GERENCIANDO SEU TEMPO DE ESTUDO....dicas

    Autor Mensagem
    piratarix
    Veterano
    # dez/03 · Editado por: piratarix


    GERENCIANDO SEU TEMPO DE ESTUDO

    A premissa básica para mantermos um aprendizado constante depende fundamentalmente de termos uma diretriz bem clara, "trocando em miúdos", cada segundo do seu estudo diário tem sumária importância para a realização de seus objetivos. Em função dos mesmos, trace uma linha de estudo que varie com seu tempo hábil, sua facilidade ou dificuldade com determinado assunto e suas próprias metas.

    Os assuntos abordados neste método são a estrutura básica para a solidificação de seu vocabulário guitarrístico ( independente se você almeja ser um jazzista rei do Be bop ou um mestre dos " tapping Van Haleanos " ).

    Entenda que todo este material ( leitura, acordes, ritmos, etc.. ) vai ser o fator de diferenciação entre a verdadeira música e meros modismos passageiros. Lembre-se que todos nossos " heróis " da música universal sempre foram resultados de estudo muito intenso ou de uma concepção muito pessoal ( leia-se " gênios " ) .Vale aqui a frase atribuída ao pintor espanhol Pablo Picasso: " Um grande trabalho é resultado de 10% de inspiração somados a 90 % de transpiração ".

    Um dos pontos que mais afligem os iniciantes em seus primeiros passos é o que diz respeito à necessidade ou não de uma rotina diária de estudos. Devemos ter em mente o bom e velho ditado: " O hábito faz o monge " ,ou seja, a freqüência de estudo mínimo diário vale mais que um exagero esporádico. A fluência e a velocidade são resultados de uma eficaz interiorização da informação, seja ela um lick ou uma escala. Lembre-se, a velocidade vem com o tempo !

    No intuito de organizar seu tempo de estudo, sugerimos uma tabela que aborda assuntos estruturais. Com o acúmulo das informações obtidas no decorrer do curso você poderá, eventualmente, construir uma nova tabela. O caráter deste enfoque é rotatório, feito antes de mais nada em função de suas próprias necessidades.

    Segue então uma sugestão de um roteiro mínimo de estudo:

    (Obs. : É bom frisar que o desenvolvimento musical também é resultado de um crescimento neuro - muscular, portanto, tenha cuidado com seu mais precioso instrumento : suas mãos !!! Faça sempre um aquecimento que envolva alongamentos de seus músculos e tendões.)

    Assunto Tempo mínimo sugerido
    Exercícios Cromáticos 20 min.
    Notas no Braço (intervalos) 10 min.
    Escalas 30 min.
    Descanso 5 min.
    Arpejos / Tríades 30 min.
    Acordes / Bases 30 min.
    Leitura 20 min.
    Descanso 5 min.
    Improvisação/Composição 45 min.
    Repertório 45 min.
    Tempo Total 4 Horas


    Caso você venha se sentir desanimado, tenha sempre em mente que a perseverança é a chave para o sucesso !

    Os norte-americanos prezam muito a expressão " attitude ". Esta, assim como uma série de termos em inglês, não possui uma tradução literal, mas pode ser definida como a maneira que encaramos a música dentro de nosso contexto diário. Cada pequeno detalhe é encarado com uma grande seriedade e pensamento positivo para nosso verdadeiro desenvolvimento.

    Estude sempre com a sua atenção focalizada. Nossa mente é como uma câmera que registra informações em nosso arquivo central (cérebro) e este, como os próprios computadores, não tem critério do que é certo ou errado. Sendo assim, registre cada informação com o máximo de cautela. Estude absorvendo quantidades pequenas de informações. Respeite o seu próprio tempo!

    O processo de aprendizado é cumulativo, tudo o que você aprender será utilizado durante vários anos em sua carreira musical, por isso cada tópico deve ser sempre reestudado. A sua ótica em relação à estes mesmos assuntos amadurecerá proporcionalmente à sua evolução.

    Tenha cuidado também com a sua postura, pois a maneira como você "sente" e "veste" seu instrumento serão fundamentais para definir sua técnica e fluência . Uma má postura pode acarretar sérios problemas de coluna, membros superiores e mãos. Cuidado com a altura da correia da guitarra, apesar de esteticamente os "roqueiros" de plantão preferirem se utilizar da famosa postura "bad boy", com a guitarra na altura do joelho. Na verdade esta não é a postura mais confortável para se estudar guitarra! Tenha como exemplos " monstros " das seis cordas que tocam com a guitarra numa postura correta : George Benson, Frank Gambale, Les Paul, Roy Buchanan, Mozart Mello , Jonh Mclaughlin, entre outros.

    A técnica, que nada mais é do que uma habilidade mecânica, existe não para dizermos que somos mais rápidos do que este ou aquele guitarrista. Não se trata de uma corrida onde quem é o mais rápido chega primeiro ao pódio. A técnica existe para que não haja limitações físicas na sua execução. Ela permitirá a você tocar qualquer coisa, qualquer seqüência de notas que sua imaginação criar.

    Para alcançar a tão almejada técnica, incorpore a essência dos assuntos tratados acima através das seguintes diretrizes:

    Praticar lentamente: vale mais a qualidade que a quantidade e lembre-se: devemos ser como um trem que parte da estação lentamente e aos poucos vai pegando velocidade, sempre em direção ao seu destino.
    Positividade: Complementando o quesito " attitude ", você nunca deve se pressionar dizendo " tenho que acertar, não posso errar ". Isto pode causar-lhe um grave bloqueio mental. Não se apresse, não se pressione, assim sua mente não perderá tempo nem atenção em outros fatores. Apenas concentre-se !
    Concentração: É exatamente o complemento do que citamos acima. Não devemos estudar vendo TV, pensando no fim de semana, etc. Concentre-se no estudo, no que você realmente estiver estudando.
    Não gaste muito tempo no mesmo exercício: Delimite um tempo máximo para cada exercício, isto evitará problemas físicos associados a movimentos repetitivos, como a Síndrome do Túnel do Carpo, que "tirou de ação" o tecladista Keith Emerson. Vale salientar que um estilo interessante de guitarra é uma somatória de várias possibilidades de execução.
    Siga este caminho e curta sua viagem através das estradas da música!


    ---------------------------------------------------------------------- ----------

    Tomando cuidado com suas mãos!

    Amplificadores queimados e guitarras com braços danificados são (apesar de causarem pesadelos na maioria dos mortais) situações que podem ser facilmente remediadas. Ao passo que o veículo máximo de sua expressão ( suas mãos ) pode sofrer danos causados por exageros e mal uso, o que lhe trará "pesadelos" ainda maiores.

    Os tendões e ligamentos das mãos que são submetidos a movimentos regulares e contínuos podem sofrer problemas denominados como Síndromes de Movimentos Repetitivos. Na realidade, tais problemas são causados por uma somatória de fatores : esforço contínuo num mesmo movimento, má postura, tensão nervosa, entre outros.

    O ato de estudar diariamente seu instrumento exige também uma postura e preparação corretas, tanto no intuito de obter melhor desempenho como também pensando em prevenir os problemas acima citados. Para tal, leve em conta a regulagem de sua guitarra no que diz respeito à ação ( altura ) das cordas pois estas, estando mais próximas da escala, demandam menos pressão dos dedos ( embora percam bastante a sustentação do som ). Além disso pense em pequenos exercícios que irão ativar sua circulação sangüínea e " pré aquecer " seus músculos e tendões:

    Estenda seu braço direito como se os seus dedos estivessem sendo empurrados contra uma parede. Então, puxe os dedos com sua mão esquerda gentilmente para trás. Pare ao sentir seus tendões forçados. Depois repita o processo com sua mão e braço virados ao contrário. Você deve fazer isso por no mínimo de 20 a 30 segundos 3 vezes em cada forma.
    Exercícios extensores de pulso - estenda seus braços de uma forma reta na sua frente com os cotovelos firmemente presos. Aponte seus dedos para baixo e puxe-os em sua direção. Faça o movimento contrário (para cima). Não use a sua outra mão como auxílio.
    Temos também um exercício específico para os dedos que é realizado da seguinte maneira: Mantenha seus dedos esticados de modo que eles apontem para cima. Puxe-os para baixo contra a palma de sua mão e enrole-os fechando o pulso. Então, desenrole os dedos até que eles apontem para cima, voltando à posição inicial. Repita o processo várias vezes.
    Faça movimentos de abrir- e- fechar suas mãos repetidas vezes para ativar a circulação.
    Movimentos rotatórios com os punhos fechados também são ótimos como aquecimento.
    Além desses pequenos cuidados, não se esqueça das outras partes do seu corpo envolvidas no processo de tocar, como sua própria coluna. Lembre-se dos "toques" que já demos à respeito da postura e utilização da correia da guitarra.

    Conscientize-se, tenha cuidado e bons estudos!


    ---------------------------------------------------------------------- ----------

    Mão direita - exercícios básicos

    Existem basicamente três vertentes no que diz respeito a mecânica da palhetada. A primeira consiste em centrar os movimentos no pulso, ou seja, o centro de apoio é o próprio pulso. A segunda consiste em utilizar o antebraço, onde o centro de gravidade se dará no cotovelo. A última consiste em fazer movimentos circulares com os dedos. Caso você observe os vídeos de seus guitarristas favoritos, perceberá que há tantas maneiras bem sucedidas de palhetar quanto o número de guitarristas bem sucedidos. Lembre-se que a constituição física e os estilos são muito variados, sendo assim, existem soluções diferentes para cada situação.

    Tenha em mente que o tipo de música que você estiver tocando vai determinar a sua postura de palheta, ou seja, você não vai tocar um " groove " de funk com o mesmo enfoque de palhetar um " fast run " do Paul Gilbert .

    De qualquer forma seguem aqui algumas normas gerais:

    Permaneça relaxado;
    Pratique sempre a palhetada alternada ( nunca repita a direção da palhetada );
    Algumas pessoas apoiam sua mão direita ou antebraço em algum lugar para guiá-las, outras não. Se for utilizar o apoio não o faça de maneira desleixada. Encontre o local certo como a borda da ponte por exemplo. Experimente as posições de palhetar e perceba como estas vão influenciar crucialmente o seu som. Ao palhetar perto da ponte você obterá um som mais "brilhante", já o ataque próximo da escala lhe dará um som mais encorpado, a exemplo de Frank Zappa, cujo estilo peculiar de tocar sobre a escala da guitarra lhe dava um som bem " gordo " , apesar de perder um pouco da sua definição;
    A forma com que você ataca a corda é muito importante, podendo ser um ataque bem frontal ( perpendicular ) ou angular;
    Seja econômico com os movimentos de suas mãos. Quanto menores os movimentos, maior a velocidade e precisão;
    Você não tem que segurar a palheta com muita força entre seus dedos. Somente uma leve pressão para deixá-la fixa é o suficiente;
    Palhetas muito finas geralmente não são muito boas para palhetadas rápidas. Elas não voltam à sua forma plana rápido o suficiente depois que uma corda é palhetada. Essas palhetas mais finas ( de 0.15 a 1.0) normalmente são usadas para sons acústicos e mais despojados ,dando-lhes uma sonoridade mais "brilhante". As palhetas mais grossas (de 1.0 a 3.0) dão uma sonoridade grave e encorpada. Devido à sua firmeza são ideais para técnica e velocidade.
    Obs.: As palhetas são fabricadas de vários materiais como :

    Metacarbonato - Têm boa durabilidade, muito semelhantes com as de plástico comum;

    Nylon - Normalmente são finas, produzem um "clique" peculiar ao tocar;

    Delrin - Geralmente são mais porosas e desta forma aderem mais aos dedos;

    Materiais exóticos - metal, prata, ágata, osso, madeira ,etc.

    Não se esqueça que desde a escolha da palheta até a forma de tocar deve ser um processo totalmente pessoal, fazendo com que você alcance seu próprio estilo desde os primeiros estágios.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a GERENCIANDO SEU TEMPO DE ESTUDO....dicas