Problemas com tensões de encordoamento

    Autor Mensagem
    Chapoliin
    Veterano
    # dez/11


    O negócio é o seguinte galera

    Uso cordas 0.09 pq meus dedos são um tanto frágeis pra usar 0.10, não consigo dar bends nessa tensão, e uso afinação padrão, porém, na 0.09 as cordas estão arrebentando com muita frequencia com menos de um mes de compradas e colocadas na guitar! o que fazer? visto que gosto de dar bends de 1,5 tom e até 2 tons.
    Já pensei na possibilidade de desafinar um tom a guitar, dai a 0.09 ficaria bamba demais, dai trocaria por 0.10 e resolveria o problema. o que acham? me ajudem toda opinião é bem vinda! agradeço desde já!

    lcsrs
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cara um dos maiores fatores pras cordas de guita arrebentarem fácil é a oxidação, depois de tocar mesmo sem perceber as cordas ficam suadas, e se não forem limpas acaba ficando e a corda enferruja ficando assim mais fácil de arrebentar.

    Outra coisa, a marca, não adianta comprar essas marcas furrecas man corda é um coisa que é bom investir eu uso daddário na minha 0,9 também e não me arrependo, tem também as mais tops, como ernie ball, elixir e tal.

    Também pode haver alguma saliência na ponte que pode acelerar o processo de arrebentar as cordas, ou nas tarraxas também.
    Quanto tempo dura +- tuas cordas?

    thefuga
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: thefuga
    · votar


    Qual encordamento está usando ?
    Utilizo d'addario e tenho em minha "strato" a quase um ano. Dá pra fazer bend de meia dúzia de tons que não arrebenta rsrs
    Tem também as d'addario EXP, que são mais caras, dentre outras.
    Não conhece nenhum guitarrista aí da sua região ? Se conhece, conversa com o/os cara(s). Pergunta qual encordamento é usando, se tem algum cuidado especial, com qual frequência trocam as cordas, etc...
    Agora uma dica: Não compra cordas baratas. D'addario é (aqui) R$20 o jogo e as mais baratas são R$13. Não vale a pena pegar cordas ruins pela diferença mínima de preço. Tem cordas mais caras, mas essas (d'addario) são muito boas.

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Chapoliin

    Troca pra 010, e vai treinando até conseguir dar os bends, é questão de exercitar os dedos até conseguirem.

    Uso 010, e as cordas vem arrebentando com frequência também, 1 mês +/-, uso cordas Ernie Ball.

    A 010 pra mim é uma manteiga, 09 então, é igual uma pena. Então comprei 011 pra fazer um teste. Coloquei uma 013 na Ezinha, afinada em Eb, e foi que é uma beleza. Acho que não terei problemas com 011.

    Te sugiro comprar 010, e levar num luthier para regulagem, sua guitarra vai voltar macia que só, com a guitarra desregulada não tem corda que seja macia.

    Chapoliin
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    lcsrs
    cara... uso elixir 0.09 dura mais ou menos 3 meses... daddário não deu certo pra mim... pois tava oxidando muito e arrebentando mais fácil... mas vlw ae!

    thefuga
    uso só elixir... é a única que não oxida comigo, pois tenho um problema sério nas mãos... suam demaaais!! e a elixir segura sem oxidar, mas mesmo assim eu limpo todo dia.

    LipeGuitarrero
    então cara... eu acho que essa vai ser a solução pois comprando uma corda mais expessa e afinando em D vai diminuir e muito a tensão e a corda vai suportar mesmo tempo, né?

    thefuga
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Chapoliin
    Já tentou as D'addario EXP ?

    Chapoliin
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    thefuga
    Ainda não... o que tem a me dizer sobre elas?

    thefuga
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Chapoliin
    Cara, pessoalmente (de experiencia própria) nada rsrs
    Desde que comecei a usar as D'addario eu achei ótimas, a durabilidade é ótima e o timbre agrada - pra minha situação, é claro.
    Mas sobre as EXP, segundo eles mesmos, é mais durável, é revestida e soa como a XL.
    Acho que num último caso não custa experimentar elas. Se não der, mete .010 que em uma semana tu acostuma - ou então pra ir acostumando talvez um .009 "hibrido".

    Abraços!

    danilomagacho
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Chapoliin

    Muito mais importante que o encordoamento é certificar-se que os locais de contato das cordas estão sem quinas vivas, sem rebarbas, etc. Geralmente as cordas quebram por este motivo.

    As cordas com o tempo perdem o timbre, oxidam um pouco, mas pelo menos as minhas não quebram a toa não, eu uso Ernie Ball, duram meses, muitos meses.

    Bob Mauley
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    meus dedos são um tanto frágeis pra usar 0.10

    talvez isso seja questao de regulagem man

    diegomarinho_o
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: diegomarinho_o
    · votar


    meus dedos são um tanto frágeis pra usar 0.10
    .095 então?
    http://www2.musical-express.com.br/daddario/files/2010/07/x02_145824.j pg

    No seu caso eu optaria por .010 afinando em 1/2 abaixo, ficaria ~macio~ para bends e num quebraria tão facio

    Chapoliin
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Chapoliin
    · votar


    diegomarinho_o
    vlw ae pela contribuição... optei por .010 afinado em D mesmo, coloquei essas cordas daddário exp, que dizem que é a concorrente das elixir... vamos ver se ela vai segurar o suor das minhas mãos sem enferrujar como a elixir fazia... rsrs! mas quanto às cordas... ficaram tão macias que estão parecendo até a .009, tão macias que eu to pensando em trocar o calibre pra .011 da próxima vez que trocar as cordas... vou fazer o teste e postar dps.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com tensões de encordoamento