[Review] Guitarra Groovin GST 270 ST IV (Modelo Stratocaster)

Autor Mensagem
herikguitar
Veterano
# out/11


Fala Galera! A quase 3 semanas comprei minha primeira Guitarra, uma Groovin GST 270 ST IV. Gostei muito da mesma, e então decidi vir aqui para mostrar e falar o que achei dela, para ajudar a todos os iniciantes que também estão pensando em comprar a primeira Guitarra e pra mostrar ela também aos veteranos na Guitarra, que estão querendo brincar de Luthier ou algo do tipo já que sou iniciante mas já sei um bocado de ferragens, captadores, e as demais peças da Guitarra... Vou falar dela começando pelo Headstock até a ponte:

Headstock/Mão: O Headstock dessa Guitarra, apesar de ela ser uma Stratocaster, não é totalmente igual ao clássico modelo da Fender que vocês já conhecem. Se bem que apenas muda por um pequeno corte na parte da frente, onde tem aquela espécie de circulo fazendo o contorno. Na GST 270, existe esse corte que acaba não deixando o circulo concluir o contorno completo. No Headstock está grafado o nome: Groovin seguindo o contorno da parte de baixo do Headstock (podemos dizer... Subindo!) e em baixo deste nome em uma letra bem pequena está: U.S.A. Design (Acho que significa: Design dos Estados Unidos da América). No finalzinho do Headstock, no contorno do círculo tem grafado o símbolo da marca e os nomes New York Series (Acho que é: Série de Nova York) contornando a parte de baixo do símbolo da marca. Ta pensando que eu esqueci das tarraxas e dos abaixadores de corda (alguém sabe o nome real daquilo ou é assim mesmo?) ? Está no próximo ponto do Review!

Ferragens do Headstock: As tarraxas são blindadas e cromadas, como em toda Stratocaster comum, no site da empresa tem falando que são Die Cast. Achei elas muito instáveis, no bom sentido, seguram a afinação razoavelmente, exemplo: Passei cerca de 30 minutos dando alavancadas e fazendo uns improvisos loucos (já estudei um pouco de Escalas) com uns Bends e ela quase não desafinou. Assim ta bom pra mim, já que eu tenho a velha mania de afinar a Guitarra toda vez antes de tocar, o minha necessidade é que ela não desafine durante alguma música, quando eu estiver tocando. Com o tempo, de acordo com minhas necessidades acho que pode rolar um troca, mas nada que não seja normal em uma guitarra de baixo custo. Os abaixadores de corda também são cromados, e existem 2: O mais baixo para as cordas Mizinha e Si o mais alto para as cordas Sol e Ré. Como toda Stratocaster, ela tem o furo do Tensor no final da Escala, comecinho do Headstock, mas esse Tensor não tem aquela bucha para fora como as Fender's, é um tensor comum, com a bucha um pouco para dentro, creio que seja um de Dupla Direção, mas não sei exatamente.

Braço: O Braço da GST 270 é feito em Maple e seu contorno é em "U" (um "U" meio arredondado, mas é um "U"), ele é parafusado ao corpo por 4 parafusos, como em toda Stratocaster. Seu acabamento é muito bem feito e achei-o muito confortável.

Escala: A Escala dessa Guitarra também é em Maple, o que me agrada, pois as clássicas Stratocaster tinham essa construção. Já ouvi falar por aqui que a Escala em Maple proporciona um Timbre mais estalado, junto com os captadores Singles, então é mais um ponto positivo pra essa Escala me agradar. As marcações são as comuns, Dot – Bolinhas pretas, já que a Escala é clara e marcam a: 3ª casa, 5ª casa, 7ª casa, 9ª casa, 12ª casa, 15ª casa, 17ª casa, 19ª casa e na 21ª primeira casa, não é novidade né? O Nut/Pestana é de plástico, mas um plástico bem resistente.

Trastes: São 22 trastes, já que são 22 casas, acredito que os trates sejam no tamanho "Médium" ou quem sabe "Jumbo", como não tenho conhecimento grande sobre trastes, não sei falar necessariamente o tamanho. O material usado na fabricação dele eu também não sei, pesquisei no site do fabricante, mas não achei. Mas creio que seja Alpaca, que é o material comum utilizado nessas Guitarras de baixo custo. Quanto ao acabamento, eles vieram muito bem polidos e creio que muito bem colocados. Sinto-me confortável com o tamanho deles, então não tenho o que reclamar dos trastes também.

Corpo: É feito em Basswood, não sei o peso exato, apenas sei o peso dela com a caixa e os acessórios juntos, que dá 4,40 kg. Já que a caixa e os acessórios não pesam nem meio quilo, acho que a Guitarra deve pesar uns 3,500 kg, por ai. O corpo da GST 270 tem os cortes comuns das Stratocaster, exceto por um motivo: No final do corpo, quase em cima da ponte há um corte que gera um pequeno desnível no corpo das Stratos né? Na GST 270 não tem! Não gostei muito disso, pois aquele corte geralmente facilita quando agente toca com ela sentado ou mesmo de pé. Mas o corpo tem aquele corte em cima da parte de trás, que é comum nas Stratos. Ele tem os cortes comuns para captadores, escudo, ponte, potenciômetros e etc. Acabamento do corpo é muito bem feito, a cor da minha Guitarra é Sunburst, um pouco Vintage, mas não tanto. Ele tem uns frisos creme contornando toda a parte de cima (acho que por isso não tem o corte que eu falei anteriormente) que a deixa muito bonita também. Atrás tem aquela tampinha que quando aberta permite a visualização da parte de baixo da ponte, das molas e etc. Ela tem os 6 furinhos para a passagem das cordas como a maioria das Stratos.

Escudo: Um escudo comum, modelo Sandwich (é assim que se escreve?) na cor branca e com 12 parafusos para fixação (como toda Strato). Ele vem com um plástico pra protegê-lo (acho meio irônico, já que o escudo é uma forma de proteção da Guitarra contra palhetadas, mas o pior era se não tivesse né?!) e também tem um friso que o acompanha em toda a extensão, é um friso pequeno preto, mas deixa o escudo bem legal (acho que isso também tem em toda Strato!).

Knobs/Potenciômetros e Chave Seletora: Os Knobs são na cor Branca também, um padrão comum, já que o escudo também é branco. O formato deles são os comuns de uma strato. Existem 3 potenciômetros (o básico): um de Volume Geral para os 3 captadores, um de Tone para o Captador do Braço e outro de Tone para o Captador do Meio. A Chave Seletora é de 5 posições, já que são 3 captadores. A primeira posição, levando em conta da Ponte para o Braço seleciona o captador da Ponte (vou falar melhor dos captadores depois), a Segunda posição seleciona os captadores da Ponte e do Meio, a Terceira posição seleciona o Captador do Meio, a Quarta posição seleciona o Captador do Meio e do Braço e a Quinta posição seleciona o Captador do Braço. A chave ainda não me deu problema, então estou gostando muito dela!  Já o potenciômetro de Volume Geral veio com uma pequena falha: do nível 7 pra baixo não tem mais som, era pra ter pelo menos um pouquinho não era? Não sei, já que é minha primeira Guitarra!!! Mas levo como um problema.

Ferragens do Corpo/Ponte, Jack, Roldanas e Parafusos:
O Jack é cromado, e é daqueles padrão das Fender's, em cima do corpo. Não me deu problema até agora, o cabo fica perfeitamente encaixado, sem nenhuma folga. Existem as duas Roldanas para a fixação da Correia/Talabar que também são cromadas, abaixo delas tem uma borrachinha que protege o corpo contra o atrito da roldana. Os parafusos são todos cromados, e ao todo são 20 na região do escudo, todos com a ponta "estrela". A ponte também é cromada, é uma Standard Comum de Strato com Alavanca, no site do Fabricante tem dizendo que é uma ponte Sincronizada (What???). Tem os 6 parafusos para fixação, os 6 Carrinhos e 2 buraquinhos em cada carrinho para regulagem da altura individual das cordas. A ponte veio perfeitamente regulada, com Oitavas todas reguladas corretamente, os parafusos muito bem fixados e a altura das cordas reguladas corretamente, exceto pela corda Mizona que eu tive que dar uma leve levantada, pois tava trastejando a partir da 12ª casa. O problema da Ponte é na hora que você vai colocar a Alavanca, se não prestar atenção a alavanca entra desigual, ora arrochada, ora folgada e a ponte literalmente destrói toda a rosca da alavanca! Mas como eu não uso muito a alavanca (quase não uso) isso não me incomoda. A ponte é razoável, pois junto com as tarraxas deixa a afinação bem estável, no bom sentido, como já falei anteriormente.

Captadores: Até que fim cheguei nos captadores! A Groovin GST 270 ST IV tem 3 captadores: Braço e Meio são Single-Coils e tem um Humbucker na Ponte, o que faz dela uma Guitarra Fat Strat. Creio que os captadores são da própria marca, já que eles não tem nenhuma identificação. Vou falar deles agora: OBS: Testei todos os Captadores ligados no PC, no Amplitube 2.

Captador do Braço: Ótimo para som limpo, e quando adicionado um efeito como o Chorus, o Delay, e principalmente aquele pedal EchoMan do Amplitube junto com o Chorus o resultado é ótimo. Ele não é muito bom para distorções, como todo single, mas aceita elas bem até certo ponto, então o som não fica muito definido. Reforça bem os agudos e não gera tanto ruído como é de esperar.

Captador do Meio: Junto com o Captador do Braço, tem um ganho ótimo no som limpo, é por isso que eu costumo usar essa combinação Braço+Meio para tocar na Igreja. Ele peca um pouco nos graves em relação ao captador do Braço. Também é um ótimo captador para o som limpo ou com alguns efeitos "maneiros". Tens um médios e agudos razoáveis, é um bom captador.

Captador da Ponte: O meu preferido, já que eu gosto de tocar muito Hard Rock, Classic Rock e etc. Como todo Humbucker, ele tem uma presença marcante de graves, mas não deixa os agudos de lado não, apenas os apresenta de uma forma mais agressiva. Aceita extremamente bem as distorções, o que me deixa muito satisfeito. Uma combinação boa também é deste captador com o do Meio, que gera uma espécie de "DistorClean", sendo ótimo para distorções e também para sons limpos, pecando apenas um pouco nos graves. Também é um ótimo captador.

Desculpem a falta de argumentos, é que além de eu ser iniciante e ainda não conhecer bem os sons característico dos captadores, fazem apenas 2 semanas e 3 dias que estou com a Guitarra. Mas gostei muito dos captadores, claro que se houver necessidade daqui a algum tempo irei ter que trocá-los.

Acessórios: Ela veio com alguns acessórios de fábrica. Em uma sacolinha de plástico lacrada vieram: um Cabo P10>P10, uma Alavanca para Ponte Standard de Stratocaster, uma Bolsinha com duas chaves Allen: Uma para regulagem da Ponte e outra do Tensor. O cabo não é dos melhores, é bem fino (por isso acho que a blindagem dele não é muito boa) mas dá pra quebrar o galho. A Guitarra não veio com Bag, apenas veio em uma caixa de Papelão da Marca.

Minha Opinião sobre a Guitarra: É muito boa pra quem ta começando agora, como eu. Tem um bom acabamento, veio praticamente toda regulada de fábrica (e olha que eu moro no "fim do mundo", considerando o local de onde ela veio), e tem uma composição geral bem legal. Os captadores são bons, e as tarraxas e ponte proporcionam uma afinação razoável da guitarra. Ela vem equipada com cordas 0.009 e eu pretendo mantê-las, já que ainda estou me acostumando com as cordas de aço, e dizem que as Stratos ficam com seu som característico com cordas leves. Vale a pena comprar levando em conta o Custo X Benefício.

Ah, depois eu posto as fotos dela, é porque a Internet não está muito boa, ai tá muito ruim!

Espero que vocês tenham gostado! Um Abraço a Todos e Até mais!

herikguitar
Veterano
# out/11
· votar


Poxa, alguém pra opinar se o Review ficou legal pelo menos?

joeyhc
Veterano
# out/11
· votar


Parabens pelo review

Levou no luthier???

herikguitar
Veterano
# out/11
· votar


joeyhc

Cara, o pior que ainda não levei, onde moro não tem luthier... (que merda) mas como os probleminhas ainda não estão incomodando, tá tudo bem. O que era de mais importância pra mim eu testei e tava tudo certo (Altura das Cordas, Oitavas). Vou deixar o vendendor da loja se especializar mais um pouquinho (ele já tá quase um Luthier) daí eu levo pra ele dar uma olhada!

Obrigado, depois posto fotos!

herikguitar
Veterano
# out/11
· votar


Alguém tem mais opinião sobre o Review da Guitarra?

slow134
Veterano
# out/11
· votar


herikguitar

Parabéns pelo review (bem completo, só faltou imagens e o som) e pela guita. Mto legal é bom quando se compra um instrumento e gosta.

abrass

MauricioGT
Veterano
# out/11
· votar


review sem foto e sem som de demonstração é igual tem uma ferrari na garagem sem gasosa pra andar.. = sem graça ; s

herikguitar
Veterano
# out/11
· votar


slow134 & MauricioGT

Minha Internet tá muito lenta, fica difícil de eu botar fotos agora! Amanhã, acho que eu boto todas as fotos, estão bem detalhadas de todas as partes que falei no Review! A Gravação também posto depois, pois tou tendo alguns problemas pra gravar com o Reaper e o Amplitube!

Tentei fazer o melhor que pude, se tiver algo errado é só falar, é meu primeiro Review! :)

Abraço! Até Mais!

herikguitar
Veterano
# out/11
· votar


E lá vão as fotos, não consegui Editar o Post, então vai assim msm! Mas tarde quando eu gravar eu posto o som dela.

Alavanca
Atrás do Headstock - Tarraxas
Cabo P10 P10
Captador da Ponte
Captador do Braço
Captador do Meio
Chaves Allen
Contorno do Braço em Forma de U
Contorno do Headstock e Símbolo New York Series
Corpo Completo
Corte na Parte de Cima do Corpo
Encaixe do Braço ao Corpo
Entrada para o Tensor
Escudo Branco
Final da Escala, Junção do Braço ao Corpo
Frente do Headstock
Frisos do Escudo e Parafuso com Ponta Estrela
Frisos do Corpo na Cor Creme
Jack de Saída
Knobs e Chave Seletora
Manual e Sacolinha com Acessórios
Neckplate
Alinhamento dos 3 Captadores
Parte da Frente da Ponte
Parte de Trás da Ponte
Acabamento do Braço (Próximo ao Headstock)
Parte de Trás do Corpo
Roldana da Frente
Sacolinha com Acessórios
Slogan da Marca e Rebaixadores de Corda
Tamanho dos Trastes e Altura das Cordas
Tampinha que dá Acesso as Molas e a Ponte

Pois é Galera! Ai estão as fotos que tirei da minha Guitarra: Groovin GST 270 ST IV. Mas tarde, se tudo der certo eu posto o som dela gravado por aqui!

Espero que tenham gostado, quero mais opniões também! Abraço a Todos e Até Mais!

strinbergshredder
Veterano
# out/11
· votar


herikguitar
comprou né!!!!
po, fico feliz pela tua compra, e que review detalhado hein!!!
quase ñ consigo ler tudo!!!

parabéns de novo e boa sorte com os estudos e gravações aí cara...
Abraço!!!

herikguitar
Veterano
# out/11
· votar


strinbergshredder

Fala cara... Obrigado, também fiquei muito feliz com minha compra. Fiz o melhor que pude nesse Review, por isso ficou tão grande, não queria fazer nada errado, já que é meu primeiro!

parabéns de novo e boa sorte com os estudos e gravações aí cara...

Obrigado, deu certo a Parada do Amplitube + Reaper, só tá complicado pq sou fã do Tom Morello e as vezes eu preciso do Whammy, e não sei como montar e não tem ele no Amplitube (tem algum VST que tenha?).

Abraço, Até Mais!

strinbergshredder
Veterano
# out/11
· votar


herikguitar
epa, tem ele no amplitube sim; pelo menos no amplitube 3.
eh o pedal "wharmonator", um vermelhinho...

procura direito lá cara....

herikguitar
Veterano
# out/11
· votar


strinbergshredder

Ah cara, meu Amplitube é o 2! Tô tentando baixar o 3, mas a Net não tá ajudando! Vlw pela dica, não sabia que tinha o Whammy no 3... Mas não tem um Plugin que se encaixe no 2 e seja o Whammy, pra eu não ter que baixar o 3 tbm?

strinbergshredder
Veterano
# out/11
· votar


herikguitar
poxa cara, aí eu já não sei.....
vo dar uma olhada lá na lista deles; se eu achar algo eu upo o teu tópico ou te mando uma mp...

herikguitar
Veterano
# out/11
· votar


strinbergshredder

Vlw pela Ajuda Cara! Obrigado msm!

E ai, alguém tem mais alguma opinião sobre o Review???

Estou Aguardando Comentários!

Curly
Veterano
# out/11
· votar


herikguitar

Parabéns pelo review, principalmente por alguém tão novo mostrar que sabe escrever em português correto e organizar as idéias de forma coerente, coisas muito raras aqui no FCC... Essas qualidades vão ajudá-lo muito no futuro, não tenha duvidas.

Quanto a guitarra em si, é muito bonita e parece ser um instrumento adequado para o seu aprendizado, espero que lhe traga muitas alegrias !

Paul.Gilbert
Veterano
# out/11
· votar


herikguitar

O review ficou muito bom e detalhado, fico feliz que tenha gostado do instrumento e se identificado com ele.

Esta groovin vai te servir muito bem por algum tempo, mas depois vc vai começar a enxegar a realidade deste instrumento. Os componentes são ruins, as ferragens são precárias e os captadores até são razoáveis. Os instrumentos da Groovin que eu regulei aqui, saem de uma espécie de "loteria". Alguns são bons, e até valem mais que seu preço, mas a maioria tem qualidade muito baixa.

Deixo este comentário, para remover alguma possível ilusão que este tópico possa criar nos iniciantes de que eles estão comprando algo que transborda qualidade. Não é assim, existem melhores opções no mercado.

Novamente te parabenizo pela compra e pela boa sorte de ter saído com um instrumento aparentemente bom. Mas detalhes que só são visíveis a guitarristas mais experientes vão surgir daqui algum tempo.

herikguitar
Veterano
# out/11
· votar


Curly

Parabéns pelo review, principalmente por alguém tão novo mostrar que sabe escrever em português correto e organizar as idéias de forma coerente, coisas muito raras aqui no FCC...

Obrigado, a professora de Português e Redação cobra muito alto... Aí tem que mandar bem pra ficar com um 10,0 no final do Bimestre! Quanto a Guitarra, espero que também me traga muitas alegrias, já tá trazendo afinal! Vou postar o Som dela aqui com umas pequenas gravações que eu fiz! Fico feliz em Ver que gostou do Review!


Paul.Gilbert

Esta groovin vai te servir muito bem por algum tempo, mas depois vc vai começar a enxegar a realidade deste instrumento. Os componentes são ruins, as ferragens são precárias e os captadores até são razoáveis. Os instrumentos da Groovin que eu regulei aqui, saem de uma espécie de "loteria".


Pois é, eu sei que vai acontecer isso... Tudo que eu comprei até hoje é assim: Começo amando, depois vejo um probleminha, daí passo a achar ruim e depois troco! Mas como é primeira Guitarra, não quero vender ela, apenas reformar quando precisar. Os captadores são rasuáveis msm, mas depois de um tempo tem que trocar, não tem jeito, eles não são tão bons. As ferragens também não são as maravilhas do mundo, mas estão segurando a afinação muito bem por aqui, não estou tendo problemas por enquanto. Passei um dia procurando alguma falha no Acabamento pra falar aqui no Review, mas não achei, por isso considerei ele muito bem feito! Só não gostei do NeckPlate, pois todas as Guitarras da Série GST tem o logo da Marca grafado nele e a GST 270 ST IV não tem! Mas acho que tirei a sorte grande na "Loteria da Groovin".

Deixo este comentário, para remover alguma possível ilusão que este tópico possa criar nos iniciantes de que eles estão comprando algo que transborda qualidade. Não é assim, existem melhores opções no mercado.

Meu objetivo foi apenas mostrar a Guitarra como eu a vi... Também me iludi muito no início (queria uma Dolphin...) mas dei uma boa pesquisada e essa Groovin foi minha melhor opção. Existem várias opções melhores no mercado, mas essa foi a melhor que eu pude conseguir e me sinto muito feliz com ela!

Que bom que vocês dois gostaram do Review, fiz com todo cuidado para não ter erros. Mas tarde posto o som que gravei com ela aqui.

Abraço e Até Mais!

herikguitar
Veterano
# out/11
· votar


E ai Galera, aí estão as gravações feitas com a minha Guitarra: Groovin GST 270 ST IV!

I Love Rock n' Roll - Joan Jett e The Blackhearts (Sem BT)

Essa Gravação eu fiz toda com o Captador da Ponte e com o Amplitube 2. Desculpem os erros, fiz na pressa pra postar pq a Net tá falhando muito! Ah, tá sem a Backing Track, por acaso alguém sabe onde posso baixar? Procurei no Tópico Oficial daqui mais não achei a BT dessa música!

Sweet Child O' Mine - Guns N' Roses (Introdução)

A clássica Introdução né! Não gravei o resto porque tava apressado demais e ainda não peguei toda a música (tô pegando umas 10 ao mesmo tempo...). Gravei toda com a Combinação de Captadores: Ponte e Meio (Humbucker e Single) e também com o Amplitube 2!

Espero que vocês tenham gostado! Depois eu posto mais gravações! Ah, quero mais opiniões...

Abraço!

strinbergshredder
Veterano
# out/11
· votar


herikguitar
cara, cata as BTs aki:
http://www.guitarbackingtrack.com/

tem quase tudo que vc pensar!!!

herikguitar
Veterano
# out/11
· votar


strinbergshredder

Tô ligado nesse Site... Mas não consegui baixar a BT por ele (pareço até que não entendo de Sites, PC e Net...)..

Vou dar mais uma olhada! Mas Obrigado pela Ajuda!

Abraço!

herikguitar
Veterano
# out/11
· votar


E ai galera. Alguém tem mais opinião sobre o Review e a Guitarra?

strinbergshredder
Veterano
# out/11
· votar


herikguitar
ué cara??
não conseguiu??

http://www.flickr.com/photos/66924520@N07/6244088298/in/photostream
se tu não achou, onde baixa, dá uma olhada no link...

herikguitar
Veterano
# out/11
· votar


strinbergshredder

É não consegui msm. Tava confuso aqui, muita coisa pra fazer ao mesmo tempo. Obrigado pela ajuda, agora consegui...

Abraço!

strinbergshredder
Veterano
# out/11
· votar


herikguitar
vlw!!!

herikguitar
Veterano
# out/11
· votar


Aproveitando o tópico... Vocês não sabem de alguns captadores iguais a esses: http://www.emgpickups.com/products/index/90/7/1 que tenham um custo mais baixo? Não quero trocar os captadores da Guitarra agora, mas queria ter uma ídeia, pra se um dia quiser trocar!


Espero mais opiniões sobre o Review também...

Abraço!

strinbergshredder
Veterano
# out/11
· votar


herikguitar
procura os captadores malagoli, são nacionais, de baixo custo, e embora passivos, alguns modelos tem uma saída tão alta como a de alguns ativos!!

herikguitar
Veterano
# out/11
· votar


strinbergshredder

Obrigado de Novo mano, você tá sempre ai me ajudando, vlw mesmo! Eu falei desses EMG por causa do Design deles, eu quero um assim, não me importo se é Ativo ou Passivo (Claro, que Ativo seria melhor, mas o $$$ não deixa), claro que tem que ter uma qualidade boa!

Abraço!

strinbergshredder
Veterano
# out/11 · Editado por: strinbergshredder
· votar


herikguitar
de nada cara; e sobre os captadores da malagoli, o próprio bertola sempre indica eles; tbm penso em colocar um kit desses na minha guita em breve..
é qualidade garantida por um baixo preço (parece até pegadinha, mas não é hhehehe)

Basta procurar aqui nesse site.

abraço!!!

[edit] ah, e se tu puder dar uma passada por aki eu agradeço velho!!!

herikguitar
Veterano
# out/11
· votar


strinbergshredder

Dei uma boa olhada... Realmente eles são muito bem recomendados e são baratinhos! Gostei bastante do Captador Standard S3 e do Captador Standard HB1. É o design que eu tô procurando pelo preço que eu estou esperando! Claro que se rolar uma boa grana eu vou comprar o jogo dos EMG's, mas se não der, vou de Malagoli (que nome estranho...)!

Abraço e Até Mais!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Review] Guitarra Groovin GST 270 ST IV (Modelo Stratocaster)