Autor |
Mensagem |
emulador Veterano |
# jan/12
Li vários posts e vi vários videos no youtube sobre modos gregos, mas nada relacionado a isso.Tipo, na base: F C G Am, no momento em que o acorde F é executado eu devo começar com a nota fá e terminar a frase com as notas que o compõem(fá,dó,lá)? Pessoal, desculpa se já tiver um post falando sobre isso, mas eu não achei, sério.
|
OsamaBinLaden Veterano |
# jan/12
· votar
Você pode começar e terminar tanto com Fá, Lá e Dó, que são as tríades de Fá... ...ou você pode usar a escala pentatônica de Fá que é: Fá - Sol - Lá - Dó - Ré
|
Carregando Veterano |
# jan/12
· votar
emulador
tu pode terminar ou começar na nota que quiser.
|
OsamaBinLaden Veterano |
# jan/12
· votar
Então as notas que você pode começar e terminar são: Fá - Lá - Dó e no meio do solo voce pode acrescentar Sol - Ré
|
lcsrs Veterano |
# jan/12 · Editado por: lcsrs
· votar
Post duplo
|
lcsrs Veterano |
# jan/12 · Editado por: lcsrs
· votar
Como o Carregando disse, tu pode terminar e começar com a que tu quiser, mas se tu terminar com uma nota que tem no acorde, encaixa mais. Mas não é uma regra isso, música não tem regra, isso vai de ti se tu achar que soou bem usar uma nota que não tenha no acorde então termine com ela.
Abraço.
|
OsamaBinLaden Veterano |
# jan/12
· votar
Mas você não deve se limitar as estas 5 notas, você tem que explorar mais sonoridades diferentes e interessantes. Começe a estudar mais escalas, principalmente exóticas, pentatonicas entre outras. Isso aqui vai te ajudar
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/277479/
|
emulador Veterano |
# jan/12
· votar
Ae galera! Brigadão mesmo!!! Vocês acabaram com a minha insegurança na hora de (tentar, hehe) fazer um improviso.
|
francisco2004 Veterano |
# jan/12
· votar
Carregando tu pode terminar ou começar na nota que quiser.[2]
É isso aí... mas é claro que, para efeito didático, é interessante fazer a coisa comportadinha no início, para ir corrompendo aos poucos com conhecimento de causa. É bom o cara começar nos modos gregos para um dia chegar nos modos doidos.
Hoje em dia a harmonia tá cada vez mais rebuscada, usam frações de semitom. A harmonia tradicional já é enjoativa para os entendidos do assunto... o negócio é misturar doce e salgado, harmonias com razões matemáticas muito mais sutis, dízimas aperiódicas e coisas que incomodam os ouvidos ingênuos :P
|