Dúvidas: Campo Harmônico

    Autor Mensagem
    Eu.Aprendiz
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Eu.Aprendiz


    Bom, eu procurei entender CH em cima de dois tópicos: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/ e http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/41601/, e apesar de serem excelentes tópicos, ainda assim restaram algumas dúvidas.

    1 - Quantos CH existem? Natural, Maior, Menor, etc, etc...

    2 - Eu entendi (quase que perfeitamente) como se acha o CH através do uso dos modos gregos e formação de acordes, ou seja ficou fácil perceber a relação entre o CH de C e o modo Jônio (escala maior padrão). Mas e o CH de um acorde menor? Cm, por exemplo, como ficaria? Qual modo usar? Eólio (menor padrão)? Porque nesse caso a terça tem de ser menor, correto? E aí depois ir sobrepondo as terças respeitando as notas correspondentes à escala, certo?

    3 - Na pergunta de cima eu disse 'quase que perfeitamente' porque não consegui entender o VII grau do CH. Ele é sempre meio diminuto porque não se admite notas com acidentes, é isso? E se aparece uma nota com acidente eu ando sempre meio tom acima? Nunca meio tom abaixo? Por isso? Daí então o F# no acorde de Bm vira G, se fosse um acorde de A, o C# viraria D, tá certo o raciocínio?

    4 - Um acorde possui dois CsHs, um formado por tríades e outro por tétrades, é isso? E a única relação entre eles é o fato de possuírem a mesma nota fundamental, certo?

    Acho que eram essas minhas dúvidas, qualquer coisa posto aqui de novo.

    E eu poderia ter postado isso no tópico oficial? Não sei se pode revive-los ou não.

    Abraços.

    De Ros
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu.Aprendiz

    1-Praticamento um para cada tipo de escala. Nas pentas, tu acaba com alguns acordes incompletos, e nas escalas de mais de 7 notas, com mais de uma opção para um mesmo grau.

    2 - Certo.

    3 - Por fazer essa pergunta, deduzo que tu ainda não sacou o campo harmonico. Volte uma casa e leia atentamente os tópicos correspondentes.

    5 - A diferença é que o CH das tríades é formado por tríades, e o das tétrades, acrescenta-se a sétima em cada acorde. Me sinto o capitão obvio nessa, hehehe!

    Sim, tu tinha que ter postado no tópico oficial. Provavelmente este aqui será fechado...

    LeandroP
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    Bom, eu procurei entender CH em cima de dois tópicos: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/ e http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/41601/, e apesar de serem excelentes tópicos, ainda assim restaram algumas dúvidas....
    ...
    E eu poderia ter postado isso no tópico oficial? Não sei se pode revive-los ou não.

    Sim. É para utilizar os tópicos sobre o assunto.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas: Campo Harmônico