Guitarras Semi Acústicas Desplugadas

Autor Mensagem
Picazio
Veterano
# jan/12


Olá. ;D
Primeiramente, gostaria de saber se as guitarras semi acústicas possuem um som alto quando tocadas sem ligar no amplificador. Tipo, nada exagerado, apenas o suficiente pra tocar em uma roda de amigos, por exemplo. E então, isso é possível?
-
E, a outra pergunta seria quanto á denominação. Encontrei diferentes modelos de guitarra quando procurei por "Semi Acústica", e outros modelos diferentes, quando procurei por "Acústica". Gostaria de saber se há diferença, e qual seria.
-
Bom, obrigado pela atenção. Utilizei a busca, mas acabei não encontrando muitas informações como estas. Vlw. ;D

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


Amigo, use a busca....

mas...


Olha, nesse video ta desplugada:




Picazio
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man
Usei a busca sim, mas não encontrei muitas informações sobre ela desplugada. Ah, e também já tinha visto esse vídeo, mas não deu pra ter uma idéia muito boa do som, então eu precisava de alguém que realmente tivesse uma semi-acústica. De preferência uma até 1.000, que é mais ou menos o preço da qual eu pretendo comprar. ;D

Buja
Veterano
# jan/12 · Editado por: Buja
· votar


Tipo, nada exagerado, apenas o suficiente pra tocar em uma roda de amigos, por exemplo. E então, isso é possível?
Cara...é so um pouquinho mais alto que uma guitarra comum. Nao se compara a um violao. Mas pra tocar baixinho numa roda de 4 amigos, todo mundo escutando numa boa até que da. Mas se o povo cismar de cantar e berrar pode esquecer, so violao jumbo mesmo.

E, a outra pergunta seria quanto á denominação. Encontrei diferentes modelos de guitarra quando procurei por "Semi Acústica", e outros modelos diferentes, quando procurei por "Acústica". Gostaria de saber se há diferença, e qual seria.
Sim, tem algumas diferenças. Por exemplo, tive uma que era mais para blues, digamos assim, outras ja sao mais jazz

Blues

Jazz

Tambem, algumas sao mais finas que as outras, o que interfere bastante no timbre e no sustain da guitarra. Alem disso, existem alguns modelos com ponte fixa tune omatic, outras com bigspy e outros tipos de ponte. Sao diversos modelos, vai de gosto de cada um.
As acusticas, sao completamente ocas, e nao tem um bloco de madeira fixa por dentro, motivo pelo qual a semi-acustica tem esse nome.


edit:
De preferência uma até 1.000, que é mais ou menos o preço da qual eu pretendo comprar. ;D
A minha era uma condor jc501. Tanto ela como a jc 502 sao otimas guitarras, bem pesadas, com braço em nato, escala em rosewood e corpo em mogno laminado. Tem um ustain incrivel e timbre matador.
Somente a vendi pq achei um modelo que me interessava mais, por sinal, bem pior, mas era minha vontade.

Nao acredito muito nas memphis (tagima sim, memphis nao) nem na benson. Sao lindas, mas nao acho que tem a qualidade que uma semi acustica merece ter.

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


Cara olha o timbre que LINDO *.*:
*-----*


MMI
Veterano
# jan/12
· votar


Picazio

É uma confusão danada mesmo, o nome em português bagunça tudo. Tem 2 tipos, as "semi-hollowbody" tem um bloco central de madeira maciça, como nas ES-335. O outro tipo é das "hollowbody", que são ocas e quase um violão com captadores (esse tipo até dá para tocar numa roda desplugada), tipo as L-5.

Picazio
Veterano
# jan/12
· votar


Buja
Puts cara, vlw. Sanou todas as minhas dúvidas. :D
Hm, que pena. É que eu gosto muito de guitarra, mas também gosto de violão, e nunca consigo decidir qual dos dois instrumentos eu vou comprar. Aí eu pensei na Semi, mas então nem vai dar mesmo, pela altura do som desplugada... Mas, quem sabe... Um dia eu ainda vou testar ela em uma loja. ;D

guizimm
Veterano
# jan/12
· votar


use a busca

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


Picazio
Sim testa na loja cara...So uma coisa a se considerar. Ao comprar semi acustica é bom saber realmente o que esperar dela. Semi acustica nao é qualquer guitarra, cada detalhe faz uma diferença. Se quer modelos que ressoem mais, é bom ir nos modelos jazz de caixa grande. Por isso o video do cara soou mais alto. Modelos blues de corpo mais fino, ou mesmo os que tem o bloco de madeira grande, dao bastante sustentacao plugadas, mas desplugadas nao vao muito alem de uma guitarra comum.

So digo uma coisa. Quem pega uma boa semi acustica, nao se arrepende jamais. Se vender, vende chorando. Eu tocava metal com minha semi acustica, e era a guitarra que eu mais gostava de tocar com distorcao hein, coisa que muita gente diz que nao combina com ela.

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


Buja:

A semi acustica é mais leve ou mais pesada que uma guitarra comum?

Spect
Veterano
# jan/12
· votar


E, a outra pergunta seria quanto á denominação. Encontrei diferentes modelos de guitarra quando procurei por "Semi Acústica", e outros modelos diferentes, quando procurei por "Acústica". Gostaria de saber se há diferença, e qual seria.

São basicamente dois tipos: as full hollow body e as semi hollow body. Como o nome diz, a primeira tem o corpo inteiramente oco, como o de um violão, a segunda tem um bloco de madeira sólida no meio, e você tem que prestar atenção nisso na hora de escolher. As full-hollow costumam ter o som mais alto desplugadas, porém também sofrem mais com feedback quando plugadas em volumes mais altos. Mas, se você tá querendo uma semi-acústica para substituir violão, não vá nessa, são duas coisas diferentes e não dá para substituir um pelo outro.

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man
Cara....a minha era beeeem mais pesada que todas as outras que testei. A titulo de comparacao, uma les paul macica passa perto dela em questao de peso, mas em tamanho uma semi acustica é imponente!

A minha era uma dessas

Buja
Veterano
# jan/12 · Editado por: Buja
· votar


Mas, se você tá querendo uma semi-acústica para substituir violão, não vá nessa, são duas coisas diferentes e não dá para substituir um pelo outro.
Falou tudo amigao! Semi acustica é bem diferente de um violao, nem se assemelha no som. É uma guitarra desplugada com volume mais alto!

Mas eu gostava de treinar de noitao, quando nao podia plugar. Tinha um som até audivel e gostoso. Mas isso é, tocando 1 da manha, sozinho. Nunca a levei em roda de amigos

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


Guitarra acustica:

http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2009/08/ES150_CAP.jp g


Guitarra semiacustica:

http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2009/08/ES-335TD.jpg




A guitarra acústica tem um som legal (desplugada)



Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Picazio
É que eu gosto muito de guitarra, mas também gosto de violão, e nunca consigo decidir qual dos dois instrumentos eu vou comprar.

Eu tenho duas guitarras semi-acústicas. Ambas boas. Nenhuma delas chega em um som remotamente parecido com o de um violão desplugado. Até um violãozinho de 100 reais que eu tinha produzia um timbre desplugado melhor que o dessas guitarras.

Alguns meses atrás, eu estava em uma dúvida sobre pegar uma hollowbody (acústica, mais gorda e sem o bloco central) para usar também desplugada. O MMI até deu uma ajuda. Optei no final por não fazê-lo principalmente porque as hollowbody que produzem um bom som desplugadas são *caras*. São instrumentos de fabricação mais complexa, se comparadas a um violão ou guitarra de corpo sólido. E esteja ciente de que mesmo as melhores archtops acústicas (sem captação) têm um som bem diferente de um violão. Elas têm menos brilho e graves, um timbre mais focado nos médios, e as notas têm um decaimento mais brusco. É um tipo de som peculiar, e é altamente improvável que você qualquer hollowbody de 1000 reais chegue perto do som desplugado de um violão com o mesmo preço.

Seitras
Membro Novato
# ago/15
· votar


Então pessoal, eu criei um tópico antes, mas ele foi fechado, dizendo que era para eu procurar melhor e etc. Bem esse foi o que mais se aproximou, mas tem umas diferenças...
Eu toco em casas de shows, o porém é que meus violões estão muito ruins para tocar com mesas e etc, então eu pego emprestado, eu queria comprar um novo, mas ao mesmo tempo gosto de usar a guitarra nos shows, gosto do timbre dela, e o porém é que como é só eu e não uma banda, a guitarra quando tocada ao som limpo não tem o mesmo peso de um violão, eu queria poder ter uma guitarra que eu possa tocar acordes, mas não perder o peso, o embalo da musica, mas ao mesmo tempo colocar um loop e fazer solos de guitarra. Alguém me indicaria? Eu posso vender a minha guitarra e um violão, e juntando tudo acho que até uns R$ 1.300 eu tenho pra gastar

JJJ
Veterano
# ago/15
· votar


Seitras

A sua guitarra está sem "peso", é isso?

Algumas questões fundamentais, que eu não consegui "captar", lendo seu texto:

Qual é a guitarra?
Ligada em quê? Direto na mesa?
Usa algum pedal/pedaleira?
Qual o tamanho do lugar onde você toca ao vivo?

Respondendo isso, fica mais fácil ajudar.

Seitras
Membro Novato
# ago/15
· votar


É uma Strinberg CLP 79 (Les Paul)
Ligada em uma pedaleira com pre-amp
O tamanho é variado, tanto lugar aberto quanto fechado, de vinte a cem pessoas.

Seitras
Membro Novato
# ago/15
· votar


Ps: eu toco desde um rock n roll, até bossa nova, mais pro rock nacional, eu só sinto que a guitarra sozinha, sem uma bateria, baixo e etc, não satisfaz minha necessidade, o que no caso de um violão satisfaz, mas não quero trocar um pelo outro, e não tenho condições de ter os dois :v

Alex guitar man
Veterano
# ago/15
· votar


undefinedSeitras

Clp 79 sem peso? Vamos timbrar melhor ele som limpo ai, que pedaleira é? Que amp ela ta simulando?

Seitras
Membro Novato
# ago/15
· votar


O sem peso que eu digo é que a voz e o instrumento não casam, não fica o som bem preenchido, como se faltasse algo a mais, se eu boto um drive e distorção até fica legal, mas no clean nem tanto.
Eu uso uma ME-25, simulando fender twin

Alex guitar man
Veterano
# ago/15
· votar


Seitras

tente com um Eq tirar os médios que batem com a voz, deixando um clean mais scooped, ve se da certo

JJJ
Veterano
# ago/15
· votar


Bom... os captadores genéricos originais da CLP79 são meio xoxos mesmo, mas dá pra tentar equalizar (seja na mesa, seja na pedaleira) pra melhorar isso aí.

Se quiser melhorar a captação (o que é uma possibilidade também), peça um conselho ao Bertola no tópico dele.

Seitras
Membro Novato
# ago/15
· votar


Posso até tentar (não no momento, pois estou sem minha pedaleira), mas eu curto a pegada acústica do violão saca, uma grande diferença há entre o som de uma guitarra ao violão, tentei usar o equalizador que simula um violão da me-25, mas fica um som abafado, uma Semi-Acustica GSH570, será que me satisfaria?

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


Seitras

Você tem duas soluções.

Uma é instalar uma ponte com piezo. A guitarra vai ter som de violão de aço, bem convincente. Talvez num tópico de piezo sua pergunta ficaria melhor que neste.

Outra opção é usar MIDI. Você instala um GK na guitarra e pega um pedal guitar-to-MIDI. Você vai ter o som de aço e de nylon, além de toda a biblioteca de MIDI - teclas, sopro, percussão...

Nefelibata
Veterano
# ago/15
· votar


Seitras

Eu uso uma ME-25, simulando fender twin

Amigo, o que acontece muito é que um amp fender "mal timbrado" pode ser a causa da falta de peso, especialmente por falta de médios, o som fica vazio e não preenche.

Mta gente timbre esse tipo amp sem banda, em casa ou sozinho, numa equalização em V, pode até ficar legal, mas ele tende a sumir no mix da banda pq a bateria tende a cobrir os agudos e o baixo a cobrir os graves.

Eu diria pra, antes de tudo, vc retimbrar a simulação do twim colocando mais médios. Pode resolver seu problema de cara.

Abraço

Stalingrado
Veterano
# ago/15
· votar


Picazio
Cara, já tive uma semi-acustica, a Tagima Blues 3000. Ela não é daquelas enormes, tem um corpo menor e nela, o som saia naturalmente mais alto que numa guitarra normal, mas não a ponto de você puder, por exemplo, cantar e ouvir nitidamente a guitarra

Lelo Mig
Membro
# ago/15
· votar


Seitras

Cara, se você toca sozinho, sem banda e que "ampliar" seu leque de timbres, aumentar a gama de cores e etc...tô com o MMI...

Vai de Midi!

Seitras
Membro Novato
# ago/15
· votar


Andei pesquisando sobre o GK, realmente me impressionou, mas no momento não tenho dinheiro suficiente para comprar o GK + o pedal, então acho que vou colocar um Piezo mesmo, olha, acho que vocês me deram uma grande ajuda, quase ia me desfazer de muita coisa

Seitras
Membro Novato
# ago/15
· votar


Minha dúvida é mesmo em como vou colocar? quanto custará? Caso seja muito anomalito eu dar para um luthier fazer o trabalho, mas quanto ficaria e etc

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarras Semi Acústicas Desplugadas