Captadores Singles X Duplos: em busca de timbre e peso ao mesmo tempo

    Autor Mensagem
    Unfeelingness
    Veterano
    # nov/11


    Olá,

    Gostaria de lançar esse debate, pois, há 20 anos usando praticamente os captadores duplos, percebo que eles tiram o timbre da guitarra, e nós os usamos muitas vezes, em busca do 'peso' e etc, e com isso, perdemos em timbre

    Mas eu pergunto: será que com os "singles" ou captadores simples, não podemos também ter peso na guitarra e sobretudo valer-se do timbre que eles reproduzem fielmente da guitarra?

    Masmsteen toca com Singles e tira um puta som pesado...

    Mas, sabemos que, a maioria dos humbuckings, sempre "degenera" ou deixa de reproduzir o timbre original da guitarra.

    E aí, o que os amigos pensam??

    Van_Lorien
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Unfeelingness
    Acho isso extremamente relativo pois, para mim, o timbre da guitarra é composto pelo conjunto guitarra (madeira, hardware), captadores e cordas, isso é, sem contar o guitarrista, amplificador, cabos, pedais, etc. Ou seja, o humbucker reproduz fielmente o som da guitarra com humbuckers, já o single reproduz fielmente o timbre da guitarra com singles, saca?

    Quanto ao Malmsteen, o peso dele vem muito mais da pegada e do resto do equipamento do que da guitarra propriamente dita, fora que ele não usa single coils de fato, mas sim stacks.

    Abs

    Unfeelingness
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Quanto ao Malmsteen, o peso dele vem muito mais da pegada e do resto do equipamento do que da guitarra propriamente dita, fora que ele não usa single coils de fato, mas sim stacks.

    Van_Lorien

    Como assim "ele não usa singles coils de fato, mas sim stacks"? O que é "stacks"?

    Você mesmo disse que os singles reproduzem fielmente o timbre da guitarra - mesmo com a distorção - então usar os humbuckings, é fazer um monte de malabarismos para conseguir timbres, como vc mesmo disse, pedaleiras, racks de efeitos, equalizações.

    Uso humbuckings há 20 anos cara, para ter aquele som agressivo, mas em compensação, a gente perde em timbre, fica com aquele som apagado...

    E tem mais: o som estalado dos singles, dá outra pegada no solo... estou começando a sacar isto agora, por isso abri esse tópico...

    Chega um pouco de humbuckings. O ideal é ter os dois. Tenho uma Aria Pró que tem uma chave que transforma o som dos humbuckings em singles e vice-versa.

    Mas, com um bom equipamento, o som de uma Fender dá pau, em termos de timbre, numa Ibanez ou numa Jackson... (Com a distorção. Com som limpo, mata a pau!)

    Abçs

    renatocaster
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Unfeelingness

    O que é "stacks"?

    São captadores humbuckers em formato de single.

    Abs

    Unfeelingness
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Oxe! essa eu não sabia!! Espertinho o Malmsteen hein! hehehhee ;)

    Mas estou sinceramente estudando a possibilidade de começara tocar/gravar com os singles - lembra-se né? que eu sou o patinho feio dos timbres aqui no FCC uhauhauhauhuahuha

    Abçs,

    Van_Lorien
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Unfeelingness
    O que eu quis dizer é que ambos reproduzem o timbre da guitarra fielmente, pois o captador é parte chave do timbre da guitarra.

    Eu acho que não existe melhor ou pior, mas apenas diferentes. Muita gente acha o som dos humbuckers mais bonitos que o som dos single coils. O que manda nesse caso é o gosto do guitarrista. Eu, por exemplo, prefiro humbuckers para solos e o estalado dos singles para bases crunch.

    Abs

    AndersonMatos
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    que eu sou o patinho feio dos timbres aqui no FCC uhauhauhauhuahuha

    Pô,tirou meu posto...Mas isto é só até eu gravar pra proxima jam RIARIAAA

    Unfeelingness
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Unfeelingness
    · votar


    Pô,tirou meu posto...Mas isto é só até eu gravar pra proxima jam RIARIAAA

    Me aguardem até eu baixar os drivers da minha pedaleira zoom g9, aí vocês vão ver o que é GANHO! Compressor! e mais GANHO!!! uhhuahuahuhauhaa

    Aí todos vão ver como tocar guitarra é facim, facim...

    Quero ver neguim fazer esses malabarismos com uma Jeniffer, uma caixinha Grundi e um pedalzinho "Heavy Metal" da Oliver... ;)

    Como se diz: "Aí, até eu que sou mais bobo..."

    Magrinho123
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Unfeelingness
    Primeiro de tudo, vamos deixar claro uma coisa:

    Captadores strack são Hbs em formato de single, mas nem todo Hb em formato de single é stack. "Que?"

    É assim:

    Quando vc tem uma bobina do lado da outra, temos o Hb "normal", quando temos as duas bobinas reduzidas, a fim de ter um tamanho redizido a ponto de ficar do tamanho de um single, temos um "mini-humbucker". Este, apesar de ser "igual" a um single, soa exatamente como um humbucker, é só pra ficar menor mesmo. Os caras do Iron Maiden usam guitas com mini-Hbs.

    Stacks são aqueles que vc coloca uma bobina em cima da outra, ou seja, vc só vê um single, mas na verdade é como se tivesse um single em baixo do single e os dois estivessem ligados "em série". Este tipo de captador foi inventado a fim de ter o timbre do single (que não é melhor ou pior apenas diferente do Hb), porém, sem ter o chiado do single comum. Na teoria era pra funcionar perfeitamente, na prática temos na verdade o timbre no meio termo entre o single e o Hb, mas o chiado é eliminado por causa do uso de duas bobinas ao invés de uma, porque uma cancela o "Hum" (ruido do single) da outra, é como se vc estivesse deixando a chave de uma strato na posição 2 ou 4, só que os caps estão um embaixo do outro, não um do lado do outro.

    eles tiram o timbre da guitarra, e nós os usamos muitas vezes, em busca do 'peso'

    Cara, eu acho que isso não tem nada a ver...
    O principal motivo de as pessoas começarem a utilizar o humbucker lá atrás, quando foi inventado, foi eliminar o Hum (ruído do single). Apesar de ele conseguir fazer isso, notaram-se duas principais diferenças no timbre:
    - Perda do "quak" percurssivo. Isso acontece porque na verdade temos o quak de um misturado com o quak de outro, e eles se embolam e somem.
    - Saída mais alta, não tenho certeza mas acho que é por causa da impedância que fica maior
    - Som mais fechado. Isso acontece porque a bobina da frente (mais longe da ponte) pega a parte das cordas que vibra com mais intensidade e com timbre com menos médios, então a bobina da frente que tem um timbre mais fechado tem mais "influência" do que a de trás pq alí a corda vibra com amplitude menor.

    Com isso, obteve-se um timbre diferente, uns gostaram, outros não. Na verdade, os dois tipos de captador pegam o timbre da guitarra fielmente, o que muda o timbre são as caracteristicas do captador, como secção transversal da bobina, os materiais utilizados, capacitância, indutância, etc... Isso não é nem de longe ruim, na verdade é bom porque é possível ir mudando o captador pra chegar no timbre que se quer.

    Eu, particularmente prefiro Hb's porque como não têm o "quak" dos singles, o som não tem essa variação de dinâmica no timbre na hora da palhetada, eu gosto assim. Outro motivo é porque gosto de tocar metal, e é difícil encontrar um single ou um bom stack para metal, e quando encontra é tudo caro, e nem sempre tem dá pra encontrar o captador com o timbre que a gente quer né haha

    Pra gravações a história muda, como vc pode modular o timbre com diversos equipamentos e tem a liberdade de tocar com o que quiser na hora que quiser, é muito importante conhecer a diferença entre os timbres dos captadores e das gutiarras disponíveis para poder usufruir da melhor forma possível do teu equipamento; dessa forma pode obter o timbre que vc quer no momento mais adequado. Você pode, por exemplo, fazer a base da musica toda com Hb do braço, no refrão usar uma guitarra diferente usando Hb do braço junto com um single, e fazer algum lick com uma guitarra com um single.

    Unfeelingness
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Aliás, um dos meus sonhos é sabotar um dos shows do Steve Vai assim:

    Colocar uma Ibanez falsificada no lugar, daquelas que desafina qdo vc usa alavanca.

    Desligar todos os racks dele e deixar só um caixa da Oneil para ele tocar.

    Pedais: da Fhurmann?? uhauhauhauhuahuahua (Brincadeira gente rsrsrs).

    Pode ser da Boss mesmo, mas não pode ter COMPRESSOR, e o ganho da guitarra tem que ser no 7, no máximo...

    E aí vamos ver o que acontece...

    Magrinho123
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    pótico interessante e polêmico, UP!

    danilomagacho
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: danilomagacho
    · votar


    Unfeelingness

    Ainda assim ele iria tocar pra caraleo, muito mais que todos nós... ele faria menos firulas, mas ainda seria o Steve Vai.

    Sobre os captadores, o "peso" não vem só deles, muito menos da potência de saída deles. E um conjunto de muitos fatores... para mim o mais relevante e a mão de quem toca, depois o Amp... o captador fica lá entre a décima e a vigésima posição.

    Todo mundo pensa que timbre pesado é distorção de alto ganho e captador de saída extremamente alta... acho isto um puta equívoco, pra mim isto é responsável apenas pelos timbres extremamente sujos e notas pouco definidas... mas óbvio que existem quantos guitarristas no mundo? uns 10 milhões? então devem existir uns 10 milhões de opiniões diferentes...

    Eu particularmente gosto de Humbucker na ponte, de ganho vintage ou médio (tem horas que captador forte é bom, mas na maioria das vezes não é). Das minhas guitarras a que mais gosto tem um Humbucker na ponte e dois Stacks no meio e no braço, são captadores de saída média, não muito alta.

    Por incrível que pareça, a guitarra que tenho que tem menos "peso" (neste caso vale a comparação já que o guitarrista é o mesmo e o resto do equipamento também), a que tem menos peso no timbre tem dois baitas humbuckers de saída bem alta, dois Bill Lawrence L500XL, os mesmos utilizados pelo cara do Pantera... então por aí dá para ver que o captador é apenas um dos fatores, e nem é dos mais relevantes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captadores Singles X Duplos: em busca de timbre e peso ao mesmo tempo