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Cjvj 0210 Veterano |
# set/11
Boa noite a todos, eu toco violão a mais ou menos 1 ano, e guitarra a uns 7 meses,em relação a guitarra durante este tempo todo eu só me dediquei a estudar a tecnica,(pratica e tals), e tenho uma tecnica agora de fraca para razoavel, para ter uma noção , as musicas mais recentes que eu tirei foram: Stairway to heaven, Sweet child o'mine, enter sandman, entre outras, (todas com solo) mais agora estou preocupado em improvisação, e por isso tenho que ter uma teoria sobre as escalas, oque voces me indicam para começar um estudo dedicado a improvisação e escalas ? Agradeço, abraço.
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Zep Rose Veterano |
# set/11
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Hehehe, essas muicas não são de "fracas pra razoável" se você tocar com perfeição cara :) Mas boa pergunta, to afim de saber mais sobre isso também.
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Cjvj 0210 Veterano |
# set/11
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Zep Rose Não são fracas, mais comparado a cada cara que eu vejo improvisar usando tecnica ''fudidas'', ai elas ficam rasoaveis auhahuahuauh..
mais então se alguem puder ajudar no assunto agradeço.
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daniels07 Veterano |
# set/11
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Na minha opinião, o melhor pra começar é estudar pentatônicas.
Existem milhões de tutoriais e vídeos explicando sobre essa escala... Dá uma procurada que você acha fácil.
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Dibilo Veterano |
# set/11
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Recomendo modos gregos e pentas,foi por ai que comecei e não uso muito mais que isso até hoje,depois você vai pegando umas manhas de outside,alguns modos loucos e tal....mais pra começar acho que é só isso mesmo. Flw,fica com Deus!
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Bruninho92 Veterano |
# set/11
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Cara eu faço curso de guitarra solo, e concordo com o povo... melhor para começar é tentar estudar os modos gregos, pentatônicas e arpejos... e claro, aperfeiçoar a palhetada...
Assim vc conseguirá fazer uma série de improvisos.
Abraço
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Evertoncandan Veterano |
# set/11
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cara num sei se eh o melhor modo, mas eu comecei com escalas maiores e suas relativas menor, e pentatonica...ligando todas elas
se eh o melhor modo eu num sei... hehee
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PigO Veterano |
# mai/12
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NAO VO CRIA TOPICO PRA NAO FECHAREM, A DUVIDA É O MESMO DO TITULO, AI VAI:
---------------------------------------------------------------------- ----------------------------- é o seguinti, eu to estudando escala/improviso e nao sei exatamente se o jeito que to fazendo é a melhor maneira! eu sei: escala maior de C, escala Pentatônica de C, e modos grego de C, Pentatonica de G e D.
começei ontem na de D, so na escala de C eu treinei nota algo, vo treina nas outras tbm claro!
eu vejo por ai tanto tipo de escala, menos harmonica, menor melodica, pentatonica m7, m com sei la oque e assim vai..
queria saber se é melhor eu estudar:
1-escala pentatonica de C, depois D, depois, E, F, G, A, B e depois ir pra escala maior e fazer o mesmo processo em todos os tons, e depois os modos, e depois as acidentadas(?????)
2-aprender varias escalas apenas no tom de C (pentatonica, maior, menor, e alguma outra que eu n conheça) e depois partir pra D e estudar todas em D.. ---------------------------------------------------------------------- -------------------------- *-Quais sao as principais escala? quais as basicas pra "solar bonito" sendo iniciante? me digam os nome pra mim dar uma procurada e estuda-las tbm...
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PigO Veterano |
# mai/12
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Po vei tem ninguem por ai? ai se eu crio o topico os moderador fecho! ¬¬
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LeandroP Moderador |
# mai/12
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PigO
Você estudando um desenho de pentatônica em Dó maior, por exemplo, se você arrastar o desenho duas casas acima, terá a pentatônica de Ré maior. Ou seja, estudou o desenho em uma região, mude para as outras regiões do braço também, sem medo de ser feliz.
É importante, junto com o exercício prático, que você memorize os intervalos nos desenhos em relação a nota tônica da escala. Em princípio, fique nas escalas que você está (observando seus intervalos), e se envolvendo com a sonoridade dela.
Todas as escalas são bonitas, quando bem aplicadas e bem tocadas. Não tem uma mais bonita ou mais feia que a outra se ela serve à melodia, à música. O importante é conhecer as suas características, suas origens, e a análise dos intervalos ajuda muito na compreensão dessas características.
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Po vei tem ninguem por ai? ai se eu crio o topico os moderador fecho! ¬
O moderador fecha o tópico quando ele está contra as regras (regras que você concordou no momento que fez seu cadastro). Todas as regras deste fórum foram criadas no sentido de melhorar, e não para prejudicar alguém. Com alguma ordem já é bem difícil, imagine se não houvessem regras.
Você fez uma pergunta e quer a resposta em meia hora. No meu tempo de moleque, eu levava dias e até meses pra conseguir uma resposta... Relaxa!
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PigO Veterano |
# mai/12 · Editado por: PigO
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LeandroP
Você fez uma pergunta e quer a resposta em meia hora. No meu tempo de moleque, eu levava dias e até meses pra conseguir uma resposta... Relaxa!
foi mal, revoltei kkkkkkk ----------------------------------------------------
mas vc quiz dizer entaum pra estudar os intervalos nas que sei, mas, ai eu aprendo pentatonica em todos os tons primeiro? e depois parto pra outras escalas?
vlw pela resposta!
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LeandroP Moderador |
# mai/12
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PigO
Escala maior e escala menor. Pentatônica maior e pentatônica menor.
Estude essas em todos os tons, arrastando os shapes (desenhos).
Estude essas escalas pelo menos com as tônicas nas 3 cordas graves (tônica na corda Mizona, depois com a tônica na corda Lá e depois na corda Ré).
Com base nessas tônicas, identifique os intervalos em relação a tônica. Os intervalos formam desenhos característicos na escala da guitarra/violão. Por exemplo, pra ver onde está a 5a justa, o desenho de um powerchord já te mostra. Os outros intervalos estão ao redor.
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PigO Veterano |
# mai/12
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vlw
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miesso Veterano |
# mai/12
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Cara, o correto é saber as tônicas e os intervalos no braço. Depois, conhecer os intervalos de cada escala.
Porém, acho que geral começa decorando shapes mesmo pra pular a teoria e ir pra prática. Só que quase sempre temos um guitarrista que fica jogando um monte de notas ao acaso e nem sabe o que está fazendo.
Bom, isso dito, eu acho o mais fácil seguir essa sequência: pentas > maior/menor > harmônica > melódica > outras...
Para mim foi mais fácil sempre 'decorar' o shape partindo da E (6ª corda), usando digitações com 3 notas por corda. Pq na real, outras digitações (CAGED, por exemplo) são apenas o mesmo desenho com a tônica partindo de outros lugar (por isso falei das tônicas e intervalos).
Boa sorte!
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LeandroP Moderador |
# mai/12 · Editado por: LeandroP
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Até porque não adianta muito decorar o desenho de uma escala menor harmônica/menor melódica se não entender o bem o porquê dessas escalas.
O certo, sob o meu ponto de vista, é mandar ver na prática e, por que não, ir analisando os intervalos, suas sonoridades, onde repousar, o que evitar (dentro da escala do tom), etc.?
Senão é como o miesso falou: quase sempre temos um guitarrista que fica jogando um monte de notas ao acaso e nem sabe o que está fazendo.
Um material muito bom pra isso chama-se: papel e caneta.
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