Autor |
Mensagem |
balsaneli Veterano |
# fev/12
tipo galera eu nunca fiz curso nem nada disso mais certo dia tava com umas pessoas que tocam e ouvi falar que a escala de Dó é : C,Dm,Em,F,G,A,Bm ! o nome disso é escala mesmo ?
tem como vcs me passarem a de Ré, de Mi, de Fá de Sol e de Si ! por favor ?
|
strinbergshredder Veterano
|
# fev/12
· votar
balsaneli na verdade isso não é a escala, é o campo harmônico maior de C.
os outros vc acha na busca mole mole... só procurar..
|
SEI__LA Veterano |
# fev/12
· votar
balsaneli isso seria os acordes da escala(eu axo) eh so transpor, o desenho eh o mesmo
|
balsaneli Veterano |
# fev/12
· votar
Ops Obrigado .... "Campo harmonico" nnunca tinha ouvido falar ! Obrigado mesmo !.....
|
pablo.roal Veterano |
# fev/12
· votar
balsaneli
Isso o que você disse seria o conjunto de acordes feitos com a escala de C maior, ou seja, é o campo harmônico maior de C, como o amigo acima falou.
Mas você colocou alguns acordes errados. O campo de C maior é: C, Dm, Em, F, G, Am e Bº.
Dá para achar o campo harmônico de Ré, Mi e etc, conforme você pediu. Só seguir a regra (para campo harmônico da escala maior) a partir da escala que você quiser.
Na escala maior de C (1º grau: C) 1º grau: maior (exemplo: C) 2º grau: menor (exemplo: Dm) 3º grau: menor (exemplo: Em) 4º grau: maior (exemplo: F) 5º grau: maior (exemplo: G) 6º grau: menor (exemplo: Am) 7º grau: diminuto/meio diminuto (exemplo: Bº)
Isso é bom para tirar música de ouvido e para composição de músicas próprias.
|
Rafael.Guitar.YwT Veterano |
# fev/12
· votar
Já que o assunto aqui é dúvida sobre escalas tenho uma dúvida sobre esse site aquihttp://jguitar.com/scale as escalas dele estão certas? E também é bom decorar todos esses shapes em todas as tonalidades? Vlw ae pessoal
|
Penta_Blues Moderador |
# fev/12
· votar
Boa noite!!!
balsaneli Bom, a rapaziada já deu a dica. Sua dúvida está no assunto Campo Harmônico e basta dar uma lidinha nos vários tópicos sobre o assunto pra entender um pouco mais sobre o tema.
Rafael.Guitar.YwT Parece ser uma boa fonte de consulta. Outra é a BUSCA aqui do Fórum para o assunto Escalas.
Regras do Fórum Cifra Club 1. Criação de tópicos 1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;
Valeu!!!
|