>>>>>Primeiro Improviso Fusion<<<<< By - Arimoxinga

    Autor Mensagem
    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/12


    Tá ai galera minha primeira aventura no estilo, começei a ler e ouvir a pouco mais de 1 semana. gostaria que vocês me falassem se o improviso ficou com cara de fusion, se é por ai mesmo e tals pode criticar a vera mesmo vou tomar como ensino.

    improvisei umas três ou quatro vezes e escolhi essa para postar. Usei a BT está no tom de F, dai eu usei a penta de Dm, hexafônica D# (que tem as mesmas notas da hexafônica de F), tentei um arpejo Dm7/9 (não caiu muito bem) e cromatismo. Quais mais possibilidades eu tinha para caracterizar melhor o fusion?

    http://soundcloud.com/arimoxinga/improviso-fusion-arimoxinga

    Peace!!

    gmoraes.sv
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Arimoxinga
    Camarada, parabéns pelo som. Vc mandou bem, para uma primeira vez do gênero. Algumas coisinhas vc pode acertar mais tarde, praticando mais em cima do gênero e conhecendo seu campo. O timbre da guitarra está ótimo, com certa suavidade.

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    gmoraes.sv

    opa! muito obrigado cara!

    Algumas coisinhas vc pode acertar mais tarde

    poderia citar umas? só para eu ir me ligando onde falta.

    O timbre da guitarra está ótimo, com certa suavidade.

    opa valeu! tbm gostei do timbre ficou macio =D

    Peace!!

    Rabbit
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Arimoxinga

    Nesse estilo ainda está meio xoxo. hehehe

    Você esta descansando em notas fora da escala. Bends estão soando desafinados e faltou um tema ou ritmica. As notas fora da escala precisam soar mais discretas, notas de passagem, cromatismos e tal.

    Espero que você continue treinando esse estilo.

    Esse cara tem umas lições bacanas.



    Abraço!

    tomcykman
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Arimoxinga
    você pareceu extremamente inseguro com as notas e na pegada, mas teve várias frases interessantes. cuidado com as notas de repouso mesmo, não pode parar fora. na próxima tenta tocar com segurança, mesmo que tu esteja tocando errado, que já passa uma sensação melhor.

    abç

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    tomcykman

    você pareceu extremamente inseguro com as notas e na pegada

    corrigindo eu estava inseguro hehehehe mas, tbm eu não tinha nada muito planejado só fui tocando, esse estilo é complicado demasss. Valeu pela ouvida camarada.

    Rabbit

    valeu! hehehe pra mim ainda é muito dificil esse estilo. Vou tomar nota das tuas dicas e das do Tom também! e ver o video tbm =D

    Peace!!!

    Saul Morello
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Arimoxinga
    Cara essa Bt é muito boa! Se eu solar em Dm sai mais se eu tacar Fm ou F Aeolio fica mais coerente na Bt. No mais ficou legal,so ageitava oque resto ja falou! Abç!

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Rabbit


    ah me diz uma coisa! como tu faria para encaixar a escala Hexafônica ai? eu tentei mais só caiu legal em um breve momento (0:57) =D

    Saul Morello

    valeu cara essa BT é muito legal mesmo! obrigado ai por comentar

    Peace!!

    strinbergshredder
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Arimoxinga
    po velho, apesar das notas fora aí e um pouquinho de insegurança, como disseram, eu gostei!

    achei bem maneirinho o ritmo da BT, e gostei da improvisação tbm!!

    Rabbit
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Arimoxinga
    ah me diz uma coisa! como tu faria para encaixar a escala Hexafônica ai? eu tentei mais só caiu legal em um breve momento (0:57) =D

    Sei lá.

    Eu quando improviso eu não penso assim, eu penso em melodias, ritmo, swing. Em nenhum momento no meu improviso eu penso, "Vou usar aquela escala agora.".

    Pega licks que você gosta em fusion e começa a aplica-los no seu jeito de tocar, aqui e ali. Até voc"e se acostumar com a sonoridade.

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    strinbergshredder

    valeu cara! essa BT ai peguei no guitar backing track só tem duas de fusion lá e são bem legais hehehehe.

    Rabbit


    uhmm entendi! mas, tipo eu falei assim nessa escala por que ela tem uma sonoridade tão boa , bem mística e tal. hehehe

    Peace!!

    clebergf
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Arimoxinga

    Vou falar como ouvinte de fusion, já q estou ainda muito longe de conseguir analisar a parada harmonicamente...xD

    Algumas frases estão muito interessantes, com uma pegada bem fusion mesmo, alguns repousos soaram estranhos, não só pela nota, mas acho que por vc estar inseguro isso acaba passando para o som e nos repousos em notas que entram em choque com o tom da música é bom preparar o ouvinte para isso e ter segurança no repouso...:D
    Não sei se vc já está escutando bastante a galera que toca nessa pegada, mas é uma ótima forma de treinar o ouvido....

    Continua estudando ae que essa parada é louca, daqui um tempo eu q começarei a estudar isso ae...:D

    renatocaster
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    Arimoxinga

    E aí, velhão?

    Porra, pensei que eu nunca iria dizer isso, mas dessa vez não gostei do som que vc fez não...Alguns colegas já disseram os motivos aí, e vc pelo visto já entendeu. Eu até vi vc recentemente pesquisando sobre o assunto (fusion) aqui no forum, mas não imaginava que vc arriscaria logo assim de cara um fusion.

    Fusion é meio complicado, a ritmica é diferente, a improvisação é um pouco mais complexa, os motivos são outros...Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas tem que estudar. E potencial pra isso vc tem, tú é um rapaz interessado, se dedica. Mas realmente querer tocar fusion de uma hora pra outra é tenso demais, não rola.

    Estou falando apenas como ouvinte do estilo, e não como um exímio guitarrista de fusion (quem dera, hahahaha). Acho que o Rabbit deu bem a tônica do assunto, mais do que pensar exclusivamente em escalas, tem que pensar no ritmo, melodias, motivos, etc.

    Enfim, tu é um cara inteligente, esforçado e sei que não vai desanimar. Por isso estou falando essas coisas, porque é vc. Talvez se fosse outro cara eu nem falaria nada.

    Abs

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    clebergf

    opa cara entendi! to pessoal que toca mais essa area eu ando gostando muito desses dois caras:

    Guthrie Govan claro!!! =D

    E o russo Feodor Dosumov saca só:



    O cara manda MUITO hehe

    renatocaster

    opa cara! valeu mesmo pelas considerações. é eu sei que é cedo ainda e esse estilo é muito doido de se aprender hehehe. mas é que eu comecei a pouco e queria ir detectando logo as coisas que estou fazendo errado para não ir seguindo como se fosse o certo saca??! para mim o tópico foi bem proveitoso a opinião do pessoal ajuda bastante.

    E também a intenção com esse estudo é incrementar mais meu fraseado no rock, que é mais minha area hehehehe não quero ser períto bom pelo menos a primeira vista né vai saber hehehe. obrigado mais uma vez cara.

    Peace!!

    clebergf
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: clebergf
    · votar


    Arimoxinga

    Curto muito o som do Govan e esse russo doido toca mto... o/

    Cara, recomendo vc escutar o disco Bitches Brew do Miles Davis, esse disco praticamente é um divisor de aguas no fusion, além de ter uma mixagem muito bacana, pois a banda tem duas baterias e dois pianos com cada um em um canal separado na mix. :D
    Escuta também a Mahavishnu Orchestra que é bem bacana...

    E o esquema também é ouvir muito Jazz tradicional, não se limite a ouvir apenas guitarristas cara, os caras de sopro e piano na grande maioria são animais em construir frases e solar...

    É isso ae...vamos que vamos nos estudos...:D

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    clebergf

    opa dicas anotadas! vou procurar diversificar mais =D

    valeu!!

    Peace!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a >>>>>Primeiro Improviso Fusion<<<<< By - Arimoxinga