GustavoC Veterano |
# nov/11
Eu passo grande parte em que minha cabeça está 'livre', tempo que tenho para pensar o que quiser, pensando em música.
Esses dias eu sentei para realizar um sonho de adolescencia: tirar o solo mega-power-fodao do sweet child o' mine. Já virou carne de vaca esse solo e, já faz algum tempo, não me encanta mais. Mas como era um sonho de infância não realizado e como seria algo possível para mim agora, sentei e tirei a tal da música. Na hora fiquei mais preocupado com as notas e o tempo e em tirar o tal do solo (tirei com uma tab). Treinei bastante e gravei em cima de uma backtrack.
Enquanto dirijo gosto de escutar musica e pensar sobre elas... escutei a minha gravação e, apesar de alguns erros, o solo estava agressivo, marcante, diferente. Fiquei impressionado pois, ainda que alguns não gostem ou julgem como mal executado, foi uma superação para mim. Tentei pensar sobre o porque de aquele solo ter ficado mais 'marcante' que outros que eu toco. Cheguei a conclusão de que, como eu não tiro muita música, essa me deu um pouco de trabalho e me forçou a escutar a execução várias vezes para tentar tirar de ouvido e não seguindo estritamente a tab. Então, de certa forma, eu 'saquei' o que a música quis 'dizer' e consegui transmitir isso com a minha execução: ou seja, eu finalmente entendi o que é o diabo da pegada.
" HÁ!!! Então isso é ter pegada."
Depois disso eu comecei a escutar mais o que eu estava tocando durante o improviso... Me preocupar mais com o que estava soando do que com a escala que eu estava usando: parei de chutar nota, mesmo que na divisão rítmica certa e com os repousos certos... tento tocar o que a música pede, é o tal do feeling e da pegada! Senti que estou tocando menos quadrado porque estou me preocupando não só com o que a minha mão faz mas com o que minha cabeça pede.
Decidi fazer esse tópico após postar em um outro tópico em que o cara fazia um solo muito quadrado, então vou parafrasear o que eu disse para ele:
Entenda que saber as notas que precisam ser tocadas e o tempo - não é suficiente. Vamos chamar isso de performance...
Começa a escutar o que você está tocando, conforme você toca. Você está transmitindo o mesmo sentimento que Gilmour? Aliás, não precisa ser o mesmo, mas você está transmitindo algum sentimento com suas notas? Seu bend é doce? agressivo? provocante? relaxante? Vamos chamar isso de feeling.
Você está tocando quadrado porque não está tocando uma música, música tem sentimento, você só está tocando as notas da música. Mesmo erro que eu cometia.
Começa a se escutar e tente 'calibrar' suas notas, bends, vibratos, slides etc... faça com que eles signifiquem alguma coisa. BAM! Você tem pegada/feeling.
Performance + feeling + pegada: tocar guitarra.
Só estou compartilhando com você algo que me ajudou muito, após esse simples insight eu estou tocando bem melhor, espero realmente muito estar ajudando algum guitarrista quadrado como eu era.
|