É possível aprender a tocar guitarra sozinha com o tempo ?

Autor Mensagem
Geist
Veterano
# mar/12
· votar


É possível sim. Eu aprendi por mais de um ano sozinho, quando vi que não conseguia evoluir mais sozinho. Comecei a fazer aulas e em apenas 1 aula melhorei uns 30%. Comece aprendendo sozinha, depois, se possível, arrume um professor caso sinta necessidade.

LuizGuitarsolo
Veterano
# mar/12
· votar


É claro que é possivel sim viu , mas exige muita paciencia e vontade ! Além do mais no cifra club vc vai achar tudo oq vc precisa !

redstratocaster
Veterano
# mar/12
· votar


Bob Dylan aprendeu violão sozinho, e olha no q deu.

Naaty_weber
Veterano
# mar/12
· votar


psé psé Bob Dylan ! to tentando ser um HSAUSHASHAU'

Bereta
Veterano
# mar/12 · Editado por: Bereta
· votar


Naaty_weber

É possível sim! Eu mesmo nunca fiz aula, mas já aproveito minha pequena experiência pra te dizer que, se puder ter um professor ou estudar numa escola de música, faça-o. Pois o maior problema de se estudar sozinho é que é muito difícil de se obedecer certas ordens de complexidade de assunto o que pode te levar a querer estudar algo mais avançado, sem ter conhecimento do básico primeiro. Sem falar que é muito mais fácil adquirir vícios que vão lhe prejudicar a evolução.

Um professor irá te direcionar os estudos de forma mais organizada e controlar o aparecimento dos vícios. Corrigi-los depois de um tempo é uma tarefa muito árdua.

Boa sorte com os estudos!


(PS: Impressionante como tópico de mulher ganha N páginas em questão de minutos! Cuecada tarada!!!)

Msess
Veterano
# mar/12
· votar


normalmente quem aprende sozinho sabe ler partitura,compor,tocar arpeggios from hell...ou nao...quase sempre nao...e é bem mais complicado ser um "músico".


E use a busca!! A BUSCA!!!

Shapu
Veterano
# mar/12
· votar


É naty é bem possível, como eu sempre digo, musica é dom. Mais aliar o dom a estudos é muito legal :D. Conheço muita gente que tem muito estudo em guitarra que toca bem, mais nada de mais, e ao mesmo tempo conheço um muleque de 15 anos que aprendeu praticamente sozinho e toca muito :D.

Dom é dom :D. Se tens use-o bem e o digivolva auhuhahuahuuhauh

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


Sim é possível aprender sozinho, no entanto como o pessoal acima citou, com um professor você iria evoluir muito mais rápido. Se não for possível fazer aulas, então sugiro que busque um material de estudo específico para iniciantes e conte com a ajuda desse fórum com o que tiver dúvidas. Terei muito prazer de ajudar no que puder. Cuidado para não a colocar carroça na frente dos bois, você precisa criar um programa de estudo que evolua gradativamente. Não caia nesse papo de "dom", o que existe é dedicação e resultado, eis o único caminho. Abraço

Shapu
Veterano
# mar/12
· votar


Não caia nesse papo de "dom", o que existe é dedicação e resultado, eis o único caminho. Abraço


Ninguem disse ao contrário, tudo precisa de dedicação e estudo. Mais quem tem o dom tem vantagem, estou errado ? Não viaja.

Assim como tem gente que tem dom pra dialogar, dom pra calcular, dom pra estudar, dom pra fazer comida, dom pra cantar, tem dom pra tocar também.

Claro que tudo isso você mesmo não tendo dom pode aprender com muita dedicação e estudo. Ninguém ta tentando desestimular, só estou dizendo que o dom aliado a estudo e dedicação é perfeito. Sem dom vai, mais vai mais trabalho.

Quem sabe a Naty não tem o dom ? :D

Enfim Naty se dedique ao máximo e vai colher os frutos mais tarde.

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


[b]Shapu[/b

Mais quem tem o dom tem vantagem, estou errado ?

Me desculpe, mas acredito que está sim. Eis a questão: da onde vem o dom? Isto assumindo que ele existe.

Vinnas
Veterano
# mar/12
· votar


Com o tempo de treino/estudo, sim

Shapu
Veterano
# mar/12
· votar


g.wilhelms

Certo cara, é a sua opnião que diverge em parte da minha. Como eu ja disse estudo e pratica, disciplina ajuda muito a qualquer um. Mais pra mim há aqueles que se destacam, que são diferentes e não somente por que estudaram mais que os outros, mais sim por ter mais facilidade em aprender e por ai vai. Tem gente que vai estudar por anos a fim e não vai tocar bem msm assim, isso não se pode negar.

De Ros
Veterano
# mar/12
· votar


g.wilhelms

"Eis a questão: da onde vem o dom? Isto assumindo que ele existe."

Posso afirmar categoricamente que existe. Já vi muitas vezes. De onde ele vem, seria um embate filosófico/religioso que não estou a fim, hehehe!

Um exemplo de dom:





Se ele estudou? ÓBVIO QUE SIM!!

Não estou dizendo que é apenas dom. É dom e muita dedicação também.

Mas eu, com 4 anos, não consegui nem tirar tatu do nariz sem me babar...

Shapu
Veterano
# mar/12
· votar


Se ele estudou? ÓBVIO QUE SIM!!

Não estou dizendo que é apenas dom. É dom e muita dedicação também.

Mas eu, com 4 anos, não consegui nem tirar tatu do nariz sem me babar...


Hauhuhahuuha, é so pegar casos classicos né. Existem muitos para comprovar isso, mais são casos extremos. Enfim, dom pra mim existe hehe.

Mais de nada vai adiantar Dom sem uso, dom sem prática, dom sem estudo, é como aliar o útil ao agradável. Estudo, dedicação e dom :D

karbono14
Veterano
# mar/12
· votar


kkkkkkkkkkk o legal é que se fosse um homem perguntando nego já iria mandar um USE A BUSCA! kkkkkkk

Shapu
Veterano
# mar/12
· votar


Posso afirmar categoricamente que existe. Já vi muitas vezes. De onde ele vem, seria um embate filosófico/religioso que não estou a fim, hehehe!

:D, realmente nem vale a pena entrar nesse âmbito. Eu sou evangeliário e conheço bem passagens que deixa claro que existe o dom, porém fiz questão de não citar para evitar certas bobagens hehe.

De Ros me da sua guitarra ? auhahuahuauhauh
abraço

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


Enfim, dom pra mim existe

Ok, para mim não existe, mas concordas que é uma questão de crença certo? Sendo crença, então não é saudável discutir, cada um no seu espaço.

Eu sou evangeliário e conheço bem passagens que deixa claro que existe o dom, porém fiz questão de não citar para evitar certas bobagens hehe

Eu sou ateu, e tenho fortes razões para acreditar que dom não existe, mas também não vou entrar nessa discussão, até mesmo para não desvirtuar o tópico, e porque religião é uma questão muito pessoal. Só quis comentar, porque num post anterior você afirmou que música é dom, e eu como músico não concordo com isso. Abraços

Posso afirmar categoricamente que existe

E eu afirmo categoricamente, que a afirmação acima é muito discutível, e que antes de tudo ela se baseia numa crença pessoal, sendo por isso, digna de respeito, mas não de aceitação mútua. Abraço

g.wilhelms
Veterano
# mar/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


kkkkkkkkkkk o legal é que se fosse um homem perguntando nego já iria mandar um USE A BUSCA! kkkkkkk

Bem nessa, hsuhaushuhu.

Shapu
Veterano
# mar/12
· votar


g.wilhelms

Bom respeito sua opnião, e muitos do forum concordam com a sua e com a minha, portanto é como você disse é bem pessoal, é crença :D. Como vc disse que é ateu, está entendido :D.

Abraçokkkkkkkkkkk o legal é que se fosse um homem perguntando nego já iria mandar um USE A BUSCA! kkkkkkk

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, realmente. Mais mulher tem que ser bem tratada cara :D

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, realmente. Mais mulher tem que ser bem tratada cara :D


Já tem pouca mulher por aqui (pelo menos no fórum de guitarra), dae se começarmos a maltratar as poucas que aparecem... hsuahushu. Vamos fazer a campanha: Por um fórum com menos cuecas. rsrs

Shapu
Veterano
# mar/12
· votar


Já tem pouca mulher por aqui (pelo menos no fórum de guitarra), dae se começarmos a maltratar as poucas que aparecem... hsuahushu. Vamos fazer a campanha: Por um fórum com menos cuecas. rsrs


Pois é cara, tem que ser gentil né, vai que cola algo depois kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Brincadeiras a parte, mais não tem como tratar uma mulher igual á um cueca né kkkkkkkkkkkkkkkkkk. I

É tao verdade o que disseste, que quando se vê alguem com nick de mulher ja vem logo uma dúvida se é msm né :D

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


É tao verdade o que disseste, que quando se vê alguem com nick de mulher ja vem logo uma dúvida se é msm né :D

Por isso que mudei meu nick, hsuahusu. Meu nick era W.Gabi, dae como muita gente lê Gabí, bem no feminino, podia pegar mal, rsrs.

De Ros
Veterano
# mar/12
· votar


g.wilhelms

Alguma consideração sobre o video que eu postei?

Shapu
Veterano
# mar/12 · Editado por: Shapu
· votar


g.wilhelms

Alguma consideração sobre o video que eu postei?


Ele deve achar que o muleque estuda o dia todo piano auhhaahuahuhaauh (zueira brother)

Esse muleque é fora de serie né auhuhauh, 4 anos só, como eu disse, talvez nem falar ou ler direito ele sabe :P.

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


Alguma consideração sobre o video que eu postei?

Sim muitas, mas é claro que estas considerações estão alinhadas com minha forma de ver o mundo, por isso são considerações pessoais assim como a sua de afirmar que este vídeo é uma prova de que dom existe. Minha mãe por exemplo, se assistisse esse vídeo, iria dizer que o menino foi um grande pianista em alguma vida passada (ela é espírita), um católico ou evangélico talvez afirmasse que o menino tem tais habilidades porque Deus assim determinou, um fundamentalista cristão talvez quisesse argumentar que o menino tem parte com o diabo, rsrss (é sério), e eu como ateu, argumento que existem explicações racionais para o que vi no vídeo, e ele tocar piano todo dia é uma dessas explicações (hsuahshu). Pensemos no seguinte, daqui a 200 anos será que alguém vai se lembrar do garoto do vídeo, será que no caso de ele se tornar um compositor, alguém ainda executará suas composições? Não quero desmerecer o que ele faz, de maneira nenhuma, mas peguemos o compositor da peça que ele executa no vídeo: Ludwig Van Beethoven, o cara morreu em 1827 e suas músicas ainda são executadas. Agora pergunto Beethoven tinha dom? Quando eu faço essa pergunta eu falo de um dom que já tenha "nascido" com ele, sendo muito provavelmente determinado por um ser transcendental. Já li em vários lugares, que o pai de Beethoven o "obrigava" a tocar horas a finco, e ai dele senão fizesse isso. Quando se diz que música é dom, isso me soa como se tivessem dizendo, que o Jimi Hendrix já nasceu com dom para tocar guitarra, que Chico Anysio já nasceu com um dom para o humor, que Da Vinci já nasceu com dom para pintar, o que vai contra todos meus princípios de livre-arbítrio ... E o cara que mata, ou rouba ou estupra, nasceu sem dom nenhum? Me desculpe, mas tenho certeza que o menino do vídeo recebeu lições desde cedo. Eu estou falando do que eu acredito é claro. Lembro que quando participei de um ministério de louvor (sim, já fui religioso), o cara que tava organizando esse ministério chegou para mim e disse que "Deus me deu o dom para tocar". A primeira vez que eu peguei um violão sabe o que saiu? Nada. Fui fazer aulas, e praticava todo dia, e eu era um dos que mais tinha dificuldade na turma, mas isso nunca me desanimou. Não quero me gabar, até porque eu não me considero um músico tão excepcional assim, mas aconteceu de eu chegar num ponto de meu professor me dizer que eu era o melhor da sua turma. Não me entendam mal, eu não misturo arte com competição, mas eu tomei isso como um reconhecimento de meu esforço. Mesmo que eu esteja errado, e que dom exista, eu afirmo que Deus não me deu o dom pra música, e que se algum dia eu vier a me tornar um músico bem sucedido será pelo meu próprio mérito. Se um dia eu me tornar um assassino, será culpa minha também. Abraços

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


Ficou um texto. hsuahsu

Shapu
Veterano
# mar/12
· votar


Quando se diz que música é dom, isso me soa como se tivessem dizendo, que o Jimi Hendrix já nasceu com dom para tocar guitarra, que Chico Anysio já nasceu com um dom para o humor, que Da Vinci já nasceu com dom para pintar, o que vai contra todos meus princípios de livre-arbítrio

Não confunda as coisas, dizer que o cara tem dom não quer dizer que ele não tem que desenvolvê-lo. Se tens o dom e não usa de que adianta ? se o tens e não o desenvolve, não estuda de nada adianta, dom é pra ser usado, lapidado e por ai vai.

Vai me dizer que qualquer um pode ser um bom guitarrista ? ou que qualquer pessoa que estude e tenha dedicação vai ser um bom humorista ? ou um bom cantor ?

Respondendo essas perguntas, eu acho que pessoas que se dedicassem nisso sem o tal dom, seriam no máximo medíocres. Humor certamente é dom, nem todo mundo consegue fazer humor, estou mentindo ? será falta de estudo ? acho que não, tem pessoas que são humoristas por natureza, nunca fizeram curso, nunca passaram 8 horas por dia estudando isso, simplesmente o fazem.

Ah vamos deixar pra la auauhaauha, agente vai longe se ficar falando nisso, é questão de crença isso.

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


Ah vamos deixar pra la auauhaauha, agente vai longe se ficar falando nisso, é questão de crença isso.

Concordo, hsuashuhu.

Shapu
Veterano
# mar/12
· votar


A primeira vez que eu peguei um violão sabe o que saiu? Nada. Fui fazer aulas, e praticava todo dia, e eu era um dos que mais tinha dificuldade na turma, mas isso nunca me desanimou.

Então, você pensa como eu estava pensando auhahuaha. Dom se desenvolve cara, não é magica ou algo do tipo. Acontece que quem o tem executa melhor o que se propõe a fazer, do que o que não tem.

O que quero dizer é que, se tu tens o dom de tocar e estuda por 2 horas ao dia, e outro cara não o tem, o cara vai estudar 6 horas por dia e dificilmente tocará melhor que você. Minha opnião.

Shapu
Veterano
# mar/12 · Editado por: Shapu
· votar


Ah vamos deixar pra la auauhaauha, agente vai longe se ficar falando nisso, é questão de crença isso.

Concordo, hsuashuhu.



kkkk não consegui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

É complicado falar disso auhuhauhauh.

Você falou algo interessante, que se tornou o melhor da turma ? deve ter um motivo pra isso. Ou será que nenhum outro aluno se dedicou tanto ou até mais que você ? é uma boa pergunta não acha :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É possível aprender a tocar guitarra sozinha com o tempo ?