Richie Sambora e Bon Jovi - Lado sombrio da força

Autor Mensagem
jucasambora
Veterano
# ago/11 · Editado por: jucasambora


Bem, como todos podem perceber pelo meu nick, gosto do Richie Sambora e do Bon Jovi.
Na verdade não coloquei o "sambora" no nick por causa disso, mas isso é outra história...

A idéia deste tópico é pq estou meio "frustrado" com o Richie... a banda já provou que é boa e há muito entraram na fase "word music" já que "era do Hard Rock" passou e eles tiveram que atualizar o som, assim como todas as outras bandas oitentistas que conseguiram sobreviver até hoje! Já passaram pelo pop, country, etc... e sem perder a pegada!
Eles não precisam provar mais nada pra niguém, chame o BJ pra fazer um show e o público mostrará isso.

Então vamos lá: O que está acontecendo com o Richie, onde está o Sambora que gravou Dry Country, Next 100 Years,
o disco Undiscovery Soul, e etc...
As mesmas frases, as mesmas idéias, o foco agora não é mais o guitarrista, mas sim o "bêbado"...
Isso não acontece só com ele não, o próprio Steve Vai parece gravar a mesma música há discos!!!

O que vcs pensam sobre essa "regressão" que grandes guitarristas estão vivendo, em especial o Richie Sambora?

Aproveito pra pedir que coloquem qual a música e solo preferidos (Bon Jovi ou Richie solo, tanto faz) de cada um e se vc tiver um "sambora" no nick, manifeste-se!
E se alguém tiver mais informações úteis, coloca aí (vídeos, fotos, guitarras do Sambora, notícias, qq coisa).

Solo preferido: My Guitar Lies Bleeding In My Arms
Música preferida: Born To Be My Baby


jucasambora
Veterano
# ago/11
· votar


Up

daniel_guitar
Veterano
# ago/11
· votar


jucasambora
Pela música ser algo que envolve muito o sentimento, é bastante díficil separar o profissional do pessoal, Sambora passou por diversas dificuldades em relação a morte do pai, separação, acabou caindo no vício também isso tudo vai afetar o lado profissional dele, é bem díficil separar essas duas partes, infelizmente.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/11 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Sei lá!
Curto o Bon Jovi e o Richie pelo o que eles fizeram e não pelo o que estão fazendo.

Mas acho que a coisa hoje esta complicada. É dificil produzir algo que fidelize o público, principalmente hoje em dia.
Alías o que eu acho que esta matando o cenário musical é essa "ansiedade" de consumir músicas e mais músicas, sempre querem algo novo, o que acaba obrigando a produzirem algo descartável.
O Bon Jovi ja tem um público fidelizado e músicas de qualidade, praticamente os caras não precisam nem mais produzir discos, basta tocarem seus sucessos nos shows e pronto! Os caras já conseguiram.

Mas tbm acho que o Richie devia manerar na bebida.

jucasambora
Veterano
# ago/11
· votar


daniel_guitar
Realmente sempre achei o sambora como um kra de bastante feeling, mas ele não seguiu o exemplo de um de seus mestres, o Clapton. Este ultimo enfrentou seus problemas com a guitarra em punho, o Sambora se deixou levar...

Viciado
Vamos ser bem francos, do que está na mídia hj, a música é só mais um adereço, vende-se roupas, estilo, objetos, daí o kra monta uma bandinha colorida, ou bota uma criança cantando como se fosse galã com penteado lambido, ou um grupinho de novela mexicana, e a música mesmo não acontece, é mecanizada e premoldada... vai além do comercial!

Qto a questão de não precisar gravar mais, eu discordo, acho que isso faz parte do músico, fazer coisas novas... eu, se estivesse no lugar deles, não conseguiria ficar sem produzir nada...

daniel_guitar
Veterano
# ago/11
· votar


jucasambora
o Clapton. Este ultimo enfrentou seus problemas com a guitarra em punho, o Sambora se deixou levar...

O lado emocional cada um tem uma reação, infelizmente Sambora não conseguiu segurar a onda como o Clapton mas vamos aguardar que ele se fique melhor logo para voltar com a energia de antes

daniel_guitar
Veterano
# ago/11
· votar


jucasambora
E se alguém tiver mais informações úteis, coloca aí (vídeos, fotos, guitarras do Sambora, notícias, qq coisa).

http://www.richiesambora.com.br/brasil/home.htm (equipamentos e guitarras)

celotoledo
Veterano
# ago/11
· votar


jucasambora

Bem OT esse tópico, né?

Rough
Veterano
# ago/11
· votar


Solo preferido: Bed of Roses.
Música preferida: Wanted Dead or Alive.

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


jucasambora

Ele ainda está na rehab?

Phil X ainda está acompanhando o Bon Jovi na turnê?

Black Horse Guitar
Veterano
# ago/11 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


já que "era do Hard Rock" passou e eles tiveram que atualizar o som, assim como todas as outras bandas oitentistas que conseguiram sobreviver até hoje! Já passaram pelo pop, country, etc... e sem perder a pegada!

Parei por aqui!

Não existe Hard Rock só pra quem ouve o que tá na TV ou em rádios pops

Como se o Hard Rock fosse apenas uma modinha passageira, cada coisa que ainda tenho que ouvir e ver


Acho que você precisa conhecer mais sobre música!
Só as bandas com proposta de mídia que se tornaram pop!

Poderia citar dezenas de exemplos de bandas oitentista que nunca deixaram de ser Hard Rock pra poder sobreviver e estão até hoje mas seria perda de tempo

Modernizar o som é uma coisa, virar pop pra seguir as tendências das mídias é outra

daniel_guitar
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster
Phil X ainda está acompanhando o Bon Jovi na turnê?

não, Sambora voltou tem um tempinho já

pulgadopc
Veterano
# ago/11
· votar


O que vcs pensam sobre essa "regressão" que grandes guitarristas estão vivendo

Você quis dizer: Yngwie Malmsteen
Google sobre O que vcs pensam sobre essa "regressão" que grandes guitarristas estão vivendo

Mulambo80s
Veterano
# ago/11
· votar


Acho que falta um album solo dele, no bon jovi ele não tá mandando bem como antes, a banda foi pra um lado muito "pop-sem-guitarra"

fui_banido_e_voltei
Veterano
# ago/11 · Editado por: fui_banido_e_voltei
· votar


o Richie Sambora pra mim continua sendo foda,o povo que não reconhece o trabalho dele.

edit:o Bon Jovi ainda tem muitos fãs por causa da música deles,eles não vendem por usar roupas coloridas ou serem "bonitinhos",se a música não fosse boa,não teriam fãs porque eles não criaram uma modinha nova.

jucasambora
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster

Não, ele já voltou a tocar... Phil já se despediu, esse período no BJ deu um up na carreira dele.

Black Horse Guitar

Kra, vc tem uma visão muito radical, qdo eu disse isso é pq não vejo a música "por tipo", por exemplo, "isso é rock", "isso é samba", isso é x, y, z.. é tudo música e cada pessoa se identifica com um estilo... pra mim a música foi, é, e sempre será no tempo/espaço, mas os estilos músicais e suas ramificações são ciclicos, como a moda, como política, como história....
Se vc vive de música, sempre fará música, agora se vc se fecha o que tem de mais importante acaba, a arte. Como eu disse antes, cada um se identifica com uma coisa então sua música tenderá para esta coisa, se vc gosta de rock, fará rock!

Acho que você precisa conhecer mais sobre música!

Entendo o suficiente pra saber que não posso ter a mente fechada e entender o que é música como trabalho, o que é música como arte/cultura e como juntar os dois.

O período do Hard Rock foi uma fase importante pro Rock, e este continua sendo rock e ainda existem bandas de hard rock, mas concorda comigo que até estas bandas já agregaram coisas de outros estilos? O próprio rock trouxe música clássica e blues pra si.
Abre essa mente kra, acho super legal esse "purismo" mas tem limite, desde que a música nasceu ela é assim e ninguém vai mudar isso, nem essas mídias porcas que lançam Restart vão mudar isso!

pulgadopc

Minha opinião sobre o Malm é que ele não regrediu, ele somente estacionou e nunca mais saiu do lugar.

fui_banido_e_voltei

Voutou em grande estilo, postando no meu tópico.. hahahaha

Digosambora
Veterano
# ago/11
· votar


jucasambora

The King sempre foi minha maior influencia. Estou terminando de montar 4 guitas em homenagem ao Richie, quando todas estiverem OK eu posto fotos.

Em relação aos solos, além do visivel cansaço fisico e mental (vide internações, perda do pai, separacao e tudo mais), no Bon Jovi, todos sabemos que quem manda é o Jon, apesar de serem amigos inseparáveis, o Richie me parece ser um cara totalmente flexivel, entao, o Jon podou os solos dele, para acompanhar o mercado fonografico de hoje, e ele simplesmente acatou.

Mas, estou torcendo para que esse periodo na rehab e pausa da banda, possa inspira-lo a lançar um album fodastico, como ja foi fez antes.

Se lançar, aposto que será um album recheado de cançoes bluseiras e melancolicas.

É uma pena que a imagem do Richie seja tão ligada ao Bon Jovi, não lhe dando tanto destaque no meio guitarristico.

Mas sem duvidas, um dos guitarristas com mais feeling que já tive o prazer de ouvir.

Uma dica de solo que transpira feeling, é o solo da versão que ele fez de Heaven Help Us. Segue o video:



Marcelo Bico
Veterano
# ago/11
· votar


jucasambora
Cara, praticamente todos os artistas com muito tempo de estrada têm crise de criatividade. A fonte de idéias não é infinita e regular, de modos que existem períodos de escassez de criatividade.

Acho o Bon Jovi uma boa banda de pop-rock que, como a maioria, teve fases obscuras de pouca imaginação.

jucasambora
Veterano
# ago/11
· votar


Digosambora
Bom conhecer alguém que reconhece o valor do Richie como eu, e tb torço muito pra que ele grave novo disco solo.
Esta versão desta música é ótima mesmo, mostra bem de onde ele veio, a grande influencia do Blues.
Agaurdo pelas fotos das guitarras! Te adicionei como friend vlw!
Abç

Marcelo Bico
percebi que sua opinião é bem formada, mas será que esta fase é passageira ou é uma estrada sem volta?
Torço muito pra que seja a primeira opção, seja pro Richie como pra qq outro guitarrista.

Black Horse Guitar
Veterano
# ago/11 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


jucasambora

Me desculpe, não sou radical, apenas interpretei mal o que você disse "já que "era do Hard Rock" passou e eles tiveram que atualizar o som, assim como todas as outras bandas oitentistas que conseguiram sobreviver até hoje! Já passaram pelo pop, country, etc... e sem perder a pegada!", interpretei que você tinha dito que todas as banda oitentistas tivessem passado pelo pop, country, etc, então falha minha, foi mal

Porém concordo com você, muitas bandas agregaram outras coisas no seu estilo, inclusive tenho um tópico falando exatamente sobre isso, mais especificamente sobre metal.

Mudanças são evidentes e se atualizar faz parte, além de necessário, porém muitas bandas se atualizam e agregam coisas novas mas sem perder a característica principal da banda, no caso falando de estilo. O Iron Maiden mesmo está mais progressivo em sua composição, porém essas bandas agregam e mantém o objetivo de ser Heavy, Power, Hard ou o que for ser chamado.

No caso do Bon Jovi, fica evidente que o objetivo é "mídia" então eles deixaram bem claro que se deixam levar pela massa, por isso a banda perdeu, digamos, sua identidade, fazendo até pop puro.

Tudo depende da intenção da banda: Arte em primeiro lugar mas fazendo o que gostam mesmo não sendo top da mídia e mesmo assim ganhando seu dinheiro, mesmo que não sejam milhões por mês e, aqueles que pensam mais no dinheiro e na fama e usam arte como forma secundária pra atingirem seus objetivos

Achar que um ou outro está errado e complexo, porém penso o seguinte, independente da grana e da quantidade de fãs, música é arte! Do mesmo jeito que existem coisas diferentes no mundo, existem pessoas diferentes, pessoas que se indentificam com certos tipos de coisas, não existe alguém que saiba tudo, e saiba fazer tudo, cada um nasce para o que nasceu. Se atualizar não quer dizer só seguir a onda do momento, aliás a onda do momento sempre é passageira, e passagem bem curta, deixar a vida levar mostra falta de personalidade e que, o que faz, faz sem comprometimento, no caso a música, pois outros objetivos são mais evidentes (dinheiro), todo mundo precisa de dinheiro, mas a alma precisa se alimentar de algo que nos dê prazer, e pra isso o dinheiro não serve (serve o que conseguimos com ele hehehehe)

Eu tenho a mente muito aberta, mas sem exagerar e me deixar levar pela onda do momento. Porém cada um é cada um, eu prefiro manter a minha honestidade comigo mesmo do que realmente gosto a me tornar algo que não sou. Eu mesmo, em minhas composições, uso várias influências, mas dentro do que quero, independente se vai estar na moda ou não.

Ser "purista" é o mesmo que ser atrasado, no mundo em que vivemos onde as mudanças são frequentes e necessárias e a humanidade evolui a 20 bpm, se me entende, não podemos parar no tempo passado, mas também acho extremamente importante, manter nossa honestidade conosco mesmo, não fazer algo só pra agradar os outros, isso mais pra frente a alma cobra e nessa cobrança ela é extremamente cruel!

Abraços

jucasambora
Veterano
# ago/11
· votar


Black Horse Guitar

Pois é, da mesma forma que vc me entendeu mal, te interpretei mal, pensei que vc fosse dakeles malucos que ainda acham que os anos oitenta não acabou... rsrsrsrs

Mas é isso aí kra, com boa conversa a gente se entendeu e aprendemos juntos, esse é o grande barato do FCC!

Grande abraço e obrigado!

Mulambo80s
Veterano
# ago/11 · Editado por: Mulambo80s
· votar


"apesar de serem amigos inseparáveis, o Richie me parece ser um cara totalmente flexivel, entao, o Jon podou os solos dele, para acompanhar o mercado fonografico de hoje, e ele simplesmente acatou."

Exatamente o que imagino que rola mesmo, pra mim o richie é um dos maiores guitarristas em termos de feeling, é uma pena o Bon jovi não lançar discos mais "guitarristicos"

jucasambora
Veterano
# ago/11
· votar


Mulambo80s

é uma pena o Bon jovi não lançar discos mais "guitarristicos"

Definiu super bem kra!

Aliás, a guitarra está meio vulgarizada, não me refiro ao BJ, mas a toda essa "coisa comercimidiofônica" que está rolando... dou um exemplo do gospel e dessas bandinhas de rock ''punkzinho blablabla pirulito''.

No gospel "levantou-se a bandeira do rock", daí vc pega um grupo qq e o guitarra fica tocando o mesmo motivo a música toda, qdo a música termina é bem capaz de o cara estar com LER de tanto fazer o mesmo movimento, vide Hillsong e suas cópias brasileiras, e a galera do 'blablabla pirulito' segue a mesma onda, a diferença é que não tem a mínima técnica e que se parecem com emoticons...

O que me irrita é que bandas como BJ, U2, e outras, que permaneceram e sobrevivem até hj não estão fazendo sua parte, que seria não permitir esta derrocada da arte, e isso serve tanto pra guitarra qto pro baixo, bateria, teclado, etc...

Mulambo80s
Veterano
# ago/11
· votar


"e que se parecem com emoticons..."

Exatamente,falou muito!

Hoje em dia tá dificil achar bandas que mantém esse pique de lançar discos trabalhados em todos instrumentos.
Os padrões musicais de hoje são muito baixos, uma melodia bacana e uma letra bonita já é o suficiente pra virar um hit (Ou não-hit).

Saindo um pouco do assunto, a única banda que me surpreendeu foi whitesnake com lançamento do disco Forevermore, muita pegada nesse disco.
Bandas como Bj deviam seguir o exemplo deles..

Segue um vídeo:


jucasambora
Veterano
# ago/11
· votar


Kramba... muito maneira esta música!
Ainda bem que não chamaram o SV de volta, se não já viu né... hehehehe

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


jucasambora

Ainda bem que não chamaram o SV de volta, se não já viu né... hehehehe

Como fã do Whitesnake que sou, nem faria muita questão do Steve Vai na banda. Um cara que eu gostaria que arrumassem um espacinho pra ele voltar à banda seria o Adrian Vandenberg. Esse sim tem a cara do Whitesnake!

Teve a enorme responsabilidade de substituir o John Sykes na melhor fase da banda, e por muito tempo carregou o Coverdale nas costas. Esse último por sua vez estava mais preocupado em ser galã do que ser músico. E depois ficou com dor de corno e quis acabar com a banda, hehehe.

Mulambo80s
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster, faço de suas palavras as minhas...

A melhor fase da banda foi com vandenberg... e sem dúvida nenhuma ele fazia uma ótima dupla com steve vai, seria épico ver os dois juntos novamente!

Marcelo Bico
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster
Mulambo80s
Pô...eu já gosto do Whitesnake com Bernie Madsen e Micky Mood, Jon Lord e Ian Paice he he. Quase Deep Purple, né?

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


Marcelo Bico

Pô...eu já gosto do Whitesnake com Bernie Madsen e Micky Mood, Jon Lord e Ian Paice he he. Quase Deep Purple, né?

É pq vc é coroa, hehehe! Essa fase aí foi os cueiros do Whitesnake, bem no inicio. Eu não curtia mto não, acho que depois é que o Whitesnake foi moldando sua propria identidade. Como vc disse, essa fase era total Deep Purple.

Marcelo Bico
Veterano
# ago/11
· votar


jucasambora
mas será que esta fase é passageira ou é uma estrada sem volta?

Cara, já vi os dois casos acontecerem com diversas bandas. Aerosmith era uma puta banda de hard rock nos anos 70, e hoje tem muita coisa destinada a tocar no rádio e clipezinho na MTV.

Bon Jovi nasceu mirando a fama, no meio do caminho resolveram fazer rock e hoje não é nem uma coisa, nem outra.

Rolling Stones surgiram gravando lados B e canções obscuras de blues, viraram um ícone da contracultura com álbuns ácidos e criativos, acompanharam a onda da disco music, caíram no limbo e voltaram a gravar discos de rock.

Tem muito mais exemplos por aí...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Richie Sambora e Bon Jovi - Lado sombrio da força