Aviso aos guitarristas que querem poupar grana em corda

Autor Mensagem
ALF is back
Veterano
# mar/12 · Editado por: ALF is back
· votar


eu uso uma metodologia mais simples e menos matematica...só uso elixir e tenho sempre um jogo novo aqui cmg....quando começa a enferrujar (ficar aspera) eu troco...como troquei, entao tenho q comprar um jogo novo....pq isso? pq se nao tiver elixir na loja q eucompro, nao faz mal, eu espero chegar sem pressa...chega todo dia 7 do mes...ja peguei a informação...rs...assim se nao tiver o jogo, nao tem problema pq nao tenho urgencia...tenho um jogo guardado...as cordas duram em média 1 mes e meio*...no começo eu deixava as cordas ficar bem velhas...chegava a estourar a mizinha...mas pra isso acontecer com a elixir, leva uns 3 ou 4 meses...ai fica foda...
a desvantagem disso é q o jogo novo fica mais de 1 mes parado estocado aqui em casa....mas vem embalado num plastico a vacuo...na embalagem nao marca prazo de validade entao creio q nao tem problema

edit: *mas ja tive q trocar em menos de 1 mes...e era elixir do msm jeito...nao sei o q influencia isso...aparentemente eu toco na mesma frequencia...todo dia durrante a semana uma hora ou mais...e de fds umas 3 hrs no sabado e domingo

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


-King
Cara, esse papo de 1 mês é neurose, se você não for músico profissional que ganha a vida com isso não vejo razão para trocar em 1 mês.
Mauricio Luiz Bertola
Não tem nada de neurose, nem eu sou maluco não.
Esse é o tempo médio que as cordas levam para oxidar com um uso médio, e até mesmo "no tempo" (em cidades litorâneas).
Agora, se vc quer e acha que de 2 em 2 meses é o seu tempo para trocar... É com vc.


pois é, neurose não é. tá aí o relato do nosso amigo que estragou os trastes.

o que acontece é que pra qualquer iniciante é um susto pensar que tem que ter esse gasto fixo.
muita gente (eu inclusive) fica adiando essas trocas, geralmente ate estourar. depois de um tempo a gente percebe que nao só estoura mais, como fica ruim de tocar, e fica com um som terrivel. e depois percebe que pode fazer mal ao instrumento.

com sorte ate essa hora ainda nao estragou nada e ja arrumou um pouco mais de dinheiro.

até lá, recomendo usar elixir. é bem mais caro mas sai bem mais em conta também. dura pelo menos 3 vezes mais.
pra quem se aventura, vale a pena comprar via internet em sites gringos. sai o preço de uma corda comum.

Jube
Veterano
# mar/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Rapaz, eu cuido bem das minhas cordas, mas nunca troquei de mês em mês, pra falar a verdade achei que cuidando delas, dava para ficar uns 4 meses com as cordas, senti um peso na consciencia agora.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Vou reforçar aqui o time das Elixir. Eu usava D'addario antes. Em 2 ou 3 semanas, já oxidava. Pior, às vezes eu trocava, usava a guitarra, precisava deixar ela guardada por uns dias, e quando ia ver já estava oxidando!

A Elixir, mesmo antes de oxidar, começa a descascar, e isso já entrega que é hora de trocar. Como eu tenho várias guitarras e vou fazendo "rodízio" com elas, as cordas acabam durando meses!

renatocaster
Moderador
# mar/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Vou reforçar aqui o time das Elixir. (2)

Eu coloquei Elixir na primeira quinzena de Janeiro. Já se vão quase 2 meses e nenhum sinal de oxidação, instabilidade de afinação ou qualquer outra coisa. Estão ótimas, para gravar inclusive.

Eu não compro outras cordas nunca mais. Além da longa durabilidade, é uma boa corda, em termos de pegada e timbre.

A corda Elixir na minha opinião foi o melhor "insumo" para guitarras que poderiam ter criado até hoje.

ALF is back
Veterano
# mar/12
· votar


kiki: pra quem se aventura, vale a pena comprar via internet em sites gringos. sai o preço de uma corda comum.

puts cara boa idéia...onde vc indica comprar nos gringos? ebay mesmo? por ser menos de 50 dolares nem taxa ne?

ALF is back
Veterano
# mar/12
· votar


renatocaster
eu tbm cara...demorei, teimei e teimei antes de comprar elixir...eu era daddario no urtimo...dps q comprei a primeira vez, vish...ja era...nunca mais ponho qualquer outra corda na guitarra, a menos q seja mais duravel q a elixir, tanto no timbre quanto na oxidação

joeyhc
Veterano
# mar/12
· votar


pra amenizar a oxidação eu passo um pano com álcool isopropilico ( acho que é assim que escreve) pois ele é pra limpeza de placas eletricas e tals eu usava pra limpar a placa mãe do meu pc rs mais nas cordas ajuda tbm

-King
Veterano
# mar/12
· votar


ALF is back
Eu sempre compro minhas cordas por aqui: http://www.stringsbymail.com/
Tem um preço bom e sempre chega direito, o problema é que o frete deles é um pouco caro, vale mais a pena se você for comprar bastante.

Curly
Veterano
# mar/12
· votar


Evidente que corda oxidada acaba com os trastes, alem de ser meio nojento, falta de higiene mesmo.

mas o tempo de duração é uma coisa individual, depende da transpiração nas mãos e da corrosividade do suor. No meu caso, suo muito pouco e o meu suor não ataca as cordas, elas não ficam pretas, não arrebentam e duram vários meses, elixir já durou mais de um ano, na verdade eu troco porque gosto de limpar a guitarra e fico cismado que elas perdem o som com o tempo.

ALF is back
Veterano
# mar/12
· votar


-King
caro mesmo...mas olha só no ebay tem uma loja vendendo mais barato...ou melhor, o frete é mais barato...mas deve demora pra kct
http://www.ebay.com/itm/ELIXIR-Nanoweb-guitar-strings-Electric-Lt-Hvy- 10-52-/270922145657?pt=Guitar_Accessories&hash=item3f1437df79#ht_1750w t_1095

Buja
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
A Elixir, mesmo antes de oxidar, começa a descascar, e isso já entrega que é hora de trocar. Como eu tenho várias guitarras e vou fazendo "rodízio" com elas, as cordas acabam durando meses!
Eu nunca usei elixir, tanto porque sempre que vou comprar cordas dou preferencia a comprar duas gianninis do que uma elixir, ja que tenho que equipar 4 guitarras ( nao é facil comprar 4 elixir e ainda um encordoamento de baixo duma vezada so)
Mas acho que vou fazer esse teste, gastar uma grana mesmo, e meter elixir em tudo e fazer o "rodizio" como eu faço hoje. (No meu caso nem faço rodizio, eu pego a que estiver mais perto das maos hehehe)

be5
Veterano
# mar/12
· votar


Comprei as cordas da GFS, as xaviere, são boas e paguei baratinho :D

Eu trocaria de corda de 1 em 1 semana, mais haja saco pra fazer isso hein.

Ai fica até estourar msm, rs.

Thyago_Trajano
Veterano
# mar/12
· votar


Eu troco as minhas cordas mais ou menos com 3 semanas! Não sei se eu sou chato, mas eu sinto no meu ouvido que elas ficam com um som estranho!

Como se fosse variando a frequência...é beeeeem sutil! Quando as cordas ficam bem velhas, é bem nítido! Mas isso incomoda demais...

Parece que a corda vibra mais! troco com 2 ou 3 semanas...mas eu suo muito, e possuo um nível de ácido úrico alto no sangue!!!

Cordas NIG comigo, quando eu usava há muito anos atrás, ficavam pretas em 2 dias! Menos de duas semanas o som já estava péssimo...

Eu uso hoje em dia corda da Giannini...é uma porcaria em termos de timbre, mas em compensação é barata e tá durando por volta de 3 semanas à 1 mês!

Aqui em minha cidade não achei Elixir na medida 012, que é a que eu uso! Vou ver se compro pela internet, para experimentar...

Alexandre.M
Veterano
# mar/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
verdade, pormais que não enferruje ela desgasta

renatocaster
Moderador
# mar/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Curly

No meu caso, suo muito pouco e o meu suor não ataca as cordas

Cara, eu sou o inverso de você, suo muito mesmo as mãos. Até escrevendo minhas mãos suam bastante! O.o

No meu caso não tem jeito, para amenizar a troca frequente de cordas eu só uso Elixir agora. Bendito seja o cara que inventou essa corda :)

mjcmello
Veterano
# mar/12
· votar


Adolescentes e que comem carne suam mais e com maior quantidade de ácido úrico, portanto, as cordas estragam mais rápido.

Quer dizer que se eu virar vegetariano minhas cordas vão durar mais? rsrs

Brincadeira, passei aqui só pra dizer que a guitarra de um conhecido meu tava com problemas seríssimos de afinação na corda B. Como o cara ia tocar naquele momento tentei dar uma "guaribada" nas oitavas da guitarra dele e não teve jeito. O troço tava tão absurdo que a casa 12 dele tava quase afinando em A.

Perguntei pra ele: "Há quanto tempo vc não troca essas cordas?"
Resposta: "1 ano"... É mole?

strinbergshredder
Veterano
# mar/12
· votar


investir em cordas é importantíssimo; quem gostaria de estragar os trastes de sua guitarra??

muitos fazem isso sem perceber, quando deixam as cordas envelhecerem na guitarra.

e além do mais, tem gente que gasta R$ 20 pra comer um hamburguer no Mc Donalds; um jogo de cordas Elixir dura uns 2-3 meses numa boa e tem gente que acha caro...

kami_hiey_bakura
Veterano
# mar/12
· votar


eu ja tentei varios tipos de cordas nig,nig special editions,ernyeball usei quasse de todos os timbres menos os muito grossos,e mesmo assim em 4 dias tocando pelo menos 6 horas por dia as cordas ficam pretas o.o e depois de uma semana sempre estora a mizinha não tem jeito,mais aqui onde eu moro um par de cordas ernye ball ate que e bem barato 22$ ai não vi quanto é uma da elixir mais vou dar uma olhada provavelmente hoje vo comprar uma ernye ball de calibre 0.12 além de ´que ambém em a questao da pegada muito guitarrista palheta as cordas sem do.

so para ter ideia eu ja tenho 7 palhetas da nig que sempre vem junto com as cordas e 4 pacotes da ernye ball um de cada cor.

mjcmello
Veterano
# mar/12
· votar


Como se fosse variando a frequência...é beeeeem sutil! Quando as cordas ficam bem velhas, é bem nítido! Mas isso incomoda demais...

Parece que a corda vibra mais! troco com 2 ou 3 semanas...


Eu percebo que quando as cordas estão ficando velhas a "mizinha" começa a dar uns lances desses. Parece que tem um trêmolo nela...

ALF is back
Veterano
# mar/12
· votar


mjcmello
esse e um bom termometro...vc toca a mizinha e observa a dinamica da vibraçao dela...ela vibra de forma irregular e parece q ela ta vibrando em slow motion...isso pq ela oxida e "esfarela", perdendo massa, principalmente na regiao oxidada (normalmente no meio do braço, regiao mais explorada)...perdendo massa, ela muda a forma de vibraçao e a afinaçao de oitavas

Thyago_Trajano
Veterano
# mar/12
· votar


mjcmello
É por aí mesmo! Mas pra chegar nesse ponto, só quando tá muito velha mesmo!

Eu percebo essa variação já com 2 semanas! E me incomoda muiiiiito...principalmente quando se usa distorção

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Cada vez que troco corda ganho uma palheta, cada vez que toco na sala perco uma palheta..... To em desvantagem :(

Tenho um arsenal de mizinhas estras pela casa!

londrer
Veterano
# mar/12
· votar


"Cordas deveriam ser de aço inoxidável" - Fernando Pessoa

slash_web
Veterano
# mar/12
· votar


Estranho hein cara... experimenta passar bombril nos trastes.

Mas, se bem que com 10 dolares voce compra trastes novos.

abraço

mjcmello
Veterano
# mar/12
· votar


ALF is back
Thyago_Trajano

No início eu achava que isso fosse problema da guitarra. Mas aí eu comecei a reparar que isso acontece nas duas.

Confesso que tenho preguiça de trocar cordas. Não é nem o lance da grana, é preguiça mesmo. Mas geralmente eu troco todo mês, a não ser que tenha alguma apresentação, aí eu troco 1 dia antes.

August Zakk
Veterano
# mar/12
· votar


6 meses KKKKK Que cordas são essas KKKKKK
Obs: Minhas Da'ddario oxidam no terceiro dia, para não ser apelar.

August Zakk
Veterano
# mar/12
· votar


Correção "Para não apelar"

Buja
Veterano
# mar/12
· votar


August Zakk
vc toca quantas horas por semana?

August Zakk
Veterano
# mar/12
· votar


Por semana, nunca calculei, mas uma média de 4 horas diárias, mas levo em conta que suo muito, minha ponte que era dourada se foi. KKK

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aviso aos guitarristas que querem poupar grana em corda