Guitarras e violões servem para bonito!

    Autor Mensagem
    vintagentleman
    Veterano
    # dez/11


    Pessoal,
    Amo música em geral e sou estudante de violão e guitarra há pouco mais de um ano. Digamos que sou esforçado. Acho que vivo com a tal GAS que todo mundo fala aqui no fórum e já tenho duas guitarras e dois violões, devidamente alinhados numa parede do meu quarto em suportes respectivos. É sempre uma alegria acordar e olhar a tal parede, de modo que já pensei que ainda que eu não usasse os instrumentos (e eu os uso quase todos os dias), ficaria feliz somente com o aspecto digamos "decorativo" dos mesmos. Aprecio não só o som, mas também a estética. Acho lindíssimos os equipamentos. São com certeza um estilo de vida. Alguém concorda comigo?

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Guilherme Nau
    · votar


    vintagentleman
    Acho lindíssimos os equipamentos. São com certeza um estilo de vida. Alguém concorda comigo?

    Acho lindo o timbre também amigo

    Mas estética e utilidade são duas coisas bem diferentes :)

    Tamehiro
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Mas estética e utilidade são duas coisas bem diferentes


    a fender mustang é a real prova disso

    thefuga
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: thefuga
    · votar


    Se for usar, eu concordo. Acho qualquer tipo de instrumento muito legal. Passando a utilidade e qualidade deles, o visual pra mim é importantíssimo.

    a fender mustang é a real prova disso

    É uma prova desnecessária. Aposto que se pegar uma Stratocaster e fizer a elétrica igual (nem precisa, mas enfim), ninguém nota a diferença.
    Enfim, vai aparecer um monte de gente ignorando a pergunta e o centro do tópico (o visual) indo falar do timbre, como se você (vintagentleman) tivesse dito que o visual é mais importante que isso. Então prepare-se rsrs

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    vintagentleman

    O pessoal fala muito que a guitarra tem que ser bem construída, ter boas ferrangens e etc. Mas a "estética" influencia demais no "charme final" do instrumento.

    De nada adianta ter uma guitarra top, e ela ser um lixo em design e cor, dai toda hora vem um e fala: Nossa cara que guitarra ridicula, porque você comprou isso?

    E mesmo que você ache bonita a guitarra, isso vai te levando pra baxo, e diminuindo seu "apetite" pela guitarra.

    Muita gente diz que a opinião dos outros não influenciam no que são, no que pensam e etc. Mas na real isso não acontece muito.

    As opiniões positivas das pessoas ao seu redor são um "apoio" para sua vida, e na nossa vida toda vivemos em torno disso. Opiniões formam nossa personalidade, no que pensamos e no que somos, é meio que automático, tudo influencia no que nos formamos e os gostos que adquirimos.

    Nossa, filosofei legal né Hahaha.

    Mas voltando ao assunto, tem que unir o útil ao agradável: Boa construção com boa Estética, assim você fica completamente satisfeito e feliz.

    Espero que não tenha falado muita merda KKKK

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    LipeGuitarrero

    falo não vei, correctos.

    +1

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    thefuga
    Enfim, vai aparecer um monte de gente ignorando a pergunta e o centro do tópico (o visual) indo falar do timbre, como se você (vintagentleman) tivesse dito que o visual é mais importante que isso. Então prepare-se rsrs

    Mas não se esqueça:

    Estética também influência o timbre, desde cordas bem limpas até mesmo no formato da guitarra ou captadores.

    thefuga
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: thefuga
    · votar


    Guilherme Nau
    Estética também influência o timbre, desde cordas bem limpas até mesmo no formato da guitarra ou captadores.

    Influencia sim. Agora eu quero ver alguém ouvir uma gravação de três guitarras com humbucker e construção diferentes e três single com construção diferente também. Pode até dizer quais foram usadas. Se alguém disser que sabe a diferença e pode dizer qual é qual, é mentira (salvas mínimas excessões). Isso vai influenciar mais no dono do que em quem estiver ouvindo.
    Exemplo: O Eric Clapton toca na Stratocaster os mesmos sons que ele tocava nos anos 60 com SG e outras.
    Enfim, isso tem que agradar a pessoa. Se fizer uma guitarra em Alder com três single, braço e escala em maple parafusados com formato de Stratocaster e outra com formato de tele (usando as mesmas configurações de hardware) ninguém vai conseguir notar a diferença por causa do "single cut" da "tele". É o tipo de diferença que talvez se note no som limpinho, só da guitarra. Sem banda, sem vocal. De resto, com banda e efeitos a diferença seria inútil (colocando lado a lado poderia se notar uma diferença, mas seria nula no resultado final).
    Enfim, o resultado final depende de tudo, e a estética da guitarra vai ser a coisa mais inútil no resultado final. Seja ela "single cut" ou "double cut". Se o hardware e madeiras forem as mesmas, a diferença praticamente inexistirá.
    Ah, cordas novas são obrigação, e captadores vão além da estética. Diferenças apenas estéticas seriam guitarras "iguais" mas com um formato diferente, ou duas guitarras iguais, porém uma branca e outra preta, uma com ferragens douradas e outra pretas. Enfim, coisas meramente estéticas. Um humbucker para um single tem diferença visual também, mas não é só isso. Então não dá pra considerar isso como estética.

    vintagentleman
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    O Lipe e o Fuga entenderam bem minhas colocações. Quanto à estética e utilidade serem coisas distintas, eu concordo, mas não necessariamente tem que ser assim em todos os casos. Tem coisas que servem por serem belas, feitas para o deleite do homem. Pinturas de um Matisse, de um Da Vinci ou de um Rembrandt. Abri este tópico para viajarmos mesmo, então não reparem.
    Claro que se espera que uma guitarra tenha um timbre compatível com a aparência, ou isso seria uma discrepância intolerável e causaria enorme frustração ao músico. Ou o instrumento seria "bonitinho mas ordinário" ou teria um som incrível, mas seria feio, causando vergonha ao proprietário. Deve haver equilíbrio entre as duas coisas. Embora a moda dos "relics" esteja aí para mostrar que o desgastado e envelhecido é bonito para muitos (inclusive para mim). Outro exemplo, um cachorro bulldog é tão feio que para muitos se torna...lindo.
    Tem também a questão da sinestesia, quando a pessoa "mistura" os sentidos. Já vi cara que disse que o som de sua guitarra num amplificador valvulado era tão lindo que ele tinha vontade de "comer o som". Não só eu entendo a colocação do cara, como sou daqueles que gosta tanto de música que o mero vislumbre dos instrumentos evoca sensações musicais. Só de ver já fico empolgado (risos).

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    thefuga
    Ah, cordas novas são obrigação, e captadores vão além da estética.

    So que nos caps, a diferença de estética para timbre é preconceituosa

    As vezes o cap single coil por exemplo, está "caído". Isso indica algo que foi alterado no timbre perante a regulagem de altura dos caps. Esteticamente é feio, mas a utilidade dessa regulagem é outra história.

    E não digo só em timbre. Correias bonitas esteticamente também são bem importantes para a imagem do guitarrista. Mas de nada adianta ser bonita se não é feita de um material resistente.

    Coisas que são estéticas e não mudam em nada a execução e timbre. Adesivos :P

    thefuga
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Guilherme Nau
    Coisas que são estéticas e não mudam em nada a execução e timbre. Adesivos :P

    É que uma coisa é mudar. Outra é mudar significativamente. Mudar o timbre muita coisa muda, agora alguém saber que mudou e isso interferir diretamente no som é outra coisa. Uma Les Paul para uma Stratocaster tem uma diferença significativa. Agora se pegar uma Telecaster em Alder e por todo o hardware de uma Strato nela, é outra coisa. O som pode mudar sim, mas quem vai saber qual é qual... Enfim, não é coisa que importa para o resultado final do som.
    Outro exemplo: Steve Vai. As marcações da guitarra dele não mudam em nada o som, só é estético e é importantíssimo para o estilo da guitarra dele, que é reconhecída por todos. O mesmo vale para o Tony Iommi e sua guitarra com marcações em forma de crucifixo.
    Coisa que também entra na estética é a cor. Acho a maioria (não todas) das guitarras sunburst bem feias (mesmo tendo uma assim). Não compraria uma guitarra sunburst mesmo que me agradasse em tudo. Prefiro comprar uma cor que me agrade mesmo que tenha que esperar. Isso é questão estética e importa bastante.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    thefuga

    Sim eu sei.

    Só que estética eu diria que é só uma figura, não uma utilidade, salva exceções. Tais como as que vocês disse:

    Steve Vai. As marcações da guitarra dele não mudam em nada o som, só é estético e é importantíssimo para o estilo da guitarra dele, que é reconhecída por todos. O mesmo vale para o Tony Iommi e sua guitarra com marcações em forma de crucifixo.

    Acho que a estética da guitarra é onde se pode ver exatamente o estilo do guitarrista. Acho muito comum e legal até pegar uma guitarra ou violão e customizar de acordo com o que você gosta.

    Acho a maioria (não todas) das guitarras sunburst bem feias (mesmo tendo uma assim). Não compraria uma guitarra sunburst mesmo que me agradasse em tudo. Prefiro comprar uma cor que me agrade mesmo que tenha que esperar. Isso é questão estética e importa bastante.

    Pois é: Salva exceções

    Uma guitarrinha que eu acho feia é uma telecaster rsrs. Me crucifiquem

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarras e violões servem para bonito!