Dúvida sobre improvisação

    Autor Mensagem
    Mikaelss
    Veterano
    # mar/12


    Galera, eu estava procurando algumas coisas sobre improvisação, na busca aqui do forúm mesmo achei bastante coisa, mas ainda tenho algumas duvidas.

    Conheço escala pentatonica, menor melódica, menor harmonica, modos gregos (estudando ainda mas pegando o jeito já... hehe) mas como usá-las num improviso?

    Se uma música estiver em Am7 por exemplo, eu só uso as notas que compões o acorde? (A,C,E e G) ou sou livre pra usar as outras notas também?

    E se uma guitarra base toca os acordes Am, C e G, que estão no campo harmonico de C, eu uso as notas que compõe cada acorde no caso, Am -> A,C,E, ai quando muda de acorde, C -> C,E,G, G -> G,B,D, ou aqui tambem eu sou livre pra usar qualquer nota na escala de C/Am?

    Só mais uma coisinha, eu estava vendo uma musica do The White Stripes - Dead Leaves and the Dirty Ground no cifraclub mesmo, a música esta em C, mas logo no começo da música o Jack usa um F# (se pensar no campo harmonico não tem F# em C) e no riff 1 ele usa um D maior e A maior (no campo harmonico de C é Dm e Am) ai eu queria saber quando que eu posso usar uma nota a mais ou até mudar o acorde na musica? ou isso é questão de ouvido?

    Desculpa ai galera pelo tanto de pergunta... eram dúvidas que estavam me incomodando.
    Obrigado desde já =D

    stroudcastle
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Conheço escala pentatonica, menor melódica, menor harmonica, modos gregos (estudando ainda mas pegando o jeito já... hehe) mas como usá-las num improviso?
    Te recomendo tirar solos do seus guitarristas preferidos e tentar acrescentar os mesmos pensamentos nos seus improvisos, ajuda bastante pra iniciar.

    Se uma música estiver em Am7 por exemplo, eu só uso as notas que compões o acorde? (A,C,E e G) ou sou livre pra usar as outras notas também?
    Use aquilo que vc achar que combina com a harmonia.

    E se uma guitarra base toca os acordes Am, C e G, que estão no campo harmonico de C, eu uso as notas que compõe cada acorde no caso, Am -> A,C,E, ai quando muda de acorde, C -> C,E,G, G -> G,B,D, ou aqui tambem eu sou livre pra usar qualquer nota na escala de C/Am?

    O básico seria usar as notas do campo harmônico de C.

    Só mais uma coisinha, eu estava vendo uma musica do The White Stripes - Dead Leaves and the Dirty Ground no cifraclub mesmo, a música esta em C, mas logo no começo da música o Jack usa um F# (se pensar no campo harmonico não tem F# em C) e no riff 1 ele usa um D maior e A maior (no campo harmonico de C é Dm e Am) ai eu queria saber quando que eu posso usar uma nota a mais ou até mudar o acorde na musica? ou isso é questão de ouvido?

    Músicas mudam de modo, de tom, tem notas fora da harmonia acrescentadas, com treino e estudo da pra ir sacando isso aí.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    Mikaelss
    se pensar no campo harmonico não tem F# em C

    Mas se pensar que o Dó é um "lídio", aí tem:

    Dó lídio: C, D, E, F#, G, A, B

    Mikaelss
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    stroudcastle
    valew pelas dicas cara vou treinar bastante e procurar alguns solos que eu curto ai

    LeandroP
    wow eu num tinha pensado dessa maneira...
    mas fiquei com mais uma duvida ai... eu posso usar o Dó em qualquer modo ou depende? posso usar Dó em Frígio por exemplo?

    stroudcastle
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Mikaelss
    eu posso usar o Dó em qualquer modo ou depende? posso usar Dó em Frígio por exemplo?

    Não há limite para fazer bons sons, vai no feeling. ;)

    Mikaelss
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    stroudcastle
    hehe... entendido... agora é pegar a guitarra e fazer os testes... =P

    LeandroP
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    Mikaelss

    eu posso usar o Dó em qualquer modo ou depende? posso usar Dó em Frígio por exemplo?

    Veja os intervalos da escasla/modo e veja os intervalos do acorde relacionado.

    Um Dó frígio é uma escala menor com intervalo de 2a menor e 6a menor (notas Db e Ab, respectivamente). Já o Dó lídio é uma escala maior com 4a aumentada (nota F#).

    Mikaelss
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    LeandroP
    se eu entendi direito... se a musica esta em C maior então eu não poderia usar o Dó Frígio por ele ser menor? ou posso?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    Mikaelss

    Não ia soar bem. Experimente tocar um acorde C maior e a escala de C frígio (C, Db, Eb, F, G, Ab, Bb) sobre este acorde.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre improvisação