tenho uma duvida sobre a digitação desse arpejo

    Autor Mensagem
    UnknownMan
    Veterano
    # out/11



    e------------13-17-13----------------------------------------
    B----------15---------15-----------------------------------
    G--------14-------------14---------------------------------
    D------15-----------------15-------------------------------
    A----17---------------------17-----------------------------
    E------------------------------------------------------


    tenho uma duvida se começo com o dedo 4 na casa 17

    ou se começo com o dedo 3 na casa 17

    talvez essa duvida seja meio ridicula,mais é que estou começando a aprender arpejos sweep agora

    igor.schecter
    Veterano
    # out/11
    · votar


    creio que é o dedo 4

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    UnknownMan

    Com o dedo 4 acho que te facilita muito.

    Mas depende de você, cada um tem sua particularidade, por isto teste as duas formas e veja qual é mais oportuna pra você.

    Abç!

    AndersonMatos
    Veterano
    # out/11
    · votar


    O padrão é o dedo 4 né...

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    AndersonMatos

    Não tem padrão. A forma que ele achar melhor é o certo, se ele quiser dedo 1, pode, musica não tem regra.

    Abç!

    UnknownMan
    Veterano
    # out/11
    · votar


    valeu, eu estava com essa duvida

    Filippo14
    Veterano
    # out/11
    · votar


    O mais comum eh com o 4, eu pelo menos aprendi a toca esse arpejo com ele

    Renato F
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Kikobittencourt
    Na verdade, existe sim um padrão. O que não existe é a obrigatoriedade de seguir esse padrão.

    Os padrões surgiram pra facilitar a execução das músicas. Mas quem quiser tocar de um jeito diferente ou mais difícil, pode ir em frente.

    Abraço.

    renatocaster
    Moderador
    # out/11 · Editado por: renatocaster
    · votar


    UnknownMan

    Geralmente as digitações de arpejos são baseadas em modelos de acorde, aplicando o sistema 5 ou CAGED.

    Mas como meu xará Renato F bem disse, vc não é obrigado a seguir esses padrões. Existem arpejos com saltos, "open voice", e por aí vai. São várias mecânicas diferentes.

    Na verdade é um estudo completo que tem que ser feito, não apenas a digitação dos padrões. Estude Tríades, Tétrades, CAGED.

    Esse que vc citou por exemplo, é o arpejo tríade de Dm.

    renatocaster
    Moderador
    # out/11 · Editado por: renatocaster
    · votar


    e------------------------13-17-13------------------------------------- ---
    B-------------------15----------------15------------------------------ -----
    G--------------14-------------------------14-------------------------- -------
    D---------15----------------------------------15---------------------- ---------
    A----17--------------------------------------------17----------------- ------------
    E------------------------------------------------------
    4 2 1 2 1 4 1 2 1 2 4

    Ou pode usar o dedo 3 ao invés do 4, se sentir mais confortável.

    AndersonMatos
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Kikobittencourt
    Você não me entendeu...

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Renato F

    Sim, mas o que eu quis dizer doi que na musica não há regras. Entendeu meu raciocinio?

    renatocaster

    Geralmente as digitações de arpejos são baseadas em modelos de acorde, aplicando o sistema 5 ou CAGED.
    Mas como meu xará Renato F bem disse, vc não é obrigado a seguir esses padrões.
    É isto que eu quis dizer, nada na pratica musical tem uma regra em que é obrigado a seguir.
    Eu sei que as digitações de arpeggios, na maioria das vezes, não é sempre, vem da forma dos acordes baseados no CAGED.

    Na verdade é um estudo completo que tem que ser feito, não apenas a digitação dos padrões. Estude Tríades, Tétrades, CAGED.

    Com certeza, pois sabendo a formação dos acordes, as notas e etc, você se situa, e fica com uma noção de onde pode tocar, usando triades e tetrades, podendo formar suas proprias digitações de arpeggios. Os arpeggios não são sempre feitos usando CAGED, este sistema ajuda bastante, pois da varias digitações para você poder usar, sendo assim algo mais pratico, mas claro que podemos fugir deste sistema formando novas digitações.

    Esse que vc citou por exemplo, é o arpejo tríade de Dm.

    Na verdade o topico não é meu, mas valeu.

    Abç!

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    AndersonMatos

    Você quis dizer que seria mais usual, mais "normal" usar o dedo 4 néh?

    flw

    renatocaster
    Moderador
    # out/11
    · votar


    Kikobittencourt

    Opa, perdão. Citei a pessoa errada, hehehe.

    Vou editar. :)

    AndersonMatos
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Kikobittencourt
    Isso!

    Filippo14
    Veterano
    # out/11
    · votar


    renatocaster

    vc comentou sobre arpejos usando "open voice", fiquei curioso, oque seria isso ai?

    renatocaster
    Moderador
    # out/11
    · votar


    Filippo14

    vc comentou sobre arpejos usando "open voice", fiquei curioso, oque seria isso ai?

    Opa! São arpejos tétrades, com saltos de cordas. Eu tenho em casa a tab desses arpejos em GP. Se quiser, me mande uma MP com seu e-mail que eu te mando.

    Abs

    Filippo14
    Veterano
    # out/11
    · votar


    ahh entendi, achei q era otra coisa, ahahha salto eu ja conheço, valeuzaço mano

    sidguitar1
    Veterano
    # out/11
    · votar


    UnknownMan
    como ja foi falado o mais tradicional pra esse desenho de de arpejo e o dedo 4 , mas nada impede q vc faça com o 3, so acho q e legal ja ir forçando em fazer com o dedo 4 mesmo pq a maioria de nos ja tem mais dificuldade com esse dedo e se a gente deixa de usar dai q ele nunca fica legal,abraço

    se tiver um tempinho ve esse video q gravei a um tempo atras q e justamente sobre esse desenho de arpejo


    carnisa1
    Veterano
    # out/11
    · votar


    sidguitar1
    Tava procurando uns exercícios assim! No site do cifraclub eles deviam ensinar algumas dicas de técnicas...

    sidguitar1
    Veterano
    # out/11
    · votar


    carnisa1
    tem um monte de videos, o pepe le pe tambem postou, da uma olhada q tem mais coisas, tem outros exercicios caseiros meus hehe,abraço e bons estudos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tenho uma duvida sobre a digitação desse arpejo