Sobre as aulas de musica na escola

    Autor Mensagem
    lokiol
    Veterano
    # fev/12


    Galera, eu queria saber o seguinte:
    Eu vi um tópico aqui no FCC falando que é lei ter aulas de música nas escolas, quando fui cobrar do meu professor ele disse que tinha que ter música na matéria, como por exemplo, interpretação da letra da música em português, etc... Eu gostaria de saber se posso exigir ter um horário para música, com um professor formado em música ensinando sobre a música, acordes, escalas, partitura, etc...

    Agradeço desde já.
    Lokiol.

    ALF is back
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    lokiol
    sei de q topico vc está falando...e eu entendo q sim, vc pode exigir...
    letra de musica em portugues? rs
    acho q seu professor nao ta por dentro dessa lei q, talvez comece devagar mesmo...tenta ver com o coordenador de sua escola...ele deve estar mais atualizado...a lei deve ser recente e a coisa ainda nao começou a andar

    lokiol
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: lokiol
    · votar


    ALF is back
    Não me lembro do tópico de cor, mas falou que o Lula assinou essa lei em 2008...

    victorleon
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    lokiol

    Sim, o mateusstarling criou o tópico, o Lula assinou essa lei em 2008, eu acho que a partir do ano que vem todas as escolars já teriam que ter aula de música

    gufavaretto
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu concordaria, se fosse colocado no quadro escolar, imagina, se todos aprendessem a ler partituras e tal...

    Deco_ufrj
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    É preciso ler a lei antes de sair cobrando as coisas...

    Primeiro, que a lei só se aplica ao ensino básico, ou seja, infantil e fundamental.

    Segundo, a lei não obriga a ter uma disciplina chamada música, apenas diz que o ensino de musica deve ser integrado a alguma disciplina, como por exemplo Arte. O seu professor por exemplo, está correto... se ele fizer uma interpetração da letra de uma música, ele está incluindo música no ensino. Infelizmente a lei não especificou a forma que a musica deve ser abordada...

    Inclusive achei esse texto aqui:
    Há várias formas de se trabalhar a música na escola, por exemplo, de forma lúdica e coletiva, utilizando jogos, brincadeiras de roda e confecção de instrumentos, como sugere Sonia Albano, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical (ABEM). "Dessa forma, a música é capaz de combater a agressividade infantil e os problemas de rejeição". Nas escolas da rede municipal de Franca, onde o Projeto de Educação Musical já existe desde 1994 (ou seja, muito antes da lei nº 11.769 entrar em vigor), as crianças não só ouvem música, como a produzem, fazendo pequenos arranjos e tocando instrumentos como a flauta doce e alguns de percussão. Elas também vivenciam a música, por meio de trabalhos corporais que desenvolvem a atenção e a coordenação motora. "Não queremos formar músicos, mas desenvolver o espírito crítico, conhecer as raízes da música brasileira, despertar o gosto musical, preservar nosso patrimônio e aumentar o repertório musical nacional e internacional", diz Lisiane Bassi.

    Para que o ensino proposto na Lei tenha bons resultados, o indicado é que as escolas intensifiquem trabalhos já produzidos em sala de aula e que levem em conta o contexto cultural dos alunos."

    Então se seu professor quiser brincar de "ciranda cirandinha", ele estará colocando musica no ensino... rsrsrs cuidado com o que você vai cobrar... kkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre as aulas de musica na escola