Limpeza dos captadores.

Autor Mensagem
    Doggy
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Doggy

...com direito à: "Já usei a busca!"

Uma breve história pra dar um contexo (e uma dica legal) -preguiçosos, podem pular essa parte:

Minha guitarra tem o braço colado, e como a maioria das guitarras desse tipo, o braço dela é envernizado.
    Isso vinha me atrapalhando um pouco, já que "prendia" a minha mão na hora de certos saltos...

Então, vi em um blog (assim que eu descobrir qual era eu posto o link aqui) uma dica legal: Bom Bril para desgastar o verniz.

"Ótima idéia!"
    Fiz isso, ficou muito bom, não destruiu o verniz do braço (obviamente, apenas deu uma "fosqueada") e ao mesmo tempo resolveu o problema da movimentação.

Porém não percebi um detalhe, o Bom Bril esfarela, e os captadores são imãs! Rs... Pois é.
    Levei uns minutinhos pra tirar os fiapos de aço dos polos dos captadores...

Pra ter certeza que a limpeza será bem feita e também dar uma "geral" na guita...

EIS A DÚVIDA: Existe algum cuidado/segredo para limpar os captadores "por dentro"? Não estou falando sobre tirar ferrugem dos polos, estou querendo desmontar eles do corpo da guitarra e deixá-los "zerinho", rs...

Necessário? Frescura minha?

Abç!

Paul.Gilbert
    Veterano
    # jul/11
    · votar

Não, sim.

Esquece isso, captador não suja por dentro, ele é hermético. E a ferrugem é "meramente ilustrativa".

Você pode proteger os pólos, tirando toda a ferrugem com uma lixa fina e pingando esmalte de unhas ou super bonder(muito cuidado) sobre estes. Vai formar uma camada entre o metal e o ar, aí, a oxidação ocorre com uma intensidade bem menor.

Doggy
    Veterano
    # jul/11
    · votar

Não, sim.

Compreendo.

Esquece isso, captador não suja por dentro, ele é hermético. E a ferrugem é "meramente ilustrativa".

Que ele é hermético eu já sabia (só por curiosidade: é usado parafina para isso, certo?), mas por tratar-se de um metal eu fiquei com a pulga atrás da orelha, rs..

Obg e abç!

Paul.Gilbert
    Veterano
    # jul/11
    · votar

Doggy

Sim, no geral usa-se parafina, pois dizem que entre várias outras coisas, ela diminui as interferências e microfonias.

Mas tem vários tipos de acabamento, a EMG/Tesla usa uma Resina duríssima e de ruido zero. Meu Cabrera Rock Pro, além da parafina veio com uma fita metálica, mas ele é um captador bem ruidoso, não gostei desse acabamento.

Luthier Mazza
    Veterano
    # jul/11
    · votar

e melhores jeitos de limpar o captador são:1. parte verde de buxa scoot 2. lixa 400

vc deve limpar os captadores somente por fora , pq se vc desmontar correra um grande risco de quebra algum fio da bobina,

os captadores são herméticos mais se vc não limpar os polos a ferrugem entrara para dentro e oxidara a bobina fazendo assim ele parar de funcionar. por isso vc deve sempre limpar os polos

Doggy
    Veterano
    # jul/11
    · votar

os captadores são herméticos mais se vc não limpar os polos a ferrugem entrara para dentro e oxidara a bobina fazendo assim ele parar de funcionar. por isso vc deve sempre limpar os polos

Disso eu não sabia!
    Eu realmente não me importava com a farrugem dos polos, por pensar ser puramente cosmético...

Valeu a dica!

Luthier Mazza
    Veterano
    # jul/11
    · votar

de nada

precisando é so falar

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Limpeza dos captadores.