Convenções e regras no mundo das guitarras

    Autor Mensagem
    Igorpodttec
    Veterano
    # nov/11


    De tempos em tempos um tópico sobre qual guitarra comprar, e no alongar do post começam a surgir respostas como "olha, pega essa guita só pra treina, depois vende e compra uma melhor". Mas me pergunto se o dito iniciante ou dono da guitarra começar a gostar de sua guitarra e ir com ela tirando bom timbres, esse sujeito devera se prender a essas "regras" que são ditas e ter um equipamento de nome ao invés de um que lhe agrade aos ouvidos.

    Paul Gilmour Petrucci
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Igorpodttec

    Não é regra, instrumentos de baixo custo, feito para iniciantes, são diferentes de instrumentos para uso profissional, isso você pode aprender só de pesquisar quais são os fatores que compõem o som da guitarra, a sua durabilidade, resistência, tocabilidade, etc. E isso é válido não só para guitarra, mas para qualquer instrumento.

    Também acho besteira esse negócio de marca e tal, de cara que fica sonhando com a guitarra tal porque é igual a que fulano toca, mas há muitas diferenças objetivas e técnicas entre uma guitarrinha de 400 conto e uma de 3000 do que só o fator marca, não é atoa que numa marca nem tão badalada como a Cort vc vai encontrar guitarra de 400 a mais de 2000 reais.

    Igorpodttec
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Paul Gilmour Petrucci

    É que as guitarras tem vários fatores que se sobressaltam em relação as de baixo custo isso é verdade. Mas o que eu me pergunto é que as vezes sua guitarra nem é tão ruim, mas por não ser da marca X ou Y você nem deveria estar tocando nela. Tem muita gente que só quer se divertir, só porque você está tocando um pouco melhor não significa que tem que ligar pra Fender/Gibson/ESP e pedir uma signature. Bem é minha opnião.

    Paul Gilmour Petrucci
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Igorpodttec

    Concordo com você, acho que se for o caso de se divertir, sei lá, se lhe satisfaz tá ótimo. Eu acho que uma guitarra boa só vai fazer diferença mesmo para quem quer ser pro mesmo, e tem que ser acompanhada de equipamentos igualmente profissionais.

    Buja
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Paul Gilmour Petrucci
    Concordo plenamente. Voce tirou as palavras da minha boca. So nunca disse isso pq "magoaria" os camaradinhas que acham que tem que ir trocando de guitarra até chegar a fender americana pra tocar no pc.
    Meu objetivo nao é ter uma guitarra top, afinal nunca tive, meu objetivo é ter uma de cada tipo, uma les paul, uma strato, uma flying V pra ter variedade, e é isso que eu quero. Mas nunca vou ser profissional mesmo e nao faço shows, so toco em casa e no maximo com os amigos, entao pra mim nao preciso de nada caro nao. Sendo de qualidade razoavel, tendo um bom som, e sendo boa pra tocar, ta otimo

    o/

    Sr. Gasmo
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Ta ai o Jack White pra provar que dá pra tocar até em guitarra xing ling de plástico.

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Boa tarde!!!

    Igorpodttec
    Não que seja uma regra para os outros, mas pra mim é: enquanto a guitarra estiver satisfazendo as minhas necessidades tanto técnicas quanto timbrísticas eu permaneço com ela. O dia que ela estiver limitando meu progresso, está na hora de trocar por uma que me permita evoluir independente da razão pela qual pretendo evoluir.
    Valeu!!!

    Buja
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Penta_Blues
    tambem é uma boa maneira de ver as coisas.

    Warbeast
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    nao importa a guitarra,mas,o guitarrista,voce pode ter uma uma fender america e ser ruim pkct e ter uma baratinha e ser foda demais

    eu comprei uma bc rich warbeast 1,e um instrumento de entra so me custou 250 dolarese eu axo q ela vai ficar comigo por anos,mas se voce quiser ter uma guitarra boa ninguem pode te impedir,mas tudo depende de voce(e do seu bolso tb)

    um abraço

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Hahaha! O cara fala como se existisse regras de como gastar o seu dinheiro!

    Quanto melhor a guitarra mais cara ela é. Esse melhor é construção com madeira mais nobre, captação, estabilidade na afinação, conforto do braço, acabamento, etc...

    Compre o que você puder pagar, aprenda a tocar e depois se preocupe com equipamento, pois de nada vai adiantar uma guitarra "proficional" se tu não é "proficional"!

    Fisherman
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Esse papo de guitarra para iniciante, guitarra só para treinar, só toco em casa mesmo...
    ...na minha opinião, isso é válido até tocar numa de qualidade muito superior.
    Eu tenho uma SX SST57, e achava que usaria ela por muitos anos.
    Isso só durou até eu tocar numa Fender. Desde esntão só uso a SX quando minha Fender vai para o luthier (o que é raro). E olha nem toco bem. (mas vou chegar lá)
    Bem, essa é minha opinião.
    Abç.

    RennanGuitar
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: RennanGuitar
    · votar


    Viciado em Guarana

    "proficional"
    o que o português fez para você?

    makumbator
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    RennanGuitar
    o que o português fez para você?

    Vc não entendeu, isso é uma piada interna do fórum(por isso está entre aspas), é referente a um usuário antigo que usava esse termo.

    renatocaster
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Eu acho que é muito blá blá blá a troco de nada. O mandatório é o dinheiro. Tem dinheiro pra comprar uma guitarra de 5000 reais? Vai lá, compre e seja feliz. Não tem essa grana? Blz, compre uma que esteja dentro das suas posses e procure ser feliz da mesma forma.

    Isso independe se o nível do cara é iniciante, intermediário ou avançado. Se o cara é amador ou profissional. Se o cara vai usar a guitarra muito ou pouco. Guitarra é uma mercadoria gente, se o cara amanhã ou depois desistir de tocar ou não está mais satisfeito com o que tem ele vende, troca, sei lá.

    A questão do timbre é pessoal, na minha opinião. Concordo com o que o Penta_Blues falou ali. Se a guitarra está te satisfazendo até o momento, não tem porque se desfazer. Se vc começa a sentir que ela não atende mais as suas expectativas, compre outra ou faça upgrades se for o caso.

    Eu pelo menos penso dessa forma. Não acho que existem "regras" para a compra de um instrumento musical. Vejam o exemplo de colecionadores...muitos deles compram artigos caríssimos simplesmente pelo prazer de colecionar, muitas das vezes nem chegam a fazer uso daquilo que compra. Mas se o cara tem grana pra manter esse hobby, blz, é com ele mesmo. E ninguém tem nada com isso.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    RennanGuitar
    Você não conhece a lenda?! =O
    Então você deve conhecer!

    Marcelo Bico
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    renatocaster
    Tô contigo, parceiro. É tudo isso aí que você falou.

    Conheço gente que pode comprar uma signature ClaptonZakkSatrianiPage e o gasto nem faz cócegas na carteira. Se pode comprar e está a fim, vai lá e compra, ué.

    Aliás, essa lenda de que iniciante tem que começar com guitarra vagabunda não tem nada a ver. Se for iniciante duro, beleza, compra o que der ( Gianinni, Tonante... ). Se for iniciante rico, compra o que der também (Suhr, PRS, Fender... )

    RennanGuitar
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Viciado em Guarana
    eitah poha

    Marcelo Bico
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Viciado em Guarana
    Porra, bicho! Que tópico mais doido é esse que você mostrou! Aquele cara só podia estar de brincadeira.

    renatocaster
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Marcelo Bico

    e for iniciante duro, beleza, compra o que der ( Gianinni, Tonante... ).
    Se for iniciante rico, compra o que der também (Suhr, PRS, Fender... )

    Hehehe, pois é! Como diria nosso amigo Paulinho Gogó: Quem não tem dinheiro conta história!

    joao b.
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Viciado em Guarana

    Você não conhece a lenda?! =O

    Ri bastante aqui... Grande Renato!

    KKKKK

    Faço minhas as palavras do Penta_Blues e do
    renatocaster

    É isso.

    Bob Mauley
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    por isso eu digo que o topico do renato merece stick

    enfim, só nao pode se iludir pensando que com uma guitarra top tu vai ter o som dos grandes, no mais, cada um vai até onde seu bolso permitir

    renatocaster
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Bob Mauley
    joao b.
    Marcelo Bico
    RennanGuitar
    Viciado em Guarana

    É importante frisar que esse renato não sou eu! Hehehe.

    Já andaram me perguntando isso aqui, olha lá hein. Hehehe, o curioso é o número de positivos que a maioria dos posts do tópico dele tem. Todo mundo que entra no tópico não resiste e dá uma positivada, hehehehe.

    AceFrehley
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Viciado em Guarana

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Mano, eu ri DEMAIS com esse tópico kkkkk
    sério
    kkkkkkkkkkkk.

    Bob Mauley
    topico do renato merece stick 2 haha

    joao b.
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    renatocaster

    É importante frisar que esse renato não sou eu! Hehehe.

    Eu ia até fazer uma piadinha com vc quando postei, mas resolvi me conter!

    Rsrsrsrs

    Esse Renato é uma figura... Na verdade seria bom se ele aparecesse por aqui.

    Acho que ele merecia até um tópico tipo "Que fim levou o Renato..."

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Convenções e regras no mundo das guitarras