duvida de ligados

    Autor Mensagem
    Quase nada
    Veterano
    # dez/03


    Ow, queria saber tipo, nakeles ligados q os kara sobe a escala, porém em uma soh corda, tipo, tem q reforçar a nota com a palheta por exemplo no "P" q eu marquei abaixo, ou tem q ir soh martelando com o dedo na raça?


    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G--16p14h16p14p12h14p12h14p12h14p12p10h12p10h12p10-----
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------
    P P P


    e + uma coisa, posso tirar akela tampa de traz da minha guita?? ou tem algum perigo de desregular, sei lah,..

    Obrigado, vlw

    Quase nada
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    os "P"s sairam no lugar errado , droga

    mas o q eu quero dizer, eh se eu tenho q fikar reforçado com a palheta de vez enquando

    yvo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    depende da velocidade.. se for rapido ( como no primeiro solo da the number of the beast) eu saio martelando na raça..

    nesse caso ai em cima eh martelando na raça mesmo

    piratarix
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    naum.;..o p signifa pulls off.....quando vc 'puxa' a corda.....a acao reversa de martela

    Quase nada
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    entendi, tipo, eh rapidaum, eh q às vezes o som some, q meu dedo naum martela taum forte

    yvo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    piratarix

    ele nao queria saber isso


    Quase nada

    agora entendi sua duvida, palheta soh qdo muda de casa os ligados... ( no 16 uma vez, no 14 uma vwe\z, no 12 uma vez)

    Quase nada
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    isso msm, essa era a dúvida yvo, vlws!

    piratarix
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    VC NAUM TEM Q PALHETA NENHUMA VEIZ>>>>>A NOTAS SAUM TODAS LIGADAS>>>REPARE H ,P

    Quase nada
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    se for, intaum eh foda, pq parece um fading, o som vai fikandu fraquinhu

    Dave Murray
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    piratarix
    caralho...leia a pergunta do kra...ele sabe q eh ligado...soh q ele quer saber se quando vc muda as casas q vc tah ligando dah uma palhetadinha pra reforçar o som, pra nao ir perdendo volume

    Dave Murray
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Quase nada
    falei a merma coisa q vc sem lero seu post...puta coincidencia...mas entao...palheta uma vez sim quando mudar

    piratarix
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    TAH CERTU : DAVE MURRAY E QUASE NADA

    JEM 777
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Quase nada
    martela e quando for tirar o dedo...tira ele dando uma "puxada" na corda....aí todas saem com mesmo valor!!!

    Quase nada
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    JEM 777
    Aih tem q treina pra num pega nas outras cordas, mas boa idéia tbm

    JEM 777
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Quase nada
    é....é questão de costume....se vc já tava acostumado a só levantar o dedo pra ligar......pra da essas puxadas vc vai sair esbarrando em outros notas no começo mais depois vc vai sentir a diferença!

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Olhando e ouvindo os vídeos desse post do nosso amigo (chuta que é) Makumba, me veio uma pergunta:

    Na pauta eu escrevo ligados com um linha curva unindo duas notas, a ligadura. Entando a execução é variável para cada instrumento. Em instrumentos como guitarra e violão, se toca hammer-on, pull-off, e tappings na mesma corda, ou arpeggios e ring... Nas teclas as notas ficam soando pela soma dos tempos... etc.

    No caso específico das teclas, como eu executo uma ligadura de portamento???

    makumbator
    Moderador
    # abr/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah

    Depende do instrumento de teclas em questão, uma vez que é um universo muito grande de instrumentos com diferentes recursos. Mas não sei se você se refere a portamento ou portato (que são coisas diferentes), ou mesmo a legato.

    Portamento segundo os dicionários de música é um deslizamento rápido entre duas alturas, executado sem solução de continuidade (e diferente de glissando). É característico da voz humana, instrumentos de arco e instrumentos de vara (como o trombone de vara). Portamento também é o nome de um ornamento específico (mais usado em música antiga), em que há duas notas ascendentes ou descendentes em grau conjunto em direção à nota principal.

    Portato por outro lado é quando se executa duas ou mais notas ligadas mas articuladas (difícil de explicar, mas facilmente executável em instrumento de arco e de sopro). Dito de maneira "rasteira", é como um meio termo entre o legato e o stacatto

    Aqui um vídeo no piano em que o cara demonstra no início um pouco do toque em legato, depois stacatto e por fim o portato (não o portamento, pois ele usa o termo um tanto incorretamente):

    https://www.youtube.com/watch?v=OD_GYpyZSpU

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Numa linguagem para um guitarrista (eu) entender, o portato seriam os hammer-ons e pull-offs, enquanto o portamento seriam os bends e alavancadas. Correto?

    makumbator
    Moderador
    # abr/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah

    Não, o legato é que seriam os hammer-ons e pull-ffs (legato e ligado é a mesma coisa). Aliás, acho o nome hammer on e pull-off bastante idiota. Bastava chamar de legato e pronto.

    Portato seriam notas de duração e articulação entre o staccato e o legato (dá pra fazer facilmente na guitarra). É como um staccato "ligado". Na música da família do violino ele costuma ser escrito com um traço (um tenuto) em cima da nota, e a mesma está ligada a outra nota com o mesmo traço. Podem ser notas de mesma altura (duas notas iguais) ou diferentes.

    Portamento seriam aqueles pequenos slides antes de uma nota (mas sem vir de uma nota específica definida). É aquela escorregadinha rápida e curta antes de uma nota principal (que se faz bastante em guitarra solo).

    O glissando seria o slide com nota de saída e chegada definida (e normalmente é mais longo).

    O let ring que se usa em guitarra é semelhante ao pedal de sustain de piano.

    bends e alavancadas (principalmente bends) não tem nenhum relação com o assunto, pois não são diferentes articulações de nota (e é disso que se trata), apesar de ser possível usar a alavanca para articular notas sem nem usar a palheta.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    É realmente mais fácil de visualizar e executar nas cordas e sopros em geral rsrs

    makumbator
    Moderador
    # abr/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah

    Eu editei a mensagem anterior pra tentar explicar melhor.

    A guitarra faz tudo isso até que bem (e no caso do legato até melhor que o piano).

    Nos sopros tem a vantagem de se usar sílabas ao tocar para reforçar a articulação diferente (o que ajuda muito). E nos instrumentos de arco também há muita variação (existem centenas de golpes de arco diferentes, como detaché, sautillé, spiccato, marcato, legato, staccato, son filè, staccato volante, etc...)

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Claro que seremos eternos estudantes, mas quanto tempo vc levou pra chegar a um nível aceitável de domínio dos golpes de arco? Ou cada grupo de golpes é uma técnica que pode ser estudada?

    makumbator
    Moderador
    # abr/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah
    mas quanto tempo vc levou pra chegar a um nível aceitável de domínio dos golpes de arco?

    Vários anos. Na verdade no arco nunca se chega em um estágio realmente de completo domínio. Muita gente acha que é a afinação, mas na família do violino o arco é sempre o mais difícil. Leva um ano só pra tornar natural a mecânica inicial dos movimentos do golpe mais básico (detaché).

    Em geral a gente começa a aprender os golpes mais básicos desde iniciantes no instrumentos (detaché, legato, staccato e spiccato, que são os "principais") e aos poucos o próprio repertório te exige aprender outros (e aprimorar os já conhecidos). E muitos deles precisam ser praticados em várias regiões do arco (pois isso altera o som e a mecânica).

    Obviamente que há a variação de facilidade que cada pessoa tem com cada golpe (então o tempo varia também), além da dedicação nos estudos. Mas é basicamente o que você mesmo comentou: sermos eternos estudantes (e no arco isso vale ainda mais...hehehe).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida de ligados