Dúvida sobre escudo da stratocaster (chamo um luthier ou um psiquiatra?)

    Autor Mensagem
    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Thyago_Trajano


    Olá pessoal,

    É..realmente a chatice agora chegou ao nível máximo...hahahahaha

    É de costume meu ficar parado olhando para a minha guitarra, admirando e, fatalmente, percebendo seus "defeitos".

    Trata-se de uma guitarra Fender Southern Cross, repintada e com algumas alterações, tanto na captação, quanto na parte elétrica e um novo braço. Porém o corpo não tem alteração nenhuma (fora a pintura).

    Eis que olhei um detalhe e fiquei querendo saber a lógica...

    O que eu percebi foi o seguinte: entre a ponte e o escudo, existe uma brecha! Parece coisa de acabamento porco, porém tem Fender que também tem esse espaçamento, e guitarras Memphis (que são inferiores, óbvio) que não possuem essa folga...

    A minha pergunta é: (desculpem se estou falando bobagem)...
    Esse espaçamento não parece ser ocasionada por um escudo menor que o necessário. O "problema" parece ser a ponte que foi colocada, na fábrica, um pouco pra trás. (já pedi para me desculparem se eu estiver falando besteira né!?)

    Então, como eu já li algumas coisas sobre lutheria e afins, percebi que a ponte não é colocada em um ponto específico do corpo da guitarra a toa! Que existe todo um processo para que seja possível a afinação do instrumento, e para que cada casa "dê" as notas corretamente, levando em conta a distância entre a ponte e o nut.

    Eis que vem o "x" da questão: essa ponte, teoricamente, segundo minha suposição, colocada um pouco mais para trás, representa talvez uma "gambiarra" para que essa distância seja certa?

    Ou não tem naaaaaaaaaaaaaada a ver!?

    Fotos:
    Minha guitarra

    Blackie

    Outras Fender's sem o "espaçamento"

    abraços a todos

    JJJ
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Supondo que as oitavas estejam afinadinhas, pela distância dos carrinhos (especialmente a 3a. corda, que já está "no talo"), dá pra ver que, se chegar mais pro escudo (até encostar) talvez comece a haver problema de afinação...

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Thyago_Trajano
    · votar


    JJJ

    Bem observado cara...não tinha percebido nos saddles! Mas, me parece que mesmo que a ponte estivesse mais a frente, ainda daria pra colocar ele mais pra trás...mas foi muito bem observado!!!

    Mas porque algumas são assim como a minha e outras não!? ahaha

    abraços

    Edit: Sim...as oitava estão afinadas

    KillerOfNight
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Amigão olha so, ja peguei em duas Memphis Strato, Shelter e varias outras marcas, isso pode variar bastante, principalmente do modelo, nunca parei pra reparar isso não mas acho que seja um detalhe bobo, com certeza a distancia entre os carrinhos da ponte o nut é precisa, agora quanto a diferença que da de uma para outra pode variar, você disse que trocou o braço não foi? esse braço pode ser alguns milimetros maior, isso pode ser que seja mal colocação da ponte, ou até mesmo no corte do encaixe do braço no corpo. Mas acho que não seja um problema e sim normal, como as Les Paul's tenho uma Gibson, beleza ela e linda, mas ja peguei uma igual a minha com o braço mais macio, mais duro, até mesmo no corpo da les paul, o detalhe que há no corpo dela para o melhor conforto do braço até isso eu ja senti diferença, lembre-se que a guitarra e feita da madeia, e quando se trata disso pode ser uma melhor que a outra, afinal que faz não somos nós, e a natureza, isso leva a uma serie de fatores. Mas o importante é, ela esta funcionando direito? A ponte da segurando? Ela esta segurando a regulagem? Se for so algo estético não precisa se importar tanto, ja que ali e geralmente onde fica sua mão e ninguem irá ver aquilo enquanto voc toca.

    Abrass

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    KillerOfNight

    Obrigado pelas dicas! Como eu expliquei ali; eu troquei o braço, mas não foi mexido no corpo! Eu até cheguei a pensar nisso que você falou, mas não foi mesmo mexido...é um espaço tão pequeno que teria que reabrir os furos praticamente em cima dos antigos...

    Essa "brecha" não me incomoda no aspecto não...até pq é beeeem imperceptível! Eu já tive tantas stratocasters, e só agora percebi isso...

    O que eu quero mesmo é saber se há uma explicação para isso...

    um abraaaaaço

    Drinho
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    Thyago_Trajano

    a ponte esta no lugar certo...

    se a guitarra esta afinando nao é a ponte que esta no lugar errado... essa variação se dá por milimétricas diferenças na colocação do escudo e de quando se tratam de escudos diferentes...

    por exemplo as fenders uma é uma anos 50 e outra anos 60, os escudos dos anos 50 tem apenas uma camada e menos furos de parafuso, essa camada a menos no escudo faz com que ele fique ligeiramente menor que o outro que esta mais rente a ponte....

    não tem nada de errado com sua guitarra são apenas variações de colocação e tamanho de escudo... principalmente se seu escudo foi feito a mão por um luthier...

    ah você falou que mudou o braço isso pode acabar influenciando, nem sem sempre os escudos ficam 100% rentes ao neck heel (cavidade onde entra o braço) isso ai é variação do escudo....
    abraço....

    a minha strato usa tremolo de dois pivos já tem um pequeno espaçamento também, é normal...

    kaaafé
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Thyago_Trajano
    minha Tajaima T-635 Gold Limited Edition, tem uma brexa tb. :O

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Drinho
    Muito esclarecedor cara...obrigado pelas dicas...realmente deve ser variação besta mesmo...mas isso não influencia em nada realmente no som... pelo menos as oitava estão ótimas...mas sobre o lance do escudo...eu acho que fi feito pelo luthier...pois antes, qunado eu peguei, essa guitarra tinha um braço tipo Music Man, e era quadrado no final...inclusive tenho que trocar o escudo, pois esse braço que eu coloquei é de uma Giannini antiiiiiiiiiga no padrão fender....

    abraaaaaaço

    kaaafé
    Eu duvido que quem tenha uma stratocaster, ao entrar nesse tópico não vá correndo ver se a sua tem ou não a "brechinha"....hahhahaha

    Loucura é contagiosa...

    abraaaaço

    guizimm
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    a minha fender não tem esse espaço, o escudo termina bem perto da ponte

    JJJ
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Thyago_Trajano
    Eu duvido que quem tenha uma stratocaster, ao entrar nesse tópico não vá correndo ver se a sua tem ou não a "brechinha"....hahhahaha

    É a primeira coisa que vou ver na minha mimzinha! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    JJJ
    kkkkkkkkkkk

    eu só nao fui ver isso pq ja tinha reparado e as minhas 2 tem a brechinha...mas nuna achei bonito ou feio ou comparei...como as 2 tem achei q fosse "padrão universal"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre escudo da stratocaster (chamo um luthier ou um psiquiatra?)