Ajuda sobre estudo de escala

    Autor Mensagem
    Cjvj 0210
    Veterano
    # set/11


    Boa noite a todos, eu toco violão a mais ou menos 1 ano, e guitarra a uns 7 meses,em relação a guitarra durante este tempo todo eu só me dediquei a estudar a tecnica,(pratica e tals), e tenho uma tecnica agora de fraca para razoavel, para ter uma noção , as musicas mais recentes que eu tirei foram: Stairway to heaven, Sweet child o'mine, enter sandman, entre outras, (todas com solo) mais agora estou preocupado em improvisação, e por isso tenho que ter uma teoria sobre as escalas, oque voces me indicam para começar um estudo dedicado a improvisação e escalas ?
    Agradeço, abraço.

    Zep Rose
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Hehehe, essas muicas não são de "fracas pra razoável" se você tocar com perfeição cara :)
    Mas boa pergunta, to afim de saber mais sobre isso também.

    Cjvj 0210
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Zep Rose
    Não são fracas, mais comparado a cada cara que eu vejo improvisar usando tecnica ''fudidas'', ai elas ficam rasoaveis auhahuahuauh..

    mais então se alguem puder ajudar no assunto agradeço.

    daniels07
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Na minha opinião, o melhor pra começar é estudar pentatônicas.

    Existem milhões de tutoriais e vídeos explicando sobre essa escala... Dá uma procurada que você acha fácil.

    Dibilo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Recomendo modos gregos e pentas,foi por ai que comecei e não uso muito mais que isso até hoje,depois você vai pegando umas manhas de outside,alguns modos loucos e tal....mais pra começar acho que é só isso mesmo.
    Flw,fica com Deus!

    Bruninho92
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Cara eu faço curso de guitarra solo, e concordo com o povo... melhor para começar é tentar estudar os modos gregos, pentatônicas e arpejos... e claro, aperfeiçoar a palhetada...

    Assim vc conseguirá fazer uma série de improvisos.

    Abraço

    Evertoncandan
    Veterano
    # set/11
    · votar


    cara num sei se eh o melhor modo, mas eu comecei com escalas maiores e suas relativas menor, e pentatonica...ligando todas elas

    se eh o melhor modo eu num sei... hehee

    PigO
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    NAO VO CRIA TOPICO PRA NAO FECHAREM, A DUVIDA É O MESMO DO TITULO, AI VAI:

    ---------------------------------------------------------------------- -----------------------------
    é o seguinti, eu to estudando escala/improviso e nao sei exatamente se o jeito que to fazendo é a melhor maneira! eu sei: escala maior de C, escala Pentatônica de C, e modos grego de C, Pentatonica de G e D.

    começei ontem na de D, so na escala de C eu treinei nota algo, vo treina nas outras tbm claro!

    eu vejo por ai tanto tipo de escala, menos harmonica, menor melodica, pentatonica m7, m com sei la oque e assim vai..

    queria saber se é melhor eu estudar:

    1-escala pentatonica de C, depois D, depois, E, F, G, A, B e depois ir pra escala maior e fazer o mesmo processo em todos os tons, e depois os modos, e depois as acidentadas(?????)

    2-aprender varias escalas apenas no tom de C (pentatonica, maior, menor, e alguma outra que eu n conheça) e depois partir pra D e estudar todas em D..
    ---------------------------------------------------------------------- --------------------------
    *-Quais sao as principais escala? quais as basicas pra "solar bonito" sendo iniciante? me digam os nome pra mim dar uma procurada e estuda-las tbm...

    PigO
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Po vei tem ninguem por ai? ai se eu crio o topico os moderador fecho! ¬¬

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    PigO

    Você estudando um desenho de pentatônica em Dó maior, por exemplo, se você arrastar o desenho duas casas acima, terá a pentatônica de Ré maior. Ou seja, estudou o desenho em uma região, mude para as outras regiões do braço também, sem medo de ser feliz.

    É importante, junto com o exercício prático, que você memorize os intervalos nos desenhos em relação a nota tônica da escala. Em princípio, fique nas escalas que você está (observando seus intervalos), e se envolvendo com a sonoridade dela.

    Todas as escalas são bonitas, quando bem aplicadas e bem tocadas. Não tem uma mais bonita ou mais feia que a outra se ela serve à melodia, à música. O importante é conhecer as suas características, suas origens, e a análise dos intervalos ajuda muito na compreensão dessas características.

    ***********************************************

    Po vei tem ninguem por ai? ai se eu crio o topico os moderador fecho! ¬

    O moderador fecha o tópico quando ele está contra as regras (regras que você concordou no momento que fez seu cadastro). Todas as regras deste fórum foram criadas no sentido de melhorar, e não para prejudicar alguém. Com alguma ordem já é bem difícil, imagine se não houvessem regras.

    Você fez uma pergunta e quer a resposta em meia hora. No meu tempo de moleque, eu levava dias e até meses pra conseguir uma resposta... Relaxa!

    PigO
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: PigO
    · votar


    LeandroP

    Você fez uma pergunta e quer a resposta em meia hora. No meu tempo de moleque, eu levava dias e até meses pra conseguir uma resposta... Relaxa!

    foi mal, revoltei kkkkkkk
    ----------------------------------------------------

    mas vc quiz dizer entaum pra estudar os intervalos nas que sei, mas, ai eu aprendo pentatonica em todos os tons primeiro? e depois parto pra outras escalas?

    vlw pela resposta!

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    PigO

    Escala maior e escala menor. Pentatônica maior e pentatônica menor.

    Estude essas em todos os tons, arrastando os shapes (desenhos).

    Estude essas escalas pelo menos com as tônicas nas 3 cordas graves (tônica na corda Mizona, depois com a tônica na corda Lá e depois na corda Ré).

    Com base nessas tônicas, identifique os intervalos em relação a tônica. Os intervalos formam desenhos característicos na escala da guitarra/violão. Por exemplo, pra ver onde está a 5a justa, o desenho de um powerchord já te mostra. Os outros intervalos estão ao redor.

    PigO
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    vlw

    miesso
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Cara, o correto é saber as tônicas e os intervalos no braço. Depois, conhecer os intervalos de cada escala.

    Porém, acho que geral começa decorando shapes mesmo pra pular a teoria e ir pra prática. Só que quase sempre temos um guitarrista que fica jogando um monte de notas ao acaso e nem sabe o que está fazendo.

    Bom, isso dito, eu acho o mais fácil seguir essa sequência: pentas > maior/menor > harmônica > melódica > outras...

    Para mim foi mais fácil sempre 'decorar' o shape partindo da E (6ª corda), usando digitações com 3 notas por corda. Pq na real, outras digitações (CAGED, por exemplo) são apenas o mesmo desenho com a tônica partindo de outros lugar (por isso falei das tônicas e intervalos).

    Boa sorte!

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Até porque não adianta muito decorar o desenho de uma escala menor harmônica/menor melódica se não entender o bem o porquê dessas escalas.

    O certo, sob o meu ponto de vista, é mandar ver na prática e, por que não, ir analisando os intervalos, suas sonoridades, onde repousar, o que evitar (dentro da escala do tom), etc.?

    Senão é como o miesso falou: quase sempre temos um guitarrista que fica jogando um monte de notas ao acaso e nem sabe o que está fazendo.

    Um material muito bom pra isso chama-se: papel e caneta.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda sobre estudo de escala