é possivel tocar jazz de ouvido?

    Autor Mensagem
    freudunddrums
    Veterano
    # mar/12


    4 da manhã sem nada pra fazer e sem sono , estou pensando aqui ...
    no blues existem muitos guitarristas que não tem nenhuma noção de teoria e que são grandes nomes basta citar o bb king ou mesmo o robert jonhson ,elmore james etc . no rock tambem existem muitos assim ,jeff beck o proprio jimi hendrix.

    n conheço muito do mundo do jazz exceto os guitarristas mais conhecidos , jonh scofield , george benson , joe pass e estou tentando aprender um pouco sobre o estilo pra poder dar uma cara mais fusion pros meus solos . todos esses guitarristas de jazz que eu citei , e muitos outros q se ouve falar , são verdadeiros mestres não só da pratica como da teoria musical . ai vem a duvida por curiosidade , existem guitarristas que assim como o bb king no blues tocam o jazz de ouvido mesmo com pouco conhecimento teorico?

    não pretendo seguir o exemplo ,até porque não sou grande coisa com meu ouvido , mas ficou a curiosidade, alguem ai sabe?

    Calime
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    freudunddrums

    no rock tambem existem muitos assim ,jeff beck o proprio jimi hendrix.

    Kranão dá pra afirmar isso...o Hendrix dizem que na época era limitado, mas o Jeff não...

    Sobre a questão do tópico, acho que vc tem que saber ao menos a teoria basica, e se quiser tocar sem saber de teoria mais avançada, c tem que ter um ouvido MUITO apurado, afim de conseguir ouvir e distinguir sons, intervalos e talz....

    laerte_a7x
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Calime

    se o cara tem a manha, ele consegue sim!

    tudo deve ser questão de tempo.


    freudunddrums

    passa a ouvir mais jazz, tenta aroximar o máximo possível o timbre teu do timbre dos caras. tu vai indo aos poucos.


    não acho que o jazz seja tão difícil em relação aos outros gêneros, não.

    Calime
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    laerte_a7x

    Kra, te falo pro experiencia propria, vc deve saber o minimo de teoria sim, APENAS de ouvido acho bem complicado...não que seja impossivel, mas sim extremamente complicado...ao menos que o kra seja mto fominha na guitar e persistente, alem de ter que ter um ouvido extremamente bom, que consiga distinguir mto bem intervalos etc.

    MMI
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    freudunddrums

    Um dos maiores mestres da guitarra jazz de todos os tempos, Wes Montgomery, virou ícone e acho que todo guitarrista por mais distante o estilo que toque, precisa conhecer. O cara aprendeu sozinho, imaginou que em guitarra só se atacava as cordas com o polegar. E vai tocar com sua "técnica correta" o que ele fazia só com o polegar...



    A questão é que hoje em dia, não é porque existiram Hendrix ou Wes que "não sabiam nem o básico" que isso vira desculpa para não saber e estudar. Hoje a informação está muito acessível e e é obrigatório saber sim. Pelo menos em uma coisa se pode afirmar que sabe muito mais que esses mitos.

    maspn
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    essa questão de ouvido absoluto ajuda bastante... é foda.

    o meu ainda é surdo.

    g.wilhelms
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    freudunddrums

    Cara, eu to há um certo tempo investindo nesse mundo jazzístico, e digo que acho muito pouco provável que alguém aprenda jazz exclusivamente de ouvido. Pra um cara que não conhece nada do braço da guitarra por exemplo, já seria difícil ele conseguir improvisar algo decente em cima de uma música de blues por exemplo, que tem normalmente 3 acordes, mesmo que o cara tenha ouvido absoluto, agora imagina fazer isso numa música convencional de jazz, em que bem dizer nunca, uma única escala vai resolver todo o problema. Quanto aos guitarristas que você citou, mesmo que eles não tenham um grande conhecimento teórico, tenho certeza, que pelo menos as escalas de acordes, os caras sabiam. No jazz a única coisa que eu consigo fazer (e ainda faço mal), de ouvido, é tirar algumas frases, trechos de solo e tal, mas apenas tirar, pq se eu quiser improvisar, vou ter que fazer uma análise minuciosa da harmonia da música, analisar as possibilidades, e depois treinar pra caramba, pra sair alguma coisa, e normalmente demora pra sair algo decente. Espero ter ajudado.

    gustavo132ish
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    freudunddrums
    é possivel tocar qualquer estilo musical de ouvido (se vc tiver ouvidos bons e prestar bem atenção nas musicas vc pega o ritmo na boa

    maspn o meu tbm é kkkk

    clebergf
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: clebergf
    · votar


    Tudo é possível musicalmente, mas depende de tempo, a "sorte" de ter ouvido absoluto e outros fatores.
    Hoje eu acredito que temos que procurar aprender tudo o que for possível, caso a intenção da pessoa seja ser um músico, nem que seja como hobby.
    Temos diversos materiais gratuitos, aulas online e fóruns como esse que sempre tem pessoas para ajudar, então acredito que vale o investimento em pelo menos entender o que se está tocando.

    Como citado pelo MMI, não é pq existem músicos que foram mitos que saibam e não estudavam teoria que significa que isso seja algo saudável.
    Reza a lenda que o Hendrix deixava a guitarra e o ampli ligados o dia todo, e sempre estava praticando...logo...

    MMI
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    clebergf

    Cara, existe uma confusão aqui... Posso garantir o que estou falando, mesmo porque conheço caras que tocam jazz muito bem e não sabem teoria, tocam de ouvido.

    O cara não saber teoria não quer dizer que não estudou. Não tem caminho fácil, tem que estudar, ralar muito para ser bom e ainda mais para ser um ícone na sua área, seja lá qual for. A questão é que antigamente o acesso era difícil existiam áreas bem isoladas, o que hoje quase não existe mais porque o acesso à informação é muito simples. Eu juro de pé junto que o caminho mais fácil para tocar jazz bem é estudando muita teoria, muita harmonia, fazendo muito calo nos dedos. Conheço caras que não sabem teoria, mas é mais difícil isso, mas eles estudaram muito. Mesmo os caras que não estudaram teoria, acabam intuitivamente (ou não) aprendendo escalas e utilizá-las sobre acordes. Isso é muito claro e óbvio, por mais gênio que o sujeito possa ser, não dá para tocar de ouvido sem saber a afinar o instrumento, as notas e como utiliza-las. Mas tem quem aprenda isso sem muita teoria, BB King aprendeu uma parte do que sabe com um folheto que veio junto com seu primeiro violão.

    clebergf
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: clebergf
    · votar


    MMI

    Mas eu concordei com vc, pareceu que estava discordando?

    O que eu quis dizer é que a galera escuta que o Hendrix não sabia ler partitura ou não estudava teoria e acha que o cara não estudava nada, porém eles ralavam e estudavam muito com a guitarra em mãos e acabavam aprendendo a teoria na prática, como vc disse, intuitivamente.

    MMI
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    clebergf

    Desculpe, eu entendi, mas acabei comentando outros comentários na sua resposta, fiz confusão.

    freudunddrums
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    calma pessoal sem briga . eu n falei que eu quero tocar jazz de ouvido (até citei la que eu não tenho essa intenção) o topico não é sobre isso :D . o unico q parece ter entendido a proposta do topico foi o MMI , citar guitarristas de jazz q tocam de ouvido ,

    MMI
    tinha ouvido falar desse wes , mas nunca tinha ouvido , esse cara é um monstro , valeu pela dica :D

    clebergf
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: clebergf
    · votar


    MMI

    Que é isso cara, eu que não entendi a sua resposta...xD.

    freudunddrums

    Tem briga aqui não, está td na paz cara... :D

    Se vc garimpar bem irá encontrar diversos músicos que no principio tocavam de ouvido e com o tempo e sucesso começaram a estudar e assimilaram aquilo que já saibam intuitivamente com a lógica musical.

    O Wes é demais, as oitavadas dele são lindas demais... O dvd Jazz Icons dele é algo monstruoso, vale muito a pena.

    http://jazzicons.com/ji2_montgomery.html

    freudunddrums
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    clebergf
    sem grana pra comprar o dvd , vou ver de descolo por meios "lícitos" (se é q vc me entende hehehe)

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Os grande mestres viveram o movimento do jazz. Quando vc mora nos EUA percebe o quanto da cultura esta inserido no som, assim como tem a questão do rio de janeiro com a Bossa e o samba, portanto, vc hoje em dia querer ser um jazzista no Brasil você vai ter que sim usar o ouvido mas vai precisar de um mão, a não ser que o seu ambiente ja te propicie uma exposição ao jazz, o que é raro no Brasil.
    PAra aprender qualquer estilo antes de tudo vc precisa ouvir, ninguem aprende tirando do papel, mas existe uma otima metodologia para aprender jazz, eu mesmo estudei o jazz na Berklee e hoje em dia ensino não somente a proposta dele como a de outros mestres.
    abs e paz.
    Mateus Starling

    freudunddrums
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    mateusstarling
    eu entendo oque tu ta falando , a convivência realmente conta muito , ja fui pra nova orleans uma vez ,é impressionante o nivel dos musicos em qualquer barzinho ou até mesmo na rua . mas sera que ouvindo muito voce consegue (meio q artificialmente) substituir essa convivencia?

    laerte_a7x
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    freudunddrums

    eu acho que sim

    clebergf
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    freudunddrums

    Bom, apenas assista...se comprar é melhor, apenas não deixe de ver... :D

    Mais um que já foi para NOLA, não vejo a hora de chegar a minha vez....xD

    Ouvir bastante sempre vai ajudar, substituir a convivência eu acho que não, afinal a molecada lá nem nasce e já escuta Jazz...mas nada que muita força de vontade e dedicação não possa superar...

    Mais uma recomendação para você, caso não tenha visto ainda, o documentário do Ken Burns sobre a história do Jazz.
    http://www.amazon.com/Jazz-Film-Burns-Keith-David/dp/B00004XQOU

    freudunddrums
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    clebergf
    vale muito a pena ir, perto de rio um musico qualquer de rua tocando por ums trocadinhos na rua ,3 ou quatro instrumentos de sopro alternadamente , é impressionante ,uma das cidades mais legais que eu ja visitei até hoje (sem bem q não sou muito viajado)

    esse documentario paresce ser bem interessante.

    aproveitando a deixa , foi realmente o Louis amstrong que inventou o estilo ou falam isso só pra trazer mais lucro?

    MMI
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    freudunddrums

    Se for ver bem, na verdade todo músico de jazz acaba tocando de ouvido. Tem situações que os acordes são tão complexos a harmonia tão enroscada que tocar em cima daquilo que se for parar para pensar nos acordes, nas dissonâncias, nas escalas, o sujeito vai começar a tocar só no dia seguinte. Já vi uns caras tão enroscados que chamam para tocar: "vaos lá, em sol...". Aí você vê ele fazendo a introdução e se não for rápido e no ouvido, você fica: "espera aí... É sol maior ou menor?"... hehehehe

    O mateusstarling tem razão, o berço e a vivência de verdade está lá nos EUA. Eu morei um tempo nos EUA e pude conhecer o Mississipi, berço do blues, e suas ramificações do rock, country, jazz para Memphis, New Orleans, Chicago, NY. É verdade que esses gêneros se disseminaram pelo mundo todo, mas lá está o local onde aquilo apareceu. São onde você entende a música como fenômeno cultural de um povo, como o samba e a bossa nova é aqui no Brasil, o tango é na Argentina, etc. De toda forma, ouvindo e estudando dá para substituir essa vivência, mesmo porque hoje são estilo universais e não apenas mais americanos.

    O Louis Armstrong sem dúvida é o mais influente e não é errado dizer que é o "pai da criança". Mas falar que foi quem "inventou" o estilo é meio arriscado. Houve uma semente baseada nas pentatônicas e na cultura negra do Mississipi. Isso foi misturado, na região de New Orleans, com uma instrumentação diferente, com a cultura musical européia, baseando bastante em piano e sopro. Apareceu por lá o "Ragtime" e seu maior expoente, Scott Joplin (veja, te mostro dois exemplos : The Entretainer e uma regravação de Zez Confrey). Nesse ambiente, Louis Armstrong cresceu, aprendeu música (de ouvido também, em parte) nos meretrícios da cidade, porque morava neles, já que sua mãe era obrigada a se prostituir para ter algum sustento por serem muito pobres. Ele com seu enorme carisma, voz potente e trompetedifundiram muito o que se passou a chamar de jazz. Como eu disse ali em cima, é um fenômeno cultural de um local, não que Louis Armstrong tenha "tirado da cartola" e inventado o jazz, a coisa veio aparecendo e tomando forma até que ele solidificou e difundiu a coisa. A questão nem é lucro, mesmo porque ele já se foi desse mundo, mas sem dúvida é um dos responsáveis pela criação do estilo.

    clebergf
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: clebergf
    · votar


    MMI
    freudunddrums

    Sobre o Armstrong algo que muitos dizem é que ele pegou o Jazz dançante que ainda tinha forte influências do ragtime e mudou a cara dele para uma música para se admirar, transformou em arte.
    A história dele é muito interessante e bela, vale a pena demais ver algo ou ler algo sobre.
    E graças ao King Oliver o mundo conhece hoje conhece o Armstrong, pois foi ele que tirou ele New Orleans e abriu as portas do mundo para ele...

    laerte_a7x
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    clebergf

    Armostrong

    >_<

    clebergf
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    laerte_a7x

    Huahuahuahau...erro de digitação velho, não li o texto depois... :p

    laerte_a7x
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    clebergf

    Tá de borest!

    abraço!

    clebergf
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    laerte_a7x

    O que é borest? xD

    De boa?
    De bobeira?
    N.D.A?

    laerte_a7x
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: laerte_a7x
    · votar


    clebergf

    não faço idéia! só sei que tem uma música chamada De Borest. é um raggae com uma intro bem massa na guitarra!




      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a é possivel tocar jazz de ouvido?