Professor que ensina diferente

Autor Mensagem
victorleon
Veterano
# dez/11


Então pessoal, eu tenho aulas a 9 meses, mas tipo, eu não via muito sobre guitarras na internet, menos ainda sobre video aulas ou coisas assim, comecei só nesses últimos 2 meses

Meu professor, é macaco velho na guitarra, da aula faz mais de 20 anos, porém, nesses últimos tempos, tenho visto as vídeo aulas aqui no cifra club, e tipo, percebi que uma par de músicas que ele me ensinou (principalmente as mais fáceis, quando eu estava começando, eram de jeitos diferentes!

Desde Smells like teen Spirit, Moby Dick, e até a pobre Smoke on the Water foram ensinadas de jeitos diferentes, que fazem soar parecido com a música, porém com notas diferentes (muitas vezes pra música ficar mais fácil de se aprender!)

Além disso, ele tem uma apostilinha própria, que segue rigorosamente, ele passa muita pouca musica fora daquela apostila, nem Sweet Child o mine ele me deu ainda, com 9 meses!

E pra se ter uma idéia, as únicas escalas que ele me deu, foram a do Blues e os modos gregos, nem pentatônica (que é muito parecida com a do Blues, mas não é igual) ele me deu!

E o pior, que ele acha que guitarrista de quarto, que fica só brincando e usando Guitar rig não é guitarrista de verdade porque não aprende mais musicas (quer dizer quer mais aprender musicas) do que teoria!

Então, o que acham? Se eu falar pra minha mãe/pai que eu vou parar de fazer aulas(pra ser autodidata) logo agora que eu comprei a guitarra, eles vão me matar!!!! Então galera, acham que eu devia trocar de professor?

lcsrs
Veterano
# dez/11
· votar


Então galera, acham que eu devia trocar de professor?

Eu acho

Btardelli
Veterano
# dez/11
· votar


victorleon

Eu acho que você deveria conversar com o seu professor e falar o que você não tem gostado das aulas, o que você gostaria de aprender e etc.

Ser "auto didata" para alguns pode ser bom, porém para a maioria, com o tempo, vão ficando com vícios e posturas difíceis de serem corrigidas, ate mesmo por um bom professor. Na minha opinião um BOM professor é indispensável.

Se ele tem apostila própria, ele deve ter um método a ser seguido, e provavelmente, nas tuas primeiras aulas ele já deve ter batido um papo com você e te explicado a maneira que ele trabalha.

Eu já tive alguns professores, alguns exelentes e outros bem picaretas, com o tempo você encontra um que se encaixe no seu estilo e fica com ele até você achar que esta na hora de mudar...

Eu se fosse você, tentaria converssar com ele antes de qualquer coisa...

abç

qwertyasdfgh
Veterano
# dez/11
· votar


Se tu dá conta, vira auto-didata.
Caso contrário, fale com ele.
Agora, dizer que "guitarrista de quarto" não é guitarrista de verdade é palhaçada. Conheço alguns que nunca saíram do quarto e solam muito bem, assim como alguns que vivem em palco aberto e não tiram grande coisa.

victorleon
Veterano
# dez/11
· votar


Btardelli
qwertyasdfgh

Então, vou ver se pego as "originais" dessas músicas, e aí eu converso com ele, de repente ele percebe que não gosto muito dos metodos dele e tal...

Mas vou tentar manter, agora se tudo o mais falhar eu vou ver se troco de professor

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


Btardelli
Ser "auto didata" para alguns pode ser bom, porém para a maioria, com o tempo, vão ficando com vícios e posturas difíceis de serem corrigidas, ate mesmo por um bom professor.

Cara eu sou "auto didata" e eu mesmo corrigi minha postura. Tinha dores nas costas e no ombro. Depois me "auto corrigi"rsrs. Mas postura também é fundamental, meche com a execução também.

Richard Guitar
Veterano
# dez/11
· votar


O mais certo seria ele falar que a música é em tal tonalidade, mas para a execução ficar mais fácil houve uma alteração de tom.

Muitos músicos querem tocar logo de cara, mas na primeira dificuldade já desiste de aprender. PODE SER que ele viu isso em você e resolveu facilitar as músicas para você conseguir tocar, e ficar mais motivado.

Na minha opinião o mais certo seria você conversar com seu professor, e procurar ser o mais claro possivel nas suas pretensões.

Abraço.

thefuga
Veterano
# dez/11
· votar


victorleon
porém com notas diferentes

Você tem certeza disso ? Uma "posição" diferente não significa uma nota diferente. Smoke on the Watter por exemplo, já vi sendo tocada de trezentas maneiras diferentes, mas as notas são as mesmas. Só porque os caras do CifraClub fazem de um jeito, não significa que de outro esteja errado. Tem muita música que os caras do CifraClub ensinam de um jeito, mas a original o guitarrista toca de outra maneira. As notas são as mesmas, mas em outras posições.

thefuga
Veterano
# dez/11
· votar


nem Sweet Child o mine ele me deu ainda, com 9 meses!

E porque ele deveria dar ? Você acha que, com nove meses, seria capaz de tocar essa música COMPLETA ?

E pra se ter uma idéia, as únicas escalas que ele me deu, foram a do Blues e os modos gregos, nem pentatônica (que é muito parecida com a do Blues, mas não é igual) ele me deu!

Você já conversou com ele sobre isso ?

E o pior, que ele acha que guitarrista de quarto, que fica só brincando e usando Guitar rig não é guitarrista de verdade porque não aprende mais musicas (quer dizer quer mais aprender musicas) do que teoria!

E eu não acho que ele esteja errado! Tem muito moleque que enxe o peito para dizer que é guitarrista, mas não passa de um interprete.

Então, o que acham? Se eu falar pra minha mãe/pai que eu vou parar de fazer aulas(pra ser autodidata) logo agora que eu comprei a guitarra, eles vão me matar!!!! Então galera, acham que eu devia trocar de professor?

Amigo, isso não existe! Você não pode largar as aulas se quiser passar de "guitarrista de quarto", ou mesmo ser um bom. Se não quiser mais o professor, troque!
Porém eu aposto que esse cara sabe oque faz e talvez esteja apenas havendo um conflito. Converse com ele, tudo pode se resolver.
Outra coisa: Ou tome aula com eles, ou com os caras do CifraClub! Cada um vai ter um método de ensino que vai levar ao mesmo lugar. Porém já é a segunda vez que eu vejo comparação do tipo (comparando oque o professor fala com os caras do CifraClub e diz que o professor tá errado).
Isso vai ser assim com qualquer professor. Cada um vai ensinar de um jeito e se você buscar o mesmo assunto em livros ou videos, certamente eles serão abordados de maneiras diferentes. Oque não significa ser errado.
Enfim, antes de sair, converse com seu professor!

mrfelipbr
Veterano
# dez/11
· votar


victorleon
cara, cada professor ensina de um jeito, vc deveria reclamar se ele ñ tivesse ensinando nada.
uma coisa q eu vejo pelo fórum é que chove nego achando q vai aprender a tocar pegando música dos outros, e não se preocupa em estudar técnica nenhuma, no maximo uma pentatonica, ou acha que ser bom músico/guitarrista é tocar o solo de creeping death ou far beyond the sun....
de resto, o thefuga disse tudo...

koister
Veterano
# dez/11
· votar


kra ja vi isso num filme : um kra queria saber aprender a lutar mas o mestra, que era macaco velho só passava exercicios idiota e faceis como limpar alguma coisa etc.......
um dia numa luta de verdade, o menino percebeu que,sem aprender os mavimentos iniciais(como o de lavar o chao)ele nao aprenderia os mais dificeis( ou até aprenderia,mais nao saberia o básico)
esse filme é KARATE KID

Night Guitar
Veterano
# dez/11
· votar


cara, eu dou aula ha algum tmepo, e a maioria dos meus alunos eram "fogo de palha" começavam a aprender, faziam 2 meses de aula e depois desistiam por que era dificil, se tem uma coisa que aprendi em todos os anos que toco, é que é mais dificil do que parece ser guitarrista, e vai por mim, o seu professor sabe o que ta fazendo, não adianta ele te encher de escalas, musicas e tecnicas se você não dominar o basico, o que faz um guitarrista bom não é o quanto ele sabe, mas como ele usa o que sabe, agora a pergunta:

você executa tudo que ele passou de forma satisfatória, com boa limpeza de som e pegada? se sim, diga isso pra ele e ele irá passar novas coisas, mais avançadas, se não, diga da mesma forma e ele irá te auxiliar a melhorar a execução e posteriormente vai passar mais coisas ou fará isso simultaneamente.

não é ruim aprender com mais de uma pessoa, até hoje eu tomo aulas e estudo metodos de diferentes guitarristas e vivo procurando apostilas pra me aperfeiçoar, mas o importante é não comparar dois professores, cada guitarrista tem um jeito unico de tocar e de ensinar, então, continue as aulas, mas abra o jogo com o cara, ele não pode ler sua mente, e continue buscando conhecimento na net ou outros meios, mas ao inves de comparar, absorva as duas formas e crie a sua propria maneira de tocar.

abrass

gege_correa
Veterano
# dez/11
· votar


victorleon
Olá, eu sou seu professor. Achou que eu não frequentava o fórum é?

hahaha zueira... mas afinal de contas, você está aprendendo? você sente que está evoluindo guitarristicamente ou está na mesma? O professor tem o método dele, tocar sweet child não é nenhum parâmetro, você está bem equivocado... agora se você acha que não está aprendendo, que está indo devagar demais, primeiro converse com seu professor, peça pra ele te exigir mais e para ele te explicar o método dele (caso já não o tenha feito), e veja se isso te ajuda em algo... caso não melhore, procure outro professor com um método que te agrade mais... largar tudo e virar autodidata não vai resolver seus problemas (eu sou autodidata)... Abraço!

Btardelli
Veterano
# dez/11
· votar


Guilherme Nau

vicios e posturas na mão mesmo, como por exemplo mecher demais os dedos da mão esquerda, palhetar só para baixo, mão direita que "flutua", etc. Postura de coluna é com cada um mesmo...

abç

Aust
Veterano
# dez/11
· votar


Cara, um ano e mais um pouquinho você pega com professor, dai tudo que você precisa ta em revista, internet.

Caso o professor seja bom, continue com ele, se caso for meu antigo professor, era de uma igreja, dizia que não gostava de guitarra e dava aula de guitarra pra mim, era mais de violão do que guitarra kkkk

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


Btardelli

To livre disso, graças a Deus.

jucasambora
Veterano
# dez/11
· votar


Aust
Eu fui o contrário, fui aprender violão e o kra me ensinava técnicas de guitarra, fiquei quase dois anos estudando coisas de guitarra num violão de nylon pq naum tinha grana pra comprar guitarra, mas me apaixonei por ela e esqueci o violão... hahhahahaha... cada coisa né!?

Btardelli
Esse lance de vicio complica mesmo... autodidata não é uma coisa tão simples quanto parece, e realmente chega uma hora que precisa de um "tutor", não vou dizer professor, mas alguém que indique o caminho pra x coisa que vc precisa ou queira aprender mas que sozinho não rola, isso acontece muito quando o kra quer estudar um estilo, tipo "vou estudar jazz", mas não tem referencia, começa a estudar sozinho quando vai ouvir o kra ta tocando um blues estranho... rsrsrsr

victorleon
Veterano
# dez/11
· votar


Então galera, eu comentei da Sweet Child pra meios de comparação de nível, não por causa da música e tal...

Tipo, minha postura é certinha sim, ele me ensinou isso logo de cara, eu treino bastante, mas tipo, é que eu acho que ele passa muita pouca, tanto música como teoria e escalas, até agora, eu não aprendi quase nada de teoria, entende, e acho isso estranho, porque ele vive falando que teoria é tão importante quanto prática e tal, mas em 10 meses (me desculpem, eu comecei em fevereiro, então são 10 meses) ele não me passou quase nada de teoria...

koister
Veterano
# dez/11
· votar


victorleon

antes de explorar a teoria, é preciso saber o basico da guitarra (digitaçao,mao solta,escalas maior e menor apenas acordes essas coisas)
a teoria é sempre uma introduçao á materias mais avançadas (intervalos,campos harmonicos e melodicos escalas relativas,arpeggios,divisao ritmica,patners,tapping essas cois) tudo isso vc so aprende junto com a famosa Teoria,mas pra iso, vc precisa fazer 1234 no braço até enjoar.
depois , vc aprende o que fazer com essas coisa(improvisar,compor,solar,rapidez) fora os macetes q eu nao posso te contar hauhsaushasua

Duds McCready
Veterano
# dez/11
· votar


victorleon
Eu não vejo que está errado o método dele em segurar um pouco teoria. Digo isso, pq lembro a primeira vez que comecei a ver intervalos, escalas na pauta, formação de acordes e etc. Parecia um inferno. Bicho de 7 cabeças era pouco hehe. Para quem nunca viu, é algo bem "abstrato" e de certa forma pesado (foi o meu caso, nessa ocasião). Dependendo do aluno, o professor pode dar uma aula de teoria e o aluno nunca mais volta para a próxima aula.

Eu acho que, apesar de ser legal saber que você parece estar preparado para aprender teoria, ele possa estar aguardando o melhor momento para começar a tratar esse assunto contigo.

Você é novo, não tenha tanta pressa para aprender tudo de uma só vez. Pode ter certeza que, com 20 anos de experiência, o seu professor deve saber muito bem o que está fazendo. Se ficar meio em dúvida, converse com ele. É o melhor a fazer.

Abraços!

victorleon
Veterano
# dez/11
· votar


Duds McCready
koister

Valeu galera!

Vou conversar com ele sobre isso!

Abç

Carregando
Veterano
# dez/11
· votar


victorleon

se tu ficar sentado esperando teu professor te ensinar as musicas, tu não vai aprender nenhuma.

aprenda as musicas tu mesmo. Professor serve para ensinar algumas técnicas, teoria, como funciona a musica...

Duds McCready
Veterano
# dez/11
· votar


Carregando
Discordo!

Ele está fazendo aula há apenas 9 meses. Eu acho que o professor tem grande papel no fator motivacional do aluno, ajudando-o, principalmente no começo, a aprender músicas. É o que interessa no começo do aprendizado de um instrumento (pelo menos comigo foi assim e com alguns amigos e parentes também). Você quer tocar músicas e o papel do professor é importantíssimo nesse caso (claro, considerando quem está fazendo aulas). A partir daí, passado o período de empolgação em tirar músicas, vem técnica, teoria e aí viciou em música... hehehehe

Abraços!

informal
Veterano
# dez/11
· votar


victorleon
Toque de professor urgente. Se perdeu a confiança no cara, já era. Procure primeiro um substituto pra depois anunciar a família e ao professor.

bluesmanjf
Veterano
# dez/11
· votar


Cara, fala isso pra ele.
Se vc está sentindo falta dessas coisas, passa isso pra ele.
De repente, o cara ta achando que vc ainda não está pronto pra pegar essas coisas, ou de repente ele nem sabe que vc ta querendo aprofundar mais.

Carregando
Veterano
# dez/11
· votar


Duds McCready

eu acho mais proveitoso ensinar a teoria, encima de um repertório.
não acho muito lucro pagar, pra aprender só as musicas...

em uma musica só da pra aprender muitas outras coisas.

mais seila, cada um sabe oque quer aprender, e no começo o cara só quer aprender a tocar igual o slash mesmo, não tem outro caminho hehe.

comigo também foi assim.

pepomello
Veterano
# dez/11
· votar


Manda esse cara fora, guitarrista que só tira música dos outros não é guitarrista, é um mero copiador dos outros. Guitarrista mesmo é aquele que sabe improvisar, fazer suas proprias musicas...
Porra, como vc aprendeu modos, sem penta??

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


pepomello
Guitarrista mesmo é aquele que sabe improvisar, fazer suas proprias musicas...

Acho que saber improvisar sendo autodidata é tocando as músicas dos outros. Eu fiz assim, tocando as músicas dos outros você conhece mais a "escala" pela aparência do que pelos nomes.

mrfelipbr
Veterano
# dez/11 · Editado por: mrfelipbr
· votar


Guilherme Nau
Acho que saber improvisar sendo autodidata é tocando as músicas dos outros. Eu fiz assim, tocando as músicas dos outros você conhece mais a "escala" pela aparência do que pelos nomes.
dá pra fazer muita coisa assim, mas isso limita você, quero ver improvisar em cima de um MPB com uma harmonia bem complicada, e geralmente quem faz isso é preso a um, ou poucos estilos, por exemplo, eu toco em um banda de sertanejo, e tem dois caras que tocam violão bem, mas só sertanejo, nunca estudaram música, e quando tentam tocar outra coisa, não tem levada, vira tudo sertanejo na mão deles, até highway to hell, back in black, Sweet child, não sei se choro ou dou rizada quando eles tocam....
o ideal é você estudar técnica ao máximo, porque nada irá te limitar.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


mrfelipbr

Eu também não consigo compor em sertanejo, sempre imagino uma batera loca huahua.

Mas eu também tenho esse limite. Só que eu falo de guitarra improvisar nas pentas e escalas. Pentas e escalas que eu sei executar e não sei o nome.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Professor que ensina diferente