Autor |
Mensagem |
anahammett Veterano |
# nov/11
olá. não percebo nada de escalas, nem na teoria nem na prática. se me pudesse responder a umas questões agradecia... 1 - como funcionam as digitações das escalas? posso usar qualquer uma (por exemplo: tocar a escala de dó maior apenas numa corda) desde que contenha as mesmas notas ou existem digitações especificas? e se existem digitações especificas, são iguais para todas as escalas ou mudam consoante a escala? 2 - as escalas têm de seguir a ordem das notas normalmente (por exemplo: a escala de dó maior - C D E F G A B C) ou podem ser aleatórias (por exemplo: a escala de dó maior - E A B F C G D C)? 3 - nos solos das músicas mais conhecidas acho que os guitarristas não usam apenas uma escala, certo? então pode-se usar mais que uma? e se sim, como? (eu devo de estar a dizer muitas coisas erradas mas é só para me conseguirem perceber..) 4 - se se pode misturar várias escalas todas elas têm que ser, um exemplo, de dó maior? exemplo: ou pode-se misturar a escala de dó maior com a de si menor? 5 - o que é exactamente a blue note? 6 - e quando se pode acrescentar essa nota? 7 - e só pode ser acrescentada nas escalas de blues? 8 - como funcionam as formulas? sou capaz de criar qualquer escala se souber as formulas de cada uma? e quais são? 9 - como vou ser capaz de improvisar se não sei de imediato as notas que estão no braço da guitarra? para mim ainda requer um pouco de tempo para chegar lá. 10 - aprendi a escala de E no youtube, mas ela contem mais que as notas necessárias. como se chamam essas notas? e para que servem? a verdade é que soam bem na escala. 11 - é verdade que todas as escalas podem gerar um acorde? se sim, existem tantas escalas quanto acordes? 12 - quando ouço uma música como posso identificar a sua escala rapidamente? 13 - e como posso identificar a chave de uma música rapidamente? como é que uma chave pode mudar várias vezes durante a música? a chave da música e as escalas têm algo em comum? bem, estas são algumas das perguntas que me ocorrem frequentemente e que não me deixam avançar na aprendizagem. se me pudessem responder agradecia bastante. obrigado.
[EDITADO PELA MODERAÇÃO]
Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras
1. Criação de tópicos
"1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."
|
Mu_Cephei Veterano |
# nov/11
· votar
1- use à vontade. a criatividade é sua . 2-nesse caso a escala dependerá da harmonia base. por exemplo : (C D E F G A B) É o modo de C dórico. se você alterar para (E F G A B C D ) já se torna o modo de E frígio. se a base estiver em uma progressão harmônica de E , seu solo vai soar como o E frígio , ou como C dórico (se a base for em C) , mesmo que sejam as mesmas notas. 12- pela sonoridade do solo vocÊ já percebe qual a escala utilizada .
|
Filippo14 Veterano |
# nov/11
· votar
1- a escala maior natural é a mesma para todos os tons, mudando apenas em que tonica voce vai começar por exemplo: Escala maior de C tem essas notas: C-D-E-F-G-A-B Escala maior de D tem essas notas: D-E-F#-G-A-B-C#
cada uma delas começa por uma tonica, mas MANTÉM os mesmos intervalos , e sim voce pode tocar qualquer escala em qualquer corda porém a digitação usual existe para facilitar essa digitação
2- Para criar uma melodia em cima da escala voce pode tocar as notas em qualquer ordem, porem para falar qual é determinada escala, voce tem que colocar as notas na ordem para que seja simples de entende-la e entender seus intervalos e outras coisas como triades, acordes etc...
3- em qualquer melodia pode-se sim mudar as escalas porém tem que se fazer de forma pensada e saber exatamente oque está fazendo, pois seria uma mudança de tom ou outro tipo de mudança que precisa que a base mude junto ou mesmo leve a melodia, fora isso tem q ser uma mudança que caiba ali, a base não pode mudar tambem bruscamente, tem que ter uma logica para essa mudança
4- olha dentro de dó maior está sí meio diminuto, não confunda com menor, não é necessario mudar dentro do tom, pois senão não seria mudança, um solo só fica legal quando voce usa o braço inteiro, indo do grave ao agudo, portanto voce acaba passando pela escala de Dmenor, Fmaior, B meio dim, isso no caso do TOM de C maior, para ser uma mudança mesmo seria voce mudar de C jonio (1º grau do CH) para G jonio , assim teriam notas diferentes entre as escalas, oque seria uma mudança, oque se faz muito é avançar 1 tom na hora do solo, por exemplo, a musica está em D maior e na hora do solo voce vai para E maior, isso é uma mudança nas escalas e que fica muito legal
5- A blue note seria uma nota de passagem que se descobriu no blues, ela está fora do campo harmonico, mas funciona muito bem quando passa por ela, ela é a 4# do relativo menor e é a 2# da tonica do tom, por exemplo no tom de C/Am seria o D#
6- pode se acrescenta-la como passagem, lembre-se NUNCA REPOUSANDO NELA
7- não, pode usa-la em qualquer hora
8- não entendi essa pergunta, desculpe
9-treinando, mas decore primeiro os shapes das escalas que ja te facilitam muito, mas depois é o ideal saber em que nota voce está ou pelo menos em que intervalo voce está
10- voce teria que mostra-la aqui, mas essas notas extras podiam ser a blue note ou mesmo a 7M do relativo menor( no caso seria a 5# da tonica do tom) só que elas só podem ser usadas como passagem
11-as escalas podem gerar o numero de acordes que elas tem de notas, por exemplo as escalas a grande maioria tem 7 notas, portanto podem formar 7 acordes diferentes, só que fora isso ainda pode-se usar a tetrade ou mesmo adicionar outras notas dentro do acorde (9,11,13), portanto tem uma infinidade de acordes e escalas, sendo impossivel saber o numero de acordes possiveis ou mesmo de escalas possiveis.
12- descobrindo o tom dela, ai é puramente ouvindo, se voce tiver a base, ai é mais facil de voce saber em que tom está e assim descobrir oque a melodia está fazendo e usando
13- Chave que voce diz seria oque? desculpa não entendi tambem
|
celotoledo Veterano |
# nov/11
· votar
anahammett
Essa assunto já foi exaustivamente discutido por aqui. O Cifra Club fez até uma série com video aulas sobre escalas.... Use a busca.
|
Kikobittencourt Veterano |
# nov/11
· votar
anahammett Ninguem vai querer responder, então vou tentar ajudar.
1 - como funcionam as digitações das escalas? posso usar qualquer uma (por exemplo: tocar a escala de dó maior apenas numa corda) desde que contenha as mesmas notas ou existem digitações especificas? e se existem digitações especificas, são iguais para todas as escalas ou mudam consoante a escala?
Cara as escalas são formadas de acordo com a tonica e seguem uma formula que é construidaapartir dos intrvalos, para entender melhor tem que estudar intervalos e escalas, você pode sim fazer as escalas em uma corda só, contanto que respeite as notas que a compoe. As digitações mudam para cada escala, pois as notas mudam!
2 - as escalas têm de seguir a ordem das notas normalmente (por exemplo: a escala de dó maior - C D E F G A B C) ou podem ser aleatórias (por exemplo: a escala de dó maior - E A B F C G D C)?
Seguinte, você pode usar em um solo as notas aleatoriamente no mesmo tom, exemplo: Se a musica estiver em dó, você pode tocar as notas que compoe a escala, sem ser na ordem. Mas não é a mesma coisa isto ai que você colocou, não pode dizer que isto: E F G A B C D E, é a escala de C, ai entram os modos gregos, assunto complexos que você verá no futuro tenha cauma.
3 - nos solos das músicas mais conhecidas acho que os guitarristas não usam apenas uma escala, certo? então pode-se usar mais que uma? e se sim, como? (eu devo de estar a dizer muitas coisas erradas mas é só para me conseguirem perceber..)
Na maioria das vezes não usam uma escala só não, mas poderiam sim. Pode usar qualquer escala que esteja dentro daquela tonalidade, se a musica está em E(Mi maior) pode usar a escala maior natural, a penta maior de E, o modo Jonio, dentre outros(pode ser que algumas notas se choquem em algumas destas escalas, e algumas não sirvam tão bem, você não deve estar entendendo, mas é só para exemplificar).
4 - se se pode misturar várias escalas todas elas têm que ser, um exemplo, de dó maior? exemplo: ou pode-se misturar a escala de dó maior com a de si menor?
Você tem que solar de acordo com o Tom, pode usar escalas diferentes só que no MESMO TOM. Existem exeçoes, como tons relativos: Cada tom maior tem seu relativo menor e virse versa, no tom de Dó maior por exemplo, pode usar o Lá menor, pois estas duas tonalidades - Dó maior e Lá menor- tem as mesmas notas. isto é outro assunto, para ver mais para frente.
5 - o que é exactamente a blue note? Blue note é a nota que caracteriza a escala de blues, por exemplo: na escala pentatonica menor, se colocar a 4ª aumentada(D#) se torna uma penta-blues, a blue note é o D#. É meio complicado o que eu falei, tem que pegar o inicio de teoria musical.
6 - e quando se pode acrescentar essa nota? Ah, depende muito cara, pode usar quando você ver que é legal usar uma escala de blues, ou pode usar numa pentatonica menor pra dar uma diferenciada e sair da mesmisse. É muito relativo e musica é LIVRE.
7 - e só pode ser acrescentada nas escalas de blues? Não.
8 - como funcionam as formulas? sou capaz de criar qualquer escala se souber as formulas de cada uma? e quais são? Sim, existem formulas para cada escala e modo, mas para entende-las tem que estudar Tom Semi-tom, intervalos. Não é muito simples.
9 - como vou ser capaz de improvisar se não sei de imediato as notas que estão no braço da guitarra? para mim ainda requer um pouco de tempo para chegar lá.
Se não souber as notas do braço, tem que decorar os Shapes(desenhos da escala no braço) Tem que treinar as notas, é muito bom saber aonde fica cada uma!
10 - aprendi a escala de E no youtube, mas ela contem mais que as notas necessárias. como se chamam essas notas? e para que servem? a verdade é que soam bem na escala.
Depende muito, não tem como eu saber assim. Sim sim, algumas notas "fora" da escalas podem enrriquecer seu solo e soar bem.
11 - é verdade que todas as escalas podem gerar um acorde? se sim, existem tantas escalas quanto acordes? Acordes são formados por escalas, e vão sendo empilhadas as notas em cima da escala para formar acordes. Existem MUUUUITAS escalas, muitas mesmo..
12 - quando ouço uma música como posso identificar a sua escala rapidamente? Muita experiencia, e muito treinamento do ouvido! Tenha cauma, só vem com o tempo. Ouvindo muito e tocando muito!
13 - e como posso identificar a chave de uma música rapidamente? como é que uma chave pode mudar várias vezes durante a música? a chave da música e as escalas têm algo em comum?
Treino treino treino, Pode mudar, o nome desta mudança é modulação! Tem tudo em comum hehe, uma coisa sempre esta ligada a outra. O nome não é bem Chave, é Tom.
Abração ae guri, bons estudos, espero ter ajudado..
|