Autor |
Mensagem |
Mr.mojo Veterano |
# set/11
Eae galera como já disse não achei minha duvida na busca. é o seguinte eu tava com a corda B trsatejando em algumas casas, então resolvi mecher no tensor, depois de ler muito sobre o assunto... afrouxei as cordas e dei 1/4 de volta no sentido anti horario, para que o centro da escala ficasse mais distante das cordas, beleza afinei novamente esperei um tempo e tal, e notei que não mudou merds nenhuma, então dei mais 1/4 de volta totalizando 1/2, e novamente nada.Depois disso resolvi voltar a posição anterior do tensor girando 1/2 no sentido horario para apertar. eis que cheguei em um ponto em que o tensor não fica nem apertado nem frouxo fica com ação nula, totalmente reto, agora, considerando que uso cordas 0.10 quantos de volta eu devo dar apertando a partir desse ponto nulo para equilibrar a tensão das cordas e do braço? já que com a ação das cordas o braço tende a ser puxado formando um arco? quantos de volta no sentido horario?
Luthiers do forum deem uma ajudinha aew, porem toda ajuda é bem vinda. Sem comentario do tipo. "A melhor coisa é levar imediatamente ao luthier" Se pudesse já teria levado.
OBS:epiphone les paul standard.
|
slow134 Veterano |
# set/11
· votar
Mr.mojo
Depois q vc fez essa bagunça vc quer resolver? leve num luthier se são souber mexer
|
MauricioGT Veterano |
# set/11
· votar
A melhor coisa é levar imediatamente ao luthier Fato
Parece que o seu problema era so com alguns trates que estavam desnivelados. Agora o tensor deve ter perdido a rosca tambem. Ta vendo oque a falta de um luthier faz?...
|
Doggy Veterano |
# set/11
· votar
Quando eu mexo no tensor, só percebo resultados depois de umas cinco horas.
Dê mais tempo à madeira (você pode tocar nesse período) e veja se resolve algo.
Caso não resolva de jeito nenhum, aí você pode cogitar a idéia de que seus trastes estão desnivelados, isso sim é coisa pra um luthier resolver, rs...
Não existe o tal "ponto zero" que deve ser alcançado, o lance é que o braço vai sim ficar curvado, cabe a você procurar uma curvatura que lhe agrade.
Abç!
|
Buja Veterano |
# set/11
· votar
A melhor coisa é levar imediatamente ao luthier cara...se nao quer perder o braco da sua guita...faça um esforco velho....depois vc nao vai se arrepender melhor procurar um mecanico no meio de uma estrada e pagar caro, do que fuçar no motor e correr o risco de ficar sem o carro
|
Velvete Veterano |
# set/11
· votar
Mr.mojo
Cara, eu sou teimoso e curioso... a maior parte das experiências que tento "almost- luthier " dão errado.
Mexi uma vez no tensor... e deu errado.rs
Abraços
|
georginho_gallagher Veterano |
# set/11
· votar
Mr.mojo
cara, é como o Doggy falou. Tensor não é mexer e o troço mudar na hora. Tem que mexer, reafina, espera algumas horas, toca, após outras algumas horas vc vai ver que a pegada já mudou. Demora um certo tempo até a madeira do braço se acostumar com nova tensão incluindo aí tensor e cordas. Depois que vc apertar as cordas de novo, já é outra tensão que o braço vai ter que se adaptar. Pelo que vc escreveu percebe-se que vc está fazendo ou tentando fazer corretamente e pesquisando também. Mexer 1/4 de volta no tensor não vai fazer o estrago que o pessoal comenta, na minha opnão há um certo sensacionalismo isso. Alguém falou uma coisa importante > se era só uma corda trastejando, pode ter um traste gasto aí... tenta corrigir outras coisas mais simples que podem estar influenciando nisso: altura das cordas e trastes. Quando mexo no tensor das minhas guitas é assim tb, só que costumo esperar mais tempo pra reavaliá-las.
abçs e boa sorte...
|