Vídeo: Flying V - Dois Gênios: SRV e Albert King ! Caracaaaaaa!

Autor Mensagem
Leomju
Veterano
# ago/11 · Editado por: Leomju


Rapaziada...

Diferente dos bregas... a dor de corno dos guitarristas é mais xique, e se chama Blues!!!!!!!! hahaha! Sem ofensas, é só uma opinião... (não dá pra chorar na frente dos outros... então ê-lhe bends e vibratos... que a guita choooora por nós!!! huhauhauhua!)

Mas a propósito... desculpe se esse tópico não é muito produtivo pra você.
Sempre gostei demais de Born Under a Bad Sign, sempre a achei um "Blues Perfeito" (é... tem alguns Blues que são uma pancada na cara mesmo, como Frosty do Homem de Gelo, Albert Collins)
De igual modo, sempre gostei e escutei Albert King... mas não tinha visto esta versão! Que timbres!

Porque o vídeo vale a pena?
Pela música com composição estupenda...
Pela Flying V com timbre encorpado e agudos ma medida...
Pela strato com "timbre de fogo" a partir de 01:16...
Pelo bend estupendo na corda A aos 02:20...
Por termos duas lendas dando tudo de si... e vivendo o que tocam ali no momento, a um metro dos zóio...

Vi isso e me senti o "zorba" da música... hihihiihi



Ah... e a Flying não é Gibson né?

Valeu galera... espero ter somado ao FCC... mais um achado...
Comentem ae!

Frankie
Veterano
# ago/11
· votar


Old but gold! \o

Arimoxinga
Veterano
# ago/11
· votar


direto para os favoritos do youtube vlw.

Peace!!!

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


Frankie
Arimoxinga
Valeu galera... que sonzeira!

Arimoxinga
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

concerteza a primeira vez que ouvi o Albert king me assustei com a flying V mas, me amarrei no som do nego! mas o video com duas feras não conhecia hehe

Peace!!

Dibilo
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju
Som muito legal,nunca tinha visto uma flying V sendo usada assim.
Só uma coisa,o bend dos 2:20 eu acho que não é na corda A e sim na B,é comum alguns guitarristas canhotos usarem tudo ao contrario pra facilitar.

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


Arimoxinga
Então... geralmente o pessoal critica estes tópicos por não trazer algo novo e só acrescentar conhecimento... mas é legal!

Dibilo
Hum... pode ser mesmo... que ele não inverta as cordas... acho que vc tem razão... de toda forma... o bend foi magnífico, dá pra ver o brilho da corda descendo até o meio do braço sem esforço, muito natural... um dia consigo fazer um assim... ah é só a gente seguir o conselho do De Ros, naquele tópico do Super Hultra Mega Absurdo Bend.... hahaha...

Valeu!!!!

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


primeiro video de blues na minha vida que eu gostei de verdade
o Flying V me chamou atencao e eu assisti ate o final
pow....q doido....quero mais


o/

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


Buja
Amigo... então, se a gente observar, quando se toca qualquer estilo, do jeito de SRV, com a alma, com sentimento...
Quem ouve, ouve mais do que Jazz, Blues, Rock... quem ouve ouve música de verdade... tem que ter coragem pra se tocar assim!!!

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


Buja
Cara, como eu citei acima, tem um Blueseiro, já falecido, de nome Albert Collins, cresci ouvindo os discos bolachão desse cara em minha casa, ele foi o "Iceman", o "rei das telecasters"... tinha uma sonoridade muito diferente e um blues do estilo furioso! Quando ele tocava parecia que estava fora do palco... em outro lugar.

Pra quem não curte Blues é uma boa pedida! Não tem nada de triste, usava sopros em meio aos solos de vez em quando e tudo era muito energético, é um dos músicos que até hoje gosto muito de escutar!!!

Dá uma olhadinha no som:



Arimoxinga
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

Não tem nada de triste

me chamou a tenção essa frase por que esse ano estava assistindo a MTv e esta falando sobre o blues e tal e colocaram um velho negro só que esqueci o nome dele mas, provavelmente deve ser importante no blues, ele falou algo como:

"Se não é triste, não é blues"

algo parecido com isso não com essas mesmas palavras mas, a ideia é a mesma hehe depois os apresentadores comentaram algo sobre que o blues surgiu da canção de lamentos nas colhetas de algodão e tal mas, em fim foi isso que ouvi hehe

Peace!!

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


o que eu nao gostava do blues era so dos caras cantando uma frase...um lick...outra frase...outro riff
(parecendo Whaooow....I feel good...pã rã rã rã rã....I knew that I would now....pã rã rã rã rã) kkkkkkkkkkkk
esse treco nunca me chamava atencao

mas quando vi esse video do negao com a flying V e do SRV pow....me lembrou red hot das antigas misturado como jimi hendrix....um pouco de reggae.....sei la....me lembrou um tanto de coisa misturada.....sem falar dos solos demorados e cheio de postura dos caras....esse blues ai me agradou hehe

me lembrou ate duma Flying V epiphone tipo gothic que vi numa loja baratinho e nao quis comprar porque me lembrava kiss....podia ter comprado e arriscado um blues com ela kkkkk

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


Arimoxinga
Arimo xinga, há diversos tipos de Blues, até porque cada um derivou de uma região dos EUA. Mas na verdade, com algumas figuras se observa um blues mais dinâmico e alegre... demonstrando alegria no que se toca!!!]



Buja
Cara, engraçado o que você falou porque na minha opinião, o blues é o ritmo dos improvisos! Nunca vi um "blueseiro" repetir a mesma frase... a cada vez que interpreta a canção, lá estão os improvisos... Procure no Youtube, os vídeos de "The Trhill Is Gone" de BB King, cada vez toca frases diferentes...

Mas valeu mesmo...

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O mestre e seu pupilo!

Show de bola! Nunca tinha visto esse vídeo!

Sempre gostei demais de Born Under a Bad Sign, sempre a achei um "Blues Perfeito"

Até fiz um tópico sobre esse som: http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/199465/

Ah... e a Flying não é Gibson né?

Flying King! hheeh

Valeu!

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


Eu queria essa Flying V de canhoto pra mim :)

MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


renatocaster: Eu queria essa Flying V de canhoto pra mim :)

Normalmente ele invertia as Flying. Essa deve ter sido feita pra ele!

Abs

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


MauricioBahia
Tive sorte cara... em casa, desde pequenininho, meus tios sempre ouviam Blues... aqueles bolachões, cresci dormindo e ouvindo bends... me lembro ainda de ouvir muito Elis Regina e Bob Dylan... hahaha... era uma miscelânia boa... huhuuhuhu!

renatocaster
Eu queria essa Flying V de canhoto pra mim :)
Rapaz ela é bem diferente mesmo... tem um visual mais sério, sei lá... mas é demais... ver uma figura tocando Blues sentadinho e com uma Flying...

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


MauricioBahia

Normalmente ele invertia as Flying. Essa deve ter sido feita pra ele!

Ahn, como eu queria! Hehe

Leomju

Rapaz ela é bem diferente mesmo... tem um visual mais sério, sei lá... mas é demais...

Fantástica!

ogner
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju
Diferente dos bregas... a dor de corno dos guitarristas é mais xique, e se chama Blues!!!!!!!!
Ahuehuahuhe..Boa!!

Practus
Veterano
# ago/11 · Editado por: Practus
· votar


Leomju

Esse vídeo é parte integrante de um ensaio feito pelo Albert King com o SRV (diga-se de passagem, seu pupilo), chamado "In Session". Uma das poucas gravações em vídeo dos 2 tocando juntos, e cheia de outras músicas muito bem executadas. Fantástico!!!

Pelo bend estupendo na corda A aos 02:20...

Não por nada, mas os tais bends aos 02:20 são feitos na corda B, e não na A. O Albert King não tinha nenhuma guitarra para canhoto feita exclusivamente pra ele. Ele apenas invertia o lado da guitarra. Note que ele sempre sola as cordas mais agudas na parte de cima do braço, de onde se conclui que ele apenas virou a guitarra ao contrário.

Pela strato com "timbre de fogo" a partir de 01:16...

Se você acha que o timbre da number one está "on fire" aqui, precisa ver o resto do vídeo. O curioso é notar como o SRV fica humilde perto do Albert King. Na maioria das músicas, a number one fica quase que imperceptível, a não ser quando o Albert King pede pro SRV entrar solando... Aí, meus amigos, sai de baixo... Em um faixa deste ensaio, o SRV está tão endemoniado que chega a quebrar uma de suas cordas no solo final da música... Uma das poucas vezes que ví o SRV quebrar uma corda....

Ótima adição ao fórum... VLW

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


Practus

O Albert King não tinha nenhuma guitarra para canhoto feita exclusivamente pra ele. Ele apenas invertia o lado da guitarra. Note que ele sempre sola as cordas mais agudas na parte de cima do braço, de onde se conclui que ele apenas virou a guitarra ao contrário.

Essa do vídeo é de canhoto sim! Note que os knobs e jack estão na parte inferior da guitarra. Logo, caracteriza uma guitarra de canhoto sim, apesar dele ter invertido as cordas (mais agudas na parte de cima do braço). Ele não só virou a guitarra ao contrário não.

Practus
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster

E não é que é mesmo? Vivendo e ficando mais velho...kkkkk

Abraços,

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


Practus
Não por nada, mas os tais bends aos 02:20 são feitos na corda B, e não na A

Pois é, já me mostraram antes nos posts ae em cima... nem notei o agudo da nota.... mas se ouvir bem aquele bend... dá pra ver que ele alcançou a intenção exta que o músico queria... extraordinário!

Se você acha que o timbre da number one está "on fire" aqui, precisa ver o resto do vídeo. O curioso é notar como o SRV fica humilde perto do Albert King. Na maioria das músicas, a number one fica quase que imperceptível, a não ser quando o Albert King pede pro SRV entrar solando... Aí, meus amigos, sai de baixo... Em um faixa deste ensaio, o SRV está tão endemoniado que chega a quebrar uma de suas cordas no solo final da música... Uma das poucas vezes que ví o SRV quebrar uma corda....

Pois é, sabemos a força de SRV... mas dividir o palco com Albert King... torna qualquer um pequeno né... a presença de um músico de verdade... não só em técnica... mas em exemplo de como se formular uma coisa pessoal e intransferível sem desmerecer ninguém...
Os músicos de hoje em dia tem que buscar originalidade nestas figuras lendárias...

renatocaster
Essa do vídeo é de canhoto sim! Note que os knobs e jack estão na parte inferior da guitarra. Logo, caracteriza uma guitarra de canhoto sim, apesar dele ter invertido as cordas (mais agudas na parte de cima do braço). Ele não só virou a guitarra ao contrário não.

Então, já tinha visto a questão dos knobs e vi que era de canhoto... Eu tinha dito algo lá em cima pro Dibilo a respeito... minha impressão é que a guita era pra canhoto pra facilitar o acesso aos knobs, mas que ele acostumara-se a usar as cordas invertidas mesmos, assim, com o E agudo em cima, e o E bordão em baixo!

ogner
Diferente dos bregas... a dor de corno dos guitarristas é mais xique, e se chama Blues!!!!!!!!
Ahuehuahuhe..Boa!!

Na verdade, esse negócio de dor de corno de guitarrista nem existe, porque a mulherada corre atrás dos caras... geralmente elas é que ficam chorando... hahaha...
Modo Orgulhoso Off!

Valeu galera!!!

Leomju
Veterano
# ago/11 · Editado por: Leomju
· votar


Galera
Fãs de equipamentos. O vídeo tem uns detalhezinhos né.
Enquanto a câmera gira no estúdio no começo do vídeo, se vê:
Retornos JBL, um Hot Rod ou quem sabe um Blues Deville com microfonação centro/superior, além de uma Strato vermelha entre os dois músicos...
...lá no fundo, ao lado da sonosplastia se vê descansando em cima de dois gabinetes uma cabeça Fender (creio eu).

Enquanto isso em pleno 2011... jovens veêm pela net dois mitos tocando e ficam babando pra conseguir uma técnica daquelas... triste destino de nós, os limitados... hahaha

Esse vídeo é incentivo galera... booora ensaiar!!!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Obrigado Google:

Pelo que eu entendi, essa guitarra foi dada ao A. King pelo Billy Gibbons, do ZZ Top, no aniversário de 65 anos do mestre, em 1988. Foi feita pelo luthier Tom Holmes.

http://www.flying-v.ch/players/kinga/kinga.htm

Lucy:



renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


MauricioBahia

Porque vc fez isso comigo? Agora eu estou cheio de ideias na minha cabeça que se eu levar a frente provavelmente irei à falência.

mfwitzel
Veterano
# ago/11
· votar


O tal bend chama atenção num primeiro momento pelo fato das cordas estarem invertidas...ou seja, para dar o bend na corda B ele o faz para baixo...mas nao é nada do outro mundo...tente dar este bend numa guitarra normal (para cima) e vera que é facil..o importante é a nota sair bacana....
O grande lance desse video e desses caras não é necessariamente a habilidade, e sim o feeling e a capacidade de improviso, harmonia ou mesmo de composição...que se encaixam perfeitamente bem na musica...resumindo: fica animal!..sem comentários...
SRV já é um dos melhores...junto do seu grande mestre então, sai de baixo!....rs...
Abraço
Marcelo

MMI
Veterano
# ago/11 · Editado por: MMI
· votar


Leomju


Que eu saiba, Albert King tocou uma Gibson 58 Flying V, que ele chamava de Lucy. Aliás mais uma semelhança, pois nasceu na mesma cidade de B.B King ( e sua inseparável Lucille) mas não eram parentes, mas Albert chegou a se declarar "meio irmão".
Em 74 ele aposentou a Gibson e passou a usar uma Flying V feita por Dan Erlewine e depois em 80 uma outra feita por Radley Prokopow. Suponho que esta do vídeo seja a de Dan Erlewine.
O Steven Seagal é dono de guitarras de Albert King... (olha a do vídeo aí!)

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

Só a título de curiosidade, estava olhado meus arquivos de fotos e achei algumas coisas...

Essa foi doada para o museu da Stax Records em Memphis:

Lucy

Show de horrores:
Inverted Flying
Esta tive que tirar da parede e tocar na maledeta!

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


MMI

Show de horrores:
Inverted Flying
Esta tive que tirar da parede e tocar na maledeta!


Hehe, essa inverted flying é bizarra mesmo.

Aliás, pelo formato está mais para "Arrow" do que para "Flying", hehe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vídeo: Flying V - Dois Gênios: SRV e Albert King ! Caracaaaaaa!