Prós, Contras e Diferença entre Mid boost, presence control, guitar expander potenciometro e etc

    Autor Mensagem
    decoguitar
    Veterano
    # jul/11


    Bom... eu sou novo no fórum, porém a anos participo apenas lendo. Mas me apareceram tantas duvidas sobre a parte eletrica ativa, que não consigo tirar apenas lendo.... por isso resolvi participar do fórum.

    Estou reformando minha strato (fender mexicana) e na hora de mexer na parte elétrica as opções foram tantas que eu travei.

    A duvida é a seguinte:

    1. Quais os prós e contras de... (para strato)

    1.1 Mid boost : http://store.guitarfetish.com/Clapton-style-mid-boost-circuit-Drive-yo ur-amp_p_194.html

    1.2 Presence control : http://cgi.ebay.com/EMG-SPC-Strat-Presence-Control-/200571983827?pt=Gu itar_Accessories&hash=item2eb30597d3#ht_2280wt_905

    1.3 Guitar expander potenciometro : http://cgi.ebay.com/EMG-EXG-Guitar-Expander-Potentiometer-Kit-/2005098 64727?pt=Guitar_Accessories&hash=item2eaf51bb17#ht_2280wt_905

    1.4 On board pre-amp: http://store.guitarfetish.com/Onboard-Preamp-Clapton-Mid-Boost-Brian-M ay-Treble-Boost-Clean-Gain_p_571.html

    1.5 : tbx tone control: http://www.musiciansfriend.com/accessories/fender-tbx-tone-control

    2. A principal diferença entre eles.

    3. Porque "poucos" strateiros (fora clapton) famosos usam desses artifícios na escolha de seus timbres.

    Vlw galera, por favor me ajudem. Isso com certeza vai ser útil pra muita gente!!

    abraço!

    Magrinho123
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    1. Quais os prós e contras de... (para strato)
    Contras e prós: Nenhum. A não ser que vc precise mais do corte de agudos (potenciômetro de 'tone' comum das guitarras) normal mais do que o controle opcional, veja qual é o controle específico mais adequado pra vc.

    2. A principal diferença entre eles.

    1.1 Mid boost:
    É um switch, como se fosse a chave seletora dos pickups, só que em forma de potenciômetro. Posição 1: Bypass, o circuito não é utilizado, se acabar a bateria por exemplo, é só colocar aqui que não fode com o seu timbre original. Posição 2: Baixa impedância na saida. Conserva o som original da guitarra pra evitar perdas, ideal para quem usa 13967 pedais (não é o meu caso). Posição 3: Boost de médios e um tiquinho de ganho, diz no site que fica muito bom em stratos com som muito magro. Posição 4: Boost de médios e ganho suficientes para dar um up no som, mas sem tirar o ataque da guita. Posição 5: Grande boost de médios, grande boost de ganho, pequeno boost de agudos, é a 'posição Hard Rock'.

    1.2 Presence control :
    Controle de presença. Eu nunca soube direito o que é esse tal de 'presençe', mas eu acho que é um boost de uma faixa frequência específica média-alta que destaca a guitarra. Seila PORÉM, aqui no site diz que reduz um poquinho os agudos enquanto da um bosstzinho nos médios, com a intenção de dar um ar de humbucker aos single-coils.

    1.3 Guitar expander potenciometro :
    Esse daqui, se eu não estou enganado é um boost de frequências específicas também, é como se fosse uma 'masterização live' (não encontrei termo melhor). Básicamente dá um UP no som da guita. Segundo o que diz no site, funciona como um "tone" igual de apmlificador, ou seja, vai regulando somente graves e agudos, pra um lado mais graves, pro outro mais agudos, e prometem um som mais cheio sem perder definição.

    1.4 On board pre-amp:
    O mais interessante na minha opinião. São 3 pot's, o primeiro pra um controle de ganho, pode fazer boost ou corte, no meio ele não faz nada, pra trás ele reduz a saída, pra frente ele aumenta a saída, como um booster pra saturar válvula. O outro é um boost/corte de médios-baixos, Clapton style. O terceiro é um boost/corte de agudos, Brian May style.

    1.5 : tbx tone control:
    Muito simples. No controle de tone original da guitarra, vc tem a opção de cortar os agudos. Neste controle de tone, vc pode ou cortar os agudos, ou cortar os graves, apenas puxando o putenciômetro (push-pull).

    3. Porque "poucos" strateiros (fora clapton) famosos usam desses artifícios na escolha de seus timbres.
    Ah manolo, as vezes muitos usam e ninguem sabe; um mágico nunca revela seus truques né?

    MMI
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    decoguitar

    Olha, eu já tive ou tenho alguns circuitos desses, o EMG DG-20, uma Gibson Joe Perry com mid-boost e tive uma Fender Clapton.
    A Fender Clapton na minha opinião é uma strato um pouco limitada, a minha era das que vinham com Lace Sensor. Muito silenciosa, excelente para aquele drive do Clapton, ligada num Bassman quase crunchando, depois era só ativar o boost para ter o timbre bem Clapton. Mas não dá para passar muito disso.
    O EMG tem captadores muito fortes, extremamente fortes. Até rola de tirar um som legal, mas no fim das contas, não recomendo muito não.
    O mid-boost da JP é interessante. Os captadores são bem bacanas, um 57 no braço e um próprio no braço, que não tem nada de diferente se estiver com o mid-boost desativado. Com ele ativado, ao se mexer dá um efeito parecido com wah wah, mas não é essa a ideia de estar ali. Serve como um envelope filter ou como o Mark Knopfler usa o wah wah em algumas músicas, parado no meio (isso para exemplificar). É bem diferente da Clapton, por exemplo.

    decoguitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Humm. Muito obrigado pelos esclarecimentos.
    Agora...

    Esses "boosts embutidos" não seriam facilmente substituídos por pedais como o keeley katana, os pete cornish da vida e os treble booster (como o do brian may) sem tirar o velho brilho das stratos normais? porque com tantas opçoes de pedais para equalização e boost me pergunto por que instalar um desses em minha guitarra.

    esses "sistemas" todos ai são realmente by pass qnd na posição 1?

    MMI
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    decoguitar

    Depende. A da Ginson JP não muda nada com o sistema desligado. A do Clapton muda, é uma strato para aquele som. O sistema EMG DG-20 já é tão diferente, tão forte, que diria que tem som do EMG DG-20.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Prós, Contras e Diferença entre Mid boost, presence control, guitar expander potenciometro e etc