Duvida simples sobre improvisação

    Autor Mensagem
    Cjvj 0210
    Veterano
    # dez/11


    Boa noite, hoje venho a voces com uma duvida bastante simples, é o seguinte: em uma base em tom A eu posso improvisar com uma escala menor de A no caso Am, ou só escala maior A (tipo pentatonica maior, maior natural, etc) ? isso serve para todos os acordes tipo: E e Em (posso usar a escala menor em E)
    agradeço a quem ajudar! abs

    BOA_VIAGEM
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Na minha opinião,eu acho que isso varia um pouco de acordo com o que você quer tocar,e que escala você vai usar,por exemplo se você estiver tocando uma música em A,você deve improvisar no tom da música,você não pode improvisar em E se a música for em C,me entende?E em alguns estilos de músicas,como o blues,você pode usar as blue notes.
    Não sei se eu expliquei direito mas acho que é isso.Eu comecei a estudar teorias e escalas esse ano então posso estar errado,mas pelo menos tentei ajudar.

    Prof_Guita
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cjvj 0210

    Fiz esses videos um tempo atras , vão te ajudar na sua duvida.






    Se gostar da um positivo lá.. abç

    virg
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    cara vc pode fazer o que quiser !!!!! (não tente voar por favor), esse esquema de solar certo na vdd existe mas não da forma que vc pensa, que tom A só poder ser solado em escala de tom A isso estaria errado !
    sobre o esquema de estar em um tom MAIOR e solar num MENOR é coisa de gente velha ou seja gente que toca blues !!!!!!! A maior diferença da escala maior para a menor usado no blues é a blues note que seria a nota 3b ! mas que p*** seria nota 3B? seria a terceira nota meio tom abaixo: olhe o exemplo
    ESCALA DE A MAIOR
    A--B----C#
    G/ 2---4---6 (na corda G da sua viola)
    ESCALA DE A MENOR
    A---B---C
    G/ 2---4---5 (na corda G da sua viola)

    notou que o dó(ou seja C) era antes sustenido e voltou uma casa(um meio tom) isso é a blue note
    uma coisa diferente que eu vi numa revista da guitar player em uma video aula que o guitarrista Zakk Wyldem uma musica Faz o caminho contrario
    ele em uma musica de tom menor ele sola na escala maior !!!!!!! é o mesmo pensamento do blues só que invertido !?!?!

    mas repito cara vc pode fazer o que quiser !!!!! quando a gente é iniciante se prende somente ao tom mas a verdade é que as notas de acompanhamento que são importantes.
    vc deve treinar ao seu cerebro em vez de pensar só em tom A e sim na progressão de acordes e esse acordes tem uma ligação, uma sonoridade com todas as escalas do mundo( e até do universo), o grande proposito do guitarrista solista melódico é casar suas notas solos com suas notas acordes , e criar efeitos melódicos incríveis (Joe satriani)

    mas deixa isso de lado q guitarrista de verdade só deve saber subir e descer no braço da guitarra o mais rapido possivel e nem se importa com intervalos musicas e bases, o que importa é velocidade, nada mais, se sua palhetada não for rapida pegue uma furadeira e voa la ou do francês voy la ou vc acha que algum desse guitarristas como Joe satriani, Steve Vai e Van halen sabe algo de harmonia e intervalo ??????


    [/b][/i][/u]por favor que Odin destrua todos os guitarrista que age e acreditam no que esta escrito ali[b][i][u]

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    nossos brother responderam e muito bem sua duvida, so um dica, vc poderia muito bem ter usado a busca, tem muito material e topico sobre isso inclusive topico prof_guita do leandro P, etc,etc,etc ,abraço

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Duvida simples sobre improvisação