Tocando na chuva

    Autor Mensagem
    vintagentleman
    Veterano
    # abr/12


    Se não me engano, o Guns n' Roses tocou debaixo de chuva no último Rock in Rio, acho até que cheguei a ver uma reportagem na Globo. Guitarras, baixo, tudo molhado, mas molhado mesmo, de escorrer água... A dúvida é, como foi possível? Sei que as guitarras, microfones etc são wirelles, mas com toda aquela potência deve ter muito risco de choque. Minha mulher chegou até a comentar que daquele jeito teriam que descartar as guitarras e demais equipamentos utilizados naquele show... Sem problemas para eles que ganharam muitos $$$$$ no show.
    Então, como isso funciona? Alguém já viu tocar ou já tocou sob chuva forte, tipo aquele clipe do Radiohead "High and Dry"? Há como fazer isso sem estragar todo o equipamento?

    Guilherme Nau
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    É provável que sejam wireless.

    As guitarras com caps em bateria, e microfones bem fechados...

    Não sei se você chegou a ver, mas os pedais dos guitars não estavam no palco.

    vintagentleman
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Deixa eu ver se entendi: obviamente não se recomenda tocar na chuva, mas supondo que seja uma banda grande, com um contrato envolvendo muito dinheiro, seria possível tocar guitarras, baixo e microfone (nunca um teclado, ou pedais/ pedaleira, por exemplo) desde que usando transmissor wirelles e que os captadores dos instrumentos fossem ativos, tudo isso sem perigo de choque elétrico e sem "perder" as guitarras, baixo e microfones?

    Hansen
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    vintagentleman

    Há o risco de perda de instrumentos, mas tomar um chuvão não significa perda total. Estes equipamentos têm manutenção constante e substituição idem. Salvo se for um "xodó" do artista, tipo a SG velhinha do Tony Iommi.

    Tá dentro do orçamento, e como é uma questão ocasional, não significa preju.

    vintagentleman
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Hansen,

    Entendi, o fato de comprometer a parte eletrônica ou captador não significaria perda total do instrumento, mesmo no caso de uma chuvona, e muito menos prejuízo para o artista pois faz parte do negócio, a manutenção já é prevista e não é uma coisa que ocorre todo dia. Mas e quanto aos choques elétricos? Pior que isso, usando transmissores wirelles os usuários não estariam mais expostos à descargas atmosféricas (raios mesmo)? Toda a situação me parece muito perigosa, em tese...

    Hansen
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    vintagentleman

    Se cair um raio no local do show, com certeza não será no músico, que está em uma megaestrutura muuuito mais atraente pro raio.

    O raio cairia em pára-raios do estádio ou numa tafalidade, na torre de som ou no público rs. Creio que ao montar uma estrutura isso já seja pensado. Já o sistema wireless funciona em 9 volts e em baixa amperagem, não provocaria nada de choque mesmo num curto e é muito fraco para competir com toda a parafernália do local.

    O material pesado, que tem maior carga elétrica, fica protegido e, no caso de uma megaestrutura, bem aterradinho. Diferente das gambiarras que fazemos nas garagens ehehh.


    Se não fosse seguro, vc veria o axl e cia saindo correndo fazendo xixi nas calças pro camarim, né? rsssss

    vintagentleman
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Acho que o AXL fica "ligado" por outros motivos que não os raios...rsrsrs

    Junior AJNB
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Quando se trata de banda grande em shows grandes, com mega estruturas e equipos de primeira nao acontece nada, fora que eles nao passaram todo o tempo embaixo da chuva, porque a maior parte do palco é coberta, a meu ver

    PS: Tem que cuidar pra esse tópico nao virar uma discussao sobre o Guns, porque, só de citar o nome, ja é um perigo

    damiusc
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Bom é o mesário que conseguiu mandar aquela sonzera mesmo com o tempo ruim e chuva torrencial!

    sandroguiraldo
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Bom é o mesário que conseguiu mandar aquela sonzera mesmo com o tempo ruim e chuva torrencial!

    Mesário não é o cara que trampa em eleição rsrsrsrs brinks!

    Alex guitar man
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    1º equipamentos "escondidos" da chuva (amplificadores, pedais etc)

    2º Tinha monitores cobertos;

    3º Piano do axl estava coberto;

    4º é tudo baixa tensão, não da choque;

    5º acho que o axl deve ter ficado com uma dor de garganta......

    vintagentleman
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Mas não deixa de ser interessante o fato dos caras fazerem o show mesmo com um clima horroroso daqueles, mostra verdadeiro profissionalismo. Já pensaram os transtornos e prejuízos decorrentes do cancelamento de um evento tão grande? Bom saber que há um planejamento e uma engenharia nesses casos...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocando na chuva