Cinco Miniaturas Brasileiras (Guitarra e piano), by makumbator

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# dez/11 · Editado por: makumbator


Galera,

Fiz um arranjo para guitarra e piano de uma pequena coleção de peças para orquestra de cordas (violino I, violino II, viola, violoncelo e contrabaixo), do compositor Edmundo Villani-Côrtes, que é nascido em Juiz de Fora-MG, mas radicado há muitos anos em São Paulo(após uma longa passagem também pelo Rio). Além de compositor e arranjador(com muitos trabalhos em TV e cinema), ele é pianista e também toca um pouco de violão.

São as Cinco Miniaturas Brasileiras, que foram compostas em 1993, e possuem caráter e elementos folclóricos de nosso país. Os movimentos são:

I. Prelúdio
II. Toada
III. Choro
IV. Cantiga de ninar
V. Baião


São peças curtas(afinal, são miniaturas), mas muito expressivas. Não há grandes dificuldades técnicas (apenas o Baião é um pouco mais exigente para a guitarra, mas nada demais). As minhas preferidas são a Cantiga de ninar e o Baião.

Aqui os links no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=BrZvPF3aM9o


http://www.youtube.com/watch?v=6wLPHM02eyo


http://www.youtube.com/watch?v=4RDteUWwaJo


http://www.youtube.com/watch?v=23YZ_zEWYq0


http://www.youtube.com/watch?v=8wxRcIUTdlQ


Links da peça em mp3:

I - Prelúdio:
http://www.box.com/s/db4d029c3c3fd4a71b96

II - Toada:
http://www.box.com/s/4b756d95e90e2a4bd2df

III - Choro:
http://www.box.com/s/26ddb480cbf0ce5b6b1e

IV - Cantiga de ninar:
http://www.box.com/s/c1d1378c1b67850edbc6

V - Baião:
http://www.box.com/s/b6a536a1a9e29683a73c


Para quem quiser tocar, segue logo abaixo o material:

partitura e parte em PDF do meu arranjo:

http://www.box.com/s/b323ed0dde28d2250759


backing tracks em mp3:

Prelúdio:
http://www.box.com/s/6e50e54827fc889bb3c2

Toada:
http://www.box.com/s/87045162fbce159f67b1

Choro:
http://www.box.com/s/e5be066a794a8f1bf507

Cantiga de ninar:
http://www.box.com/s/ec47ab4f1d87bc42b600

Baião:
http://www.box.com/s/38fb57483b0dbdc5a0c5


Tive a oportunidade de ser regido pelo compositor em orquestra de câmara(tocando contrabaixo acústico), executando essa peça e outras de sua autoria (juntamente com sua esposa, que é cantora lírica). Além de ótimo músico, ele é extremamente simpático e acessível.

Uma curiosidade é que ele é o pai da baixista Ge Côrtes, que muita gente conhece da banda do programa altas Horas.

Espero que gostem!

Mano Pepa
Veterano
# dez/11
· votar


Oloco, que lindo mano.

De Ros
Veterano
# dez/11
· votar


makumbator

Se eu gostei?

Tem um positivo em cada um dos videos. Adivinha quem foi.
O movimento 3 e o 5 eu postei no meu facebook e no meu twitter (escolhi 2 para não colocar os 5). E comentei todos no youtube.

É, parece que eu gostei um pouco...

MMI
Veterano
# dez/11
· votar


makumbator

Muito bacana! O VST do piano ficou bem legal.

tomcykman
Veterano
# dez/11
· votar


makumbator

nossa, ficou fenomenal isso ai! meu preferido foi o Baião, gostei muito da melodia. seus arranjos ficam muito bons, além dos timbres de guitarra e piano que também ficaram excelentes. deve dar um trabalhão mexer com o midi do piano pra fazer soar real assim.

abraço!

makumbator
Moderador
# dez/11 · Editado por: makumbator
· votar


Mano Pepa
Oloco, que lindo mano.

Hheheh! Valeu cara!

De Ros
É, parece que eu gostei um pouco...

Eu tinha um palpite de que era o tipo de material que vc também gostaria!

O movimento 3 e o 5 eu postei no meu facebook e no meu twitter (escolhi 2 para não colocar os 5). E comentei todos no youtube.

Hhsashah! Juntamente com a Cantiga de ninar são os meus movimentos preferidos!

Agradeço os elogios, ainda mais vindo de um cara como você!

MMI
Muito bacana! O VST do piano ficou bem legal.

Obrigado!

Esse sampler da Native instruments é muito bom, e não é gigantesco ou pesadíssimo como muitos outros. Recomendo para quem usa e precisa de som de piano sampleado.

tomcykman
nossa, ficou fenomenal isso ai!

Muito obrigado cumpadi!

gostei muito da melodia. seus arranjos ficam muito bons
O compositor tem muito mérito aqui, pois a fonte do arranjo(a versão original) é bem escrita.


além dos timbres de guitarra e piano que também ficaram excelentes. deve dar um trabalhão mexer com o midi do piano pra fazer soar real assim.


Quanto ao midi, eu trabalho bastante as velocities, rubatos, rallentandos e accelerandos(no Sibelius), já ouvindo com o sampler que usarei na versão final(o que ajuda bastante). Depois faço mais alguns retoques no Cubase após exportar o midi para ele. A combinação do sistema de humanização do sampler + o do Sibelius(que é muito bom nesse campo) dá um bom resultado.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# dez/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


makumbator

Meu guitarrista preferido!

Ficou lindo demais =')
Nossa, que excelente escolha a sua! E é bom que com isso a gente ainda acaba conhecendo coisas interessantes!

Adorei a melodia e a harmonia do prelúdio! Linda demais!

Foi só eu ou a Toada lembrou DT a mais alguém? o.o'
Muito true!

O Choro muito bom! o De Ros deve ter adorado a parte que você toca abafando =P Gostei do seu gingado enquanto tocava =P

A cantiga de ninar é muito linda também! Belíssima melodia =')

E muito true o Baião também!! Adorei!

Meus preferidos foram o Prelúdio (é do jeitinho que eu gosto!) e o Baião :D

Parabéns, executou tudo com muita expressividade, bela escolha dos timbres também!

Só tu mesmo pra me fazer pausar o Beethoven e ainda fazer valer a pena!

Daqui a pouco vou lá dar uns likes no youtube.

BRAVO!!! \o/

Ps: Já colocou eles como resposta a algum vídeo famoso pra divulgar?
Tem um vídeo do Mozart com milhões de views, o do concerto pra piano No.21, que aceita automaticamente a resposta do vídeo, é uma boa maneira de divulgar, eu usei pra acelerar a chegada do meu vídeo a 1000 views.

MMI
Veterano
# dez/11
· votar


Die Kunst der Fuge
makumbator

Vocês conhecem os "índios tabajaras"? Dois índios brasileiros que aprenderam música e formaram um duo de violões, fizeram muito sucesso no final da década de 50 até 60, gravaram Bach, Beethoven, Chopin, Villa-Lobos, Tchaikovsky. Muito mais reconhecidos no exterior, tanto que velhinhos, moravam em NY. E por causa deles que se formou o Duofel.

makumbator
Moderador
# dez/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Meu guitarrista preferido!

Ficou lindo demais =')
Nossa, que excelente escolha a sua! E é bom que com isso a gente ainda acaba conhecendo coisas interessantes!


Nossa! Agradeço o elogio, e fico feliz que vc tenha gostado tanto!

Adorei a melodia e a harmonia do prelúdio! Linda demais!

É uma melodia e harmonia bem "reflexivas"

Foi só eu ou a Toada lembrou DT a mais alguém? o.o'
Muito true!


Hhashsaas! Não notei essa semelhança. Vc diz em relação a alguma música deles em especial ou a sonoridade em geral?

Parabéns, executou tudo com muita expressividade, bela escolha dos timbres também!


Valeu!

Só tu mesmo pra me fazer pausar o Beethoven e ainda fazer valer a pena!


Hhsaahs! Estava ouvindo o que?

Daqui a pouco vou lá dar uns likes no youtube.

BRAVO!!! \o/


Opa! É sempre bom uns comentários por lá também!

Tem um vídeo do Mozart com milhões de views, o do concerto pra piano No.21, que aceita automaticamente a resposta do vídeo, é uma boa maneira de divulgar, eu usei pra acelerar a chegada do meu vídeo a 1000 views.


Posta o link desse vídeo aqui, por favor!

MMI
Vocês conhecem os "índios tabajaras"?

Não conhecia! Que exótico! Hhsahsahas! Tocavam bem os caras! Duofel eu conheço e gosto bastante, apesar que meu grupo preferido de violões é o Duo Assad. Acho eles fodas demais!

Valeu pela indicação dos Tabajaras, e sem equiu do seu Crêisso! hahashsah!

tito lemos
Veterano
# dez/11
· votar


makumbator
Brother, fantástico! Vou até aprender as miniaturas e quem sabe fazer uma versão psicodélica delas hehehe. Gostei sobretudo do baião, talvez por ser um estilo que eu esteja ouvindo muito ultimamente. Show de bola!!!

Abração.

renatocaster
Moderador
# dez/11
· votar


makumbator

Gostei bastante de todos os videos. Bem musical, timbres na medida, execução super bem definida e limpa.

Nada como ouvir uma guitarra bem tocada assim, onde vc consegue ouvir nota por nota, com bastante clareza e definição.

Parabéns, cara!

De Ros
Veterano
# dez/11
· votar


makumbator

Aliás, querendo colocar como video-resposta para meus videos, será um prazer!!!

clebergf
Veterano
# dez/11
· votar


makumbator


Que maravilha.
Simplesmente excelente, adorei o Choro e o Baião, ficaram lindas.
Sua musicalidade é excepcional. :)

Parabéns!!!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# dez/11
· votar


MMI

Nem conhecia!
Bem legal, gosto de duos de violão tocando transcrições. Valeu pela dica, vou buscar.

Deste tipo de coisa, a dupla que eu mais ouço de longe são os irmãos Kazuhito e Naoko Yamashita, tocando uma transcrição de Sheherazade, do Korsakov! Muito bom.

makumbator
Hhashsaas! Não notei essa semelhança. Vc diz em relação a alguma música deles em especial ou a sonoridade em geral?

A sonoridade, tanto da harmonia quanto da melodia, me lembrou o.o'

Hhsaahs! Estava ouvindo o que?

Estava ouvindo o quarto movimento da terceira Sinfonia do Beethoven!
Adoro ehehe =]

Posta o link desse vídeo aqui, por favor!

http://www.youtube.com/watch?v=df-eLzao63I

O problema da video-resposta ser aceita automaticamente é que o vídeo passa pouco tempo na janela direta que mostra os vídeos resposta mais recentes, que é onde dá mais views. Mas ainda assim, deu um bom boost nas visualizações do meu vídeo que eu postei.

qwertyasdfgh
Veterano
# dez/11
· votar


Muito bom cara. Dei like nos 5.

Pepe Le P
Veterano
# dez/11
· votar


makumbator
Excelentes as cinco gravações.

Sempre que assisto seus vídeos fico impressionado com a sua precisão na execução, além de aplicar muito bem variações de dinâmica.

Abraço!

Ariel Ferreira
Veterano
# dez/11
· votar


Muito bom cara, como tudo que tu posta aqui.

MMI
Veterano
# dez/11 · Editado por: MMI
· votar


makumbator
Die Kunst der Fuge

Eu acho bem legal, seja Duofel, os Assad, os japas aí eu não conhecia. Aliás, todos os Assad arrasam, uma vez vi um show do Toquinho com a Badi Assad, tocaram muito! Achei que você iam gostar dos Tabajaras porque tocam um pouco de clássicos também, além de serem bem antigos e fazerem parte da história da música nacional.
Abç

PS: esse concerto 21 de Mozart é muito legal... Um dia eu queria gravar isso na guitarra.

overlappingcircles
Veterano
# dez/11
· votar


makumbator
musica assim me emociona e inspira, meus sinceros parabens pela escolha e pelo arranjo.

makumbator
Moderador
# dez/11
· votar


tito lemos
Brother, fantástico!

Valeu camarada!

Vou até aprender as miniaturas e quem sabe fazer uma versão psicodélica delas hehehe. Gostei sobretudo do baião, talvez por ser um estilo que eu esteja ouvindo muito ultimamente. Show de bola!!!

Hhhsahsa! Eu lembrei das miniaturas quanto escutei recentemente a sua música do tópico.


De Ros

Opa! Farei isso. Obrigado!

clebergf

Agradeço as palavras! E realmente quase todo mundo gosta desse Baião, é um movimento muito divertido de se tocar e ouvir.

Die Kunst der Fuge
Estava ouvindo o quarto movimento da terceira Sinfonia do Beethoven!
Adoro ehehe =]


Muito bom! Qual orquestra/maestro/gravação?

Valeu pelo link. Vou colocar lá. Realmente deve ficar pouco tempo na janela, pois logo erá substituído por outro vídeo colocado como resposta, mas já tá valendo!

qwertyasdfgh

Muito Obrigado!

Pepe Le P

Obrigado por ouvir e comentar, agradeço os elogio!

Sempre que assisto seus vídeos fico impressionado com a sua precisão na execução, além de aplicar muito bem variações de dinâmica.


Hhsahsa! Muitos guitarristas são obcecados em timbre, eu sou obcecado por controle e variação de dinâmica!

Tenho um amigo violinista(excepcional, e formado no instrumento pela UFMG, inclusive), que é obcecado e totalmente paranóico com afinação(ele sempre acha que está tocando tudo um cabelinho desafinado, mesmo que seja um desvio de 0,000001% de coma! Hhashsah!), é o cara mais afinado no violino que conheço pessoalmente.

Ariel Ferreira

Fico feliz que tanta gente tenha gostado! É uma coleção até simples de peças, mas muito charmosas e simpáticas.
Valeu!


MMI
uma vez vi um show do Toquinho com a Badi Assad

Ela é foda também! Já a vi tocando inclusive com o Duo Assad. Muito legal!

Achei que você iam gostar dos Tabajaras porque tocam um pouco de clássicos também, além de serem bem antigos e fazerem parte da história da música nacional.

Pois é. Eu nem os conhecia. Imagino quanta coisa importante a gente perde por não ter contato.

PS: esse concerto 21 de Mozart é muito legal... Um dia eu queria gravar isso na guitarra.

Imagino que vc já deve ter escutado a versão(estilizada, sem seguir fielmente) do Tony MacAlpine:

http://www.youtube.com/watch?v=CKVrfHnVrtY

overlappingcircles

Muito obrigado companheiro! Legal saber que um arranjo qu fiz mexe com alguém!

Gilberto Juba
Veterano
# dez/11
· votar


makumbator

Genial!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# dez/11
· votar


MMI
Achei que você iam gostar dos Tabajaras porque tocam um pouco de clássicos também, além de serem bem antigos e fazerem parte da história da música nacional.

O legal é que conheço pouca coisa do Tchaikovsky sendo tocada ao violão!

os japas aí eu não conhecia

Vale a pena dar uma checada, hein!

PS: esse concerto 21 de Mozart é muito legal... Um dia eu queria gravar isso na guitarra.

Por favor, grave!

makumbator
Muito bom! Qual orquestra/maestro/gravação?

Karajan com a filarmônica de Berlim.
E ainda assim valeu a pena ter pausado pra te ouvir tocar \o\

Valeu pelo link. Vou colocar lá. Realmente deve ficar pouco tempo na janela, pois logo erá substituído por outro vídeo colocado como resposta, mas já tá valendo!

Você pode ficar retirando e re-adicionando como resposta, para mantê-lo nos mais recentes asuhsusa, mas aí é muita cara de pau =P

makumbator
Moderador
# dez/11
· votar


Gilberto Juba

Opa! E aí camarada?

Agradeço por ter aparecido e comentado!

Die Kunst der Fuge
Karajan com a filarmônica de Berlim.

Mas é a gravação dos anos 60 ou 80?
Eu tenho a coleção completa delas em CD da Filarmônica de Berlim/Karajan, mas a versão dos anos 80.

Gosto bastante!


Você pode ficar retirando e re-adicionando como resposta, para mantê-lo nos mais recentes asuhsusa, mas aí é muita cara de pau =P


Hhashsahsa!

Carregando
Veterano
# dez/11
· votar


makumbator

cara, muito bom de ouvir. Gostei bastante.

abraço!

Bigtransa
Veterano
# dez/11
· votar


makumbator
Oi, tudo bem? Gostei bastante das músicas, dos seus arranjos e da execução... Um abraço e parabéns pelo trampo...

makumbator
Moderador
# dez/11
· votar


Carregando

Muito obrigado camarada!

Bigtransa

Tudo ótimo Mr.Transa!
Agradeço as palavras!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/12
· votar


makumbator
Mas é a gravação dos anos 60 ou 80?

Ih, nem sei dizer.
Mas a gravação é impecável, acho que tá mais pra anos 80 do que 60, mas não sei dizer com certeza.

makumbator
Moderador
# jan/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Deve ser a versão dos anos 80. Ela é tecnicamente mais bem gravada(na verdade a antiga também foi com o estado da arte de gravação da época, mas muita gente de hoje estranha e a acha "envelhecida"). Entretanto, muitos ouvintes preferem a execução dos anos 60.

Já ouvi ambas, meu gosto varia entre as duas de acordo com o movimento da sinfonia.

AceFrehley
Veterano
# jan/12
· votar


makumbator

Cara, parabens mesmo, dei like nos 5 e comentei nos 5 videos tambem... pô cara, parabens pelo trabalho, foi demais!

------------------------------------

Agora uma pergunta pro povo, uma pergunta simples, não sei se é o local indicado para perguntar mas, irei arriscar... se eu quiser tocar uma peça de Bach, Beethoven, Mozart, e outros na guitarra, eu tenho que catar a partitura e tocar pela partitura né, colocando os bends, slides, hammers e pull offs quando eu achar necessário (se eu achar) para ficar mais "guitarrístico", mas basicamente é pegar a partitura e seguir as notas ali aplicadas, certo?
Valeu a quem me ajudar, ser leigo é foda...

makumbator
Moderador
# jan/12
· votar


AceFrehley

Opa! Agradeço os elogios! Depois vou ver seus comentários lá no youtube. Valeu!

se eu quiser tocar uma peça de Bach, Beethoven, Mozart, e outros na guitarra, eu tenho que catar a partitura e tocar pela partitura né, colocando os bends, slides, hammers e pull offs quando eu achar necessário (se eu achar) para ficar mais "guitarrístico", mas basicamente é pegar a partitura e seguir as notas ali aplicadas, certo?

Sim, basicamente é isso. Como é uma transcrição, a gente está totalmente livre para exprimentar diferentes possibilidades técnicas(slides, tapping, ligados, harmônicos, tocar com ou sem drive, deixar soar ou não, etc...). Fica a cargo de cada um.

Uma coisa que vc precisa pegar logo de cara é que as ligaduras da música original para a família do violino não funcionam na guitarra, pois com o arco pode-se manter a sustentação de 10, 12 notas sem nenhum "ataque". Na guitarra a gente tem que reduzir esses ligados para os trechos e na quantidade adequada ao instrumento(além do fato de no arco poder fazer ligados em cordas diferentes).

Vale o mesmo para as teclas. Não funciona querer aplicar uma longa ligadura de fraseado de piano(que pode passar por vários compassos) na guitarra. Mas pode-se tentar dar uma "unidade" ao trecho, tentando emular um pouco a idéia do compositor.

No caso de música barroca é importante se ater aos ornamentos, que são aplicados de maneira diferente da música posterior(um trinado de Bach não é igual a um trinado de Mozart). Nesse caso dá para transpor essa idéia na guitarra sem problemas.

Então boa parte pode ser levada para a guitarra: dinâmica(p, pp, f, etc...), martelatos,stacattos, stacattíssimos(que eu gosto de fazer em P.M., na maioria das vezes), pedal no piano(vira o equivalente ao "let ring" da guitarra), ornamentos(trinados, mordentes, etc...).

As indicações de legato também funcionam(e nesse caso basta tocar com as notas o mais ligadas possível, sem no entanto fazer o hammer-on ou pull-off).

Tem muitos outros detalhes, mas no geral é isso. E claro que tudo isso pressupõe que se saiba o significado dos termos nas partituras, sendo que boa parte é em italiano, mas há também muitos em alemão e alguns em francês(esses principalmente ligados à técnica de instrumentos de arco).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cinco Miniaturas Brasileiras (Guitarra e piano), by makumbator