Tensões em Acordes - ajudinha...

    Autor Mensagem
    drederson
    Veterano
    # jan/05


    To com uma duvida aqui sobre como construir acordes com tensões.
    Tipo os acordes com 7ª eu sei, só tenho duvidas qdo entram tensões como 6, 11,9,13,4,etc. Para fazer esses acordes eu elimino alguma nota ou apenas acrescento a tensão ao acorde? Ex:

    C9 - Ficaria C (c-e-g) + 9ª (d) = c-e-g-d? Esse acorde (C9) tem sétima junto (c-e-g-Bb-d)?
    e C6, C4, C7(4/9) por ex, como eu faço?

    Alguém poderia dar uma explicada sobre isso e se possível colocar alguns exemplos

    Valeu!

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Tem um tópico excelente sobre acordes:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/41601/

    drederson
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    BlaCk LaBeL
    Valeu mas eu até ja tinha dado uma olhada nesse tópico. Até ajudou em alguma coisa mas ainda tenho algumas duvidas na construção de acordes com tensões.
    Se alguém pudesse dar um exs desses acordes eu ia entender melhor...

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    drederson
    Dê uma estudada legal intervalos. Se dominar esse assunto, a parte dos acordes fica BEM mais fácil.

    Sobre a montagem... a idéia é essa mesmo. A tríade e a tétrade (com sétima) são consideradas a parte baixa do acorde. As dissonâncias formam a parte alta ou ornamentação. Se você observar, vai descobrir uma estrutura de intervalos de terça. Por exemplo:

    T, 3º, 5º, 7º e 9º.

    Obviamente, há um intervalo de terça entre as duas primeiras notas. Agora, observe que entre a 3º e a 5º também há um intervalo de terça. O mesmo ocorre entre 5º e 7º, entre 7º e 9º, entre 9º e 11º, etc...

    Sobre omitir algumas notas... isso vai ser necessário em alguns casos. As dissonâncias podem ser omitidas... Da parte baixa, é pouco recomendável que se omita a terça.

    Marisco
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    drederson
    Quando você for montar esse tipo de acordes, no braço da guitarra, vc vai ter que omitir algumas notas. A primeira a se omitir geralmente é a quinta, e depois a própria tônica.
    Mas no teclado geralmente são tocadas todas as notas.

    Ah, e o acorde C9 não tem sétima não. Caso tivesse seu nome ficaria C7(9)

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    drederson
    esse topico sobre acordes explica muita coisa...
    outras coisas q aprendi com o Panucci, criador desse topico, foi q
    quando se tem uma 6ª não se tem 7ª por exemplo, duvide sempre de intervalos muito proximos e primeiramente elimine a 5ª se precisar de um dedo livre

    drederson
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    BlaCk LaBeL
    Marisco
    Adriano Medeiros

    Valeu galera!

    LeandroP
    Moderador
    # jul/05
    · votar


    Marisco

    Ah, e o acorde C9 não tem sétima não. Caso tivesse seu nome ficaria C7(9)

    Depende da origem da cifra. Os gringos chamam o acorde com 7a menor e nona de C9 apenas. Mas o que eu acho correto mesmo é a forma que você mencionou --> C7(9)

    gustavo GSI
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    LeandroPanucci

    po eu sempre coloco a setima :(

    Marisco
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Realmente, depende muito da notação.
    Alguns jazzistas consideram um acorde Gmaj7(13) como possuíndo todas as tensões possíveis. Na minha opinião deveria ser escrito Gmaj7(add9)/11/13 ou algo do gênero. Mas para eles já tá subentendido...

    gustavo GSI
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    eu sempre coloco a setima, as outras so qdo vem escrito

    SoldierOfFear
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eu nunca colocava a sétima quando não pedia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensões em Acordes - ajudinha...