Potenciômetro de 500k na fender thinline 72

    Autor Mensagem
    leocamps
    Veterano
    # fev/12


    Fala galera,
    comprei uma fender telecaster thinline 72 há 2 meses e achei o som dela fechado demais nas cordas graves.. tipo, se dedilhar no clean junto com outros instrumentos só dá pra ouvir as 3 cordas mais agudas (praticamente)
    já vi falarem que ela vem com pots de 250k e que os de 500k são os certos pra guitarras com humbuckers.. mas por ser uma tele eu tenho medo de trocar e ficar um som mt aberto/estridente/aaaahodeiosomestridente

    o que vocês acham?
    e queria saber também preço e marca dos potenciômetros caso seja melhor trocar..

    valeeu

    Jandira
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Cara vc pode fazer o teste, compra os Pots da Fender/CTS que não tem erro, se a sua guitarra é toda original e vc não tá gostando do som, acho q o problema não é os pots. Talvez até melhore o som para o seu gosto, mas pode modificar, mesmo que seja pouco, a característica da guitarra.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    saca só:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/183390/

    leocamps
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Jandira
    entendi, é que to sem dinheiro agora e não quero me arrepender de comprar os pots se for ficar pior

    johnny favorite
    já tinha visto esse tópico, só que esse é da deluxe e não da thinline
    imaginei ter bastante diferença já que a minha é semi-hollow, sei lá

    mas obrigado mesmo assim

    leocamps
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    e aí, alguém mais tem experiência com isso pra me ajudar?

    queria saber também se tem um potenciômetro específico pra ela ou se qualquer um da Fender serve

    vale lembrar que to sem dinheiro e não posso ficar fazendo testes pra não gastar à toa rs

    Valotao
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Cara, uma vez comprei um kit da GFS pra uma les paul minha... e os animais me mandaram com pots de 250k. Ficou uma bosta (claro), e posteriormente decidi mudar pra 500k, A diferença é brutal... mesmo que no meu caso tenha sido uma Les Paul, posso garantir que pots de 500k vão abrir o seu som de maneira legal, esses são os pots bons pra humbuckers.. qualquer pot de 500k serve - claro, as melhores marcas tem melhores produtos. Vale lembrar que cada fabricante te uma "tolerancia" em cada pot, então vale a pena medir antes de colocar na guitarra, pois mesmo bons fabricantes tem pots ruins por lote. Abs.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    leocamps
    ahh tá, nem me toquei, quando vi o 72 pensei direto na deluxe.

    leocamps
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Valotao
    pois é, cara.. já vi isso de que humbuckers pede 500k sempre
    meu medo é por a minha ser tanto telecaster quanto semi-hollow rs mas vou testar sim
    tu trocou todos da tua lp? (dos 4 tons e do volume) não sei muito bem também como é, se tem que trocar tudo ou qual a diferença e tal..
    mas valeu mesmo! abç

    Johnny Favorite
    tranquilo.. espero que a minha fique melhor que nem a deluxe fica :)

    Valotao
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Sobre qual é o pot certo pra trocar e "abrir" o som, eu não sei muito bem... jajá aparece alguém aqui e esclarece. No meu caso, eu acabei trocando tudo, pq uma guitarra velha, todos tavam com problema... e eu também ia instalar um "push-pull", então troquei tudo mesmo. Sobre o preço: não esquenta, essa não é uma modificação cara não... a não ser que vc queira comprar potenciometros TOP... dá pra comprar os "normais" por um preço bem razoável (uns 10, 15 paus cada acho). Se vc resolver fazer sozinho, nem vai pesar no bolso.... e não é algo muito difícil de se fazer, pesquisando um pouquinho e treinando a solda dá pra fazer de boa.

    Abixibarraba
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    um amigo meu que é engenheiro eletricista, me disse que os Pots ching ling são melhores do que os de "marca"......procede?

    Ramsay
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    leocamps

    Cara, se vc está achando o som fechado, antes de trocar os pots, experimenta trocar o capacitor do controle de tone por um que tenha a metade do valor.
    Tipo, se o capacitor de tone for de 0.047 uF, experimenta trocar por um de 0.022 uF o que vai tornar o som mais aberto.

    leocamps
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Valotao
    saquei.. vou dar uma pesquisada pelas lojas então pra pesquisar os preços "normais".. depois de trocar dá pra voltar com os 250k originais ou teria que comprar outro? caso eu me arrependa rs

    Abixibarraba
    tomara haha

    Ramsay
    hm, bom saber.. de trocar isso eu nunca tinha visto não
    na verdade quando a regulagem do tone tá boa pras cordas agudas, eu acho as 3 de cima muito fechadas, quando eu regulo pras 3 de cima ficarem normais as agudas ficam estridentes.. não sei nem se era pra ser assim mesmo ou se tem algo errado

    informal
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    leocamps
    Eu também possuo uma thinline 72 México e adoro o som dela. Só que a minha tem pots de 1 M e o som é matador, muito arisca. Bem, o pot do tone começou a apresentar ruído ao ser usado e então resolvi substituir, porém nas lojas de instrumentos aqui no Brasil não encontrei nenhuma que vendesse desses de 1M (procurei dos fabricantes para instrumentos tipo CTS, alpha, gotoh e nada): vou colocar uns CTS de 250 k que tenho boiando em casa que comprei para uma strato, porém veio com a haste lisa para knob tipo tele e ficaram sem uso. Sim, se quiser usar knob de metal comum das teles terá que usar pots com haste lisa e que são um pouco mais largos que os de strato com ranhura. Perceba que os knobs de tele são presos por parafusos laterais, diferentes do padrão strato que são de encaixe para knobs plásticos. Só não concluir a instalação porque também peguei uma chave super switch que tava em casa e encanei de montar uma tele com 5 sons: além dos três normais, uma ligação em série e uma fora de fase, porém to apanhando pra burro pra fazer funcionar.
    O esquema que to seguindo é este daqui.
    http://www.tdpri.com/forum/tele-technical/258114-5-way-super-switch-te le.html
    Quando tiver concluido te falo do resultado. Valeu.

    informal
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Bem, corrigindo uma informação acima. Ainda não testei, mas pensando agora acredito que o knob de metal da tele possa ser instalado no pot com ranhura, já que é parafusado e deve poder ser preso na haste mais estreita. O contrário é que não dá: knob plástico das stratos não cabem nos pots lisos que são mais largos.

    leocamps
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    informal
    saquei.. vc que botou os pots de 1M na tua né? porque as mexicanas vem com de 250
    mas tu tá fazendo o contrário do que eu to pensando em fazer.. eu to vendo de passar de 250 pra 500k, tu tá indo de 1000 pra 250k..
    250k não é ruim pra ela não? (ruim = não ideal) fiquei meio confuso agora

    informal
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    leocamps
    Você não entendeu. Eu não encontrei 1 M nas lojas e sites brasileiros e como tinha esses de 250 k, lisos, novos sem ranhura vou instalar e testar. Mas o que eu gostaria mesmo é de por de 1M pois funcionaram muito bem.

    leocamps
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    informal
    acho que entendi agora.. eu vou ver se encontro de 500k pra testar e ver se eu prefiro.. só não tenho coragem de fazer essa parada aí do 5-way-switch, ma parece ser bem legal.. depois tu comenta aqui como ficou a tua
    valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potenciômetro de 500k na fender thinline 72