Autor |
Mensagem |
MrDedalus Veterano |
# ago/11
Alguem tem alguma dica de como Regular a altura das Cordas de Guitarra Semiacustica. o meu modelo é Ibanez Artcore AF7
|
Del-Rei Veterano |
# ago/11
· votar
MrDedalus Ué, cara... é o mesmo esquema das pontes tune-o-matic. Só rodar os parafusos das extremidades.
Só cuidado quando rodar o parafuso pra não mover a ponte, porque ela é solta. E se mover a ponte, a regulagem vai pro saco, principalmente as oitavas.
Um aceno de longe!!!
|
rocknroll1234 Veterano |
# ago/11
· votar
violão eletrico com corda de aço tem o mesmo som,só que é menos fragil.
|
Bog Veterano
|
# ago/11 · Editado por: Bog
· votar
rocknroll1234
Não cara, violão é diferente de guitarra hollowbody, que é diferente de guitarra semi-hollow (mas no Brasil, muita gente chama as duas últimas de "semi-acústica"). A construção e a captação são bem diferentes.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# ago/11
· votar
MrDedalus Cara, a 1ª coisa ao se comprar um instrumento, seja ele novo ou usado, é levá-lo imediatamente a um luthier habilitado. Abç
|
axleWs Veterano |
# ago/11
· votar
Mauricio Luiz Bertola por mais que concorde totalmente com você...
Em interiores essa regra nem sempre pode ser aplicada...
MrDedalus o Del-Rei deu uma boa ideia!
|
|
# ago/11
· votar
axleWs Desculpe a franqueza, mas o prejudicado será quem não aplicar esse "mandamento", infelizmente. Assim, recomendo firmemente que, quando a oportunidade surgir, o músico leve seu instrumento ao luthier mais próximo... Abç
|
axleWs Veterano |
# ago/11
· votar
Mauricio Luiz Bertola Eu concordo totalmente com você. Agora, veja a situação... O cara mora em interior, compra pela internet e recebe a guitarra desregulada... somente poderá levar a guitarra num luthier da capital ou cidade maior daqui 2 meses, vai esperar até lá ou tentar amenizar os problemas menos graves?
Abraços
|
MrDedalus Veterano |
# ago/11
· votar
Sou iniciante no estudo e notei que a guitarra perde a afinação muito facil. Alguem sabe o por que? Grato a todos pelas dicas
|
Del-Rei Veterano |
# ago/11 · Editado por: Del-Rei
· votar
MrDedalus Sou iniciante no estudo e notei que a guitarra perde a afinação muito facil. Alguem sabe o por que?
Cara, eu tinha uma AF75 TDG. Quando eu usava a alavanca ela dava uma desafinada. Isso é normal. Existem algumas formas de tentar amenizar isso, mas resolver 100%, não vai.
A sua desafina mesmo quando vc NÃO usa a alavanca? Se sim, talvez seja porque as cordas ainda estão novas e precisam se ajustar. Ou, se não for isso, verifique as tarraxas.
Um aceno de longe!!!
EDIT: rocknroll1234 violão eletrico com corda de aço tem o mesmo som,só que é menos fragil.
Fala, cara... Tudo tranquilo..?? Desculpe a pergunta meio "sem-noção", mas o que tem a ver isso com a dúvida do cara..? hehe...
|
MrDedalus Veterano |
# ago/11
· votar
Caro Del-Rei, Afino a 6° corda ao afinar a 5° vejo que a 6° já não está afinada. Isso tudo sem mecher na alavanca.
Valeu mesmo pelas respostas
|
|
# ago/11
· votar
axleWs Só se pode fazer uma determinada coisa, quando se sabe como e o que fazer. Eu não dou remédios à minha filha... Eu à levo a um médico; eu não conserto o meu carro, levo num mecânico. Basicamente é isso. MrDedalus Isso pode ser resultado de colocação errada das cordas, das tarrachas frouxas e do uso de alavanca equivocadamente, etc. Abçs
|
MrDedalus Veterano |
# ago/11
· votar
Falei com um Luthier e ele disse que o Preço para regulagem é R$ 120,00 e a mesma dura entre 2 a 3 meses.
Melhor aprender neh. vejam se meu pensamento está logico.
Vou tentar buscar informação na internet para regular e resolver se caso não conseguir levo ao luthier pelo menos vou tentar. Se eu levar logo ao luthier não vou adquiri nenhum conhecimento e vou ficar amarrado a ele pra sempre.
Comentem
|
T-Rodman Veterano |
# ago/11
· votar
MrDedalus - não vai durar só 2 ou 3 meses a regulagem. Eu tenho um monte de guitarra, violão, baixo, etc. Levei todos 1 vez no luthier. Estão regulados até hoje, com mais de 1 ano. Só que nesse tempo eu aprendi a regular algumas coisas levando os instrumentos lá. Corda tem umas técnicas, umas puxadinhas e tal, mas também, muita corda só vai ficar boa no dia seguinte que você colocar na guitarra.
No mínimo, se você não levar pelo menos 1 vez ao luthier, nunca saberá qual seria uma regulagem decente para sua guitarra. A base está nisso. Daí pra frente, o negócio é aprender a manter, e boa.
|
|
# ago/11
· votar
MrDedalus e a mesma dura entre 2 a 3 meses. Isso não procede. Se vc tomar os cuidados necessários e cuidar corretamente da manutenção e limpeza de seu instrumento e guardá-lo à contento, ele durará BEEEM mais. Abç
|
Del-Rei Veterano |
# ago/11 · Editado por: Del-Rei
· votar
MrDedalus Se eu levar logo ao luthier não vou adquiri nenhum conhecimento e vou ficar amarrado a ele pra sempre.
Mas o raciocínio não é esse, cara. O luthier não tem que ser seu professor. Até pode te dar umas dicas, e tal. Mas não é pra te ensinar. Pra isso ele devia cobrar à parte.
Você não vai ao médico esperando que ele te ensine a fazer diagnósticos... Ou vai???
Enfim, acho que vc deve levar o instrumento ao luthier sim, mas nada impede de também procurar na net informações sobre regulagens. Tem bastante coisa pra vc ler e aprender.
Mas lembre-se que tudo que vc fizer, será por sua conta e risco.
Um aceno de longe!!!
|
MrDedalus Veterano |
# ago/11
· votar
Encontrei alguns artigos de como abaixar as cordas e oitavar, vou adquirir as ferramentas necessárias para fazer isso sempre tomando cuidado para não danificar nada. Se tudo der errado levarei ao luthier. Vc Acreditam que pode acontecer algo de mais danoso nesse processo?
Grato a todos pelas postagens
|
renatocaster Moderador
|
# ago/11 · Editado por: renatocaster
· votar
MrDedalus
Se tudo der errado levarei ao luthier. Vc Acreditam que pode acontecer algo de mais danoso nesse processo?
Claro que sim! Vc etá fazendo o caminho inverso fazendo desse jeito. Pode ser que seja tarde demais em levar a guitarra ao luthier depois que vc mexer nela. Há ajustes que são bem sensíveis e exige prática e conhecimento para realizar.
Não é atraves de artigos da internet que vc vai aprender a fazer assim, de repente.
Vc pode acabar gastando mais com o luthier fazendo assim do que se levasse a guitarra desde o inicio.
|
Del-Rei Veterano |
# ago/11
· votar
MrDedalus Vc Acreditam que pode acontecer algo de mais danoso nesse processo?
Poder, sempre pode.... hehe.
Mas de qualquer forma, é sempre recomendável levar ao luthier não só pra regulagem, cara.
Ele fará uma avaliação geral do seu instrumento (hardware, parte elétrica, construção, madeiras, qualidade.....). Isso é importante.
Um aceno de longe!!!
|