Dicas para estudo de blues rock

    Autor Mensagem
    JucaPereira
    Veterano
    # jan/12


    Olá pessoal,
    Entrei de férias hoje da escola e pretendo estudar profundamente o Blues Rock, principalmente técnicas de improviso para solos, e também algumas músicas.

    Como estou com um perna operada e não posso sair de casa, estudarei em média 8 horas por dia, todos os dias durante 1 mês e meio, e gostaria de ajuda sobre o que estudar.
    Gosto de ouvir Eric Clapton, Jimi Hendrix, John Mayer, Buddy Guy.

    Partindo do princípio de que não sei nada sobre blues, o que é bom estudar para começar a improvisar ?
    Algum Livro/DVD que vocês me indiquem ?
    Que técnicas devo aprender primeiro ?
    Quais escalas ?
    Algum canal no YouTube que me ajude ?

    E depois, quais seriam umas escalas mais intermediárias ? Algumas técnicas mais difíceis ?

    Obrigado pela ajuda desde já, e desculpe estar sendo meio folgado :)

    Mcjames
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    eu baixo os exercicios de guitar pro por aqui http://www.tabsheaven.net/interpret.php?id=1705 so blues

    lokiol
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pega no youtube sobre acordes com sétima, que são os mais usados em blues, depois pega as pentatonicas e pentablues, e quando você estiver muito bom nelas, você pega as escalas maiores...

    Com isso e sua criatividade, você cria solos violentamente bons...

    OsamaBinLaden
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Veja bem, eu vou te ajudar!

    A escala pentatônica de Blues ( ou "Escala Penta Blues" ) é formada por 6 notas diferentes. Vamos tomar como exemplo a Escala Pentatônica de Blues em Mi menor:

    Mi - Sol - Lá - Sib - Si - Ré - Mi

    Esta escala tem os seus "intervalos genéricos", que são:

    1ª - Mi, 3ª - Sol, 4ª - Lá, 5ª - Sib, 5ª - Si, 7ª - Ré, 8ª - Mi

    Note que não temos nem a 2ª e nem a 6ª. E também temos 2 vezes a 5ª, pelo fato de termos dois Si: um Si bemol e o outro Si natural.

    Agora que aprendemos os "intervalos genéricos", vou falar sobre os "intervalos específicos"!
    Os intervalos específicos são:

    Mi - Tônica ou 1ª justa ( T ou 1ªj )
    Sol - 3ª menor ( 3ªb )
    Lá - 4ª justa ( 4ªj )
    Sib - 5ª diminuta ou Trítono ( 5ªb )
    Si - 5ª justa ( 5ªj )
    Ré - 7ª menor ( 7ª )
    Mi - 8ª justa ( 8ª )

    Podemos usar a Escala Pentatônica de Blues para solar em cima de acordes Maiores com sétima menor. Exemplo: podemos usar esta escala em mi menor ( Mi - Sol - Lá - Sib - Si - Ré - Mi ) sobre o acorde de E7 ( Tríades: Mi - Sol# - Si - Ré ).

    JucaPereira
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Mcjames

    Obrigado pela indicação, estava mesmo em busca de alguns licks !

    lokiol

    Vou dar uma olhada no YT a respeito dos acordes com sétima, obrigado!

    OsamaBinLaden

    Muito obrigado pela ajuda! Então, deixe me ver se entendi, basicamente a penta blues é formada pelas (1 - 3 - 4 - 5b - 5 - 6) ? E uso esa escala para solar sobre o acorde em sétima ?
    Por exemplo, utilizo a penta blues de Lá quando for solar sobre um acorde de A7; uso a penta blues de Dó quando for solar sobre um C7, etc...?

    Obrigado novamente !

    pepomello
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Entrou de férias só agora , ta louco cara?

    DraKo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    JucaPereira

    A formula citada pelo Osama é a da penta blues menor, normalmente os guitarristas de blues utilizam a penta menor blues sobre o acorde mesmo ele sendo maior. Ex:

    Na cadencia : G7 / C7 / G7
    C7 / G7 / C7
    D7 / C7 / G7 / D7

    O tom desta harmonia é C maior, porém para alcançar a sonoridade blues é melhor improvisar sobre os acordes separadamente. no blues vc pode utilizar tanto a penta blues maior do acorde quanto a menor. ou seja:

    C7 - penta blues Cm ou penta blues C
    G7 - penta blues Gm ou penta blues G

    Além de tocar as pentatonicas separadamente vc pode unir os shapes da penta menor com a penta maior (sem as blue note) formando a escala mixolido b3, se chama assim pois esta escala apresenta diferenças da escala maior natural como a 7 menor e a b3 (terça menor) .
    Alem disso ainda vc pode utilizar arpejos meio diminutos na terça do acorde para alcançar a tensão do acorde dominante. Ex:

    C7 - C mixolidio b3 ou Arpejo diminuto de E
    G7 - G mixolidio b3 ou Arpejo meio diminuto de B.

    O assusnto ficou meio longo e complicado mas como vc tem bastante tempo você deve olhar cada uma destas possibilidades e treinar bastante, pois com estes recursos vc ja vai conseguir improvisar um blues de muita qualidade.

    metalic_joker
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Desculpa a pergunta noob mas o que diferençia uma escalar maior ou menor? Isso tem a ver com oitavas de ser mais agudo ou mais grave?
    Enquanto os acordes menores e maiores, me explique porfavor. Ex: Em e E

    DraKo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    metalic_joker

    a diferença é bem simples, o tom maior da para a musica uma expressão mais alegre, já o menor expressa mais tristeza, isso por causa da b3 e da 6m exemplo:

    Penta C - C D E G A
    Penta Cm - C Eb F G Ab

    Eb é a terça menor (b3)
    Ab é a sexta menor (6m)

    No blues costuma-se usar a escala menor porque o tom de tristeza é característico dom próprio blues

    metalic_joker
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    DraKo

    Eu só não entendi porque a terça menor se chama ''b3''

    penta C - 2C 3D 4E 5G 6A
    penta Cm- 2C 3Eb 4F 5G 6Ab ( esses números são o que defini a ''segunda, terceira...'') Não seria assim?

    metalic_joker
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: metalic_joker
    · votar


    DraKo

    Isso ai só se aprende deorando mesmo mesmo?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Blues Lead Guitar - Excelente "Free" Curso de Blues - Aqui!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/199697/

    For outros trocentos canais no Youtube e aqui no mesmo no FCC.

    É questão é de virar na busca e pesquisar! Estudar também envolve essa atitude. Sinto muito, mas há dezenas de tópicos sobre o mesmo assunto, inclusive os Tópicos Fixos!!

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    Abs

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dicas para estudo de blues rock