dúvidas sobre Stagg A300

    Autor Mensagem
    joatan_guitar
    Veterano
    # ago/11


    Eu tô afim de comprar a Stagg A300, pra tocar um pop gospel com um som bem vintage, movido a muito overdrive, e às vezes usando distortion tb, nos solos... além disso, tb a quero para aprender um pouco de jazz nela. tenho algumas dúvidas:
    1 - essa guitarra vai servir ou eu devia investir minha grana em uma guitarra de corpo sólido (eventualmente, cort M600)?
    2 - as tarrachas da stagg dão problema com facilidade ou são boas?
    3 - ouvi dizer por aqui mesmo q existe um modelo alemão (boa qualidade) e um modelo chinês (o "popular"). mto caro o alemão?
    4 - é possível acomodar essa guitarra em cases q serviriam pra violões ou tem q ser uma case apropriada?

    JJJ
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Eu tenho uma A300. Vamos lá:

    1 - Qualquer guitarra "normal" serve a principio pra qualquer coisa. Não acredite nessa maluquice de "só dá pra tocar Hendrix numa Strato", "só dá pra tocar Stones numa Tele" e assim por diante. Claro que as guitarras podem te dar (até psicologicamente) uma "tendência" pra isso ou aquilo, mas não é "obrigatório" usar essa ou aquela. A única exceção é o uso de alavanca (se precisar, tem que ter...).

    2 - Eu não tive problemas com as minhas, mas dizer que são tarrachas excelentes seria uma inverdade...

    3 - Verdade. Mas nem sei se o alemão ainda é fabricado. A minha é China.

    4 - Eu guardo a minha num bag de violão. Case é mais complicado porque não dá pra esticar...

    JJJ
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    Mais uma coisa, sobre a A300.

    Eu não sei qual a sua experiência, mas guitarras com ponte móvel não são muito fáceis de lidar.

    A minha é essa.

    joatan_guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    admitor, minha experiência com esse tipo de guitarra simplesmente não existe ainda, estou tentando criar... qual é o lance dessa tal de ponte móvel?

    JJJ
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    A ponte móvel não é fixa... dã... rsrsrs

    Agora, falando sério: o fato é que é mais difícil de colocar cordas e, principalmente, de achar a afinação das oitavas do que em uma ponte fixa.

    joatan_guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    dei uma pesquisada: se entendi bem, guitarras com floyd rose em geral podem ser chamadas de ponte móvel, enquanto guitarras estilo les paul, com ponte sem movimentos, são chamadas de fixas. a nossa A300 seria, então, da chamada ponte fixa, certo?

    JJJ
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    joatan_guitar
    dei uma pesquisada: se entendi bem, guitarras com floyd rose em geral podem ser chamadas de ponte móvel, enquanto guitarras estilo les paul, com ponte sem movimentos, são chamadas de fixas. a nossa A300 seria, então, da chamada ponte fixa, certo?

    Não, nada disso... hehe

    É o seguinte. Olhe a foto abaixo:

    http://www.dv247.com/assets/products/79223_l.jpg

    Veja que as cordas estão presas (fixas) no cavalete (acho que é esse o nome) de metal dourado, preso na borda frontal. Depois, as cordas passam por uma ponte, onde estão os carrinhos para afinação fina. Essa ponte é que é solta (chamei de móvel, mas nada a ver com floyd rose...). Ela está sobre uma base de madeira que, quando se tiram as cordas, fica completamente solta, sem ligação com o corpo da guitarra.

    joatan_guitar
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: joatan_guitar
    · votar


    ah, isso? eu tenho aqui em casa um violão que é exatamente assim... o único cuidado (com ele) é não perder a pestana quando remove as cordas...

    mais uma coisinha: eu reparei que aqui na minha cidade tem uma michael semi-acústica, sendo vendida por 1300, vc conhece essa guitarra?

    JJJ
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Não conheço essa Michael, mas não tá meio caro não?

    joatan_guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    essa é a minha cidade, pareceiro!!! só pra vc ter uma ideia, nas minhas pesquisas pela guitarra semi-acustica ideal, descobri uma Condor JC503 numa loja aqui por R$1900, pesquisei por ela imediatamente no ML e descobri ela por R$900! qdo a gente vai numa loja aqui, é bom só querer palheta, corda, correia, cabo, e no máximo um amplificador multi-uso pra brincar de karaoke com a família, porque é tudo mto caro e desencorajador...

    JJJ
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    É... a minha também é assim. Mas as vezes tem uma loja de usados onde aparecem algumas "pérolas".

    joatan_guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    a loja de usados q tem por aqui vende o bagulho no mesmo preço dos novos, é absurdo!!! aqui, na pior das hipóteses, compra-se usado na mão do antigo dono, e ainda assim, se ele for "sabido", vai meter a faca legal...

    mudando de assunto, to decidido a descolar a A300 mesmo, a minha vai ser uma preta.

    JJJ
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    joatan_guitar

    to decidido a descolar a A300 mesmo, a minha vai ser uma preta.


    Cara, tudo depende do preço. Paguei um preço bem razoável na minha. Era uma promoção da JacMusic, então a guita chegou com uma cara meio feia (cordas velhas, alguns cromados sem brilho), mas ficou em ótimas condições depois que dei uma limpada geral e troquei cordas. Qual o preço que está aí? (acho que se for mais de uns 900, seria mais jogo ver outras opções - eu paguei bem menos que isso).

    Olha essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198944205-guitarra-stagg-a300-s emiacustica-sumburst-saldo--_JM

    joatan_guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ah, a loja q eu tô visando tem ela bem mais cara (uns 500 mangos acima disso), eu realmente tenho grilo em comprar no ML, apesar de consultar pra ter uma ideia nos preços... é uma loja onde já compro habitualmente e já me sinto seguro.

    JJJ
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Só para dar uma atualizada se alguém interessado na Stagg A300 aparecer por aqui:

    fui pegar a minha ontem para dar uma brincada e, como já tinha um tempinho que não pegava, senti o seguinte:

    1) Os dourados já estão "desbotados" de novo... o que pode significar que a qualidade do "folheado" não é lá essas coisas (se bem que minha casa está numa umidade danada... então pode ser isso também). Dá-lhe Brasso! hehe

    2) As tarrachas realmente são meio ruinzinhas... Pensei até em trocar.

    3) Para aqueles que pretendem uma semi-acústica mais fina, esqueçam. Essa é beeeem grossa, quase da espessura de um violão.

    4) A ponte "solta", pra quem não está acostumado, é um desafio ao trocar as cordas.

    5) Porém... resolvendo (ou relevando) essas questões, é uma guitarra interessante, se o preço estiver razoável (o que, pra mim, seria algo até uns 700, não muito mais que isso).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvidas sobre Stagg A300