Mais um review da Epiphone G400

    Autor Mensagem
    Pedro Tui
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Pedro Tui


    Comprei a pouco tempo uma Epiphone G400 por R$ 800,00 (usada). Estou a pouco mais de uma semana com ela, tocando durante os dias inteiros (Salve as férias). É uma guitarra com poucos reviews aqui no fcc se comparar com algumas outras, então vou passar aqui o review com as minhas impressões e espero ajudar aqueles que se interessam em comprar uma G400 ou qualquer SG do mesmo nível e esteja querendo comparar... Vamos lá:

    Especificações:
    - Corpo: Mogno Oriental (Nato)
    - Braço: Colado, de nato também
    - Escala: Rosewood com 22 trastes marcações no formato de trapézios em madre-pérola.
    - Captadores: Epiphone Alnico Classic Humbucker no braço e Epiphone Alnico Plus na ponte
    - Ponte: Tune o-matic
    - Controles: Chave de 3 posições, volume e tom do captador do braço e volume e tom do captador da ponte
    - Tarraxas: Grover 14:1 Ratio

    Avaliações:
    Tocabilidade e conforto: A guitarra é bem levinha (é uma SG -Rs), o que é ótimo para tocar em pé, nunca fiquei com o ombro cansado. O formato do corpo é excelente para tocar tanto em pé quanto sentado. Esses dois fatores tornam a G400 uma guitarra excelente para palco, principalmente se o guitarrista gostar de se expressar no palco, pois não atrapalha o movimento do corpo e o cara pode pular a vontade, dor nas costas não vai ter. Braço bem fino, rápido e confortável, o formato é ótimo. É bem macio e tem boa pegada. Minha antiga guitarra não tinha verniz nem tinta no braço, então a principio achei meio estranho o dessa guita, mas logo me acostumei. Ao contrário da minha outra guitarra que era uma strato, a acessibilidade do braço é igual quando se toca em pé ou sentado.. Todas as casas são bem acessíveis e o braço dessa guitarra me lembrou o braço de uma Gibson SG mesmo; É um tanto quanto fiel. Conforto com certeza é um dos pontos fortes dessa guitarra. Nota: 8,5

    Acabamento: Procurei na guitarra inteira e não encontrei nenhuma falha no acabamento. A guitarra foi fabricada em dezembro de 2008 e até hoje está em estado de nova (isso também é resultado do fato de ela ter sido sempre guardada e transportada em case e do bom cuidado que ela teve antes de chegar em mim, então não posso falar muito). É bem bonita, e tem o visual das Gibson SG 61'. A minha é Ebony, os captadores têm capas e bordas e as ferragens são cromadas. É uma guita linda (como toda boa SG), mas em outras cores também ficaria foda. Nota: 8

    Tarraxas: Tudo que se pode esperar de tarraxas grover -Rs Como a guita é preta e o head é o head da epiphone, essas tarraxas são as com o visual mais legal, por mais que se a guita fosse na cor cherry acho que tarraxas Tulipa vintage cairiam melhor. Nota: 8

    Som: Me surpreendeu! Eu já conhecia a guitarra antes de comprar, mas no meu equipamento não. Fiquei surpreso com os timbres que consegui fazer ligando ela na minha pedaleira da pedaleira saindo direto para um fone de ouvido profissional, desses de estúdio. Uso o amp também, mas por enquanto estou usando praticamente só a caixa dele. É que estou sem um amp descente por enquanto (só esse mês), daí estou usando o pre-amp, simulação de microfonação e etc, tudo da pedaleira mesmo. Voltando a guitarra: Som bem puro, definido e organizado, é excelente! Graves e médios bem definidos mas a guitarra não deve em agudos para nenhuma strato. É bem versátil. Tem um timbre bem vintage mas da pra tocar coisas modernas com ela sem problema algum. Plugar ela em um amp de qualidade vai me gerar timbres maravilhosos. Já pluguei em Orange, Maverick, Laney, Vox e Marshall; A guitarra se comportou muito bem em todos eles. Os captadores estão me atendendo sem problema e por enquanto não vejo motivo para trocar, mas acho que com captadores Gibson ou Seymour, ela se transformaria em uma guitarra pra ninguém botar defeito. Nota: 9

    Valor médio de mercado e custo x benefício: Nova custa entre 1400 ~ 1600. Acho que até 1350, 1400 vale a pena pagar nela. Acima disso já é possível comprar guitarras do mesmo estilo, mas melhores em timbre.

    Avaliações gerais: Não tenho muito a dizer, é tudo que se pode esperar de uma boa SG. É uma excelente guitarra e sem dúvidas pode ser usada profissionalmente sem problema algum. Se eu fosse roubado ou perdesse minha G400, não a compraria outra vez pois falta dinheiro. Daí teria que me contentar com uma SSG SX STD com tarraxas wilkinson e captadores GFS. Não sei ainda, mas acho que com captadores tops e plugada em um bom valvulado + um bom set de pedais é possível fazer milagres com uma G400 -Rs

    Se eu consegui gravar com qualidade posto os samples aqui...

    Pedro Tui
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Dêm uma olhada nas fotos que tirei dela:
    http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/405412_186259911471190_ 100002615464421_320433_2120734534_n.jpg
    http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/406668_186259934804521_ 100002615464421_320434_1519287180_n.jpg
    http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/384420_186259871471194_ 100002615464421_320432_866685046_n.jpg
    http://a2.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/390806_186259831471198_ 100002615464421_320431_1687331772_n.jpg
    http://a2.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/379816_186259624804552_ 100002615464421_320425_360252094_n.jpg
    http://a3.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/386085_186259974804517_ 100002615464421_320436_516492689_n.jpg
    http://a8.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/390943_186260288137819_ 100002615464421_320445_1920911644_n.jpg
    http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/408247_186260001471181_ 100002615464421_320437_1966258030_n.jpg
    http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/400202_186259708137877_ 100002615464421_320427_648072578_n.jpg
    http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/396839_186259738137874_ 100002615464421_320428_1518725614_n.jpg
    http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/395191_186260094804505_ 100002615464421_320440_1171778513_n.jpg
    http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/396713_186260314804483_ 100002615464421_320446_1443158379_n.jpg

    lpeko
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pedro Tui

    Ótimo Review cara, um amigo meu tem a Epiphone SG ltd ed reissue 1966 (Que já vem com o escudo estilo Gibson) e colocou os captadores 498T e 490R da Gibson, ficou animal mano.

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pedro Tui
    Review muito bem feito e coerente. Toquei em uma por uns 2 ou 3 dias e adorei a guitarra, é uma das que eu pegaria, só não vou pegar uma pq já encomendei minha vintage v6 strato (tava sentindo falta de um som estilo john mayer), mas o conforto das SG's é enorme, e como vc falou, tem acesso às últimas casas com muita facilidade, timbre equilibrado no clean e rasgado na distorção. A guitarra é super leve, bem sólida e ressonante (o q eu acho bem legal) e possui uma equalização que na minha opinião tem agudos e graves na dose certa.

    Pedro Tui
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    edilsonaragaojr

    É como eu falei, os médios e graves da guitarra são maravilhosos, mas os agudos são super definidos também. Não foge nem um pouco das características de uma SG...

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pedro Tui
    essa guitarra nessa cor fica muito linda cara....
    parabéns por ela, e vê se posta uns sons aê!!

    qwertyasdfgh
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Prefiro a vermelha, não é uma SG Top, apesar de ser muito boa. Tá, agora que fui bem chato eu vou falar os prós. Bonita mesmo nessa cor, SG é SG e pronto, ferragens bem decentes, parece inteirinha. Para o preço que pagou por ela é um CB que derruba qualquer SG da Gibson, principalmente se for essa aí X Gibson SG nova, aí o CB é de lavada. Enfim, bela aquisição, bora gravar um pouco e colocar uns sons aqui.

    Pedro Tui
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Pedro Tui
    · votar


    Também prefiro a cherry, mas por 800 pila só encontrei a ebony mesmo... Acho que vou manter ela preta, pelo menos por enquanto, que quero minha grana com pedais. Depois vejo se levo pra algum luthier lixar e deixar aquele cherry meio transparente... Mas não estou me preocupando com isso agora nem sei se vou me preocupar; É linda preta também eheiuheiueh

    qwertyasdfgh
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pedro Tui
    gastar dinheiro pra fazer isso não né?

    Pedro Tui
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    qwertyasdfgh
    É que não vale a pena

    Pedro Tui
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Pedro Tui
    · votar


    Que já vem com o escudo estilo Gibson
    Escudo grande tipo o das SG Standard ou pequeno, tipo da 61? Se o escudo for o grande acho que sei qual guita é...
    Eu curto muito SGs com escudo grande, SGs foscas também. Acho a Gibson SG Special Faded Brown LINDA! Talvez com caps encapados ficaria mais bonita ainda. Outra bonita pra caralho é a Gibson SG Standard, por mais que eu não goste de binding no braço... Acho que gosto mais da Special do que da Standard, por que curto SGs "rústicas" e gosto do set 490 da gibson.

    FDG
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu tenho uma G400 e gosto muito dela,tem um ótimo som,boa tocabilidade,consigo tirar um timbre bom tanto limpo quanto bem distorcido

    Leo baixista
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Leo baixista
    · votar


    ah muleque para de endeusar essa sua guitarra ela num é nenhuma gibson não.

    Pedro Tui
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Leo baixista
    Acredite ou não, fui bem transparente no review. Realmente a guitarra está longe de uma gibson (mas na minha opinião é uma das Epiphone SG que mais se assemelha), mas não deixa de ser uma guitarra muito boa. Acho que as notas estão bem coerentes...

    ACDC-OP
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    acabei de comprar uma epiphone g400 custom, ela estava no estoque tem um tempinho.... mas eu dei uma geral nela ontem e o som é muito bom, me surpreendeu, comprei por 1400 reais A CUSTOM! ainda nao domino o suficiente pra tirar varios sons dela, mas eu so achei que ela ataca pouco! nao sei se eh pq to acostumado com strato hehehe mas no geral do nota 8,5! :=)

    ACDC-OP
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    eu so preciso de uma ajuda pessoal. tenho a epiphone g400 CUSTOM, ela tem 3 caps obiviamente, so que o cap do meio nao eh para a chave seletora do meio, ele é tipo pra encrementar o som, como eu uso ele ? alguem ajuda ae hehehehe

    Pedro Tui
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    ACDC-OP
    O cap do meio de uma SG pode ser útil para timbres de Jazz principalmente, mas se você conseguir regular bem consegue fazer aqueles sons funkeados, que costumam se dar melhor com strato.
    Parabéns pela sua guitarra, creio eu que foi uma excelente compra. O preço comum da G400 custom está lá pelos 2000, né? Nesses casos acho que não vale a pena comprar, afinal não passa de uma G400 com um cap no meio e um visual mais classico; A guita é linda! Gosto dessa guitarra, mas infelizmente humbucker no meio atrapalha minha palhetada.

    Pedro Tui
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Ah, e você comentou a falta de ataque... Percebi isso na minha também (era acostumado com strato, singles). Regulando bem o pedal e/ou amp da pra dar uma enganadinha nisso, se você realmente sentir falta daquele ataque. Se não resolver você pode tentar splitar o captador (não sei se da pra fazer isso com os caps originais que veem nas epiphone).

    ACDC-OP
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    certo pessoal, senti falta do ataque msm hehehehehe , e esta guita vale 2000 e pouco msm, dei mta sorte, agora como faço pra conseguir tira um som legal dela me ajudem ai com dicas... sei que isso tem q ser fuçando mas quero umas dicas.... o humbucker do meio num atrapalha nao cara, isto eh bobeira , so que as vezes vc bate a palheta no hum e pode dar uns riskinhos ai vc passa um paninho q sai...... ajudeeeeeeem ;=) DEPOIS VOU POSTAR UM TOPICO E FOTOS! :=)

    Pedro Tui
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Pedro Tui
    · votar


    ACDC-OP
    Pro captador do meio eu não sei, mas no geral dê enfoque nos médios e nos graves quando for equalizar. Como meu amp não tem números, vou dar o exemplo da equalização que usava na minha pedaleira: Era um eq de 3 bandas, ia até o 12 cada uma. Eu deixava 9 para graves, 9 para medios e 7 para agudos no overdrive. Na distorção quase a mesma coisa: 10 pros graves, 8 pros médios e 9 para os agudos.
    E no clean 9 para graves, 9 médios e 8 para agudos. Essa era a configuração geral do equalizador, dependendo do som eu reforçava em algumas frequências, mas dê destaque para os médios/graves. Quanto mais volume e tone (da guitarra, nao de pedal ou amp) tiver mais ataque vai ter. E vice-versa. Vai regulando até ficar confortável.

    EDIT: Quanto ao humbucker do meio e à palhetada, isso vai de cada um e do costume. Conheço muita gente que palheta o captador, muita gente que palhetava e parou, etc. No meu caso, eu ainda sempre que toco numa guita com 3 captadores tenho dificuldades.

    ACDC-OP
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    ok vle pega dica dos medio graves, tava acostumado com strato eu punha menos medio e mais agudo... vou testar

    Pedro Tui
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Galera, só por curiosidade... O que vocês acham dessa guitarra com P90 (tamanho de humbucker), pelo menos no braço? Será que ficaria interessante?

    Leo-RJ
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Pedro Tui

    Valeu pelo review, amigo. Muito bom mesmo.

    Sobre o braço dela, considerou-o bem fino, tipo estrato? Tinha uma impressão que o braço dela seria mais gordinho, como da Epi Les Paul.

    Abç!

    Pedro Tui
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Pedro Tui
    · votar


    Leo-RJ
    Cara, mais fino que o de strato hehe
    Ta mais pra braço de Flying V do que de strato.

    EDIT: Como muita gente sabe, a SG veio por que muita gente achava a les paul desconfortável e por isso a Gibson tava perdendo em vendas para a Fender. O que reclamavam na Les Paul era o braço grosso e o peso. Então a Gibson fez uma mais leve e com o braço mais fino que o das Strato, derrubando ela na questão do conforto. Por muito tempo a SG não tinha esse nome, e sim Les Paul. Como os componentes eram os mesmos e só mudava o formato, era um outro tipo de Lespa. Se não me engano, começou a se chamar SG quando acabou o contrato da Gibson com o Les Paul.

    Leo-RJ
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Pedro Tui

    Valeu, amigo. Acho que vou entrar no cheque especial... já ando doido por uma SG... rsrsrs.

    O "SG" é de Solid Guitar, pois parece que houve problemas com o próprio Les Paul no uso do nome neste modelo.

    Abç!!

    Pedro Tui
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Sim... Não sei exatamente, acho que a principio ele tinha achado a guitarra feia e não gostou de chamar de Les Paul. De qualquer forma, ja vi algumas vezes ele usando SG.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mais um review da Epiphone G400