Escalas que um Guitarrista deve saber?

Autor Mensagem
Drinho
Veterano
# jan/12
· votar


Escalas que um Guitarrista deve saber?

quanto mais melhor, tudo que você puder aprender para enriquecer seu som é válido...

Só tenha em mente que saber muito e fazer bom uso é diferente de saber tudo e ser um escravo da técnica e teoria...

bb king não usa praticamente nada e alex hutchings usa um monte de coisa...

o que eles tem em comum? ambos fazem músicas fantásticas

mvrasseli
Veterano
# jan/12
· votar


Jorge Master

Você não precisa saber escala nenhuma se tiver a combinação intuição+percepção musical, e eu estou falando sério mesmo!

mario31201
Membro Novato
# set/15
· votar


para um guitarrista de jazz quais as escalas que deve usar alguem me sabe dizer?

Filippo14
Veterano
# set/15
· votar


mario31201

Jazz é um ritmo muito amplo, tendo dezenas de variedades, da mesma forma como o rock ou metal.

As escalas de fato importantes na minha opinião para qualquer estilo, que suprem qualquer acorde que possa aparecer são as seguintes:

Escala menor natural
Escala menor harmônica
Escala menor melódica


Escala menor natural engloba os 7 modos gregos, então pode ser considerada como 7 escalas diferentes que devem ser estudadas separadamente em algum momento

Escala menor harmônica não possui nome para todos os modos que ela possui, mas também precisa ser estudada individualmente modo a modo, sendo 7 escalas "distintas"

O mesmo vale para a escala menor melódica que deve ser realmente estudada separadamente, principalmente para se estudar e tocar jazz, conhecendo assim seus 7 modos e como ela pode ser utilizada como escala alterada


Com essas 21 "escalas" voce consegue tocar em cima de qualquer acorde, contudo, para de fato finalizar seus estudos na área de escalas voce tem que estudar de verdade a escala alterada, que é menor melódica, mas com uma utilização diferente. Fora isso vale estudar a escala tons iteiros e dom-dim/diminuta

Estude como utlizar essas escalas pelo braço todo, que acordes são formados em cada campo harmônico, quais sonoridades cada uma tem e como gerar essa sonoridade, em quais acordes cada uma funciona, como transitar entre campos e como funciona músicas atonais.....

Abração

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


pentatônica é escala de pobre

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/15
· votar


cara me sinto um E.T quando o assunto é teoria musical e fico perdido com escalas...como a galera consegue gravar esse monte de escalas? e as notas no braço da guitarra? e pior ainda como usar essa teoria na pratica na hora de um improviso? comecei a fazer aulas com um professor particular agora, mas ja sou autodidata a 1 ano, mas as vezes acho que nunca vou decorar esse monte de escalas..

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


não se decora as escalas, decora-se os intervalos e aplica a cada ponto de partida

a música se passa num tom, numa escala e modulada em vários outros tons pra criar interesse e tensão...

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/15
· votar


pianoid

eu tentei decorar escalas mas realmente quando tenta pela lógica dos intervalos parece mais facil, mas ainda não peguei o jeito da coisa.

Filippo14
Veterano
# set/15
· votar


bruno_novatorj

Cara, não é dificil decorar as escalas, é dificil aplicá-las de um jeito musical

A Escala menor natural possui 7 modos gregos, esses modos pensando eles em determinado tom tem as mesmas notas, ou seja, pensando no tom de E menor natural teremos

G Jônio (Sol - Lá - Sí - Dó - Ré - Mi - Fà #)

A dórico ( Lá - Sí - Dó - Ré - Mi - Fà # - Sol)

B frígio (Sí - Dó - Ré - Mi - Fà # - Sol - Lá)

C lídio (Dó - Ré - Mi - Fà # - Sol - Lá - Sí)

D mixolídio (Ré - Mi - Fà # - Sol - Lá - Sí - Dó)

E eólio (Mi - Fà # - Sol - Lá - Sí - Dó - Ré)

F# lócrio ( Fà # - Sol - Lá - Sí - Dó - Ré - Mi)

As notas são as mesmas, contudo, partindo de pontos de referência diferentes, os intervalos passam a ser diferentes, e utilizando-as em acordes diferentes conseguimos dessa forma criar sonoridades distintas.

Ou seja, as notas no braço são sempre as mesmas 7, o que muda é a forma de aplicá-las.


Pegando a Escala menor harmônica, a diferença para a escala menor natural é de apenas uma nota. pensando em E menor harmônico, a diferença é a ausensia do Ré e a adição de um Ré #

E menor harmônico ( Mi - Fá# - Sol - Lá - Sí - Dó - Ré #)

Formando claro, outros 7 modos da menor harmônica com aplicações e sonoridades diferentes. Contudo, particularmente eu acho a sonoridade dos modos dessa escala mais iguais devido ao intervalo de 1,5 T gerado nesse exemplo entre o Dó e o Ré#. Esse intervalo caracteriza muito essa escala, mas não deixa de ser importantíssimo estudar todos os 7 modos.

Por fim, pensando em Escala menor melódica, ela muda apenas uma nota em relação a escala menor harmônica. Ela retira o Dó e adiciona um Dó # usando o exemplo do texto.

E menor melódico ( Mi - Fá# - Sol - Lá - Sí - Dó# - Ré#)

Essa escala vale muito a pena estudar os 7 modos que ela cria, os acordes gerados, basicamente destrinchar ela completamente para conseguir tocar jazz. Scott Henderson mesmo usa muito os modos dessa escala para tocar, inclusive blues.

Portanto não é tão dificil entender as escalas, muda apenas uma nota. Entendendo bem as notas que se alteram e conhecendo bem o braço é possível chegar na escala menor melódica com facilidade partindo da própria menor natural.

Existe a escala alterada também, mas ela tem os mesmos intervalos da escala menor melódica, mudando apenas os acordes que serão utilizados em sua aplicação.

A escala dom-dim é a mesma escala que a diminuta, partindo apenas de pontos de referência distintos, podendo dizer talvez que ambas seriam 2 modos de uma escala principal sem nome.

Escala tons inteiros é a única escala que tem intervalo de 1 tom para todas as notas.


Muitas escalas "exóticas" não deixam de ser nomes criados para modos dessas escalas, ou escalas que tenham apenas 6 notas, excluindo uma das 7 notas que compõe um desses modos que eu descrevi, então para mim o que vale é isso que eu descrevi, fora disso para mim, pelo menos até hoje nunca alterou nada na minha vida.

O que eu gosto muito é de sempre pegar esses conceitos e trazer para um mundo mais "guitarrístico", escolhendo as 5 melhores notas de cada modo, abusando das notas que fazem eles serem diferentes dos demais e criando assim "pentas" deles. A penta m7, tradicional da guitarra, nada mais é que a pentatônica da Escala menor natural o eólio, seriam as 5 melhores notas para aquele modo. Para mim é uma ideia que funciona e sempre me ajudou a compreender bem a sonoridade de cada modo, entendo assim as diferenças entre eles.


Abração

o.Oo 0
Membro Novato
# set/15
· votar


As pentatônicas são ótimas porque há um monte de possibilidades.
Em C, por exemplo, e usando somente a penta maior de...
G : G A B D E
no acorde: 5 6 7 9 3

D : D E F# A B
no acorde: 9 3 11# 6 7

A : A B C# E F#
no acorde: 6 7 (b9) 3 11#

etc.
Aí, conforme vai ficando mais dissonante, usar as notas "erradas" somente de passagem ou, MUITO interessante, omiti-las. Várias sonoridades diferentes.
Ou utilizá-las mesmo!
E vai combinando, passeando.
Há um livro sobre isso, "Pentatonic Scales for Jazz Improvisation".

Sobre a escala alterada - C# D E F G A B, por exemplo, se o I for o F# -, acho que o mais importante é entender que ela é para um acorde dominante (1 - 3 - b7) com as duas nonas e as duas quintas alteradas, isto é, um semitom acima e um abaixo de cada 9a e 5a do acorde.
Acho mais interessante porque ajuda a visualizar na guitarra o acorde, ao mesmo tempo as tensões dele, ensina a evitar as notas "de sempre" e, como quase não tem nota em comum com o próximo acorde, a gente é meio que obrigado a focar na linha melódica e conduzir as vozes.

Outra coisa muito interessante sobre a menor melódica é que na maioria das vezes uma linha feita sobre o acorde G#7(#11), por exemplo (IV do campo harmônico de D menor melódico), também serve para qualquer outro acorde do mesmo campo. Então não é necessário mais prestar atenção nas escalas e sim nas funções das notas em cada acorde.

Particularmente, acho melhor, ao invés de decorar várias escalas, saber o que fazer com uma e aonde está sendo feito.
Por exemplo: na cadência Dm7(b5) - G7#9 - Cm, eu posso usar somente a escala maior de Ab (C frígio).
Se ela não tem a note ré, o ré bemol fica de passagem pro dó no Dm7b5, fica meio blues; no G7#9 eu posso trocar a nota dó pelo si (G alterado) ou tirá-la (fica a penta maior de Db) e no Cm tirar as dissonâncias (penta menor de C).
Ou seja, houve substituição harmônica utilizando uma única escala.

Ninguém precisa de tudo isso. Só das pentatônicas de Ab, de Db e de Eb.

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/15
· votar


Filippo14

obrigado pela explicação! ainda estou tentando absorver todos esse assunto de escalas. ainda tenho muitas duvidas. o que aprendi até agora de escalas foram os intervalos da maior e menor natural e como formar as escalas a partir do ciclo das 5º. agora vou tentar entender a pentatonica. mas como não estou dispondo de muito tempo para estudo isso ainda é um assunto meio que nebuloso pra mim. quanto as notas no braço da guitarra vc gravou todas? ou usa um dos diversos métodos para achar as notas?

Filippo14
Veterano
# set/15
· votar


bruno_novatorj

Gravar todas as notas do braço eu ainda sofro um pouco, consigo descobrir sei la, em 5 segs no máximo quando eu esqueço, mas funciona, no começo se foca nos modelos, grave os modelos de tudo, mas de fato entenda o que você ta fazendo. Saiba que determinada posição no modelo equivale a determinado intervalo em relação à nota 1 e que nesse tom ela passa a ser a nota x.

Com o tempo vai facilitando, mas sempre se perguntar porque aquilo funciona, pq determinada escala em tal acorde fica melhor, qual a nota que combina bem naquele momento, você tem que gravar os modelos num primeiro momento para conseguir tocar e ir entendendo a sonoridade, mas sempre tentar compreender de fato o que ta rolando e não ficar só na decoreba de modelo. Entender quais notas ficam boas te ajuda muito na hora de compor ou improvisar um solo, mas vem com o tempo tudo isso.


Abração

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/15
· votar


Filippo14

Eu já gravei alguns modelos de pentatonica e maior e to tentando gravar as notas tb, mas como vc disse, isso vem com o tempo. e vi algumas formas de achar as notas no braço da guitarra, mas mesmo assim é muita coisa. imagina o que vem depois disso!! rs

abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas que um Guitarrista deve saber?