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SODAPOP Veterano |
# dez/03
Eu jpa aprendi o modo jonio, mas pra que serve ele? para que servem os modos gregos? desculpem se eu sou tão burro assim
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canilupi Veterano |
# dez/03 · Editado por: canilupi
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um dos mairoes modos gregos eh andar de saia :)
editado: maiores
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naka Veterano |
# dez/03
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C E MTO BURRO VAI C FUDE!
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naka Veterano |
# dez/03
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Brincadera ^^
Server pra vc faser melodias harmonias presas ao certo grupo de notas.
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SODAPOP Veterano |
# dez/03
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naka
como assim?
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Meison Veterano |
# dez/03
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Manja a escala Do-Re-Mi-Fa... bla bla bla...
Então os modos gregos são escalas que tem enfases em certas notas diferenciando a escala natural (q é a Do-Re-Mi..., por exemplo). Para que serve as escalas? Bem elas dão a base para se construir acordes, são extremamente usadas para solo (na verdade para fazer algum solo legal vc tem q saber), para improvisar... É delas que começa tudo...
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Meison Veterano |
# dez/03
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Ahhh explicando o Naka mais detalhadamente... ele quis dizer q vc pode fazer arranjos, melodias, improvisar, criar acordes em cima de um campo harmonico.. Isso seria por exemplo uma música tocada em Dó.. vc pode usar a escala de dó que vai soar bem... É mais ou menos isso..
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naka Veterano |
# dez/03
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escala é tipo 1 conjunto de notas
os modos gregos sao as escalas q saem da escala de dó natural
C D E F G A B C <- Jonio
D E F G A B C D <- Dorico e assim vai tendeu?
Dae c pensa "ah mas sao tudo a mesma coisa" +- sim
mas tipo uma musica q só usa triade maior na harmonia em C
dae c pode usa C mixo por exemplo ou C lidio dae vai.
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the_paranoid Veterano |
# dez/03
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ESTA TUDO MT BM ESPLICADO NO TOPICO DO BETO GUEDES.
MODOS GREGOS - ESPLICAÇÂO SIMPLES
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Vern Veterano |
# dez/03
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the_paranoid
LOL
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Henrique_tn Veterano |
# dez/08
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então se eu quiser a dórica de ré eu só preciso começar a escala maior de ré em mí?
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Penta_Blues Moderador |
# dez/08
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Bom dia!!!
Henrique_tn Em termos de notas sim, mas o mais importante é vc aprender os intervalos que compõem o Modo Dórico, pois na minha opinião é muito mais proveitoso do que decorar todas as notas nas 12 tonalidades. Valeu!!!
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Eddy junior Veterano |
# dez/08
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SODAPOP Por isso que eu digo que tentar aprender tudo sozinho eh besteira! procura um professor!
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Jandira Veterano |
# dez/08
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Penta_Blues Mano... Onde posso encontrar um material com esses intervalos? Tem como passar um link ae?
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Penta_Blues Moderador |
# dez/08
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Bom dia!!!
Jandira Cara, aqui mesmo no FCC existe um tópico com muito material sobre Escalas e Modos. Pode não ser completo já que o assunto é vasto e complexo, mas já é um ótimo começo: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/143428/ Valeu!!!
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Jandira Veterano |
# dez/08
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Penta_Blues Sim eu já até tenho esse tópico em .doc em casa! Agora sobre a minha dúvida noob, talvez eu esteja procurando uma coisa que não existe... Tipo assim vamos levar em conta a escala maior
Tom-Tom-Semiton-Tom-Tom-Tom-Semiton
Pensando em qualquer tom, esse shape acima seria o Modo Jônio certo?
Os intervalos do modo dórico seria assim? Tom-Semiton-Tom-Tom-Tom-Semiton-Tom
E os outros modos seguiriam essa sequencia?
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Penta_Blues Moderador |
# dez/08
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Bom dia!!!
Jandira Não entenda isso como uma "bronca", mas se vc leu e entendeu o tópico que te passei, fica fácil perceber o intervalo entre uma nota e outra dentro de um Modo. Por exemplo (isso está lá no tópico): Primeiro Modo I-----II-----------2ªM I-----III----------3ªM I-----IV----------4ªJ I-----V-----------5ªJ I-----VI----------6ªM I-----VII---------7ªM I-----VIII--------8ªJ
Do I para o II, existe um intervalo de 2M; do I para o III, o intervalo é de 3M, e assim por diante.
Também lá no tópico, existe isso: O intervalo é a distancia entre duas notas abaixo eu coloquei um quadro que voce deve ter como biblia!!! Segunda menor----------------------------------------> 1/2 Tom Segunda maior-----------------------------------------> 1Tom Terca menor--------------------------------------------> 1 ton 1/2meio Terca maior --------------------------------------------> 2 Tons Quarta perfeita ou justa ------------------------------> 2 1/2 tons Quarta aumentada ou quinta diminuta---------------> 3 tons Quinta perfeita ou justa ------------------------------> 3 1/2 tons Quinta aumentada ou sexta menor------------------> 4 tons Sexta maior ou Sétima diminuta---------------------> 4 1/2 tons Sétima menor------------------------------------------> 5 tons Sétima maior-------------------------------------------> 5 1/2 tons Oitava---------------------------------------------------> 6 tons Ou seja: Do I para o II tem um Tom, do II para o III tem um Tom (já que do I para o III são dois Tons, conforme o quadro acima), do III para o IV tem 1/2 Tom (ou um Semitom), e assim por diante. Com isso vc pode construir esses intervalos. Saca só como ficaria o texto acima: Tom - Tom - Semitom - ... Modo Jônio né?...rs Tente fazer isso como um exercício em todos os Modos e depois faça um post aqui para analizarmos juntos, ok? Acho que é melhor do que eu passar "mastigadinho" pra vc, ok? Valeu!!!
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Renan Vuorinen Veterano |
# dez/08
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Jandira Tom-Tom-Semiton-Tom-Tom-Tom-Semiton
Pensando em qualquer tom, esse shape acima seria o Modo Jônio certo?
Certo,
Deixa ver se consigo te explicar...
Temos em uma escala idependente da tonalidade, 7 notas, exemplo C, temos C D E F G A B, certo??????
Pois bem.... imagine que temos então um campo harmonico, com I, ii, iii, IV, V, vi, vii.....
Cada modo corresponde a cada um desses graus,
Temos o modo Jonio, que sera sempre o primeiro grau de cada campo harmonico, então temos a escala de C começando em C, com uma intenção de tonica,
Temos então o modo dórico, que sera sempre o segundo grau de qualquer tonalidade, nesse caso não teremos um C dórico por estar no campo harmonico de C, mas justamente por estar nesse campo harmonico teremos um D Dórico, que é o segundo grau de C, dai é realmente simples, temos o campo harmonico de C e não temos nenhum acidente, na escala de D dórico não tera nenhum também, temos a escala com as mesmas notas de C, todavia ela começa em D e isso gera a intenção Dórica,
Depois temos o modo Frigio que sera sempre o terceiro grau de cada campo harmonico, logo sera a mesma escala do campo harmonico iniciando no terceiro grau, gerando a intenção frigia, nesse caso, E Frigio.
Depois temos então o modo Lidio, que é referente ao quarto grau do campo harmonico, é a mesma escala do campo harmonico com o inicio no quarto grau nesse caso F Lidio,
Quinto grau Mixolidio, referente a nesse caso G, começando a escala no quinto grau de nesse caso C, G Mixolidio,
Sexto grau Eólio, temos então A Eólio,
E por fim B Lócrio....
Repare que cada nota do campo harmonico é tonica de um modo, pois esta gira em torno do acorde referente ao campo harmonico, por exemplo, a escala de A Eólio, é nada mais nada menos que a escala de Am, pois esta encaixa perfeitamente no campo harmonico de C afinal são tons relativos, o grande lance são as intenções geradas pelos modos, pois temos a possibilidade de formar as intenções que os acordes dão com mais enfase,
Eu não sei se é exatamente isso que queria mas espero de qualquer forma ter ajudado.
Abraço
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Jandira Veterano |
# dez/08 · Editado por: Jandira
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Tranquilo cara, ler eu li, o problema as vezes é entender perfeitamente, eu não sei se vc entendeu a minha colocação mas sobre o que eu estava querendo dizer eu encontrei a resposta em um post perdido no tópico que vc me passou.
Tom - Tom - Semiton - Tom - Tom - Tom - Semiton I - II - III - IV - V - VI - VII
Seguindo a partir do I grau temos o modo Jônico(maior) Seguindo a partir do II grau temos o modo Dórico(menor) Seguindo a partir do III grau temos o modo Frígio(menor) Seguindo a partir do IV grau temos o modo Lídio(maior) Seguindo a partir do V grau temos o modo Mixolídio(maior) Seguindo a partir do VI grau temos o modo Eólio(menor) Seguindo a partir do VII grau temos o modo Lócrio(menor)
Entao a partir de C Jônico: (C D E F G A B C) temos os modos: Dórico= D E F G A B C D Frígio= E F G A B C D E Lídio= F G A B C D E F Mixolídio= G A B C D E F G Eólio= A B C D E F G A Lócrio= B C D E F G A B
Aí eu te pergunto: Isso é uma regra certo? se eu mudar para uma escala maior de Ré e for desenvolvendo os modos vai funcionar da mesma forma?
Renan Vuorinen Gostei da sua explicação, acredito eu que estou pensando do jeito certo mesmo. Valeu!
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qew Veterano |
# dez/08
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Jandira
sim vai funfar da mesma forma, porem, vc vai partir da escala que vc quer, no caso Ré.
então: D Jonio E dórico
eae vai....
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Renan Vuorinen Veterano |
# dez/08
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qew sim vai funfar da mesma forma, porem, vc vai partir da escala que vc quer, no caso Ré.
então: D Jonio E dórico
eae vai.... (2) \m/
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Jandira Veterano |
# dez/08 · Editado por: Jandira
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Existe em algum lugar shapes/padrões de escalas com esses modos? Já dei uma googlada por aí e não encontrei.. =/
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Renan Vuorinen Veterano |
# dez/08
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Tem sim guria, mas olha só não sei se posso citar sites e talz,
Faz o seguinte poe isso para a sua googlada, "modos gregos shapes", a terceira opção de cima para baixo, escrito apenas modos gregos....
Abraço
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Jandira Veterano |
# dez/08 · Editado por: Jandira
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Renan Vuorinen +1 Valeu cara! Esqueci de colocar algo do tipo "Modos Gregos", ajudou bastante!
Hein, só pra constar: Eu sou Homem, Heterossexual, gosto de mulheres! Jandira é apelido de infância e naquela época eu não sabia q era nome de Mulher/India/Empregada e coisas do gênero...
Até mais.
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Henrique_tn Veterano |
# dez/08
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Consegui entender perfeitamente a composição e aplicação dos modos gregos.
Valew pela ajuda ae galera!
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qew Veterano |
# dez/08
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Renan Vuorinen
\m/
haha gostei do metodo pra achar coisas do google!
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Jandira Veterano |
# dez/08
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qew haha gostei do metodo pra achar coisas do google!
hehe, tem horas q vc tenta procurar uma coisa tão especifica q vc não coloca o óbvio.. aeuhauhae
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qew Veterano |
# dez/08
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Jandira
hauauhah
é verdade...
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Renan Vuorinen Veterano |
# dez/08 · Editado por: Renan Vuorinen
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Jandira
Nossa, desculpa mesmo, é que como seu nick é um nome feminino, desculpa ai véi.... que bom que pude ajudar....
qew
haha gostei do metodo pra achar coisas do google!
Legal né brow e eu descobri solito... sauhsuHSUhsuhsuHS
Abração
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qew Veterano |
# dez/08
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Renan Vuorinen
hahahahahaha
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