Várias guitarras para estilos diferentes?

Autor Mensagem
victorleon
Veterano
# nov/11


Pessoal, eu estava pensando, para guitarristas que tocam vários estilos diferentes, o que compensa mais, comprar uma ou duas guitas mais caras e bem versáteis ou comprar um monte de guitarras mais baratas, específicas pra cada estilo? E aí, o que vocês acham?

Carregando
Veterano
# nov/11
· votar


victorleon

qual guitarra serve para cada estilo??

victorleon
Veterano
# nov/11
· votar


Carregando

Eu digo assim, vamos dar um exemplo bem genérico:
Um cara quer tocar basicamente 4 estilos: Blues, Classic, Hard e Metal e tem 6000 reais para suas guitarras.
Compensa mais ele comprar por exemplo uma Gibson e dar uma "tunada" especialmente nos caps (exemplo Seymour Duncan JB e EMG 85) pra ela ficar bem versátil ou ele comprar por Exemplo, uma Tele para Blues, uma Strato para Classic e uma LP para Hard/ Metal, na faixa de uns 2000 reais cada?

juninholiveira
Veterano
# nov/11
· votar


versatilidade e qualidade não combinam.

victorleon
Veterano
# nov/11
· votar


juninholiveira

Então amigo, foi justamente por isso que eu disse que se forem guitas mais versáteis, que sejam mais caras, para não perder a qualidade

renatocaster
Moderador
# nov/11
· votar


victorleon

Cara, é bom ter guitarras diferentes no seu set, mas eu de inicio compraria uma strat, que é bem versátil. Vc já toca há algum tempo ou tá começando agora?

victorleon
Veterano
# nov/11
· votar


renatocaster

Não cara, isso é só imaginação msm, não é exemplo prático heheh...
Mas no futuro, quem sabe?

juninholiveira
Veterano
# nov/11
· votar


victorleon

Mas vc num tem nem uma stratizinha não? é o básico dos guitarristas, ou vc nem toca guitarra?

Eu sou mais uma guitarra pra cada coisa, por exemplo, posso ter uma Les Paul e uso ela quando minha banda resolve ensaiar um Black Metal, ela tem um timbre mais gordo, mais grave, etc etc etc bom pra esse tipo de coisa.
Se eu fosse tocar um blues, ai quem sabe, num é muio minha área, mas eu acho que usaria uma strato tb, telecaster eu nun gosto muito não. Mas enfim, pegou o ponto?

Uma guitarra versátil vc quer dizer uq? pq olha, pra uma música com distorção e um ganho alto, o ideal seria ter captadores de alto ganho, como o X2N da DiMarzio, e muitos outros, foi só um exemplo. Mas para uma coisa mais calma, clean, ai o ideal seriam outros captadores que eu to por fora, num é minha praia.

Agora, se vc comprar uma guitarra mais TOP pra ficar versátil, vc vai er que escolher: Captador para isso ou akilo? Isso daki prakilo ou pra isso? etc...

victorleon
Veterano
# nov/11
· votar


juninholiveira

Toco já faz uns 9 meses e vou pegar minha 1ª guita essa semana, aí eu pego uma LP, pois eu acho mais o meu estilo de música. (Hard e Metal)

Então cara, é aí que eu queria chegar, é melhor várias guitas bem focadas num estilo específico ou uma só bem versátil?

Sobre os caps, eu acho que pra uma guita ficar bem versátil, melhor uma Strato HSS e botar um Humbucker mais pesado e dois Singles mais clean...

Carregando
Veterano
# nov/11
· votar


victorleon


cara, tu só toca a 9 meses?

então nem se preocupa com isso... porque tua ideia sobre o assunto vai mudar muito ainda.

vá estudar que é melhor prati!

abraço!

victorleon
Veterano
# nov/11
· votar


Carregando

Cara, isso é só um pensamento, não estou falando sobre a minha situação, porque agora eu sou noob ainda e nem tenho grana pra comprar várias guitas, é só uma reflexão =)

Spect
Veterano
# nov/11
· votar


Não bastam só guitarras diferentes, primeiro você tem que saber extrair timbres diferentes delas. Usar as diferentes posições de captadores, knobs de tone, configurações dos amps, etc; fazem MUITA diferença no timbre final.

Sinceramente, com uma boa guitarra, alguns pedais e principalmente um bom amplificador você já fica bem servido de tudo entre jazz e metal.

juninholiveira
, posso ter uma Les Paul e uso ela quando minha banda resolve ensaiar um Black Metal, ela tem um timbre mais gordo, mais grave, etc etc etc bom pra esse tipo de coisa.

Les Paul só vai ter timbre gordo se você quiser. Claro que não dá para chegar no timbre estalado das Tele e Strato, mas os controles de tone e volume individuais dão uma imensa possibilidade de timbres.



Só para usar como exemplo, nessa música o Page troca de captadores e mexe nos knobs de tone e volume várias vezes para as diferentes partes da música, além de simplesmente variar a forma de tocar.

Mais do que a o equipamento, quem tem que ser versátil é o guitarrista.

victorleon
o que compensa mais, comprar uma ou duas guitas mais caras e bem versáteis ou comprar um monte de guitarras mais baratas, específicas pra cada estilo?

Nesse caso, comprar a mais cara que tenha mais prioridade, e com o tempo ir montando o resto do setup.

victorleon
Veterano
# nov/11
· votar


Spect

Valeu cara, bela dica...
Eu também prefiro dessa forma, mas só queria ver as opiniões do pessoal e porque eles pensam assim...

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


victorleon: mas só queria ver as opiniões do pessoal e porque eles pensam assim...

Pensam como?

Abs

victorleon
Veterano
# nov/11
· votar


MauricioBahia

Por exemplo, um acha que é melhor uma guita só, e outro prefere várias guitarras diferentes, porque essa preferência? Tem algum motivo específico que faz vc achar que uma guita só/várias guitas diferentes é melhor? etc. etc.

ogner
Veterano
# nov/11
· votar


victorleon
é só uma reflexão =)
Reflexão equivocada velho!!!!!

É claro que com algumas guitarras vc consegue mais facilmente executar estilos e tecnicas, exemplo:

É bem mais fácil tocar Steve Vai, Satriani com uma SuperStrat doq uma Lespaul, fato. Mas de modo geral, em relação a timbre isso varia muito. Não existe uma guitarra pra cada estilo. Da pra se virar bem!! Mas tb, não que qualquer guitarra toca qualquer coisa, existe um caminho do meio, como Buda nos ensinou!!!
ahuehuahuehuhauhha!!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Esse negócio de uma guitarra pra cada estilo é coisa de quem, ao meu ver, tem uma visão limitada de música, só quer copiar os outros e acha que o que define um estilo é o timbre.

Se existe um aspecto que não serve para definir estilo, pode ter certeza que este aspecto é o timbre.
Todo estilo MUSICAL é definido por suas características harmônicas, melódicas e rítmicas.

Definir um estilo musical por timbre e/ou instrumentação é falho, incoerente e controverso.

Se você quiser tocar o estilo X, toque as notas características do estilo X. Não é porque os guitarristas A, B e C ficaram muito famosos usando um tipo de timbre que você também tem que utilizá-lo. Use o SEU timbre.

Esse tipo de palhaçada de "definir" timbre para cada estilo é mais uma GUITARRICE, provavelmente originada da diversidade de timbre que o instrumento elétrico possui, aliada à cultura conservadora dos guitarristas.

Se um pianista senta num Steinway D e toca perfeitamente Tango, Jazz, Blues, Clássico/Romântico/Moderno, ele terá tocado tudo com o mesmo timbre. Quem é que vai questionar que ele tocou cada um dos estilos perfeitamente?

Se um clarinetista toca um concerto clássico, toca um jazz, choro, blues ou klezmer, ele o faz usando o mesmo clarinete, o mesmo timbre. Quem vai dizer que por causa do timbre ele não tocou todos os estilos perfeitamente?

Portanto, tirando algumas particularidades de articulações e tessitura (alavanca, 22 ou 24 trastes,respectivamente), todas as guitarras fazem as mesmas notas, isso basta.

Essa é a minha opinião sobre o assunto. Toque tudo com o timbre que você achar que deve tocar, a decisão é sua.

victorleon
Veterano
# nov/11
· votar


ogner

Exatamente! Não é qualquer guita que toca qualquer estilo, mas da pra se virar com uma só! Ex: pra tocar entre Blues e Metal, eu prefiro comprar uma mais versátil que de pra eu tocar "marromeno" bem os 2 do que comprar uma tele pra Blues e uma LTD EC-1000 pra metal, até pq com uma pedaleira e regulagens diferentes, da pra eu tirar um Blues e Metal bem honesto com uma Strat ou um LP certo?

Buja
Veterano
# nov/11
· votar


victorleon
eu tenho exatamente isso em mente
uma guitarra razoavel pra cada estilo
ja tenho 2 super strato, uma strato e uma flying V
ja tive semi acustica mas nao gostei muito da que eu tinha
ainda vou ter sim, uma razoavel SG, les paul, warlock, outra semi acustica, uma explorer, uma prs, uma teleca, emfim...
mas o objetivo nao é ter uma pra cada estilo.
Cheguei a conclusao que no meu caso é gosto pela variedade mesmo

Isso nao importa, vai de cada um. Tem um que quer so uma de luthier, outro prefere ir trocando até chegar numa fender ou gibson de qualidade, ja eu quero ter uma de cada estilo de 1500 pra baixo. Mas nao tenho pressa nenhuma. Tenho minha vida toda de guitarrista amador pra montar minha colecao e ser feliz

o/

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


victorleon: Por exemplo, um acha que é melhor uma guita só, e outro prefere várias guitarras diferentes, porque essa preferência? Tem algum motivo específico que faz vc achar que uma guita só/várias guitas diferentes é melhor? etc. etc.

Sinceramente eu não entendo de onde o pessoal tira que há guitarras feitas especificamente para determinados estilos! Se o assunto é conseguir mais peso, basta trocar de captador por um com mais saída ou usar um pedal de distorção, que além de dar peso vai alterar o timbre, assim como o modelo do amplificador.

Muita gente não sabe que Stairway to Heaven foi gravada com uma Telecaster. Modelos como Les Paul e Flying V são usados em Blues... Enfim, isso de guitarra específica pra um estilo, pra mim, é mito.

Abs

victorleon
Veterano
# nov/11
· votar


Buja
Aí sim hein! =)

Die Kunst der Fuge
O que eu estou querendo dizer, é que pra tocar metal, é bem melhor tocar com uma Super Strato do que com uma tele concorda?(com "melhor" eu quero dizer, mais parecido com o original)

Tipo, se eu quiser tocar um Slipknot o mais parecido possível com o original, usando as mesmas configurações e equips, com uma tele, não vai sair tão parecido com o original quanto com uma Schecter Synyster Gates (só pra exemplificar)

Eu sei que nunca vai ficar exatamente igual, por conta principalmente do guitarrista, mas se eu quero tocar somente metal, vc concorda que uma tele não vai atender o timbre que eu espero pra esse estilo, que é melhor eu comprar uma guitarra "feita" pra tocar metal?

victorleon
Veterano
# nov/11
· votar


MauricioBahia

Então, mais originalmente, uma Tele não foi feita pra Metal, do mesmo jeito que uma Schecter Syn não foi feita para Jazz entende?

Claro que com modificações, eu posso fazer qualquer guitarra ser o que eu quiser, mas eu digo que originalmente, tem guitarras, não específicas (falei isso só pra dar um reforço no assunto) mas eu diria, "mais puxadas" pra determinados estilos

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


victorleon: Tipo, se eu quiser tocar um Slipknot o mais parecido possível com o original, usando as mesmas configurações e equips, com uma tele, não vai sair tão parecido com o original quanto com uma Schecter Synyster Gates (só pra exemplificar)



Abs

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


victorleon
O que eu estou querendo dizer, é que pra tocar metal, é bem melhor tocar com uma Super Strato do que com uma tele concorda?

Não, não concordo.

(com "melhor" eu quero dizer, mais parecido com o original)

Que original?
Black Sabbath?

Tipo, se eu quiser tocar um Slipknot o mais parecido possível com o original, usando as mesmas configurações e equips, com uma tele, não vai sair tão parecido com o original quanto com uma Schecter Synyster Gates (só pra exemplificar)

Não concordo, tem gente que tira timbres bem pesados de qualquer guitarra.
Se o intuito é conseguir peso, você pode conseguir isso com qualquer guitarra, por que você quer abrir mão da possibilidade de empregar a sua identidade? Você não vai conseguir um timbre "exatamente igual" de jeito nenhum mesmo...

Eu sei que nunca vai ficar exatamente igual, por conta principalmente do guitarrista, mas se eu quero tocar somente metal, vc concorda que uma tele não vai atender o timbre que eu espero pra esse estilo, que é melhor eu comprar uma guitarra "feita" pra tocar metal?

Não concordo.
Se quer um exemplo, já ouviu o John 5?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


victorleon
Então, mais originalmente, uma Tele não foi feita pra Metal, do mesmo jeito que uma Schecter Syn não foi feita para Jazz entende?

Exato, ambas foram feitas pra tocar música.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


victorleon: não específicas (falei isso só pra dar um reforço no assunto)

Bom, o reforço mudou completamente o contexto. ;) De qq forma, mantenho minha opinião. Você tem a sua, ótimo! :)

Abs.

emaniox
Veterano
# nov/11
· votar


independente do timbre, há técnicas que requisitam guitarras específicas. Dois exemplos:guitarra de 7 cordas e guitarra com ponte flutuante

Nao é possível tocar numa les paul com ponte rigida o que só pode ser feito com uma ponte flutuante. Nao é possível tocar em uma guitarra com 6 cordas uma musica feita especificamentepara uma guitarra com 7 cordas.

Além disso, o timbre faz parte da estética da música assim como as cores das tintas fazem parte da esética de um quadro. É possível pintar um quadro de Rembrandt com cores de caneta de marcar texto, mas nao será a mesma estética. Eu percebo uma diferença razoável entre uma guitarra com captadores simples e humbucking. É óbvio que é possível trocar os captadores de praticamente qualquer guitarra e fazer aproximações com coil tap e outras coisas, mas é mais comodo ter mais de uma guitarra. Se é possível trocar captadores, também é possível trocar pontes a vontade (e de fato é), mas não é comodo.

Atualmente eu tenho três guitarras: uma strato single coil, uma flying V com dois humbuckers passivos e uma telecaster, todas com 6 cordas. Se eu pudesse, tinha mais umas tres, pelo menos: uma les paul, uma de 7 cordas e uma semi-acustica. Além disso trocaria os captadores da minha flying por ativos.

Do ponto de vista de utilidade, ter duas guitarras nao pode ser menos útil do que ter somente uma, todas as outras coisas sendo iguais. Isto por que pode-se ter a utilidade de uma guitarra com duas, bastando ignorar uma.

Em nenhum momento relacionei estilos musicais com guitarras específicas, mas acho que tem coisas que não é qualquer guitarra que faz.

Flw.

victorleon
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge

O que eu quero dizer é que, pega uma LP de boa qualidade com EMG's 81/85 e com um ampli e pedaleira qualquer tirar o som mais pesado que vc conseguir, e depois faça exatamente a mesma coisa, com os mesmos equips numa tele. O som da LP vai sair ainda mais pesado do que o da tele, se vc fizer com clean vai dar a mesma coisa, porém em favor da tele, entendeu?

Enfim, você tem sua opinião e eu tenho a minha, ótimo, não estou aqui para mudar o pensamento de ninguém

Abç

MauricioBahia

Exatamente!

Abç

RennanGuitar
Veterano
# nov/11
· votar


victorleon

Led Zé
Veterano
# nov/11
· votar


Só um detalhe aqui, pra enriquecer (ou não) já que o Page e sua Tele foram citados. Ele usa Tele no estúdio e usa uma Lespa com push/pull ao vivo pra tirar os timbres que ele grava com single coil.
Eu acho que existem sim, diferenças básicas. Single coil, humbuckers e guitas semi acustica. Humbucker não soa igual a single e vice versa. Dá pra tocar de tudo com os dois mas não fica igual e se você está tentando acertar o timbre de alguém isso faz muita diferença. E guita semi acustica com ganho de trash metal dá microfonia .

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Várias guitarras para estilos diferentes?