Conservar guitarras por um ano

    Autor Mensagem
    Lozartan
    Veterano
    # ago/11


    Daqui a mais ou menos duas semanas vou fazer intercâmbio e vou levar apenas meu violão, aí estava pensando qual seria o melhor jeito de conservar minhas 2 guitas por 1 ano inteiro.

    Tenho 1 hard case antigo q eu estou pensando em guardar minha strato. O único problema é que ele não é "justinho" na guitarra, ou seja, ela se mexe muito dentro. A princípio não é um grande problema porque eu deixaria ela deitada na horizontal e teoricamente ninguem tiraria do lugar.

    Agora a minha Les Paul eu não tenho muita certeza do que fazer, se puder, vou comprar um hard case para ela, mas caso o contrário eu queria saber qual a melhor forma de conservá-la em um case de tecido, ou até mesmo deixá-la pendurada na parede (naqueles suportes que nem de loja)...

    strinbergshredder
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Lozartan
    bixo, acho q o melhor seria msm um hard case, mas se tu ñ conseguir, deixa ela num lugar plano, tipo em cima da cama, num dexa na parede não, q pode dar problema no braço
    e prapara pra trocar cordas, parafusos e regular ela de novo no luthier quando tu voltar

    daniel_guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Lozartan
    se não poder pegar um hard case, guarde num bag mesmo, coloque um pano entre as cordas e os trastes e os captadores, e coloque vários saquinhos de silica em gel para amenizar um pouco o desgaste

    Leomju
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Lozartan
    Acho que vc deve ter preocupação com duas coisas básicas, umidade que causa oxidação das partes metálicas e deteriorização do acabamento... e ... preservação do braço... contra empenamento e comprometimento da escala...

    Acho que é isso...

    O Bertola te ajudaria com uma opinião bem melhor!!!

    Leo-RJ
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Lozartan

    Cara, manda um mensagem para o Bertola ou posta no tópico específico de perguntas para ele que vc vai ter uma boa resposta técnica mesmo.

    Abç!

    Rick Martinez
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Rick Martinez
    · votar


    Talvez, seja interessante você ensinar ou pedir alguém em quem você confia pra fazer uma "manutenção" nesse período, só tirar do case, limpar, ver se está tudo em ordem, mas como disseram pergunta ao Bertola que ele com certeza vai lhe propor uma solução melhor!

    Abraços!!

    Btardelli
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Lozartan
    Se EU fosse fazer intercanbio, ou morar fora do pais, venderia TODO, ou quase todo o meu equipo e traria tudo de la!
    um amigo meu fez isso, vendeu uma epiphone standard dele e voltou com uma gibson standard e não teve que dar muita "volta", usou basicamente a grana da epi!
    abç

    AndersonMatos
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Lozartan
    Manda tudo pro meu AP cara!

    PWN3DROCK
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    vendia tudo e comprava la, no mais retira as cordas e guarda em um case no local apropiado.

    Lozartan
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Acho que vou acabar tendo que guardar em um case msmo, agora, supondo que eu deixe-o na horizontal, sobre a minha cama por exemplo, eu devo deixar a guita com cordas, captadores etc para baixo né?

    Spect
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Lozartan
    Acho que vou acabar tendo que guardar em um case msmo, agora, supondo que eu deixe-o na horizontal, sobre a minha cama por exemplo, eu devo deixar a guita com cordas, captadores etc para baixo né?

    Sim, com cordas. Se você retirar as cordas, aí sim é que o braço vai empenar. Deixar ela com as cordas para baixo acho que é só necessário se o headstock for no estilo das Gibson (inclinado para trás).

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Lozartan

    Eu tenho alguns instrumentos parados no Brasil, alguns ficaram trancafiados no case por mais de 2 anos e meio. Deixei tudo em case, alguns com saquinhos de silica gel, e afrouxei um pouquinho as cordas (não deixei elas molonas, é só que quando esfria elas podem contrair um pouco). Pelo menos quando eu vi eles de novo, estavam normais, foi só trocar as cordas, passar um pano, e usar.

    Imagino que o certo seria ter maiores cuidados, mas como não tive problemas, metade do meu equipamento está lá na casa da minha mãe, embaixo de uma cama, trancafiado em cases, há mais de 1 ano (minha última visita foi em Março de 2010). Espero que tudo esteja bem quando eu voltar.

    Lozartan
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Valeu pelas dicas aí galera, vou deixá-las na horizontal e posso pedir pra ocasionalmente meus pais darem uma olhada nelas, eu estava meio preocupado com isso, mas depois do q o Bog falou ae já deu pra ficar + tranquilo

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Lozartan

    Coloque umas elixir, guarde-as penduradas pelo braço ou dentro de Bags onde não sofram problemas de temperatura e seja feliz...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conservar guitarras por um ano