Tirinha: quando uma música tem dois tempos de solo!

    Autor Mensagem
    dufrayer
    Veterano
    # nov/11


    Aí amigos é só comigo que isso acontece?! ou não?

    http://juventude-admng.blogspot.com/2011/11/solo-de-guitarra.html

    janderimperium
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    acho q isso foi uma critica as musicas pops q os solos sao muito rapido...

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Olha o que está escrito lá na tirinha:

    "Só quem é guitarrista sabe como é isso!!!"

    Isso diz muita coisa.

    Digosambora
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    dufrayer
    janderimperium

    Isso me lembrou o Bon Jovi e o corte brutal que o Jon deu nos solos do Sambora.

    dufrayer
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Hoje em dia o guitarrista tem que chorar pro produtor da um espaço aos solos... rick bonadio que o diga...

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    dufrayer
    Hoje em dia o guitarrista tem que chorar pro produtor da um espaço aos solos...

    Por que motivo você acha que isso acontece?

    dufrayer
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Pq a massa (maioria das pessoas), normalmente, não curte solos muito longos... além de que um solo longo aumenta o tamanho da música oque a faz ficar mais cara... como o capitalismo domina tudo no meio artístico os caras pensam: "pra quê gastar dinheiro só pra agradar uma pequena parcela dos ouvintes" (Nós!! que temos uma visão musical mais apurada)... aí eles acham mais importante investir em rostinhos bonitos e letras chicletes com arranjos simples, do que em música de verdade!!! #prontofalei#

    Obs: Isso é apenas a minha teoria... pode ser por outros motivos... ou também pode ser que eu viajei legal... oque vcs acham que causam isso?

    gege_correa
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    dufrayer

    Que EU tenha percebido isso é um processo que já vem de anos, não é algo que começou agora com essas "bandas" tipo restart, e afins... é como se os solos de guitarra tivessem "saido de moda", e isso (que EU tenha percebido) se acentuou desde a época da evidência na mídia do "New Metal"... na verdade creio que o "virtuosismo saiu de moda", e solos de guitarra são sinônimo de virtuosismo...

    Em tempo, essa não é a minha opinião, e nem concordo com tudo isso, e também não tenho nada contra New Metal, ou Restart, e etc... é apenas uma constatação da minha parte, pode ser que esteja errado... Abraço!

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    dufrayer

    Então pelo que você diz, a "culpa" é dos ouvintes, não dos solos de guitarra em si?

    stroudcastle
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    As músicas que minha mãe escuta (sertanejo), tem mais solo que essas bandas de rock hoje em dia.

    dufrayer
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Não que a culpa seja necessariamente dos ouvintes.. mas de uma série de fatores que se você for analisar com calma, você vai chegar no monstro do capitalismo... os caras pensam "tá dando dinheiro! dane-se continua assim"

    antigamente uma música com solo de guitarra fazia maior sucesso é só vc olhar pras bandas comerciais que tinham um som legal como beatles, queem e guns n roses... hoje em dia um dos únicos artistas pops que faz isso é o jonh mayer... mas esse último album dele fez ele "trair o movimento blues"....

    outra coisa também... quando o cara é underground ele faz músicas, arranjos, solos etc... só quando ele está inspirado...

    quando ele é contratado por uma gravadora a gravadora meio que ordena à ele: "componha aí 12 músicas!!! Você tem 6 meses" aí o cara ao invés de fazer música ele "fabrica música"... entende?

    De Ros
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    dufrayer

    Com dois tempos de solo, dá para fazer um bend.
    Dependendo da nota, dá para deixar um delay soando no final...

    JJJ
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Mas, cá entre nós, solos de meia hora também enchem o saco, não? Eu, pelo menos, não tenho mais saco pra solos longuíssimos...

    LeoBrazil89
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    dufrayer
    tirinhas memes = tudo de bom, skaoksoaksokao

    dufrayer
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    gege_correa

    Um solo não precisa de virtuosismo!!! lembra de "november rain" ou então "while my guitar gently weeps"

    Vc pode perceber que a maioria dos guitarristas entre 15 e 30 anos (nascidos na década de 80 e 90) começou a tocar guitarra por causa do slash... eu acho que isso acontece por que o GnR foi uma das últimas bandas comercias a fazer arranjos de guitarra legais...

    Oque me deu mais raiva foi as bandas que tocaram no rock in rio...

    se você pensa em rock o primeiro instrumento que vem na cabeça é guitarra... mas não foi isso que eu vi no rock in rio...

    desabafo...

    gege_correa
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    dufrayer
    Um solo não precisa de virtuosismo!!! lembra de "november rain" ou então "while my guitar gently weeps"

    Eu sei disso! rsrs Mas infelizmente eu não mando no mercado e nem sou maioria do público rsrs

    Mas um leigo que vê o slash tocando november rain acha que é impossível tocar aquilo...

    dufrayer
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    gege_correa

    hahahahaha... há uns 4 anos atrás quando eu tava começando no violão eu pensava que o slash era o melhor guitarrista do mundo e que eu demoraria uns 2 anos pra conseguir tocar a intro de swet child o mine!!!

    dufrayer
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    De Ros

    é verdade dois tempos num 4/4 dá pra fazer só algumas semicolcheias rsrsrsrss, mas se eu colocasse dois compassos acho que as pessoas não entenderiam muito bem!!! rsrsrsr

    clebergf
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    dufrayer

    Você posta no fórum de guitarras e acha que as pessoas não vão entender?
    Por isso que os produtores não deixam mais ter solos longos nas músicas, os guitarristas nem sabem a diferença entre tempo e compasso...XD

    Del-Rei
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    dufrayer
    Hoje em dia o guitarrista tem que chorar pro produtor da um espaço aos solos...
    Die Kunst der Fuge
    Por que motivo você acha que isso acontece?

    Normalmente as gravações são mais simplificadas... Ao vivo as músicas têm mais peso e solos maiores.
    Creio que a maioria das bandas de rock / pop-rock nacionais sejam assim. E acho que sempre foi assim.

    Um aceno de longe!!!

    brunno11
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Del-Rei
    Eu compreendo com tigo, certeza !!! ^^

    Simonhead
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JJJ
    Eu, pelo menos, não tenho mais saco pra solos longuíssimos...

    Já foi o tempo mesmo.

    Doggy
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Afinal, porquê o solo é tão importante para alguns?

    Del-Rei
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Doggy
    Ah, cara... isso é gosto pessoal, né? Tem gente que fica feliz qdo vira veterano, hehe.
    :D

    É completamente natural um instrumentista gostar de mostrar seu talento num solo.

    Um aceno de longe!!!

    Doggy
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Del-Rei

    Não entendi a do tópico, mas blz, rs...

    É completamente natural um instrumentista gostar de mostrar seu talento num solo.

    Mostrar, claro, afinal é fruto do talento dele... Mas tô falando no caso do ouvinte, alguns chegam até a afirmar que uma música é ruim por não ter um "bom" solo, ou até não ter solo algum.

    Buja
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    conheco um punhado de musicas muito boas que nao tem solo nenhum, mas realmente, os melhores guitarristas sabem como fazer um bom solo

    Del-Rei
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Doggy
    Mas tô falando no caso do ouvinte

    Hum... Saquei.
    Bom, mas mesmo nesse caso, acho que é até complicado tentar explicar porque é simplesmente gosto. Sei lá.

    O que acontece é que alguns solos realmente estragam a música, não por ser solo, mas por ser um solo ruim. O solo é um dos componentes da música. Da mesma forma que uma melodia mal composta pode estragar. Tem músicas que simplesmente podiam ser instrumentais.
    Mas enfim, isso é questão de gosto, hehe.

    Um aceno de longe!!!

    dufrayer
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu gosto de unir o útil ao agradável!!! enquanto eu curto uma música legal eu ainda posso analisar o solo que o guitarrista tá fazendo... reparar em algumas idéias legais, alguns licks, o timbre entre outras coisas!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tirinha: quando uma música tem dois tempos de solo!