Mateus Starling - Giant Steps e Baião atonal

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # jan/12


    Giant Steps: Standard composto por John Coltrane. Essa música foi um divisor de águas para o jazz devido à variação harmônica e velocidade das progressões. Para todos que desejam estudar o estilo recomendo baixarem a partitura da mesma no Google.



    Maracafree – Esta musica esta no meu novo cd Free Fusion que foi todo gravado em quarteto, porém neste show tocamos em trio.
    Na composição eu peguei emprestado a ideia do Arnold Shoenberg de tocar as 12 notas, porém, quebrei a regra repetindo algumas notas e não completando o "12 tone row", por isso é um Baião atonal e não dodecafonico.
    O groove de baião também esta um pouco modificado.



    tito lemos
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    mateusstarling
    Cara, ouvi a maracafree, não estou acostumado com esse tipo de música, só posso dizer o seguinte: viajei geral aqui! O bacana é que é totalmente imprevisível. Super interessante!

    Abração.

    Carregando
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    mateusstarling

    massa cara, muito loco esse baião ae.

    é meio complicado de entender, mas é legal.

    mateusstarling
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    tito lemos
    Carregando
    Obrigado por terem ouvido e por estarem aberto a algo que é novo para vcs, acho que isso é o mais importante para estar sempre evoluindo.
    É dificil para a maior parte das pessoas ouvir uma composição com as 12 notas sem que haja modulação harmonica.
    abs e Deus abençoe.

    André Perucci
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: André Perucci
    · votar


    mateusstarling
    parabéns pela giant steps vei, obra prima. já maracafree não posso falar muita coisa porque não é uma parada que agrada meus ouvidos, mas tenho certeza que tá bem feito.

    clebergf
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    mateusstarling

    A Giant Steps é uma bela interpretação e a Maracafree é genial...

    mateusstarling
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    André Perucci Valeu irmão pelo comentario.

    mateusstarling
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    clebergf Que bom que curtiu. Na maracafree coloquei a cara a tapa legal aqui no cifraclub né??rs...

    tito lemos
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    mateusstarling
    Cara, agora tem uma coisa: Não sei se é pq eu viajei demais nas notas da guitarra (sério, fiquei tentando prever o que vinha a frente, mentalmente), mas não consegui ouvir baião nem maracatu na composição. Talvez mais audições resolvam hehehe.

    Em todo caso, isso ai tá muito bom cara.

    Abração.

    mateusstarling
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    tito lemos É um baião descontruído, mas esta presente nos kicks da bateria e baixo. É que normalmente as pessoas esperam aquilo tipo de melodia girando em torno de um acorde dominantes para sentirem o baião, mas a estrutura basica do estilo de baião de 4 esta na composição.

    tito lemos
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    mateusstarling
    Cara, a idéia rítmica é de um baião ralentado, tô certo? Acho que tô sacando já.

    Abraço.

    Curly
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eh o cara, pqp !

    mateusstarling
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    tito lemos Tem os kicks no contra tempo que são tipicos do baião, mas ta ralentado sim, é lento o andamento.

    Curly Curtiu irmão?

    FDG
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    mateusstarling
    Pelos comentários eu fiquei muito curioso pra ouvir Maracafree,e quando ouvi,achei muito bom,é do tipo de viagem que eu particularmente adoro hehe.
    Muito show cara!

    mateusstarling
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    FDG Que bom irmão, encontrei mais um vanguardista escondido aqui no cifra, hahaha.

    clebergf
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    mateusstarling

    Cara os seus dois cds eu acho que todos aspirante a músico deve ouvir eles pelo menos uma vez, mesmo não curtindo o estilo Fusion/Jazz.
    Eles estão entre os melhores que eu já ouvi, sem exageros...

    mateusstarling
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    clebergf Que honra ouvir isso irmão. Eu pago um preço enorme por fazer um trabalho vanguardista mas isso compensa. Fico feliz que a cada dia que passa tem mais pessoas interessadas no meu trapo, so fico triste em ver que de cada 10 cds que eu vendo, 8 são vendidos no exterior,
    Deus te abençoe.

    FDG
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    mateusstarling
    Pois é cara,mas não se desanime não,ganhou mais um fã brasileiro,só deixa eu me estabilizar financeiramente nesse inicio de ano (tá complicado ahaha)
    que você irá vender mais um cd aqui no Brasil hehe

    mateusstarling
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    FDG Eu não desanimo não na verdade eu sustento uma familia de 3 filhos com musica, Deus tem me abençoado e faço exatamente o que gosto dentro da música, só me desanimo mesmo com a cultura do nosso povo.

    FDG
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    mateusstarling
    putz que legal cara,infelizmente eu não tive colhões pra seguir essa carreira adiante,mas eu apoio quem o faz,parabéns em dobro agora hehe

    makumbator
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    mateusstarling

    Opa! bem legal! Recomendo o CD do amigo a todo mundo que quer escutar algo fora do "padrãozinho". Não é som para todo mundo, mas eu gosto bastante.

    Adoro o momento "Joe Pass" no meio da música(na parada da batera e baixo).

    Aonde foi a gravação do segundo vídeo?

    pulgadopc
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    mateusstarling

    Velho, você é um monstro, parabéns. Não entendi nada daquele baião, haha.

    mateusstarling
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    makumbator Obrigado e que bom que achou o som fora do padrão porque depois de 20 anos tocando guitarra a ultima coisa que quero é continuar dentro da latinha.
    O segundo video foi gravado no RJ - Meier num evento chamado Jazz mandamentos numa igreja chamada Igreja batista carioca

    pulgadopc Valeu meu irmão. Se vc não entendeu mas curtiu ta bom, hahaha

    Rednef2
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Parabens cara, ficou bom pra caramba as improvisações!!!

    mateusstarling
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Rednef2 Valeu meu parceiro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mateus Starling - Giant Steps e Baião atonal