Acordes na guitarra, existem macetes?

    Autor Mensagem
    playerguitar
    Veterano
    # dez/11


    Pessoal, como comecei a tocar em violão e depois passei para a guitarra, ainda sinto algumas dificuldades em fazer acordes na guitarra. Minha dificuldade não é relacionada à teoria, mas, à técnica.

    Sei que, do ponto de vista teórico, os acordes são os mesmos. Sei também que acordes abertos não soam muito bem, na maioria dos casos, com alto ganho, e nesses casos é melhor utilizar um overdriver mais leve. Sei também que para distorções o recomendável é utilizar powercords...

    Enfim, o que eu quero saber é se alguém conhece uma video aula (para comprar ou nos youtubes da vida) que trabalhe especificamente isso, ou seja, macetes para trabalhar harmonia/arranjos na guitarra. Vez ou outra me pergunto: Será que eu estou fazendo o papel da guitarra ou estou apenas tocando o violão na guitarra?

    Conseguiram entender o que eu penso?

    Vi o demo de uma aula (DVD - Outros Caminhos para cada Acorde - Vol. 01 do Heitor Castro), que me interessou, é mais ou menos isso que eu preciso.
    Se alguém quiser assistir o demo, o endereço é esse: http://is.gd/epC5uN

    Preciso de dicas de técnicas para tocar os acordes na guitarra. Saber quais os tipos de desenhos mais aplicados para os efeitos, como sair de um acorde para o outro...

    Alguém pode me ajudar?

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # dez/11
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    playerguitar
    Acordes na guitarra, existem macetes?

    Praticar, simples assim. Teu cérebro vai memorizando e teus dedos vão ganhando agilidade. É normal ter estas dificuldades no início, mas com prática, você vai pegando o jeito.

    Será que eu estou fazendo o papel da guitarra ou estou apenas tocando o violão na guitarra?

    Não existe isso. Existe o que cada música pede. Pode ter uma música com mais riffs e poucos "acordes" propriamente ditos, ou uma música com acordes e dedilhados, por aí vai.

    Vai tirando músicas, praticando, prestando atenção no que está ouvindo ou tocando, e aí vai ter progresso.

    Abçs

    Oijpedro
    Veterano
    # dez/11
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    playerguitar
    cara, tem muitos e muitos macetinhos, de acordes invertidos e tudo.
    Tem um video o bruno albernaz (acho que é isso, aqui do forum, dando muitas dicas)
    Abs

    busterchair
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: busterchair
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    Prática. Não tem segredo.
    Tem o sistema CAGED que vai te ajudar bastante.

    Sugiro que vc estude também as inversões dos acordes em todo o braço para se familiarizar com as notas no instrumento.

    Abixibarraba
    Veterano
    # dez/11
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    tu tem é q pega musica......sugiro uma bandinha meio xoxa chamada led zeppelin......musica tipo starway to heaven....heartbreak, back dog.....e uam do deep tipo smoke on the water e bloodsucker

    renatocaster
    Moderador
    # dez/11
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    playerguitar

    Acordes na guitarra, existem macetes?

    Sim, existe. O macete se chama CAGED.

    Abs

    Guynho
    Veterano
    # dez/11
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    playerguitar

    Eu faço muita base na minha banda, e passei pelo que tu tá passando. Não sou especialista no assunto, e tudo que eu disser aqui foi adquirido de forma empírica, ou seja, pela minha própria experiencia, sendo que muitos podem discordar, eu terem melhores idéias. De qualquer forma, vou compartilhar um pouco aqui contigo:

    - Acordes Abertos: Nada impede que tu os use. Claro, no alto ganho vai virar uma salada de frutas. Mas assim como existem timbragens específicas para favorecer a execução de Power Chords, existem timbragens que ajudam a embelezar os acordes abertos. Eu comecei a levar fé de que essa coisa funcionava, quando comecei a ouvir algumas coisas do Oasis. Noel Galagher, e o guita base deles, usam muito acordes abertos, e não são de segurar no ganho. Dá uma procurada em "Stand By Me", por exemplo. Outra coisa que facilita, é maneirar no ataque da palhetada. No violão, rola todo um lance percussivo com o ataque (força da palhetada), mas na guitarra pode ficar feio.

    - Variação dos acordes: Procure variar a forma que você executa um acorde. A gente se acostumar a fazer os acordes abertos lá embaixo, nas primeiras casas, mas essa não é nem de longe a unica maneira de executá-los. Assim como as posições com pestana, que variam a nota conforme a gente desce no braço sem mudar a "armação" do acorde, existem muitas outras posições onde isso ocorre, gerando acordes com o mesmo tom, mas com uma sonoridade diferente. Dá para armar um "Ré" normal, nas três primeiras cordas, e ir descendo no braço. E o legal, é que a gente vai achando as vezes "Riffs" dedilhando nesses acordes ditos alternativos.

    Se eu puder ajudar em mais alguma coisa, ou se eu não fui muito claro, pergunta aí. Provavelmente, vai aparecer gente boa ai pra te ajudar...

    Abraço!

    edioceratineto
    Veterano
    # dez/11
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    playerguitar
    Sei também que acordes abertos não soam muito bem, na maioria dos casos, com alto ganho, e nesses casos é melhor utilizar um overdriver mais leve.

    Nem tanto! Já vi acordes abertos ficarem muito bons em distorções de alto ganho ! A solução? Pickups Seymour Duncan ou Emg ou qualquer outro de qualidade q vc achar (mas isso eh pro caso de vc nao ter tanto $$$ pra gastar).

    ogner
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: ogner
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    playerguitar

    Depende muito do estilo, Rock em geral é mais power mesmo, alguns britanicos usam mais abertos e algumas inversões básicas, mas nada demais!!
    Jimi Hendrix usa acordes "resumidos", por exemplo.

    Guitarra harmonizada de verdade , é jazz, fusion, progressivo ( a la Alex Lifeson) e alguns poucos blues mais elaborados. E não necessariamente são clean, um overdrive bem timbrado é bacana, algumas modulaçoes sem exageros tb caem bem.

    Acordes com inversões na 4 corda, são muito bacanas pra harmonizar. Claro depende muito da musica. O importante é vc ouvir toda a banda, se tem teclado, se tem baixo e tentar se colocar no meio disso tudo da melhor maneira possível.

    Mas dica direta mesmo, nao dei nenhuma!! hehehe!!

    Minha dificuldade não é relacionada à teoria, mas, à técnica.
    E sua duvida não é técnica, é teórica mesmo. Vc precisa se aprofundar na formação de acordes, inversões, intervalos e etc. Quanto a saber qual acorde vc pode colocar pra "colorir" mais ou re-arranjar uma harmonia, isso é campo harmônico.

    Annoying_Guitar
    Veterano
    # dez/11
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    aos 9:25 ele fala sobre o sistema CAGED.

    vlw!!!

    ACDC-OP
    Veterano
    # dez/11
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    playerguitar leia td por favor!!!
    boa tarde!! :=)
    primeiramente eu acho a maior besteira a pessoa tocar violao para depois ir para a guitarra pq sao duas coisas TOTALMENTE diferentes... só pq tem 6 cordas nao significa ser a msm coisa!!! senao o saxofone,tuba,oboe,trompete seria tudo a msm coisa tb e nao é! sao parecidos mas nao sao iguais...
    .
    mas para vc melhorar só pode uma coisa: treine todos os acordes maiores e menores e com 7ª todos os dias q ja esta bom.. mas treine lentamente para formar os acordes da melhor forma possivel:
    - posicione os dedos EM PÉ como garras e nao deitados... pode ser dificil no inicio mas o tempo resolve td (com pratica)
    - verifique se nao esta abafando alguma corda qndo faz determinado acorde e verifique tb se vc esta tocando O GRAVE do acorde no lugar correto ( acorde D , vc tem q tocar primeiro a corda D e depois o resto, em C tem q tocar a nota C primeiro - e nao começar da mizona ESTE EH O MAIOR ERRO DE TODOS!!!!!) :-)
    O MAIS IMPORTANTE: TREINE LENTAMENTE, MAS TREINE CORRETAMENTE!!! desta forma vc vai conseguir um aperfeiçoamento maior!

    boa sorte ai com a guitarra!!!

    ferbarper
    Veterano
    # dez/11
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    O único macete que existe e treinar triades e tetrades ao longo do braço da guitarra ;)

    playerguitar
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: playerguitar
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    Ogner,
    Minha dificuldade não é relacionada à teoria, mas, à técnica.
    E sua duvida não é técnica, é teórica mesmo. Vc precisa se aprofundar na formação de acordes, inversões, intervalos e etc. Quanto a saber qual acorde vc pode colocar pra "colorir" mais ou re-arranjar uma harmonia, isso é campo harmônico.


    Não, minha dúvida não é teória, é técnica sim. Isso tudo o que vocês falaram sobre campo harmônico, inversões, o mesmo desenho do acorde em todo o braço... isso aí eu sei. Meu problema não é formação, é execução!


    ACDC-OP
    primeiramente eu acho a maior besteira a pessoa tocar violao para depois ir para a guitarra pq sao duas coisas TOTALMENTE diferentes... só pq tem 6 cordas nao significa ser a msm coisa!!! senao o saxofone,tuba,oboe,trompete seria tudo a msm coisa tb e nao é! sao parecidos mas nao sao iguais...

    Então o que eu faço agora, me mato porque comecei no violão e depois resolvi ir para a guitarra? hehehe
    Na verdade, não foi de propósito. Comecei no violão, mas depois fui atraido pela guitarra.

    Guynho

    É disso que eu estou falando!

    Continuem...

    Obrigado pelas respostas, mesmo a maioria não entendendo o que eu preciso.

    Guynho
    Veterano
    # dez/11
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    playerguitar



    Acho que é distorção de valvula empurrada por um ts-like.

    Curly
    Veterano
    # dez/11
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    Violão e guitarra são exatamente o mesmo instrumento. O que funciona em um, tem que funcionar em outro. A diferença é que os intervalos de terça não soam bem com distorção, então, dependendo do contexto devem ser omitidos na guitarra ficando a terça a cargo do baixo.

    Acho o sistema CAGED uma maneira pobre de raciocínio, bom apenas para iniciantes. Tem que acostumar a visualizar as tríades/campo harmônico ao longo do braço, bem como o desenho dos modos em sequência. Só isso vai dar o domínio completo do braço do instrumento.

    vinibassplayer
    Veterano
    # dez/11
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    Se vc sente algum desconforto na mão, experimente mudar o posicionamento.. Posicione o polegar com a ponta atrás do braço e não encoste a palma. Mantenha os dedos angulados em relação à escala e pressione as cordas apenas com as pontas dos dedos.

    O resto eh ouvir o q vc toca e perceber se tá saindo bom.
    Grave algo e analise o q vc fizer...

    Eh praticamente isso

    flw
    abç

    AceFrehley
    Veterano
    # dez/11
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    playerguitar

    Tens problemas com acordes tríades ou tétrades?
    Ou nos 2?

    Unfeelingness
    Veterano
    # dez/11
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    Eu acho melhor trabalhar com tríades na guitarra, com ou sem som limpo, e os já conhecidos Tônica e quinta, mas, fazer eles oitavados e com 7a. e 4as. invertidas gera um som característico de rock tipo AC-DC, e alguns estilos de hard-rock pesado.

    Qualquer dúvida, posto algo em tablatura.

    Os acordes na guitarra são diferentes dos que você usa no violão.

    Abçs,

    Unfeelingness
    Veterano
    # dez/11
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    Exemplo em Sol


    e---------1-3--------------------------------------------
    B---------1-2--------------------------------------------
    G---------1---------------------------------------------
    D---------1---------------------------------------------
    A---------1---------------------------------------------
    E---------1---------------------------------------------


    Está na quinta casa da guitarra. Ele é um G7/4. Você pode alternar lá na primeira corda tirando e colocando o dedo 3. Os números 1, é uma pestana que você faz.

    Ele é um acorde invertido. A tônica dele é D, mas no meio da barulheira ele sai com um som característico, de modo que não podemos dizer que a tônica invertida é D, porque quem faz a tônica, é o baixo e não a guitarra.

    Esse, é um acorde típico de guitarra com drive. E ele é nervoso...

    Tente, a partir disso aí, encontrar sonoridades semelhantes. Fazer acordes na guitarra com drive é também ficar testando acordes. Há várias possibilidades de inversão de acordes que ficam legais.

    Abçs,

    Jinkxs
    Veterano
    # dez/11
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    playerguitar

    Escute AC/DC e você verá muitos acordes abertos com distorção. Nada impede que você os utilize. A questão técnica, que vai fazer toda a diferença é a forma de atacar as cordas. O que os caras falaram sobre teoria é importante, mas no caso da sua dúvida, acredito que é isso o X da questão.

    Não queira paletar um acorde aberto como se faz uma "batida" no violão. Procure atacar grupos de cordas e use a palma da mão para abafar as demais,,. e faça isso de forma ritmica acompanhando o andamento da música. Algumas vezes alternar o ataque nos bordões e nas primas, dentro do mesmo acorde fica legal.

    LucasBM
    Veterano
    # dez/11
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    Tente não "Bater como um psicopata com um porrete" ao fazer acordes abertos com distorção. Procure tentar "Sentir" todas as cordas sem deixar nenhuma "Tapar" a outra. Sobre powerchord: Sim, é mais aconselhável fazê-los, principalmente em bases. Porém nada lhe impede de fazer o contrário, desde que toque as cordas mais "Levemente". Espero ter te ajudado, abraço.

    danilomagacho
    Veterano
    # dez/11
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    Eu gosto muito dos acordes abertos com distorção. Claro que a maneira de tocar muda, entra muita corda abafada, alguns acordes resumidos... isso é realmente prática, só isso.

    Quem sempre usou acordes abertos com bastante ganho na distorção foi Sir. Edward Van Halen.

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