Duvida sobre improvisação

    Autor Mensagem
    EnrickAlves
    Veterano
    # mai/08


    Ae galera mais uma duvida, agora sobre improvisação.
    Tava pesquisando sobre improvisação na internet e descobri que existem certas notas alvo, onde seria recomendavel terminar um solo ou ideia melódica. No caso, seriam as notas que formam os acordes da música.

    Pois bem, cheguei em casa e fui testar. Peguei uma progressão do C.H dórico formada por Im-IV de A, no caso as notas alvo seriam A-C-E-D-F#-A. Ai vem a primeira dúvida: o recomendado seria eu usar uma escala que não tivesse nenhuma nota que se chocasse com as notas alvo? Se a resposta for sim, por que dizem que posso usar qualquer escala na tonalidade de C-Am? E percebi também que cada nota que eu resolvia dava uma impressão diferente, mas a que achei mais adequada foi A (não chequei se D era também). Por que?
    Grato.

    EnrickAlves
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    up

    Bolo de laranja
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Ai vem a primeira dúvida: o recomendado seria eu usar uma escala que não tivesse nenhuma nota que se chocasse com as notas alvo? Se a resposta for sim, por que dizem que posso usar qualquer escala na tonalidade de C-Am?

    Você deve usar a escala que corresponde a tonalidade.

    Toque as notas alvo(notas chave),se não me engano devem ser as notas que formam os acordes,você pode enfatizá-la(s).

    Qualquer escala,não.

    Você não pode usar a escala de Cm sobre um Cmaj7!

    não deixa de ser um dó,mas não secorrespondem.

    Respondi sua dúvida?

    Abraço

    EnrickAlves
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bolo de laranja
    Hum... entendi.
    Valeu!

    LeandroP
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    EnrickAlves

    As notas alvos são as que formam a tétrade.

    Das 7 notas da escala de um acorde, 4 delas formam a tétrade (ver sobre formação das tétrades).

    Restam 3 notas da escala. Essas são "notas de passagem diatônica" (porque pertencem a escala).

    As outras notas que não pertencem a escala do acorde "são notas de passagem cromática" ou de "aproximação cromática", com movimento de semitom.

    Também tem as "notas evitadas". Não quer dizer que não deve tocá-las, mas evitar o repouso. Essas notas são as que formam o intervalo de 2a menor (b2 ou b9) com algum grau da tétrade.

    EnrickAlves
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bolo de laranja
    Me responde uma coisa também por favor: só é recomendavel improvisar com uma bt?

    EnrickAlves
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    LeandroPanucci
    Mas qual tétrade? A da tonalidade?
    Ex.: progressão Im - IV em A, as notas alvos seriam só as que formam o Im ou as notas que formam os dois acordes?

    LeandroP
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    EnrickAlves

    Da tétrade mesmo. Numa progressão Im - IV em A, as notas alvos são as que formam a tétrade do Im e do IV. Note que a nota F é uma nota evitada pro Am7, porque forma um b2 com a nota E (5a da tétrade), mas quando você muda pro acorde IV, a nota evitada passa a ser a tônica do acorde - nota alvo.

    EnrickAlves
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: EnrickAlves
    · votar


    LeandroPanucci
    E quanto a bt? É aconselhavel improvisar com ou sem ela?

    LeandroP
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    EnrickAlves

    BT ajuda bastante, mas você pode estudar sem ela. O ideal é improvisar com uma banda mesmo.

    http://www.pgmusic.com/bandbox.htm

    EnrickAlves
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    LeandroPanucci
    Valeu!
    Me diz uma coisa: existe uma escala especifica para os estilos musicais? Tipo: Heavy Metal se usa muito pentatônicas, escala maior, menor, menor harmônica, e seus modos gregos. Por quê?

    LeandroP
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    EnrickAlves

    Não existe uma escala pra heavy, outra pra choro. Existe escala pro acorde.

    Quais escalas você pode tocar sobre um C7M? Este acorde pode pintar em qualquer gênero musical, e a escala também não foge a regra.

    EnrickAlves
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    LeandroPanucci
    Hum... Por isso vi varias vezes que se solava mixolidio sobre um acorde X7, e por isso também essa escala poderia ser usada em blues, que é um estilo que usa muito acordes dominantes.
    Sobre a relação escala - acorde, o que vc me indica pra estudar?

    LeandroP
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    EnrickAlves

    Análise dos intervalos escala/acorde e cadências (maiores e menores)

    LeandroP
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    EnrickAlves

    Não só mixolídio sobre o X7. Basicamente este é o modo que representa este tipo de acorde. Dependendo do contexto, você pode usar mais de 20 escalas diferentes sobre este acorde.

    EnrickAlves
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: EnrickAlves
    · votar


    No caso do acorde C7M, eu posso solar com qualquer escala que contenha as notas C E G B?

    LeandroP
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    EnrickAlves

    Exatamente!

    EnrickAlves
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    LeandroPanucci
    Valeu!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre improvisação