Autor |
Mensagem |
joatan_guitar Veterano |
# ago/11
Eu tô afim de comprar a Stagg A300, pra tocar um pop gospel com um som bem vintage, movido a muito overdrive, e às vezes usando distortion tb, nos solos... além disso, tb a quero para aprender um pouco de jazz nela. tenho algumas dúvidas: 1 - essa guitarra vai servir ou eu devia investir minha grana em uma guitarra de corpo sólido (eventualmente, cort M600)? 2 - as tarrachas da stagg dão problema com facilidade ou são boas? 3 - ouvi dizer por aqui mesmo q existe um modelo alemão (boa qualidade) e um modelo chinês (o "popular"). mto caro o alemão? 4 - é possível acomodar essa guitarra em cases q serviriam pra violões ou tem q ser uma case apropriada?
|
JJJ Veterano
|
# ago/11
· votar
Eu tenho uma A300. Vamos lá:
1 - Qualquer guitarra "normal" serve a principio pra qualquer coisa. Não acredite nessa maluquice de "só dá pra tocar Hendrix numa Strato", "só dá pra tocar Stones numa Tele" e assim por diante. Claro que as guitarras podem te dar (até psicologicamente) uma "tendência" pra isso ou aquilo, mas não é "obrigatório" usar essa ou aquela. A única exceção é o uso de alavanca (se precisar, tem que ter...).
2 - Eu não tive problemas com as minhas, mas dizer que são tarrachas excelentes seria uma inverdade...
3 - Verdade. Mas nem sei se o alemão ainda é fabricado. A minha é China.
4 - Eu guardo a minha num bag de violão. Case é mais complicado porque não dá pra esticar...
|
JJJ Veterano
|
# ago/11 · Editado por: JJJ
· votar
Mais uma coisa, sobre a A300.
Eu não sei qual a sua experiência, mas guitarras com ponte móvel não são muito fáceis de lidar.
A minha é essa.
|
joatan_guitar Veterano |
# ago/11
· votar
admitor, minha experiência com esse tipo de guitarra simplesmente não existe ainda, estou tentando criar... qual é o lance dessa tal de ponte móvel?
|
JJJ Veterano
|
# ago/11
· votar
A ponte móvel não é fixa... dã... rsrsrs
Agora, falando sério: o fato é que é mais difícil de colocar cordas e, principalmente, de achar a afinação das oitavas do que em uma ponte fixa.
|
joatan_guitar Veterano |
# ago/11
· votar
dei uma pesquisada: se entendi bem, guitarras com floyd rose em geral podem ser chamadas de ponte móvel, enquanto guitarras estilo les paul, com ponte sem movimentos, são chamadas de fixas. a nossa A300 seria, então, da chamada ponte fixa, certo?
|
JJJ Veterano
|
# ago/11
· votar
joatan_guitar dei uma pesquisada: se entendi bem, guitarras com floyd rose em geral podem ser chamadas de ponte móvel, enquanto guitarras estilo les paul, com ponte sem movimentos, são chamadas de fixas. a nossa A300 seria, então, da chamada ponte fixa, certo?
Não, nada disso... hehe
É o seguinte. Olhe a foto abaixo:
http://www.dv247.com/assets/products/79223_l.jpg
Veja que as cordas estão presas (fixas) no cavalete (acho que é esse o nome) de metal dourado, preso na borda frontal. Depois, as cordas passam por uma ponte, onde estão os carrinhos para afinação fina. Essa ponte é que é solta (chamei de móvel, mas nada a ver com floyd rose...). Ela está sobre uma base de madeira que, quando se tiram as cordas, fica completamente solta, sem ligação com o corpo da guitarra.
|
joatan_guitar Veterano |
# ago/11 · Editado por: joatan_guitar
· votar
ah, isso? eu tenho aqui em casa um violão que é exatamente assim... o único cuidado (com ele) é não perder a pestana quando remove as cordas...
mais uma coisinha: eu reparei que aqui na minha cidade tem uma michael semi-acústica, sendo vendida por 1300, vc conhece essa guitarra?
|
JJJ Veterano
|
# ago/11
· votar
Não conheço essa Michael, mas não tá meio caro não?
|
joatan_guitar Veterano |
# ago/11
· votar
essa é a minha cidade, pareceiro!!! só pra vc ter uma ideia, nas minhas pesquisas pela guitarra semi-acustica ideal, descobri uma Condor JC503 numa loja aqui por R$1900, pesquisei por ela imediatamente no ML e descobri ela por R$900! qdo a gente vai numa loja aqui, é bom só querer palheta, corda, correia, cabo, e no máximo um amplificador multi-uso pra brincar de karaoke com a família, porque é tudo mto caro e desencorajador...
|
JJJ Veterano
|
# ago/11
· votar
É... a minha também é assim. Mas as vezes tem uma loja de usados onde aparecem algumas "pérolas".
|
joatan_guitar Veterano |
# ago/11
· votar
a loja de usados q tem por aqui vende o bagulho no mesmo preço dos novos, é absurdo!!! aqui, na pior das hipóteses, compra-se usado na mão do antigo dono, e ainda assim, se ele for "sabido", vai meter a faca legal...
mudando de assunto, to decidido a descolar a A300 mesmo, a minha vai ser uma preta.
|
JJJ Veterano
|
# ago/11 · Editado por: JJJ
· votar
joatan_guitar
to decidido a descolar a A300 mesmo, a minha vai ser uma preta.
Cara, tudo depende do preço. Paguei um preço bem razoável na minha. Era uma promoção da JacMusic, então a guita chegou com uma cara meio feia (cordas velhas, alguns cromados sem brilho), mas ficou em ótimas condições depois que dei uma limpada geral e troquei cordas. Qual o preço que está aí? (acho que se for mais de uns 900, seria mais jogo ver outras opções - eu paguei bem menos que isso).
Olha essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198944205-guitarra-stagg-a300-s emiacustica-sumburst-saldo--_JM
|
joatan_guitar Veterano |
# ago/11
· votar
ah, a loja q eu tô visando tem ela bem mais cara (uns 500 mangos acima disso), eu realmente tenho grilo em comprar no ML, apesar de consultar pra ter uma ideia nos preços... é uma loja onde já compro habitualmente e já me sinto seguro.
|
JJJ Veterano
|
# set/11
· votar
Só para dar uma atualizada se alguém interessado na Stagg A300 aparecer por aqui:
fui pegar a minha ontem para dar uma brincada e, como já tinha um tempinho que não pegava, senti o seguinte:
1) Os dourados já estão "desbotados" de novo... o que pode significar que a qualidade do "folheado" não é lá essas coisas (se bem que minha casa está numa umidade danada... então pode ser isso também). Dá-lhe Brasso! hehe
2) As tarrachas realmente são meio ruinzinhas... Pensei até em trocar.
3) Para aqueles que pretendem uma semi-acústica mais fina, esqueçam. Essa é beeeem grossa, quase da espessura de um violão.
4) A ponte "solta", pra quem não está acostumado, é um desafio ao trocar as cordas.
5) Porém... resolvendo (ou relevando) essas questões, é uma guitarra interessante, se o preço estiver razoável (o que, pra mim, seria algo até uns 700, não muito mais que isso).
|