Por que guitarra/violão tem 6 cordas?

    Autor Mensagem
    Deecc
    Veterano
    # fev/12


    Fala galera...

    Tava aqui estudando intervalos e tals, e me bateu uma curiosidade:
    Porque Violão/guitarra usam geralmente 6 cordas?

    dei uma pesquisada no google e tals, achei pouca coisa que explicasse isso..alguem sabe?

    Não só isso, pq baixo, violino e tals tem as 4 cordas.. não faço a minima idéia pq de cada instrumento ter seu numero de cordas/teclas/oficicios, etc.

    Obs: pesquisei aqui no fórum mas nao achei nada, se por acaso dupliquei, me desculpem.

    juninholiveira
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Por que guitarra/violão tem 6 cordas?

    Pq mulher tem 2 peitos?

    Responda minha pergunta e eu responderei a sua . . .

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Deecc
    por que violao tem essa finação padrao?
    por que se afina em quartas, e nao em quintas como no violino?

    foram anos de evolução
    alguem achou que, como usamos 4 dedos, se soubesse coordenar cordas soltas e seguradas, 6 cordas daria uma boa gama harmonica pra trabalhar.
    existem violoes de 7 e 8 cordas, mas sao menos populares.

    pesquise um pouco pela historia, vai ver que teve violas diversas, alaudes, etc, ate chegar nesse formato consagrado pelo Torres.

    De Ros
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Deecc

    E no decimo-primeiro dia, Deus criou a guitarra, e colocou nela seis cordas, e viu que era bom.

    E no dia seguinte, Deus disse "Faça-se o pedal de Overdrive", e depois disso, não teve para ninguém....

    Diguito09
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Diguito09
    · votar


    Por que 2 + 2 = 4?

    Simples, por que é pra ser assim.
    ¬¬'

    Tem coisas que foram feitas pra serem assim e pronto, coloca 5 cordas em um violão e tenta fazer um acorde, ele vai ficar perfeito? Err Não, por isso tem 6 cordas.

    PS: O apelido do Deec deveria ser Zequinha isso sim... "Porque sim Zequinha!!!"

    AceFrehley
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Deecc

    Porque 6 é o número from hell.
    \m/

    Deecc
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    juninholiveira

    Vou responder com pudor pelo horario e faixa etária diversa que frequenta o fórum...aheuaheuha pq nós temos 2 mãos, tudo fica proporcional =)

    kiki

    Opa, eu tava tentando achar relatos na história e vi que tem registros do alaude que vc citou e tals , da citarra, dos gregos e afins.. uma resposta que eu achei que poderia escutar seria tipo "fizeram assim pq com 6 cordas vc consegue tensionar o braço de tal forma que vai soar de maneira x,yz...por cada intervalo..." enfim , achei que ouvesse alguma coisa ahueaeh, mas vlw !

    De Ros

    Aheuhaehae \o/ boa resposta


    então povo, é só curiosidade sobre o intrumento que to aprendendo...se não tem algo como "a matemática ou a fisica te explica" tudo bem :P

    Deecc
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Deecc
    · votar


    Diguito09

    sou curioso e pergunto mesmo...se tiver resposta tudo bem
    alem do mais se ninguem fosse curioso e quisesse saber das coisas, vc nao teria violão guitarra, pra tocar hj...

    AceFrehley

    aheuhaea 666 é from hell xD

    koister
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    o engraçado, é q se a guitarra tivesse 7 cordas, teria gente perguntando "pq a guitarra tem 7 cordas?"

    quanto a afinação, foi feito de uma maneira que ficasse facil de execultar acordes; foi a mesma parada das teclas do computador : é uma ordem para facilitar

    Junior AJNB
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    É questao mercadológica

    A guitarra é um instrumento caro (pedal, amp, cabos, etc) e com apenas 6 cordas o pessoal consegue economizar bastante

    E tambem imagina se existisse uma corda mais fina que a mizinha, seria f*dido

    Deecc
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Opa, obrigado pelas respostas meu povo, já vi que não é algo certo, que alguém vá explicar aqui =)

    Abraços!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Por que guitarra/violão tem 6 cordas?