrista (e vocalista) num Power Trio, nossa maior influência é o Rush e o Led Zeppelin.
    Faço aulas de guitarra a 5 anos e agora estou começando a me aprofundar na teoria de verdade na guitarra, mas tenho meio receio de me aprofundar muito.
    Acontece que meus maiores ídolos são Alex Lifeson, Jimmy Page e Jimmy Hendrix e sei que eles, apesarem de serem grandes guitarristas, entendem muito pouco de teoria musical e apesar disso tocam com muito feeling.
    Conheço grandes guitarristas técnicos que entendem tudo de teoria musical, modos gregos, e etc, mas apesar disso não me agradam (John Petrucci, Yngwie Malmsteen, Steve Vai...).

    Minha dúvida é o seguinte: se eu me aprofundar muito em teoria será que talvez eu me torne muito técnico e acabe deixando de lado o feeling ou será que a teoria me ajudará a compor melhor sem deixar de lado o feeling?
    Devo me aprofundar em escalas harmônicas, modos gregos e etc ou devo ir por conta própria, sem ligar muito pra teoria?
    PS: eu entendo bem de pentatônicas, triades e o básico da guitarra e meu objetivo é uma banda Power Trio de Hard Rock Progressivo.

    Agradeço a todos desde já.

    Spect
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    se eu me aprofundar muito em teoria será que talvez eu me torne muito técnico

    Só se você quiser.

    Devo me aprofundar em escalas harmônicas, modos gregos e etc ou devo ir por conta própria, sem ligar muito pra teoria?

    Se você tem planos futuros com música, de ser algo além de um hobbie ou diversão, deve se aprofundar sim. Caso contrário, faça o que você se achar mais confortável fazendo.

    antonio.peba
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Não existe uma resposta "cravada", certa para sua dúvidas, mas na minha opinião 5 anos de estudo é um bom tempo, então se você tem esse receio, e ao mesmo tempo já manda bem no essencial, eu iria de puro feeling daqui pra frente.

    Tudo que aprendi foi dando cabeçada, pegando as técnicas no ouvido... Demorou mais, mas o resultado foi puro.

    T+

    Artur Pendragon
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    O que eu vejo é que esse pessoal que se aprofunda muito são guitarrista que investem muito em fazer solos, e isso pelo que tenho viso existem muuuiitos por ai, mas minha teoria é que existe música sem solo, mas não existe solo sozinho sem música de base.
    Também acho que quando não se tem uma harmonia boa pode-se fazer o solo que for que não consegue-se mudar a harmonia.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    mas minha teoria é que existe música sem solo, mas não existe solo sozinho sem música de base.

    Refutação da sua teoria:



    Mas concordo que se um guitarrista fosse se propor a fazer isso, seria um saco.

    Artur Pendragon
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Artur Pendragon
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Então, o que eu quis dizer realmente é que a música base é muito mais importante que o solo, eu diria que 90% de uma música é base e que 10% é a importância do solo....

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Artur Pendragon

    Qual sua idade, cara? Faz o seguinte, vai estudando teoria que se futuramente você se arrepender é só parar. Já se você parar de estudar agora e se arrepender futuramente, o preço será bem mais alto.

    Pense assim: Se você sabe teoria, você pode decidir se vai usá-la ou não. Se você não sabe, você só tem uma opção.

    Artur Pendragon
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Então eu tenho 20 anos, toco desde os 15, mas meu medo é que muito estudo me torne automaticamente igual a outros guitarristas que vejo que só sabem solar e dependem de escalas, teoria e etc....
    Não é preguiça minha, é receio mesmo, porque acho até mais difícil investir em feeling do que em técnica....

    antonio.peba
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Artur Pendragon, uma coia que você pode fazer é o seguinte:

    - Grava vc tocando hoje com o que já sabe de teoria + feeling;

    - Depois faz umas aulas e grava de novo aplicando o que aprendeu, preferencialmente a mesma música e com o mesmo equipo;

    - Daí compara a qualidade e principalmente o quanto você se divertiu e ficou a vontade em cada teste.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/12
    · votar


    Artur Pendragon
    Como costuma dizer o Mateus Starling, "conhecimento n ocupa espaço": se vc estudar, mal n vai fazer, pelo contrário, cabe a vc decidir como usar desse conhecimento dentro do q toca, a questão de se tornar técnico demais vai apenas da sua opção em se apoiar nisso pra criar sua música, o caminho é vc quem decide, abraços.

    JJJ
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Se você sabe teoria, você pode decidir se vai usá-la ou não.

    Dava uma boa discussão isso, hein? Eu acho que quando se tem ciência de algo, o ponto de vista sempre muda, não dá pra "fingir" que não sabe...

    Um exemplo? Eu não consigo mais ouvir música do jeito que ouvia quando não sabia tocar. Antes eu sempre ouvia o "conjunto da obra", agora eu ouço e já separo harmonia de melodia, baixo de guitarra, cada peça da bateria e por aí vai. Acho que era mais "orgânico" quando eu não tinha o conhecimento.

    Daí eu entendo perfeitamente a dúvida do Artur Pendragon. Mas concordo com você quanto à segunda parte da sua afirmação: se ele não estudar, não vai ter como usar (pelo menos de forma consciente...).

    É mais ou menos como o lance do Genesis (o livro bíblico, não a banda): depois de comer o fruto da árvore do conhecimento... nada será como antes...

    Artur Pendragon
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Artur Pendragon
    · votar


    JJJ
    É exatamente isso cara, o que eu questiono é se eu devo parar na parte técnica e procurar desenvolver meu próprio feeling para não ficar igual a outros milhares de guitarristas técnicos que vejo por ai...

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Black Horse Guitar
    · votar


    Artur Pendragon

    Eu já fiz algumas aulas, inclusive com guitarristas famosos mas o meu forte é estudar por conta própria, inclusive teoria musical, o que eu faço, quando vou compor alguma música eu levo em conta a teoria e tal, mas no final das contas o que levo em conta é o que eu quero fazer na música, se pela teoria fazer tal progressão e finalização da frase não ficar como eu quero que fique, eu mudo sem peso na consciência e até uso acordes de fora do campo harmônico, ou seja, empréstimo modal, mas mesmo com toda a teoria o "sabor" que quero dar na música muitas vezes me faz esquecer as "regras" e ir pela intuição.

    Você pode estudar como um louco a teoria mas não pode deixar sua intuição de lado, caso contrário vira apenas um guitarrista robótico, por outro lado a teoria ajuda e muito pois teoria nada mais é do que uma facilitação, uma combinação harmoniosa dos sons mas nem sempre dá conta do recado como disse antes mas ajuda e muito

    Abraços

    vinicius000
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Artur Pendragon

    É exatamente isso cara, o que eu questiono é se eu devo parar na parte técnica e procurar desenvolver meu próprio feeling para não ficar igual a outros milhares de guitarristas técnicos que vejo por ai...

    Cara, feeling não tem nada a ver com isso não. Quer dizer que pra você guitarristas mais técnicos tocam sem feeling é? Feeling é transpor seus sentimentos para a música que voce está tocando, é tocar com emoção, independente de ser muito técnico ou não.

    Eu aconselho você a estudar teoria musical, eu acho que conhecimento nunca é demais. E só lembrando, o estudo da teoria musical vai te ajudar não só nos solos, mas também nas bases.

    ALF is back
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Artur Pendragon
    cara...feeling e pegada são coisas diferentes...o feeling é o q vc consegue passar ao tocar...e pegada é a forma q vc faz isso
    acho o seguinte...vc tem um power trio (cara como admiro isso...vcs tocam dr sin tbm?), isso significa q vc nao leva a musica tanto como um hobbie...se chegar um cara em vcs e falar: "vou por vcs num studio pra gravar um CD e vou bancar vcs pq tem futuro!"
    vcs vão topar? é claro q sim...entao vc tem condições de viver de musica...toca a 5 anos...
    é q nem um namoro...nesse tempo aí nao da pra negar um compromisso sério...vc tem sim q se aventurar mais na teoria (na minha opiniao)
    ai vc pergunta: "q parte da teoria eu tenho q estudar?"
    po...tem q estuda tudo!

    tpgslash
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    cara eu só sei pentatonicas e escala de dó e , sou feliz assim e tem um monte de gente que diz que eu tenho um feeling muito bom , e assim como você Artur Pendragon minhas influencias também não entendem muito de teoria (slash , jimmy page , joe perry ) e eu nunca fiz aula aprendi tudo sozinho e , eu não sinto vontade de aprender mais

    então , se você acha que ta bom assim siga assim

    leomanji
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Artur Pendragon
    Conheço grandes guitarristas técnicos que entendem tudo de teoria musical, modos gregos, e etc, mas apesar disso não me agradam (John Petrucci, Yngwie Malmsteen, Steve Vai...).

    humm!!!
    vo falar nada?
    num intendi

    ALF is back
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    tpgslash
    po cara...tem um paradigma ai q precisa ser melhor discutido...apesar do slash (nao curto mto nao) ser autodidata, ele manja teoria sim! nao fazer aula nao significa nao saber teoria!

    Mulambojr.
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Cara, o Alex Lifeson não manja de teoria não?
    o.O

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/12
    · votar


    Acho q rola um grande equívoco nesse questão de saber ou n saber teoria: existe o "saber teoria por osmose" e o "saber teoria atráves do estudo formal", acredito q todos os kras citados pela questão do feeling podem n ser ases da teoria musical, mas alguma noção básica c/ certeza eles tem, senão n teriam capacidade para compor algo com coerência, e n digo só os solos, q acho q seja o q está sendo levado em consideração, pq pra isso é preciso pelo menos ter alguma noção básica de harmonia, do contrário nenhum dos do solos desses caras teria coerência harmônica e melódica, é só ouvir qq solo desses kras q irão perceber isso, independente da técnica ou n, acho q o estudo é mal visto por alguns, o q acho danoso, pois estudar o instrumento nos dá maiores possibilidades para nos expressarmos mais de acordo com as idéias q estão em nossas cabeças, desculpem pelo post longo, espero q reflitam a respeito, abraços.

    00H2
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Teoria é sempre bom.
    Quanto mais saber melhor, principalmente se a pessoa pensa profissionalmente.
    Page, Hendrix, esse pessoal, eles são gênios. Por isso faziam(ou fazem, quem ta vivo ainda) coisas incríves com conhecimento tecnico limitado(que acredito não ser tão limitado assim).
    Agora va eu querer parar de estudar e querer tocar só com o q sei até hj.
    Vai ser uma droga o resultado, serei sempre um guitarrista limitado,pq não sou gênio. Por isso tou estudando cada vez mais para melhorar a cada dia naquilo q amo, a música.
    Meu conselho é: estudo é sempre bom. quanto mais melhor. isso de pq sabe muito de teoria vai perder o feeling não tem nada a ver. Vai, Petrucci e etc tem pouco feeling pq é o jeito q eles gostam de tocar ué?!
    Então cada um q forme sue estilo e identidade, mas com mais conhecimento o resultado será sempre melhor.

    Artur Pendragon
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Cara, o Alex Lifeson não manja de teoria não?
    o.O

    A teoria que ele manja não passa das pentatônicas...

    brunoepronto
    Então, ter a noção básica eu concordo com você, tem que ter sim, pelo menos ate pentatônicas e tríades, mas a partir do momento que você passa muito além disso acho que inevitavelmente você acaba se tornando muito dependente da teoria e deixa o feeling de lado.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/12
    · votar


    A teoria que ele manja não passa das pentatônicas...
    Devia estar mais Rush camarada, tá falando asneira... rsrs

    Artur Pendragon
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Devia estar mais Rush camarada, tá falando asneira... rsrs
    Rush é minha 1ª banda, conheço tudo deles, fui nos 2 shows e tenho quase todos vinis deles...
    Baixei as video aulas do Alex Lifeson ensinando a tocar Limelight, Spirit of Radio e Tom Sawyer e tem uma parte que ele faz um acorde e até diz " Eu poderia dizer o nome desse acorde, mas eu não sei".
    O que eu quis dizer é que Alex Lifeson sabe o básico da teoria e preferiu desenvolver o feeling seu por conta própria. O que eles são é "perfeccionistas" quem vê um show deles acha que está escutando o cd, é muito perfeito o sincronismo entre eles...

    Jim Marshall
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Artur Pendragon

    Não conheço NENHUMA área na qual o conhecimento demais seja prejudicial.

    Estude bastante, faça suas músicas e seja feliz!


    Abraço,
    See ya!

    renatocaster
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    Jim Marshall

    Não conheço NENHUMA área na qual o conhecimento demais seja prejudicial.

    Podes crer!

    +1!

    Ivandrock
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Artur Pendragon
    Cara, na minha opinião, dentro de td q aprendi, o estudo é oq vai garantir sua evolução. Falo por experiência própria pois a algum tempo pensava assim tbm, tipo " naum vou estudar teoria n, mais na frente quando eu tiver muita pratica e feeling aí eu estudo alguma coisa pra complementar meu conhecimento musical". Pensei erroneamente pois muito pelo contrário, aprendi q devemos conhecer toda a teoria do mais básico ao avançado pra termos noção do q vamos fazer realmente na guitarra, o Steve vai por exemplo naum usa de todo tecnica, ele toca com muito feeling, foi observando esses guitarristas assim q eu percebi q deveria estudar muito pra realmente fazer oq eu quizer, tirar o timbre q eu quiser na guitarra e naum ficar, em toda musica q eu tocar , apenas repetindo escalas pentatonicas e arpejos maiores e menores de tres cordas. espero q vc evolua como eu tenho evoluido depois de pensar assim, abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarrista de Rock Progressivo