trocar os captadores da fender mexicana para alnico?

Autor Mensagem
gabriel_atc
Veterano
# mar/12


será que compensa trocar os captadores da fender stratocaster mexicana de cerâmicos para alnico? não vai ter menos ganho? e o timbre muda muito considerando a fabricação da guita como um todo, com materiais diferenciados, inferiores aos da fender americana?

Will Bejar
Veterano
# mar/12
· votar


gabriel_atc
será que compensa trocar os captadores da fender stratocaster mexicana de cerâmicos para alnico?
Depende do que vc precisa na guitarra...

não vai ter menos ganho?
Não necessariamente... depende dos captadores que escolher!!!

e o timbre muda muito considerando a fabricação da guita como um todo, com materiais diferenciados, inferiores aos da fender americana?
O timbre muda com certeza!!! Tenho uma Fender American Traditional, comprei um jogo de captadores GFS Vintage Alnico Stagger, o som mudou muito, eu gostei!!! Vc não precisa necessariamente comprar um jogo de captadores Fender só pq sua guitarra é Fender. Eu comprei esses que são de muito boa qualidade, e numa outra stratinho comprei captadores Malagoli e gostei muito também.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/221589/

gabriel_atc
Veterano
# mar/12
· votar


Beleza, Will?

O estilo de música que curto é rock clássico, country, jazz, blues... e sou muito fã do Dire Straits, inclusindo Mark Knopfler na sua carreira solo.
Não gosto muito de rock pesado.

Tava pensando em colocar os captadores Fender Tex Mex Stratocaster alnico 5 ou o Fender Original 57/62 alnico 5, apesar de eu achar um pouco caros, mas se melhorar bastante, quem sabe valha a pena.

Mas, já que vc falou, eu não tinha pensado nisso, vou dar uma olhada noutros, de outras marcas também.

Como sou leigo, para o meu tipo de música, qual cap vc acha que fica legal em termos de timbre e que tenha um bom ganho? Qual a sua opinião sobre esses que eu falei agora ou outros que vc conhece.

A minha ideia é de melhorar a minha fender mexicana, já que sou músico amador e toco por hobby e não quero gastar muita grana numa fender americana.

Valeu...

gabriel_atc
Veterano
# mar/12
· votar


Cara, acabei de ver os vídeos do tópico que vc citou...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/221589/

Deu pra ver bem a diferença dos de cerâmico para os de alnico na sua fender.

Parabens pelas guitas...

Will Bejar
Veterano
# mar/12
· votar


gabriel_atc
Tava pensando em colocar os captadores Fender Tex Mex Stratocaster alnico 5 ou o Fender Original 57/62 alnico 5, apesar de eu achar um pouco caros, mas se melhorar bastante, quem sabe valha a pena.
Olha, valer a pena, vale!!! Só que são muito caros... eu diria assim: se vc tem grana pra comprar esses, compra mesmo!!! Fender (mesmo que mexicana) com captadores Fender casam!!!

Como sou leigo, para o meu tipo de música, qual cap vc acha que fica legal em termos de timbre e que tenha um bom ganho?
O estilo de música que curto é rock clássico, country, jazz, blues... e sou muito fã do Dire Straits, inclusindo Mark Knopfler na sua carreira solo.
Não gosto muito de rock pesado.

Putz, cara... captadores em Alnico com saída mais alta eu lembro dos Texas Special da Fender... depende do que vc quer, senão o que ia ser legal é colocar um humbucker na ponte. Mas se quiser manter os singles (o que eu fiz e gosto muito) dá pra chegar nums sons com distorção bem legais!!! Com a minha guitarra e um DS1 eu conseguia timbres na parada do Dave Navarro quando tava no Red Hot Chili Peppers, e no limpo, som clássico de stratocaster.

Esses são os que coloquei na Fender:
http://www.guitarfetish.com/Strat-Vintage-Alnico-Stagger-Pickup-Set_p_ 717.html

Esse aqui eu coloquei (só o da ponte) numa stratinho que montei... achei muito bacana com os graves mais aparentes.
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1098-jogo_com_3_captad ores_p_guitarra_custom_alnico_50

Essas são as opções da Malagoli:
http://www.captadores.com.br/loja/catalogo-34302-29-1_singlecoil

E essas da GuitarFetish.com :
http://www.guitarfetish.com/Strat-and-Tele-Guitar-Pickups_c_8.html

PS> se vc quer single com saída alta, seriam esses aqui, só que eles são cerâmicos... eu colocaria os de alnico mesmo!!!
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1108-captador_traditio nal_texas__diversas_cores

gabriel_atc
Veterano
# mar/12
· votar


Acho que vou optar pelos singles mesmo, de alnico.
Gosto dos sons de distorção que os singles dão, pra mim tá perfeito, para o que eu quero tirar de uma strato.
Ainda mais que to pensando em comprar outro ampli, desta vez valvulado, de até 100w acho, mas ainda não sei qual. A combinação vai ficar prá lá de boa. hehehe
Valeu pelas informações, me ajudaram bastante, cara.
Quem sabe depois eu poste uns vídeos tb. hehehe
Abração!!
P.S. Também tenho uma Epiphone Les Paul Standard, esqueci de citar antes, então se tem um som mais pesado ou um timbre que uma strato não chega... pego a les paul. hehe.

Will Bejar
Veterano
# mar/12
· votar


gabriel_atc
Acho que vou optar pelos singles mesmo, de alnico.
Também tenho uma Epiphone Les Paul Standard, esqueci de citar antes, então se tem um som mais pesado ou um timbre que uma strato não chega... pego a les paul. hehe.
Demorou, tá resolvida a parada!!! hahahaha... e de quebra, 2 guitarras clássicas!!!

Ainda mais que to pensando em comprar outro ampli, desta vez valvulado, de até 100w acho, mas ainda não sei qual.
Mmmmm... valvulado pra músico amador não precisa tudo isso!!! Se vc acha que vai tocar pra públicos pequenos/médios, 30w ou 50w tá bom!!! Se for tocar só no quarto, um de 5w, senão cai a casa!!! hehehehe

gabriel_atc
Veterano
# mar/12
· votar


Mmmmm... valvulado pra músico amador não precisa tudo isso!!! Se vc acha que vai tocar pra públicos pequenos/médios, 30w ou 50w tá bom!!! Se for tocar só no quarto, um de 5w, senão cai a casa!!! hehehehe
Pois é... também to achando que 100W é demais. hehehe
Não pretendo tocar pra público, a não ser em alguma festa na minha casa mesmo.
Mas e sobre ser valvulado, mesmo que com pouca potência como vc disse, o que vc acha em termos de qualidade do som? valvulado é melhor? (confesso que nunca experimentei um). Vi numa loja um Bugera Vintage 22 valvulado, de 22W.
Eu tenho um da Meteoro Absolut, de 50W.
Na combinação das minhas guitas e do som que eu curto, qual dos ampli vc acha melhor em termos de qualidade?

Will Bejar
Veterano
# mar/12
· votar


gabriel_atc
Mano, existem outros amplificadores com ótimos timbres clean e drives que acho muito bacanas!!! Eu já toquei em Crate GT212 e num Hiwatt G100 (tem o G50 que tem uns timbres bem bonitos tb!!!) e acho que vale muito a pena!!!
Vc tem que ter em mente o som que vai buscar: mais pra Fender? Mais pra Marshall? Ou o que?
Aí depois vc sai fazendo orçamento (pra ver se vai ter grana) e testes!!!

gabriel_atc
Veterano
# mar/12
· votar


Claro, tem razão...
Pretendo usar um som mais clean, no estilo de rock clássico, country, ... mais pra fender, e temperando com alguma distorção. No geral um som mais melodioso.
Mas tenho que ver com calma e sem pressa pra não jogar dinheiro pela janela. Acho que o mais sensato é primeiro trocar os cap da guita e ver como fica.
o resto se ve depois... isso se precisar né? hehe
Mas vou ver esses ampli que citou.
Valeu mesmo pelas dicas.

Will Bejar
Veterano
# mar/12
· votar


gabriel_atc
Com certeza!!! Eu não conheço esse seu ampli, mas já tive um meteoro de 2x10 c/ 100w (Nitrous), e apesar de geral falar mal dele, eu gostava!!! Aí, troquei pau-a-pau nesse amplificador valvulado... hehehehe
Abç!

gabriel_atc
Veterano
# mar/12
· votar


Olha, o meu até que é legal, é um modelo da Meteoro que tem, além do normal, mais 16 efeitos de som, praticamente nem uso a pedaleira, que também não é grande coisa. hehe

http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/produto.php?id_produto=17

Aliás, esse é outro asunto que preciso ver aqui no forum (efeitos de som, pedais vc pedaleiras - tem assunto a dar com pau. hehehe).

Qual o seu ampli mesmo?

Will Bejar
Veterano
# mar/12
· votar


gabriel_atc
Qual o seu ampli mesmo?
Tagima Tube 50r (valvulado)

gabriel_atc
Veterano
# mar/12
· votar


Bacana mesmo, cara!
Bom, ainda sobre os cap acho que vou dar uma olhada naquele Fender Texas Special que vc falou.
Muito obrigado pelas dicas, ajudou bastante!
Abração!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


gabriel_atc
Se vc quer uma sonoridade na "praia" do Mark Knopfler, recomendo um amp valvulado da Fender. O projeto deles é para esse tipo de som, se for "aplicar" mais distorção, basta um bom pedal, nada mais. Quanto aos captadores, recomendo firmemente os GFS que o Will Bejar citou, bem como os modelos de AlNiCo da Sound/Malagoli. Tanto uns quanto os outros foram utilizados por mim em instrumentos que construí. Esses Fender Tex Mex AlNiCo 5 também são legais.
Quanto à potência, se vc não vai tocar em um grande palco, não precisará de amp com mais de 50WRMS. Na verdade, um de 15/20 WRMS e falante de 12pol. já é mais que suficiente para 90% das aplicações, e, em casa um amp com essa configuração já é muito!
Abç

Will Bejar
Veterano
# mar/12 · Editado por: Will Bejar
· votar


gabriel_atc
Se o mestre Mauricio Luiz Bertola falou, pode confiar (considerando o seu gosto, claro!!! hehehe)

Mauricio Luiz Bertola
Quanto aos captadores, recomendo firmemente os GFS que o Will Bejar citou, bem como os modelos de AlNiCo da Sound/Malagoli.
Só complementando, e ainda de quebra não são caros e tem réplicas dos Fender das duas marcas!!!
Abç

rafamoraes
Veterano
# mar/12
· votar


Cara pode ter certeza, 5W valvulado pra tocar em casa é mais do que suficiente. Tenho um Fender Blues Junior de 15 W e o ampli em casa é sub-utilizado, pois nao consigo aumentar o volume nem na metade. Mas o uso pra shows e ensaios.

Uma boa opção que a galera aprova aki é o VOX AC-4 TV que tem 4W todo valvulado, ou o Marshall Class 5 que tem 5W. O Vox não custa nem mil reais.

JJJ
Veterano
# mar/12
· votar


gabriel_atc
não vai ter menos ganho?

Sim. No meu caso, troquei os originais da MIM por um trio hot noiseless e o ganho diminuiu. Salvo eu ter feito alguma ligação errada (o que acho difícil porque tá tudo funcionando perfeitamente), o ganho cai (mas talvez tenha a ver com o fato de ser noiseless também...). Mas isso não é lá um problema muito grande, cara... Aumenta um pouco o volume e pronto!

e o timbre muda muito

No meu caso, o timbre mudou sim. Mas esse "muito" depende da pessoa. Para alguns, uma diferençazinha mínima é "muito", já outros nem vão perceber qualquer diferença...

Sobre amplis de 5W: tenho um Laney Cub8 (que é valvulado single ended 5W) e te falo que não posso passar do volume 2 lá em casa...

gabriel_atc
Veterano
# mar/12
· votar


Vou ver sobre esses GFS que o Will Bejar citou, e os de AlNiCo da Sound/Malagoli, achei interessante os preços deles, pois o Texas Special é muito caro.

Sobre o ampli, no momento de trocá-lo ou comprar mais um, vou levar em conta as dicas de vcs, mas no momento vou ficando com o meu mesmo, embora não seja valvulado... Como o meu não tem controle de "ganho" no Drive, eu comprei um pedal Overdrive OD-3 da Boss, ficou massa, consigo fazer um som mais clean bacana.

gabriel_atc
Veterano
# mar/12
· votar


Pois é, JJJ, o caso do ampli to deixando pra segundo plano, até porque quando eu pensei em mudar os captadores da minha MIM é por causa da qualidade e não tanto pelo volume... claro, só se não tiver uma diferença MUITO grande no ganho. hehehe.
Se for pouca, é como vc falou, aumenta um pouco o volume e pronto, ganhando na qualidade é o que conta.

Como é o ganho desses GFS e os de AlNiCo da Sound/Malagoli? Dá pra comparar com os Texas Special?

P.S. Não tinha dito antes, sou gaúcho, mas tenho um irmão que mora em SP/capital e seguidamente vou lá, principalmente bisbilhotar nas lojas de instrumentos. hehehehehe
Alguém saberia me dizer onde posso encontrar esses captadores em SP?
Acho bacana a "Made In Brazil", mas as coisas são caras lá...
Na Sta Efigênia não acho muita coisa naquelas lojinhas... No final do ano passado estive lá e não achei nem uma correia decente pra guita.

Desde já agradeço todas as dicas e a rapidêz nas respostas, apesar de eu ter criado esse tópico apenas ontem, vejo que a galera daqui é parceira mesmo.!!! Abraço a todos.

Will Bejar
Veterano
# mar/12
· votar


rafamoraes
VOX AC-4 TV
Marshall Class 5
Pô, muito louco esses ampzinhos!!!

JJJ
Laney Cub8
Esse tb!!!

gabriel_atc
Os da GFS aqui já com o frete e a conversão deu uns R$180,00 o jogo!!!

gabriel_atc
Veterano
# mar/12
· votar


Os da GFS aqui já com o frete e a conversão deu uns R$180,00 o jogo!!!
[i][/i]
Sério? onde? paragua?

Will Bejar
Veterano
# mar/12
· votar


gabriel_atc
Direto com eles!!! Entra lá no site, faz o cadastro e se tiver cartão de crédito internacional, é facinho!!! Tem gente vendendo na internet, mas tão bem carinhos!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


Will Bejar
gabriel_atc
Direto com eles!!! Entra lá no site, faz o cadastro e se tiver cartão de crédito internacional, é facinho!!! Tem gente vendendo na internet, mas tão bem carinhos!!!
Exato.
Compre diretamente pelo site deles, vía cartão de crédito internacional, É garantido!
Outra coisa: Esse seu amp tem, efeitos "on board" e falantes de 8 polegadas. Nenhuma dessas duas configurações é a mais adequada. Falantes de 8 pol. não conseguem responder à todas as frequencias de uma guitarra; o ideal são falantes de 12pol. Já os efeitos "on board" são perigosos, pois essas placas internas podem queimar com certa facilidade (além da qualidade dos efeitos não ser grande coisa...). Isso de forma alguma impede que vc faça um bom som com esse amp, usando seu bom-senso e concepção sonora.
Abçs

gabriel_atc
Veterano
# mar/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Outra coisa: Esse seu amp tem, efeitos "on board" e falantes de 8 polegadas. Nenhuma dessas duas configurações é a mais adequada. ...
Vc diz que as perdas nas respostas às frequencias da guita do meu ampli ocorrem mesmo com volume baixo? (desculpe a minha ignorância. hehehe).
Mas é verdade, foi o meu primeiro ampli... com certeza vou comprar um melhor e talvez deixar esse de reserva, sei lá, ou vender mesmo. Levarei em conta as suas informações. valeu!

Mas to pensando primeiro em trocar os cap, melhorar a guita.

Alguém me indica uma boa loja (ou lojas) de instrumentos em São Paulo que tenha de tudo e que não seja tão cara?

gabriel_atc
Veterano
# mar/12
· votar


P.S. o legal desse forum é que a gente começa com uma dúvida e o assunto vai tomando outro rumo... acaba que a gente descobre e aprende muitas outras coisas que nem tinha se ligado. hehehe

gabriel_atc
Veterano
# mar/12
· votar


Will Bejar
Direto com eles!!! Entra lá no site, faz o cadastro e se tiver cartão de crédito internacional, é facinho!!! Tem gente vendendo na internet, mas tão bem carinhos!!!
Vou ver sim, com certeza, assim que eu resolver essa dúvida cruel sobre qual captador pegarei e se uma eventual perda de volume fará tanta diferença assim, como foi citado antes pelo JJJ.

Há pouco perguntei da loja( ou lojas) em São Paulo pra ver outras coisas tb, quando precisar, pq embora eu vá seguido a SP não conheço a cidade tão bem assim. hehe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


gabriel_atc
Vc diz que as perdas nas respostas às frequencias da guita do meu ampli ocorrem mesmo com volume baixo? (desculpe a minha ignorância. hehehe).
Sim, ocorrem.
Se esse amp tivesse apenas 15WRMS e fosse apenas para estudo em casa, isso não teria importância. Mas um amp com 50WRMS (mesmo sendo transistorizado), com falantezinhos de 8! Julgo inadequado...
Se ele tivesse um falante de 12pol, a resposta seria outra...
Abç

Will Bejar
Veterano
# mar/12
· votar


gabriel_atc
Em São Paulo vc pode ir até a Teodoro Sampaio, tem muitas lojas e é perto do Metrô Clinicas. Ou então na Santa Efigenia (tem mais eletrônicos, mas tem umas lojas legais) que é perto do metrô São Bento.

Na Teodoro vc passa um dia todo de loja em loja!!! hehehehe

gabriel_atc
Veterano
# mar/12
· votar


valeu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a trocar os captadores da fender mexicana para alnico?